1. Em um atendimento pré-hospitalar, a vítima por trauma grave (com comprometimento do ABC), que está sentada e em uma cena sem segurança, deve ser retirada com uma técnica que englobe estabilização, alinhamento da cabeça e colocação do colar cervical. Sabendo que o tronco e os membros inferiores são controlados por outro profissional, assinale a opção que apresenta a técnica utilizada para retirar a vítima.
a) Retirada rápida.
b) Imobilização tipo ked.
c) Movimento em bloco.
d) Alinhamento esternal.
e) Bandagens elásticas.
2. O tratamento ao politraumatizado grave requer rápida identificação das lesões e intervenção terapêutica imediata para controlar as condições que coloquem em risco a vida ou possibilitem a perda de um membro ou sequela irreversível. Assim foi criada uma sistemática de abordagem ao politraumatizado, permitindo que seja avaliado, aplicada a terapêutica ou procedimentos adequados o paciente seja estabilizado resultando maior probabilidade de sobrevida e menos sequelas. Para tanto, deve ocorrer uma avaliação inicial que inclui a triagem, procedimento sobre o qual NÃO podemos afirmar:
a) Durante a chamada da solicitação de socorro, ocorre a triagem do tipo de ocorrência e o disparo do recurso em questão para o atendimento (etapa denominada Classificação de Risco).
b) No local do atendimento as vítimas atendidas são classificadas de acordo com as lesões apresentadas e o tipo de tratamento necessário, bem como verificado os recursos disponíveis (vítima adequada a hospital adequado).
c) Quando o número de vítimas e a gravidade das lesões não excedem a capacidade de atendimento hospitalar, todas são atendidas.
d) Mesmo que o número de vítimas e a gravidade das lesões excedam a capacidade de atendimento hospitalar, todas devem ser atendidas.
e) São tratadas primeiramente as vítimas mais graves, baseando-se nas prioridades de acordo do ABCDE.
3. Sobre politraumatismos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Deve-se proteger os ferimentos com compressas contaminadas.
( ) São lesões múltiplas de diversas naturezas, determinadas por agentes mecânicos, podendo comprometer diversos órgãos e sistemas.
( ) Deve-se imobilizar as fraturas, observando as extremidades quanto a coloração, temperatura e pulso.
( ) Não é permitido avaliar trauma cranioencefálico e outras lesões.
A sequência está correta em
a) F, V, F, V.
b) V, V, V, F.
c) V, V, F, V.
d) F, V, V, F.
e) F, F, V, V.
4. A urgência é uma ocorrência imprevista de danos à saúde, em que não ocorre risco de morte, devendo ser mediato o atendimento médico. A emergência é uma constatação médica de condições de danos à saúde, que implica em risco de morte, exigindo tratamento médico imediato. Diante do exposto, relacione adequadamente as colunas.
1. Urgência.
2. Emergência.
( ) Parada cardiorrespiratória.
( ) Dor torácica sem complicações respiratórias.
( ) Sangramentos e ferimentos leves e moderados.
( ) Politraumatismo em geral.
( ) Ferimento por arma branca.
A sequência está correta em
a) 2, 2, 1, 1, 2.
b) 2, 1, 1, 2, 2.
c) 1, 2, 1, 2, 1.
d) 2, 1, 1, 1, 2.
e) 1, 1, 2, 2, 1.
4. Paciente do sexo masculino, 56 anos, foi admitido em Pronto Socorro, referindo cefaleia intensa de inicio súbito, acompanhada de sintomas neurológicos, como paraestesias, alterações do campo visual e dislalia. De acordo com o Manual de Acolhimento do Programa HumanizaSUS, esse paciente recebe a classificação de risco
a) Vermelho.
b) Amarelo.
c) Verde.
d) Azul.
e) Roxo.
5. A Escala de coma de Glasgow avalia a gravidade da agressão neurológica. Não faz parte da Escala:
a) abertura ocular
b) resposta verbal
c) resposta motora
d) pressão intracraniana
6. Considerando o método START (Triagem Simples e Tratamento Rápido), correlacione as colunas de acordo com a prioridade da triagem pré-hospitalar.
1 – Cor vermelha
2 – Cor amarela
3 – Cor verde
( ) vítima em parada cardiorrespiratória
( ) vítima com queimadura extensa
( ) vítima com dispneia leve
( ) vítima com hematêmese
( ) vítima com luxação
a) 1 – 1 – 3 – 2 – 3
b) 3 – 1 – 2 – 1 – 2
c) 3 – 2 – 1 – 1 – 3
d) 1 – 3 – 2 – 3 – 1
7. Na escala de coma de Glasgow, a resposta verbal inapropriada e a descerebração recebem a seguinte pontuação, respectivamente:
a) 5 e 1
b) 4 e 4
c) 3 e 2
d) 2 e 3
e) 1 e 6
8. Quanto aos pontos de pressão para o controle das hemorragias, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Artéria braquial: ferimento nos membros superiores
( ) Artéria Subclávia: ferimento no pescoço
( ) Artéria Femoral: ferimento nos membros inferiores
( ) Artéria Carótida: ferimento nos ombros.
a) V – V – F – V
b) F – F – V – V
c) V – F – V – F
d) V – V – F – V .
9. ____________ são traumas que acometem ligamentos, músculos e ossos dos membros superiores e/ou inferiores.
a) Raquimedulares
b) Extremidades
c) Abdominais
d) Torácicos
10. A política Nacional de Humanização estabelece que todos os profissionais de saúde façam acolhimento. Para determinar a agilidade no atendimento de pronto-socorro e centros de saúde, utiliza-se a avaliação com classificação de risco. O risco de um paciente com mais de 25% de superfície corporal queimada é classificado como:
a) amarelo.
b) vermelho.
c) azul.
d) verde.
e) branco.
GABARITO
1. A
2. D
3. D
4. A
5. D
6. A
7. C
8. C
9. B
10. B
Paciente do sexo masculino, 56 anos, foi admitido em Pronto Socorro, referindo cefaleia intensa de inicio súbito, acompanhada de sintomas neurológicos, como paraestesias, alterações do campo visual e dislalia. De acordo com o Manual de Acolhimento do Programa HumanizaSUS, esse paciente recebe a classificação de risco
ResponderExcluirQUESTÃO 4 GABARITO ERRADO, SERIA ALTERNATIVA B A CORRETA
exatamente!! mas existe duas questões 4.
ExcluirExato, pensei o mesmo!
ExcluirAs questões "4" estão repetidas.
ResponderExcluir