quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

• PROCEDIMENTO • Sondagem nasogástrica (SNG) e nasoenteral (SNE).

Sonda Levine, indicada para passagem de SNG.
Sonda Dobbhoff, indicada para passagem de SNE. Diferencia-se da Levine por apresentar um fio-guia e uma ogiva distal (tungstênio).

  • Qual a finalidade das sondagens nasogástrica (SNG) e nasoenteral (SNE)?

SNG: drenar conteúdo gástrico para descompressão, realizar lavagem gástrica e administração de medicação/alimento.
SNE: permitir a administração de dietas e medicamentos de maneira mais confortável e segura, principalmente nos pacientes idosos, acamados e com reflexos diminuídos.

  • Quais as indicações e contra-indicações da SNG e SNE?

A SNG está indicada para alimentação, hidratação, administração de medicamentos em pacientes com dificuldade ou impossibilidade de se alimentar, descompressão gástrica, remoção parcial ou total do conteúdo gástrico e proteção contra brocoaspiração. E é contra-indicada em casos de mal formação e obstrução do septo nasal, desconforto respiratório importante, mal formação e/ou obstrução mecânica/cirúrgica do trato gastrointestinal, neoplasia de esôfago ou estômago.
A SNE é indicada a pacientes inconscientes e/ou com dificuldade de deglutição. E é contra-indicada pacientes com desvio de septo e TCE.

  • Quais os riscos e/ou pontos críticos associados a SNG e SNE?

- Traumas nasais;
- Inflamação do intestino;
- Diarreia;
- Obstrução da sonda;
- A sonda pode deslocar-se para o aparelho respiratório;
- Pneumotórax.
- Localização da sonda (sempre realizar o teste antes da infusão, no caso da SNG);
- Atentar para fixação adequada da sonda, prevenindo o deslocamento da mesma.

  • Quais os materiais necessários para a realização das sondagens nasogástrica e nasoenteral?

SNG: bandeja, sonda Levine, gel hidrossolúvel, seringa 20ml, gaze, estetoscópio, toalha, luva de procedimento, esparadrapo ou fita adesiva hipoalergênica, máscara descartável.
SNE: bandeja, sonda Dobbhoff, gel hidrossolúvel, seringa 20 ml, gaze, estetoscópio, luva de procedimento, esparadrapo/micropore, SF 0,9%, papel toalha.

  • Qual a descrição técnica do procedimento de SNG e SNE?

1. Higienizar as mãos;
2. Conferir a prescrição médica, reunir todo material na bandeja e levar para próximo ao paciente;
3. Orientar paciente e familiar sobre o procedimento;
4. Isolar a cama com um biombo, se necessário;
5. Posicionar o paciente em posição Fowler alta, a menos que haja contra-indicação; caso o paciente não possa ter a cabeceira elevada, mantê-lo em decúbito dorsal horizontal, lateralizando a cabeça e inclinando-a para frente;
6. Colocar máscara e calçar luvas de procedimento; 
7. Avaliar obstrução nasal e/ou desvio de septo;
8. Higienizar a narina com solução fisiológica, se necessário;
9. Colocar o papel-toalha no tórax do paciente;
10. No caso da SNG, medir a sonda da ponta do nariz até o lóbulo da orelha e, a seguir, estender a sonda até o apêndice xifoide. No caso da SNE, mensurar a sonda do ápice do nariz ao lóbulo da orelha, descer até o apêndice xifoide adicionando 15 a 20 cm, marcando com fita adesiva.
11. Lubrificar a sonda utilizando gaze gel hidrossolúvel;
12. Introduzir na narina do paciente até sentir uma pequena resistência, nesse ponto, peça ao paciente para fletir ligeiramente a cabeça;
13. Quando possível, solicitar a colaboração do paciente, pedindo para que faça movimentos de deglutição;
14. Continuar introduzindo a sonda, acompanhando os movimentos de deglutição do paciente até o ponto pré- marcado;
15. Testar posicionamento, injetando 20ml de ar com seringa de bico. Auscultar com estetoscópio
concomitantemente a região epigástrica e/ou aspirar o conteúdo gástrico;
16. No caso da SNE, após confirmação do posicionamento adequado da sonda, retirar o fio guia delicadamente. Solicitar que o paciente permaneça em decúbito lateral direito, facilitando a ida da sonda para o duodeno.
17. A sonda deverá ser fixada adicionalmente na face, do mesmo lado da narina utilizada, com fita adesiva fina;
18. Manter a sonda fechada ou aberta, conforme a indicação da prescrição;
19. Recolher todo material, deixando o ambiente em ordem e encaminhar ao expurgo;
20. Retirar as luvas de procedimento e a máscara descartável;
21. Higienizar as mãos;
22. Realizar anotações de enfermagem no prontuário.
23. No caso da SNE, encaminhar o paciente para controle radiológico. Após confirmar a localização da sonda pela radiografia, iniciar a nutrição/medicação.

  • Quais as recomendações acerca das SNG e SNE?

- Em pacientes com suspeita de TCE, é recomendado a sondagem oral gástrica, sob suspeita de fratura de ossos da base do crânio.
- Em pacientes com suspeita de TRM, não elevar o decúbito.
- No sistema de sondagem nasoenteral, deve ser obrigatoriamente realizado um RX após a passagem da sonda, antes de administrar qualquer tipo de medicação ou dieta.
- Deixar toalhas próximas é importante, pois durante a passagem da sonda, o paciente pode sentir náuseas por estimulação do nervo vago. Caso isso ocorra, interromper o procedimento temporariamente. Ocorrendo vômito, retirar a sonda e atender o paciente, retomando o procedimento mediante avaliação.
- Guardar o fio guia da SNE em uma embalagem limpa e mantê-la junto aos pertences do paciente, caso a sonda atual precise ser repassada.
- Sinais de asfixia como cianose, acesso de tosse e dispneia são indicativos de que a sonda está sendo direcionada para o trato respiratório, neste caso, retirar a sonda imediatamente.

10 comentários:

  1. Acredito estar desatualizada a informação de medição da sonda nasogástrica. Deve-se medir primeiramente do lobo da orelha até o ápice do nariz até o apêndice xifóide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ORDEM NÂO ALTERA NA MEDIÇÃO. PODE COMEÇAR DO LÓBULO DA ORELHA OU DO ÁPICE DO NARIZ.

      Excluir
  2. Acredito estar desatualizada a informação de medição da sonda nasogástrica. Deve-se medir primeiramente do lobo da orelha até o ápice do nariz até o apêndice xifóide.

    ResponderExcluir
  3. As duas formas de medição estão corretas, a ordem dos fatores não altera o produto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A medição correta é da ponta do Nariz, lobo da orelha e apendice xifoide. ela segue com mais precisão anatomicamente falando, tendo assim a mesma medida ao ser introduzi-la.

      Excluir
  4. O pior é que altera sim. A medição do ápice do nariz até o lobo da orelha está certo, pois mesmo que o paciente estenda ou flexione o pescoço a medida não altera. Mas se a medição for do lobo da orelha até a ponta do nariz quando for até o processo xifoide pode sofrer variação na medida se houver movimentação do pescoço. Por isso digo que não está desatualizado e apenas um questão de senso crítico levando em consideração a anatomia e fisiologia.

    ResponderExcluir
  5. O pior é que altera sim. A medição do ápice do nariz até o lobo da orelha está certo, pois mesmo que o paciente estenda ou flexione o pescoço a medida não altera. Mas se a medição for do lobo da orelha até a ponta do nariz quando for até o processo xifoide pode sofrer variação na medida se houver movimentação do pescoço. Por isso digo que não está desatualizado e apenas um questão de senso crítico levando em consideração a anatomia e fisiologia.

    ResponderExcluir
  6. Eu aprendi medi do lobulo da orelha ao apice do nariz até o apendice xifoide

    .

    ResponderExcluir
  7. material maravilhoso. Estou no 7P de enfermagem e ja tive aula pratica de passagem de sonda,porem tem bastante tempo, o material me ajudou a relembrar...

    ResponderExcluir