domingo, 9 de outubro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde do Adulto [10].


1. A Doença Renal Crônica (DRC) é uma deterioração progressiva e irreversível da função renal. Em seu estágio terminal a capacidade do corpo para manter o equilíbrio hidroeletrolítico e metabólico falha, resultando em uremia ou azotemia. Sabemos que a DRC pode ser causada por doenças sistêmicas. Assinale a alternativa que elenca corretamente as duas principais doenças sistêmicas causadoras da DRC.
  
a) Diabetes mellitus e Rins Policísticos.
b) Obstrução do Trato Urinário e Hipertensão Arterial.
c) Hipertensão Arterial e Diabetes mellitus.
d) Pielonefrite e Rins Policísticos.

2. As cólicas renais, caracterizadas por dor intensa e profunda na região lombar, eliminação de urina com sangue e pus, associadas à distensão abdominal, diarreia, náuseas e vômitos, devido a proximidade dos rins com o sistema digestivo, são manifestações clínicas da: 

a) colelitíase 
b) urolitíase
c) glomerulonefrite 
d) pielonefrite 

3. Com relação à doença renal crônica (DRC), assinale a opção correta, em consonância com as diretrizes clínicas do Sistema Único de Saúde.

a) O indivíduo classificado a partir do estágio 5–D da DRC e em período de terapia renal substitutiva, como a diálise, deve ser encaminhado para serviço especializado em transplante renal.
b) A DRC tem curso prolongado e apresenta sintomas já no início de sua evolução.
c) O indivíduo que apresenta albuminúria tende a ter progressão mais rápida da perda da função renal.
d) O indivíduo que apresenta taxa de filtração glomerular normal não pode ser portador de DRC.
e) O tabagismo leva a um pior prognóstico de perda de função renal, mas não interfere no risco do indivíduo de desenvolver DRC.

4. Dona Helena, 66 anos, obesa, diabética e hipertensa, apresentou, em seu último ultrassom renal, rins policísticos. Com esse histórico, a paciente está propensa a apresentar um quadro de

a) lúpus eritematoso sistêmico.
b) doença renal crônica.
c) hemofilia.
d) pancreatite.
e) cirrose.

5. Paciente, 44 anos, masculino, raça negra, deu entrada no PA referindo fraqueza, perda de peso gradual, fezes líquidas com frequência. No momento apresenta-se ictérico, abdome ascítico, hipotenso e demais SSVV estáveis. Refere ser tabagista e etilista há muitos anos. Qual é o provável diagnóstico?

a) HDB.
b) HDA.
c) Icterícia.
d) Cirrose Hepática.
e) DM.

6. A gastrite é um distúrbio inflamatório da mucosa gástrica, que ocorre de forma súbita, podendo ser de curta duração, tornar-se crônica ou ainda evoluir para uma úlcera. As gastrites crônicas estão mais relacionadas com a presença da seguinte bactéria: 

a) Campylobacter pylori
b) Helicobacter pylor
c) Lactobacillus acidophilus
d) Peptostreptococcus

7. Ao examinar um paciente internado com quadro de dor abdominal aguda, o enfermeiro realizou uma compressão no ponto de McBurney seguida de uma descompressão súbita. Durante esse procedimento o paciente referiu piora acentuada da dor (sinal de Blumberg). A presença do sinal de Blumberg indica um quadro de:

a) inflamação peritoneal;
b) diverticulite;
c) cirrose;
d) endometriose;
e) íleo paralítico.

8. A equipe de enfermagem deve dispensar alguns cuidados específicos aos pacientes em hemodiálise. Sobre esses cuidados, analise as afirmativas a seguir: 

I. Aumentar o ritmo da ultrafiltração se a pressão de transmembrana ficar negativa, afim de evitar a passagem de molécula do dialisador para o sangue. 
II. Realizar balanço hídrico rigoroso; as perdas e ganhos devem ser registrados, com avaliação precisa no final do procedimento. 
III. Interromper o procedimento em caso de reação alérgica no decorrer da hemodiálise e encaminhar amostra de cultura para analise laboratorial. 

Está correto somente o que se afirma em: 

a) I;
b) II;
c) III;
d) I e II;
e) II e III.

9. A bile constitui a principal via para eliminação da bilirrubina, a retenção de bilirrubina e de outros solutos eliminados pela bile tornam-se clinicamente evidentes sob a forma de:

a) ganho de peso.
b) icterícia.
c) hipertrofia muscular.
d) hipertermia.
e) disfagia

10. Sobre estoma intestinal, analise as afirmativas abaixo: 

I. Quando o estoma está próximo à cicatriz cirúrgica, há uma dificuldade para se colocar a bolsa; com isso, a ferida cirúrgica deve ficar aberta para facilitar a colocação da bolsa de drenagem do estoma. 
II. Para realizar a limpeza e a troca das bolsas de drenagem das estomias, o procedimento deve ser realizado com técnica estéril. 
III. A troca da bolsa dependerá do aspecto em que se encontrará ou da rotina hospitalar. Qualquer quebra de barreira protetora da pele implica imediata troca do sistema. 

Está(ão) CORRETA(S) apenas

a) I e II.
b) III.
c) II e III.
d) II.
e) I

11. Os distúrbios hepáticos são relativamente comuns e podem ser resultantes de infecções virais, exposição a substâncias tóxicas ou tumores. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

a) Não há relato de disfunções hormonais em virtude de disfunções hepáticas.
b) O modo de transmissão fecal-oral é comum às hepatites A e B, requerendo cuidados específicos.
c) A absorção de vitamina K pelo trato gastrointestinal não é prejudicada pelas disfunções hepáticas.
d) Em pacientes com disfunção hepática, ocorre aumento da produção dos fatores de coagulação sanguínea, ocasionando equimoses e epistaxe.
e) Em virtude da diminuição de sais biliares no intestino, a absorção das vitaminas A, D e E são prejudicadas, sendo necessária a reposição.


GABARITO
1. C
2. B
3. C
4. B
5. D
6. B
7. A
8. E
9. B
10. B
11. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário