quinta-feira, 6 de outubro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Urgência e Emergência [7].


1. No atendimento pré-hospitalar de urgência, a equipe médica deve zelar pela proteção da vítima. Entre os aspectos éticos e legais que devem ser observados durante a prestação de atendimento pré-hospitalar, encontra-se a questão do Consentimento Informado que deve ser solicitado à vítima:

a) Desde que ela esteja acompanhada de familiares.
b) Por se tratar de documento legal, do qual os profissionais da equipe de socorro dependem para prestar qualquer tipo de atendimento.
c) Quando ela se encontra vulnerável, de modo que a equipe de socorro deve prover avaliação quanto às condições dela e, quando julgadas críticas ou com risco de morte, mesmo assim, o consentimento informado pode ser dispensado.
d) Quando ela se encontra vulnerável, de modo que a equipe de socorro deve prover avaliação quanto às condições dela e, quando julgadas críticas ou com risco de morte, o consentimento informado pode ser dispensado.
e) No caso de o serviço pré-hospitalar, que possui características emergenciais e que lida com situações de risco iminente de morte, preconizar o despenhamento do consentimento informado.

2. Uma vítima de acidente automobilístico deu entrada no setor de emergência, com suspeita de traumatismo cranioencefálico (TCE). Constatou-se escala de coma de Glasgow abaixo de 7 (sete). Esse parâmetro quantitativo significa:

a) Rebaixamento do estado de consciência.
b) Consciência preservada com déficit motor.
c) Funções somáticas preservadas com déficit motor.
d) Atividade cerebral deprimida, mas com preservação de movimentos.
e) Funções somáticas ligeiramente deprimidas e preservação motora.

3. A portaria GM/MS nº 1863/2003 estabelece que a Política Nacional de Atenção às Urgências, composta pelos sistemas de atenção às urgências estaduais, regionais e municipais, determina o direcionamento do atendimento às urgências. Sendo assim, qual das seguintes alternativas não condiz com a portaria?

a) Garantia da universalidade, equidade e integralidade no atendimento às urgências.
b) Classificação da assistência e diminuição da carga horária das equipes de saúde.
c) Integração do complexo regulador.
d) Desenvolvimento de estratégias promocionais da qualidade de vida e saúde.

4. Admite-se um paciente no pronto socorro do hospital onde você trabalha, trazido pelo SAMU com o seguinte histórico: vítima de acidente motociclístico, moto x carro, sendo a vítima o condutor da motocicleta, foi encontrado no local, próximo ao meio fio, inconsciente, sem capacete, apresentando escoriações pelo corpo, crepitação em região parietal D, otorragia e otorreia, Glasgow= 1+2+4=7. Ao avaliar a vítima dentro da sala de emergência, você constata que ela está apresentando Tríade de Cushing, que corresponde a:

a) Bradicardia, bradipneia e hipotensão arterial.
b) Bradicardia, bradipneia e hipertensão arterial.
c) Bradicardia, taquipneia e hipertensão arterial.
d) Bradicardia, taquipneia e hipotensão arterial.

5. Ainda a respeito do paciente citado na questão anterior, o valor da escala de coma de Glasgow classifica o traumatismo cranioencefálico como:

a) Leve
b) Moderado
c) Grave
d) Gravíssimo

6. No dia 02 de abril de 2013, um ônibus despencou de um elevado na Avenida Brasil no Rio de Janeiro. O resultado de um acidente desse tamanho foram 7 mortes e 11 feridos. Um acidente dessas proporções exige ação rápida e extremamente coordenada das equipes pré-hospitalares que devem ser preparadas para prestar socorro a um Acidente com Múltiplas Vidas – AMUV. Atitudes e decisões rápidas devem ser tomadas. Assinale a alternativa correta.

a) Os acidentes com múltiplas vítimas são aqueles que apresentam desequilíbrio entre os recursos disponíveis e as necessidades e que, apesar disso, podem ser atendidos com eficiência desde que se adote a doutrina operacional protocolada.
b) Os acidentes com múltiplas vítimas são aqueles que apresentam equilíbrio entre os recursos disponíveis e as necessidades e que, apesar disso, podem ser atendidos com eficiência desde que se adote a doutrina operacional.
c) Os acidentes com múltiplas vítimas são aqueles que apresentam desequilíbrio entre os enfermeiros e os acidentados e que, apesar disso, podem ser atendidos com eficiência e, neste caso, devido à urgência, descarta-se a doutrina operacional protocolada.
d) Os acidentes com múltiplas vítimas são aqueles que apresentam desordem entre os recursos disponíveis e as necessidades operacionais e que, apesar disso, podem ser atendidos com eficiência desde que se obtenha um padrão por gravidade, ou seja, se atendam os menos feridos primeiramente.
e) Os acidentes com múltiplas vítimas são aqueles que apresentam dados disponíveis entre os recursos e as necessidades e que, apesar disso, podem ser atendidos com insuficiência desde que se adote a doutrina protocolada.

7. O atendimento a acidentes com múltiplas vítimas é um desafio com o qual os serviços de atendimentos pré-hospitalares e os hospitais se deparam com frequência. Diariamente temos em nosso país acidentes dos mais variados tipos com número de vítimas superiores a cinco. Diante dessas situações ocorre uma incapacidade dos serviços de lidarem com esse problema, havendo, dessa forma, a necessidade de estar preparado e treinado para atender esses acidentes. O conceito do melhor esforço, ou seja, o melhor atendimento para a vítima mais grave deve dar lugar ao conceito do melhor atendimento para o maior número possível de vítimas, no momento que elas mais precisam e no menor tempo possível. Considerando o atendimento de múltiplas vítimas, analise as seguintes afirmativas.

I. Três princípios básicos no atendimento dessas situações são fundamentais: triagem, tratamento e transporte.
II. Para o atendimento com múltiplas vitimas é necessário que haja comando, comunicação e controle.
III. É preciso que haja um comandante da área no local, junto a um Posto de Comando, identificável por todos e que todos obedeçam a suas ordens e orientações; um coordenador médico para chefiar as atividades médicas locais; e um coordenador operacional (oficial
de socorro) para as atividades de salvamento.
IV. É necessário que haja comunicação entre as equipes de atendimento, bem como comunicação com a central de operações. Tal comunicação não deve interferir na rede de comunicações da unidade a fim de se evitar congestionamento.

Pode-se afirmar que:

a) todas estão incorretas.
b) somente I e II estão corretas.
c) somente III e IV estão corretas.
d) somente I está correta.
e) todas estão corretas.

8. Considera-se como nível pré-hospitalar móvel na área da urgência I o atendimento que procura chegar à vítima, após ter ocorrido um agravo à saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, inclusive as psiquiátricas), que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sendo necessário, portanto, prestar-lhe atendimento e/ou transporte adequado a um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao Sistema Único de Saúde. Pode-se chamá-lo de atendimento pré-hospitalar móvel primário quando o pedido de socorro é oriundo de um cidadão, ou de atendimento pré-hospitalar móvel secundário quando a solicitação partir de um serviço de saúde, onde o paciente já tenha recebido o primeiro atendimento necessário à estabilização do quadro de urgência apresentado, mas necessite ser conduzido a outro serviço de maior complexidade para a comunidade do tratamento. Assim, é correto afirmar que:

a) o serviço de atendimento pré-hospitalar móvel deve ser entendido como uma atribuição da área da saúde, sendo vinculado a uma Central de Regulação, com equipe e frota de veículos compatíveis com as necessidades de saúde da população de um município ou uma região, podendo, portanto, extrapolar os limites municipais.
b) a equipe de unidade móvel é gerenciada por um coordenador e um enfermeiro na unidade.
c) os equipamentos são diferenciados conforme a unidade móvel 1 e unidade móvel 2, onde as equipes intensificam o tipo de urgência e emergência, obedecendo assim unicamente ao técnico de
enfermagem.
d) o pronto-atendimento móvel pode direcionar-se para diversos lugares onde possa gerenciar acidentes com múltiplas vitimas sendo uma única ambulância a controlar toda a assistência médica em grandes catástrofes.
e) as ambulâncias atuam somente em regiões rurais onde a carência é maior.

9. A cinemática ou biomecânica do trauma são princípios que envolvem a energia física presente no momento desse evento e, quando conhecida pelo profissional médico, enfermeiro ou pelo auxiliar/técnico de enfermagem, as lesões do paciente serão avaliadas e interpretadas com maior exatidão, para a mais apropriada tomada de decisão terapêutica. Marque a alternativa correta.

a) Fase pré-colisão: são identificados os eventos que já aconteceram há muito tempo, como pós-traumas que comprometem o sistema neuroperceptível, emocional.
b) Fase de colisão: quando se interrompe um evento ou um movimento e um segundo objeto que tenha menos gravidade, o que geralmente ocorre em três etapas: (1) o objeto não agravante, (2) o impacto de pessoas e (3) o impacto de objetos.
c) Fase pós-colisão: fase do atendimento propriamente dito em que o profissional usa a informação colhida nas fases anteriores para tratar a vítima.
d) Fase pré-existente: fase em que já existe a lesão e o trauma; a enfermagem gerencia atendimento controlando os erros inatos.
e) Fase pós-trauma: enfermagem gerencia o início da operação.

10. A ventilação mecânica é dada pelo mecanismo que administra oxigênio ao paciente mantendo sua vida preservada. Temos 4 tipos de ventilação mecânica: a controlada, a assistida, a assistido-controlada e a mandatória intermitente. Com base nesses dados, assinale a afirmativa correta.

a) Ventilação controlada: há participação do paciente; o aparelho é controlado pelos parâmetros ventilatórios determinados pelo enfermeiro.
b) Ventilação assistida: o aparelho determina o início da expiração por um critério de pressão atmosférica.
c) Ventilação assistido-controlada: permite um mecanismo duplo de disparo fornecendo maior segurança para o paciente.
d) Ventilação mandatória intermitente: administra oxigênio conforme as modificações estruturais do alvéolo, sem ajuda de válvulas de demanda.
e) Ventilação controlada: participação somente do aparelho, que é ativado conforme a necessidade do paciente. Tem controle pressórico e necessita de válvulas de condução mandatórias de fluido sanguíneo e soro fisiológico. 


GABARITO
1. D
2. A
3. B
4. B
5. C
6. A
7. E
8. A
9. C
10. C

3 comentários: