1. Diagnosticar e tratar correta e prontamente os casos de TB pulmonar são as principais medidas para o controle da doença. Assim é preciso que todos os profissionais de saúde tenham clareza dos mecanismos de transmissão e prevenção. Sobre estes, indique a alternativa ERRADA.
a) A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente todos os casos.
b) Os doentes bacilíferos, isto é, aqueles cuja baciloscopia de escarro é positiva, são a principal fonte de infecção.
c) A infecção ocorre a partir da inalação de núcleos secos de partículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias.
d) A busca ativa do Sintomático Respiratório deve ser realizada permanentemente por todos os serviços de saúde (níveis primário, secundário e terciário).
e) As formas exclusivamente extrapulmonares transmitem a doença.
2. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa em que os órgãos mais afetados são os pulmões, mas pode acometer ainda os rins, a pele, os ossos e os gânglios. O contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala da pessoa que está doente, que lança os bacilos no ambiente. Todavia, a tuberculose pode ser prevenida por meio da vacina:
a) Vacina tríplice bacteriana.
b) Vacina Anti-Meningocóccica C conjugada.
c) VOP.
d) DTP.
e) BCG
3. A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema
a) nervoso.
b) endócrino.
c) respiratório.
d) imunológico.
e) gastrointestinal.
4. Acerca da leishmaniose, assinale a opção correta.
a) O período de incubação da leishmaniose visceral é maior no homem, comparativamente ao cão.
b) Deve ser levantada suspeita clínica da leishmaniose tegumentar americana sempre que o paciente apresentar febre e esplenomegalia associada ou não a hepatomegalia.
c) A leishmaniose tegumentar americana é uma doença infectocontagiosa causada por um helminto do gênero Leishmania, transmitida por vetor, que acomete as vísceras do sistema digestório.
d) A leishmaniose visceral é uma doença crônica sistêmica caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, entre outras manifestações.
e) Calazar, esplenomegalia tropical, febre dundum, entre outras denominações menos conhecidas, são sinonímias da leishmaniose tegumentar americana.
5. A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda que possui dois ciclos epidemiológicos de transmissão distintos: silvestre e urbano. No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de mosquitos infectados, conhecidos como:
a) Haemagogus janthinomys
b) Anopheles darlingi
c) Aedes aegypti
d) Culex quinquefasciatus
6. Assinale a opção em que são apresentadas as manifestações clínicas da infecção causada pelo agente Trichomonas vaginalis.
a) prurido vulvovaginal, corrimento branco, grumoso, com aspecto caseoso, acompanhado de fissuras e maceração da pele
b) secreção vaginal amarelada, acompanhada de lesões exofíticas (crista de galo), dor pélvica intensa e polaciúria
c) secreção vaginal em pequena quantidade, com odor assemelhado a odor de peixe, associada a sintomas de poliúria
d) prurido, dor, área infectada edemaciada e lesões vesiculares que coalescem em formato de crosta
e) secreção vaginal abundante, espumosa, de coloração amarelada a amarelo-esverdeada, irritativa, de odor fétido, acompanhada de sintomas urinários e hiperemia de mucosa.
7. Assinale a opção correta a respeito da hanseníase.
a) As principais vias de eliminação dos bacilos causadores da hanseníase são a urina e a pele, por meio do processo de transpiração.
b) A hanseníase apresenta curto período de incubação, de duas a quatro semanas em média, podendo ser menor.
c) Para tratamento da hanseníase, é sempre necessária a internação em leprosário, a fim de administrar uma associação de medicamentos, também conhecida como poliquimioterapia.
d) A hanseníase parece ser uma das mais antigas doenças que acometem o homem, com referências que datam de 600 a.C. na Ásia e na África.
e) O agente etiológico dessa doença é o Mycobacterium leprae, um parasita intracelular obrigatório que apresenta afinidade com células ósseas e com células do sistema nervoso central.
8. A respeito da tuberculose, assinale a opção correta.
a) As drogas utilizadas nos esquemas padronizados pelo Ministério da Saúde para tratamento da tuberculose são isoniazida, etambutol, neomicina, despacilina e penicilina cristalina.
b) A maioria dos casos curados de tuberculose necessita de controle pós-tratamento, devendo-se orientar o paciente a retornar ao serviço de saúde sempre que surgirem sintomas da doença.
c) A associação HIV/tuberculose não constitui problema de saúde pública, podendo levar à diminuição da morbidade e mortalidade em muitos países.
d) O tratamento da tuberculose deve ser feito em regime hospitalar, supervisionado, no serviço de saúde mais próximo da residência do paciente.
e) O exame sorológico anti-HIV deve ser oferecido a todos pacientes com diagnóstico de tuberculose confirmado.
9. “Doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Ocorre o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.” Trata-se de:
a) Difteria.
b) Hepatite.
c) Sarampo.
d) Coqueluche.
e) Tuberculose.
10. O controle da tuberculose grave se dá por variadas medidas, porém a vacinação é uma das mais eficazes para esse problema de saúde pública. Em relação à vacina de controle da tuberculose, é correto afirmar que é dada
a) ao nascer e é denominada BCG.
b) com seis meses de vida e é denominada SCR.
c) ao nascer e faz parte do complexo tríplice bacteriana.
d) aos doze meses e faz parte do complexo tríplice viral.
GABARITO
1. E
2. E
3. D
4. D
5. C
6. E
7. D
8. E
9. C
10. A
Nenhum comentário:
Postar um comentário