quinta-feira, 6 de outubro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Urgência e Emergência [8].


1. Sobre hemorragia, é INCORRETO afirmar:

a) Hemorragia é a perda aguda de sangue em quantidade suficiente para pôr em risco a vida do paciente. 
b) O enfermeiro não deve preocupar-se com perdas de sangue inferiores a 35%, porque somente quantidades superiores a esta requer uma maior atenção (Kg/70ml de sangue).
c) Pode-se determinar se a hemorragia é arterial quando ela ocorre em jatos ritmados com os batimentos cardíacos, principalmente em lesões arteriais profundas.
d) Entre os métodos de hemostasia, destacam-se: compressão direta, pontos de pressão (indireta) e
torniquete.
e) Denomina-se hemorragia interna o sangramento decorrente do rompimento de um vaso sanguíneo dentro do corpo, sem que haja solução de continuidade da pele. 

2. A paciente M.L. deu entrada no serviço de Pronto Socorro com várias perfurações por arma branca, sendo instalado um quadro de choque hipovolêmico, que se apresenta com a seguinte sintomatologia:

a) hipotermia, redução do volume urinário, sede, palidez e hipertensão.
b) hipotensão arterial, sudorese, sede, taquicardia, redução do volume urinário e pele quente.
c) sede, redução do volume urinário, hipotensão arterial, bradicardia e sudorese.
e) redução do volume urinário, hipotensão arterial, hipotermia, taquicardia, palidez, sudorese e sede intensa.
e) todas estão corretas. 

3. A Escala de Coma de Glasgow (ECG) é utilizada para avaliar a função do Sistema Nervoso Central, é composta por padrões de avaliação, e seus valores variam entre 3-15, sendo o valor menor caracterizado pelo pior prognóstico. Assim, os padrões de avaliação da ECG são:

a) resposta auditiva, abertura ocular, temperatura corporal.
b) abertura ocular, reação pupilar, resposta verbal.
c) reação pupilar, nível de consciência, melhora da resposta verbal.
d) abertura ocular, melhora da resposta motora e melhora da resposta verbal.
e) abertura pupilar, pressão intracraniana e motricidade. 

4. J.C., 35 anos, quando pilotava uma motocicleta em uma velocidade de 90 km/h, colidiu com um veículo (carro). Foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e, nesse momento, apresentava os seguintes parâmetros clínicos: Escala de Coma de Glasgow, com escore de 13, confuso, saturação de oxigênio de 93% em ar ambiente, pressão arterial 90 X 60 mmHg, pulso 140 bpm e fratura exposta do fêmur esquerdo. Analisando os dados acima, é CORRETO afirmar:

a) Esta vítima encontrava-se em choque séptico, devido à grande perda de sangue pela fratura do fêmur.
b) Esta vítima desenvolveu choque cardiogênico, por possível traumatismo raqui-medular.
c) Esta vítima apresentava-se em choque neurogênico, devido à falência cardíaca logo que ocorreu a colisão.
d) Esta vítima entrou em choque hipovolêmico, provavelmente pela ruptura de grandes vasos na lesão.
e) Esta vitima desenvolveu choque cardiogênico, devido à insuficiência respiratória aguda que apresentava. 

5. Nos serviços pré-hospitalares e hospitalares de urgência, as diretrizes para a implantação da PNH apontam para a organização do atendimento com acolhimento e classificação de risco (ACCR), respeitando a individualidade do sujeito. Desse modo, no que se refere ao ACCR, é INCORRETO afirmar que

a) é um processo que permite identificar os pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
b) é um meio de ordenar o enorme fluxo de pessoas que buscam atendimento em serviços de urgência, tendo como critério os diferentes graus de necessidade ou sofrimento originados pelos agravos agudos.
c) é uma ferramenta que organiza a fila de espera por ordem de chegada.
d) tem a finalidade de informar o paciente que não corre risco imediato, assim como a seus familiares, sobre o tempo provável de espera.
e) tem por finalidade dar melhores condições de trabalho para os profissionais pela discussão da ambiência e implantação do cuidado horizontalizado, aumentando a satisfação dos usuários.

6. A respeito dos componentes que são da rede de assistência às urgências, assinale a alternativa correta.

a) Pré-hospitalar fixo: Rede SAMU 192; Estratégia de Saúde da Família (ESF); ambulatórios especializados, Unidade de Pronto Atendimento (UPA); serviços de apoio, diagnóstico e tratamento.
b) Pré-hospitalar móvel: Unidades Básicas de Saúde (UBSs); Sistema Resgate e ambulâncias da iniciativa privada.
c) Rede intra-hospitalar de Serviço de Centrais de Transplantes; Central de Leitos; Estadual e Sistema de Verificação de Óbito.
d) Rede hospitalar: clínicas de média e alta complexidade.
e) Pós-hospitalar: Modalidades de Atenção Domiciliar, Hospitais-Dia e Projetos de Reabilitação Integral com componente de reabilitação de base comunitária.

7. Mulher, 19 anos, admitida no Pronto Atendimento com história de ferimento por arma branca em região inguinal direita, desacordada, dispneica, descorada, pulso filiforme, hipotensa, taquicárdica, pele úmida e fria, com necessidade de compressão manual de forte intensidade no ferimento, tem os sinais clínicos de

a) choque obstrutivo.
b) choque neurogênico.
c) choque anafilático.
d) choque toxêmico.
e) choque hipovolêmico.

8. Relacione as colunas indicando quais os termos usados em ventilação mecânica, e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Volume corrente.
2. Pausa Inspiratória.
3. FiO2.
4. PEEP.

(  ) Sua aplicação tem por finalidade reduzir os distúrbios das trocas gasosas, permitindo aos pacientes a administração de uma menor fração inspirada de oxigênio.
(    ) Quantidade de ar que insufla os pulmões a cada respiração.
(    ) Concentração de oxigênio administrado.
(    ) Período curto de tempo, correspondente à oclusão da via de saída expiratória, do respirador, impedindo temporariamente o início da expiração.

a) 4 - 1 - 3 - 2.
b) 4 - 2 - 3 - 1.
c) 1 - 2 - 3 - 4.
d) 1 - 4 - 3 - 2.
e) 1 - 4 - 2 - 3.

9. O atendimento realizado pela equipe multiprofissional na sala de emergência visa à estabilização hemodinâmica do paciente até sua transferência. Para tanto, necessitam de materiais e/ou equipamentos. Sobre esse assunto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

(   ) Monitor multiparamétrico.
(   ) Régua antropométrica.
(   ) Aparelho de eletrocardiograma.
( ) Kit para entubação orotraqueal: laringoscópio, cânula de entubação de calibres variados, otoscópio, seringa de 20 ml.

a) V - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - F.
d) F - F - F - V.
e) V - F - V - V.

10. No caso de acidentes com múltiplas vítimas e seus métodos de classificação das vítimas e delimitação das prioridades, assinale a alternativa correta.

a) O método JumpSTART foi desenvolvido especialmente para triagem de crianças com aparência menor que três anos, uma vez que essa clientela representa de 1-42% das vítimas em eventos com múltiplas vítimas.
b) Os métodos CRAMP (circulação, respiração, abdome, motor ou movimento, psiquismo ou palavra) e START (Simple Triage and Rapid Treatment) são os mais comumente utilizados para classificação das vítimas e delimitação das prioridades.
c) A triagem quantitativa dos Sinais Vitais (Care Flight Triage) baseia-se na observação quantitativa dos sinais vitais. Consiste em avaliar a capacidade da vítima em obedecer a comandos simples, seguida da verificação da respiração e palpação do pulso radial.
d) O método WENCH (World Encouragement Cutted Health) é preconizado para classificação das vítimas com aparência acima de 60 anos.
e) O método LCE (Large Catastrofe Enfrentament) entrou em desuso, dando lugar ao método DCE (Defined Catastrofe Enfrentament) após o desastre do World Trade Center, em 2003.

11. Considerando a prevenção e a biomecânica do trauma, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

(  ) As autoridades tentam, de forma punitiva, conscientizar a população por meio de leis, entretanto, a sociedade continua a resistir quanto ao uso de capacete ao andar de moto, à obrigatoriedade do cinto de segurança, ao uso da cadeirinha para criança, à proibição de ingestão de bebida alcoólica.
( ) O Advanced Trauma Life Support (ATLS) ou Suporte Avançado de Vida no Trauma (SAVT) sugerem que o trauma deve ser pensado como uma doença sistêmica, e não apenas um acidente, pois mais da metade das mortes e das lesões por trauma é evitável por ser causada por atos ou condições inseguros.
(  ) O trauma é caro e envolve toda a sociedade, e não somente a pessoa afetada.
(  ) a amputação de um membro pode ser evitável quando houver lesão vascular irreparável, quadro isquêmico associado ou esmagamento do membro com perda de tecido para revascularização.

a) F – V – F – F.
b) F – F – F – V.
c) F – V – V – F.
d) V – F – V – F.
e) V – V – V – F

12. Homem, 18 anos, foi trazido por familiares ao Pronto Atendimento, com história de perda da sensibilidade de membros inferiores após “pular de ponta” do alto de uma cachoeira. O que deve ser feito com este paciente imediatamente?

a) Estabilizar a coluna cervical com colar cervical e imobilizá-lo em prancha rígida longa.
b) Manter monitoramento do eletrocardiograma contínuo, devido à taquicardia e a arritmia sinusal, comuns em pacientes com lesão aguda da medula espinhal.
c) Avaliar o nível de consciência deste paciente, usando a escala de Colombari e Stocolmo.
d) Colher a história, realizar o exame físico, neurológico e ecológico.
e) Encaminhar o cliente à ressonância magnética ou mielograma.

13. Qual deve ser a sequência de atendimento por prioridade para os pacientes a seguir?

1. Homem, 98 anos, com quadro de retenção urinária por prostatismo.
2. Gestante, 36 semanas gestacionais, com disúria.
3. Lactente, com saturação de O2 de 81%.
4. Mulher, 31 anos, com história de torção de pé esquerdo há 2 dias.

a) 1 – 2 – 3 – 4.
b) 3 – 2 – 1 – 4.
c) 3 – 1 – 2 – 4.
d) 2 – 3 – 4 – 1.
e) 2 – 1 – 4 – 3.

14. Considera-se ventilação mecânica prolongada a dependência da assistência ventilatória, invasiva ou não-invasiva,

a) Por mais de 06 h por dia por tempo superior a três semanas.
b) Por mais de 02 h por dia por tempo superior a duas semanas.
c) Por mais de 01 h por dia por tempo superior a uma semana.
d) Por mais de 04 h por dia por tempo superior a duas semanas.
e) Por mais de 03 h por dia por tempo superior a uma semana.

15. Em um incidente com múltiplas vítimas, no processo de triagem para iniciar o socorro no local do desastre, feito pela primeira equipe a chegar ou na ausência de número suficiente de socorristas, um dos métodos mais utilizados é o START-Simple Triage And Rapid Treatment que identifica as vítimas por fitas coloridas ou etiquetas (tarjetas) coloridas ou cartões de triagem. As vítimas consideradas em morte óbvia ou em situações de grande dificuldade para reanimação são classificadas como

a) vermelho – atendimento imediato.
b) azul – atendimento secundário.
c) amarelo – atendimento de estabilização.
d) verde – prioridade tardia.
e) preto- última prioridade.

16. Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

Sob oxigenoterapia e/ou ventilação mecânica, a relação PaO2/FIO2 tem sido usada na quantificação da gravidade da lesão pulmonar, na comparação evolutiva e na predição das mudanças na PaO2 se a FIO2 for elevada. O valor normal em ar ambiente é acima de _________, valores abaixo indicam deterioração de trocas e menor do que ____________ sugerem extrema gravidade do quadro respiratório.

a) 100 / 50
b) 200 /100
c) 300 / 200
d) 250 / 150
e) 150 / 70

17. Qual é a principal diferença entre ventilação mecânica invasiva e ventilação mecânica nãoinvasiva?

a) Enquanto a ventilação mecânica não-invasiva é conseguida pela aplicação de pressão positiva nas vias aéreas, a ventilação mecânica invasiva aplica pressão negativa.
b) A ventilação mecânica não invasiva é um tipo de ventilação (ciclada à pressão) que, praticamente, não é mais aplicada, por isso o uso de ventilação invasiva é mais utilizado em unidades de terapia intensiva.
c) Na ventilação invasiva, utiliza-se uma prótese introduzida na via aérea, isto é, um tubo oro ou nasotraqueal ou uma cânula de traqueostomia, na ventilação não invasiva, utiliza-se uma máscara como interface entre o paciente e o ventilador artificial.
d) O número de ciclos respiratórios que os pacientes realizam em um minuto (frequência respiratória) será consequência do tempo inspiratório (TI), que é maior na ventilação mecânica invasiva.
e) O suporte ventilatório invasivo, consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada, enquanto a não invasiva tem restrições a pacientes neurológicos.

18. Assinale a opção correta, em relação às complicações metabólicas e as respectivas intervenções terapêuticas, em pacientes críticos.

a) Na alcalose metabólica, é indicada a reposição de magnésio.
b) Na acidose metabólica, é indicada a reposição de bicarbonato de sódio.
c) Na hipernatremia, é indicada a reposição de sódio.
d) Na hipocalemia, é indicada a reposição de bicarbonato de sódio.
e) Na hipercalcemia, é indicada a reposição de potássio.

19. A avaliação inicial do paciente vítima de trauma deve identificar lesões que comprometem a vida dele e, simultaneamente, estabelecer condutas para a estabilização das condições vitais e tratamento dessas anormalidades. A avaliação segue uma ordem de prioridades e é a mesma para a criança, adulto, gestante e idoso. Esse processo se constitui no ABCDE do atendimento ao traumatizado. A respeito do ABCDE do trauma, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A – Vias Aéreas com Controle da Coluna Cervical.
b) B – Ventilação.
c) C – Circulação com Controle de Hemorragia.
d) D – Diagnóstico e Avaliação do Mecanismo do Trauma.
e) E – Exposição do Paciente.

20. A escala do coma de Glasgow é um método de mensuração do nível de consciência, constituído por três partes e que avalia a resposta do paciente a estímulos. Sendo assim, quais são os níveis mínimo e máximo de cada parte?

a) Resposta de abertura dos olhos: 1 – 4 / Melhor resposta motora: 1-5 / Melhor resposta verbal: 1-6.
b) Melhor resposta motora: 1 – 4 / Melhor resposta verbal: 1-5 / Resposta de abertura dos olhos: 1-6.
c) Melhor resposta motora: 1 – 4 / Resposta de abertura dos olhos: 1-5 / Melhor resposta verbal: 1-6.
d) Melhor resposta verbal: 1 – 4 / Resposta de abertura dos olhos: 1-5 / Melhor resposta motora: 1-6.
e) Resposta de abertura dos olhos: 1 – 4 / Melhor resposta verbal: 1-5 / Melhor resposta motora: 1-6.

GABARITO
1. B
2. D
3. D
4. D
5. C
6. E
7. E
8. A
9. B
10. B
11. E
12. A
13. C
14. A
15. E
16. C
17. C
18. B
19. D
20. E

2 comentários:

  1. A doença pelo HIV nos últimos 3 anos e com dores difíceis de comer e tosse são pesadelos, especialmente o primeiro ano. Nesta fase, o sistema imunológico está gravemente enfraquecido e o risco de contrair infecções oportunistas é muito maior. No entanto, nem todos com HIV continuarão desenvolvendo a AIDS. Quanto mais cedo você receber tratamento, melhor será o seu resultado. Comecei a tomar ARV para evitar a morte prematura, mas eu tinha fé em Deus que eu seria curado algum dia. Como patente do Hiv, recomendamos que você faça tratamentos antirretrovirais para reduzir nossa chance. de transmitir o vírus a outras pessoas, há algumas semanas atrás, procurei na internet se pudesse obter informações sobre o tratamento do Hiv com fitoterápicos. Na minha pesquisa, vi um testemunho de alguém que foi curado do Hiv. O nome dela era Achima Abelard e outra patente do vírus Herpes, Tasha Moore, também prestando testemunho sobre esse mesmo homem, chamado Dr. Itua Herbal Center. Fiquei emocionado com o depoimento e entrei em contato com ele por seu e-mail.drituaherbalcenter@gmail.com. Nós conversamos e ele me enviou um frasco de remédio herbal que eu bebi como ele me instruiu. Depois de beber, ele me pede para fazer um teste de que como eu terminei minha vida de sofrimento da patente do Hiv, estou curado e livre de Arv. Pills.I sou eternamente grato a ele Drituaherbalcenter.Aqui seu contato número 2348149277967 ... Ele me garante que ele pode curar a seguinte doença .. HIV, câncer, vírus do herpes, HPV, pilha, ereção fraca, doença de Lyme, epilepsia, glaucoma ., Tumor cerebral, psoríase, catarata, degeneração macular, doença cardiovascular, diarréia crônica, doença pulmonar. Próstata aumentada, osteoporose. Doença de Alzheimer,
    Demência. Câncer de bexiga, Autismo, Câncer colorretal, Câncer de mama, Câncer renal, Leucemia, Câncer de pulmão, doença Tay tach, Linfoma não Hodgkin, Câncer de pele, Lúpus, Câncer uterino, Câncer de próstata, Convulsões, Fibromialgia, ELA, Hepatite, DPOC, Parkinson Doença genética.Fibrodisplasia progressiva, Síndrome de toxicidade por fluoroquinolona, ​​acidente vascular cerebral, HPV, ereção fraca, inflamação inflamatória do fígado / rim, infertilidade masculina / feminina, doença intestinal, doença de Huntington, diabetes e fibróide.

    ResponderExcluir
  2. a questão 6 no meu ponto de vista e A

    ResponderExcluir