segunda-feira, 3 de outubro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde do Trabalhador [3].


1. Sobre as situações de exposição a riscos biológicos para a saúde do profissional de saúde, considere as afirmativas abaixo.
I – O trabalhador pode deixar o local de trabalho com equipamento de proteção individual usado, desde que se responsabilize pela higienização do mesmo.
II – O empregador não tem responsabilidade sobre o fornecimento e a reposição de Equipamentos de Proteção Individuais não descartáveis.
III – O empregador deve providenciar locais adequados para fornecimento de vestimentas limpas e para deposição das usadas.

Está correto APENAS o que se afirma em

a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) II e III

2. O credenciamento dos serviços, como Sentinela de Notificação Compulsória de Acidentes e Doenças Relacionados ao Trabalho, será feito de acordo com as diretrizes e orientações referentes à(ao)

a) Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST).
b) Lei Orgânica da Saúde (LOS).
c) Norma Operacional de Saúde do Trabalhador (NOST).
d) Constituição Federal Brasileira (CFB).
e) Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

3. Após o uso do material perfuro cortante, os cuidados relacionados ao descarte incluem

a) usar recipiente rígido, resistente a punctura, no local da geração do resíduo.
b) desconectar as agulhas da seringa antes de descartá-las dentro do recipiente apropriado.
c) descartar em sacos impermeáveis de cor laranja conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
d) esvaziar o recipiente quando este atingir 2/3 de sua capacidade.
e) encaminhar para descontaminação prévia antes do descarte e reaproveitamento.

4. Distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso cuja causa está intimamente ligada à vida profissional. Estresse ocupacional que acomete profissionais envolvidos com qualquer tipo de cuidado em uma relação de atenção direta, contínua e altamente emocional, sendo que as profissões mais vulneráveis são geralmente as que envolvem serviços, tratamento ou educação. Trata-se da Síndrome

a) do Pânico.
b) de Bournout.
c) de Angelman.
d) de Guillain-Barré.
e) de Estocolmo.

5. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, os causadores de acidentes aos profissionais da saúde no ambiente de trabalho estão os agentes, dentre outros,

a) ergonômicos, físicos e alimentares.
b) físicos, químicos e aéreos.
c) aéreos, químicos e biológicos.
d) físicos, químicos e biológicos.
e) alimentares, mecânicos e ergonômicos.

6. Ao analisar a pauta durante a reunião, a enfermeira propõe a discussão sobre os aspectos toxicológicos ambientais e ocupacionais, em relação ao risco de câncer ocupacional, pois segundo o Instituto Nacional do Câncer, considera-se que

a) as ações relacionadas à interlocução de saúde-trabalho e câncer são amplamente facilitadas, pois possuem lócus de ação única no Ministério da Saúde, o que facilita o diálogo e a viabilização de ações efetivas.
b) a responsabilização nas ações para suprir todas as lacunas da esfera governamental cabe às empresas, devido a fragmentação das políticas públicas de saúde do trabalhador e a inexistência de legislações sobre prevenção de riscos ambiental e ocupacional.
c) a prevenção na área de Saúde do Trabalhador pressupõe atuar, dentre outras, nos determinantes do processo de adoecimento relacionado ao trabalho, nos ambientes e processos de trabalho danosos à saúde.
d) a situação do trabalhador com câncer envolve práticas de assistência e terapêutica de baixo custo, e as medidas preventivas não são influenciadas por comportamento pessoal, ocupacional e ambiental na exposição aos agentes cancerígenos.
e) o grande número de agentes físicos e químicos, excluindo-se os biológicos, presentes nas esferas ambiental e ocupacional, aumentam o risco de câncer, justificando a necessidade de divulgação sobre o potencial cancerígeno desses agentes.

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES 7 E 8


7. A respeito dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, assinale a opção correta.

a) Fazem parte da melhoria do ambiente de trabalho e controle das condições de risco para a saúde: identificação, no trabalho das condições de risco para a saúde; caracterização da exposição e quantificação das condições de risco; discussão e definição das alternativas de eliminação ou controle das condições de risco; implementação e avaliação das medidas adotadas.
b) Produtos vendidos sob nomes comerciais, sem informação detalhada quanto à composição química, geralmente, criam problemas para o reconhecimento de riscos. Essas informações não cabem ser exigidas dos fabricantes e fornecedores, devendo-se solicitar a análise das amostras, que garante maior confiabilidade e menor custo.
c) O profissional encontra, com facilidade, os dados para o estabelecimento do nexo ou da relação trabalho-doença, principalmente, pela precisão na identificação de fatores de risco e(ou) situações a que o trabalhador está ou esteve exposto a condições potencialmente lesivas para sua saúde.
d) O médico e a equipe de saúde, responsáveis pelo atendimento do trabalhador, devem buscar um relacionamento de cooperação com os colegas do paciente. Considerando a natureza harmoniosa dessas relações, torna-se desnecessário que os procedimentos sejam registrados e documentados.
e) Estabelecida a relação causal ou o nexo entre a doença e o trabalho desempenhado pelo doente, o profissional ou a equipe responsável pelo atendimento deve passar a responsabilidade ao profissional adequado, isentando-se de demais responsabilidades.

8. Ainda, com relação aos agravos à saúde relacionados ao trabalho, bem como sobre o controle dos fatores de risco para a melhoria dos ambientes e das condições de trabalho, assinale a opção correta.

a) O reconhecimento das condições de risco no trabalho envolve um conjunto de procedimentos que visa definir se existe ou não um problema para a saúde do trabalhador e, no caso afirmativo, repassar os dados para outra esfera resolutiva.
b) Para reconhecer as condições de risco, é suficiente a comprovação da existência de uma única forma de geração de risco.
c) Uma das barreiras mais seguras do corpo humano é a pele, pois elementos nocivos não são absorvidos pela pele intacta.
d) Informações sobre o estado de saúde do trabalhador, como queixas, sintomas e outros efeitos sobre a saúde, bem como modificações precoces nos parâmetros de saúde, também podem auxiliar na identificação de condições de risco existentes no ambiente de trabalho.
e) Entre as vias de entrada, no organismo, de agentes químicos e poeiras a digestiva é a mais importante, principalmente, devido às doenças causadas pela má higiene pessoal e pela falta de cuidados padrões.

9. 

a) produtos radioativos.
b) material reciclável.
c) cuidado: perigo.
d) extintor de incêndio.
e) material infectante.

10. De acordo com o Ministério da Saúde, os fatores de risco para LER/DORT estão relacionados com

a) a exposição a ruído elevado, ocasionando alterações na audição por tensão muscular.
b) aumento da tensão muscular ou reação generalizada de estresse decorrente das exigências cognitivas.
c) inflamação em cintura escapular devido à posição desfavorável no arrranjo físico de equipamentos e materiais, em um dia de trabalho.
d) estiramento do tendão do bíceps durante as manobras de reanimação cardiopulmonar, em uma parada cardiorrespiratória.
e) cervicalgia ocasionada por movimentação excessiva durante a mudança do mobiliário para outro ambiente de trabalho.


GABARITO
1. C
2. A
3. A
4. B
5. D
6. C
7. A
8. D
9. E
10. B

Nenhum comentário:

Postar um comentário