segunda-feira, 3 de outubro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde do Trabalhador [1].


1. A enfermagem do trabalho atua em uma instituição, visando a promoção da saúde do trabalhador, proteção contra os riscos decorrentes das atividades laborais, e também na educação continuada referente à saúde do trabalhador. Portanto a participação nos programas de treinamento e aprimoramento de pessoal de saúde, particularmente nos programas de educação continuada, é uma atribuição:
Marque  a CORRETA.

a) privativa do enfermeiro. 
b) do técnico de enfermagem do trabalho.
c) do auxiliar de enfermagem do trabalho.
d) do enfermeiro integrante da equipe de saúde.
e) do enfermeiro docente em programas de saúde.

2. Analise o exemplo que se segue: uma Enfermeira  é  contratada por uma Empresa de Médio Porte, para prestar assistência à saúde dos trabalhadores, no primeiro momento ela analisa toda situação do ambiente laboral, reúne os funcionários realiza uma abordagem coletiva sobre a Saúde do Trabalhador, ouve as queixas e relatos dos funcionários sobre seus problemas de saúde. E em seguida resolve atender individualmente os profissionais seguindo  um cronograma de agendamento. A Resolução COFEN no 358/2009 dispõe que o Processo de Enfermagem realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas e associações comunitárias, e outros ambientes assistidos pelo Enfermeiro é usualmente denominado como:

a) planejamento de enfermagem. 
b) acolhimento de enfermagem.
c) consulta de enfermagem.
d) coleta de dados.
e) triagem de enfermagem.

3. Ao levarmos em consideração o processo de organização do trabalho de enfermagem, o desenvolvimento de um Programa de Saúde Ocupacional consistente da gestão de segurança e saúde do trabalhador exige que, inicialmente, seja feito(a):
a) um programa minucioso de prevenção de riscos ambientais e ocupacionais.
b) um levantamento das reais condições de saúde e segurança apresentadas e dos riscos a que estão expostos os trabalhadores.
c) um programa detalhado de saúde e segurança do trabalho.
d) uma definição da política de promoção e de prevenção de saúde, bem como dos riscos que pretendemos observar.
e) uma definição da política assistencial de intervenção baseada nos riscos ocupacionais.

4. Entre as doenças laborais, a Síndrome de Burnout é a doença ocupacional a que estão mais expostos os profissionais das áreas de saúde, educação e serviços assistenciais. Nela, ocorre adoecimento físico e psíquico, que compromete os resultados do trabalho. Esse acometimento repercute nas organizações, pois gera elevado índice de absenteísmo, aumento de conflitos interpessoais. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir. 

I. A Síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico decorrente de um estado de tensão emocional e estresse crônico provocados por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. 
II. A Síndrome de Burnout caracteriza-se por euforia, despersonalização, reviviscência episódica de evento estressor e diminuição do envolvimento pessoal no trabalho, em especial a debilidade mental. 
III. Há vários estressores ocupacionais vivenciados pelos profissionais da área de saúde que afetam diretamente o seu bem-estar, e, se persistentes, podem levar à Síndrome de Burnout. 
IV. Os estressores ocupacionais para enfermeiros estão relacionados à atuação profissional, ambiente de trabalho, administração de pessoal, relacionamento interpessoal, assistência prestada e vida pessoal. 

É CORRETO apenas o que se afirma em

a) II. 
b) III e IV. 
c) I, II e III. 
d) I, II e IV. 
e) I, III e IV

5. As dermatoses ocupacionais podem ser entendidas como alterações encontradas nas mucosas, pele e seus anexos que sejam direta ou indiretamente causadas, condicionadas, mantidas ou agravadas por agentes presentes na atividade ocupacional ou no ambiente de trabalho.  Com relação às dermatoses ocupacionais, é correto afirmar que: 

a) os fatores condicionadores que contribuem diretamente para o seu aparecimento são os agentes ergonômicos existentes no meio ambiente, atuando diretamente sobre o tegumento, quer causando, quer agravando dermatose preexistente.
b) a inspeção do local de trabalho é pouco produtiva no recolhimento de dados importantes sobre os agentes potencialmente irritantes ou alergênicos, causadores de dermatoses. 
c) os agentes: biológicos (bactérias, fungos, leveduras, vírus e insetos), físicos (radiações não-ionizantes, calor, frio, eletricidade) e químicos (cimento, solventes, detergentes, e ácidos) podem causar dermatoses ocupacionais ou funcionar como fatores desencadeantes, concorrentes ou agravantes.
d) o atendimento no ambulatório da empresa, inspeção periódica aos locais de trabalho, exames periódicos e tratamento precoce das lesões são exemplos de prevenção primária às dermatoses ocupacionais.
e) a não utilização de proteção adequada ou sua utilização incorreta, além da não observância pelo trabalhador das normas de higiene e segurança padronizadas para a atividade que executa, são fatores que não influenciam no aparecimento de dermatoses ocupacionais.

6. A saúde do trabalhador  conforme o  Sistema Único de Saúde (SUS) é entendida como um conjunto de ações de:  Marque  a CORRETA.

a) Vigilância epidemiológica e sanitária, abrangendo somente a promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, ficando para a saúde suplementar a recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores
b) Vigilância epidemiológica e sanitária, promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho 
c) Vigilância epidemiológica e sanitária, ficando para a rede privada de saúde a assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho 
d) Participação, no âmbito de competência do SUS e da rede privada de saúde, nos estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existente no processo de trabalho
e) Participação, no âmbito de competência do SUS e da rede privada de saúde, na normatização, fiscalização e controle das condições de produção, extração, armazenamento e distribuição de substâncias nocivas à saúde do trabalhador.

7. Visando a segurança do trabalhador de enfermagem, a higiene no trabalho compreende fases como a de reconhecimento de riscos, na qual é necessário conhecer, dentre outros: 

I. as condições de saúde dos trabalhadores e suas queixas. 
II. as fontes potenciais de contaminantes, possibilidade de se criarem condições perigosas, disposição de equipamentos. 
III. a toxicologia dos produtos em uso e as atividades dos profissionais de enfermagem. 
IV. as áreas de armazenamento de produtos químicos, que devem ser fechadas, sem ventilação e sinalizadas. 

É correto o que consta em:

a) I e II, apenas. 
b) II e III, apenas. 
c) I e IV, apenas. 
d) I, II e III, apenas. 
e) I, II, III e IV. 

8. Com relação à competência do Enfermeiro do Trabalho no exercício de suas funções, analise as afirmativas a seguir.

I. Coordenar, elaborar e executar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e seus desdobramentos técnicos e legais. 
II. Utilizar o processo de enfermagem (histórico de saúde, diagnóstico, plano assistencial, plano de cuidados, evolução e prognóstico) para identificar, analisar e avaliar os problemas de saúde dos trabalhadores. 
III. Coordenar, executar e avaliar as atividades de enfermagem nas ações de saúde, nas urgências, emergências e em procedimentos como imobilização, curativos, retirada de corpo estranho, entre outras. 

Assinale: 

a) se somente a ação I estiver correta. 
b) se somente a ação II estiver correta. 
c) se somente a ação I e II estiverem corretas. 
d) se somente as ações II e III estiverem corretas. 
e) se somente as ações I e III estiverem corretas.

9. São atribuições do enfermeiro do trabalho, exceto: 

a) Prestar os primeiros socorros no local de trabalho, em caso de acidente ou doença, fazendo curativos ou imobilizações especiais, administrando medicamentos e tratamentos e providenciando o posterior atendimento médico adequado, para atenuar consequências e proporcionar apoio e conforto ao paciente. 
b) Treinar os trabalhadores, instruindo-os sobre o uso de roupas e material adequado ao tipo de trabalho, para reduzir a incidência de acidentes. 
c) Executar e avaliar programas de prevenção de acidentes e de doenças profissionais e não profissionais, coordenar do PCMSO, fazendo análise de fadiga, dos fatores de insalubridade, dos riscos e das condições de trabalho do menor e da mulher, para propiciar a preservação da integridade física e mental do trabalhador. 
d) Estudar as condições de segurança e periculosidade da empresa, efetuando observações nos locais de trabalho e discutindo-as em equipe, para identificar as necessidades no campo de segurança, higiene e melhoria do trabalho. 

10. Os ambientes de trabalho, em seu contexto, tem significado morte, doença e incapacidade para um grande número de trabalhadores ao longo da história da humanidade. Constituem-se no conjunto de todas as condições de vida no local de trabalho, nas complexas condições de produção em que a força de trabalho e o capital transformam-se em mercadoria e lucro. Nesses ambientes, as circunstâncias vivenciadas pelo trabalhador para a execução de suas atividades tendem a ser incoerentes com os objetivos de qualidade exigidos para a produção, assim como são incompatíveis com as características e as necessidades humanas para a realização das atividades laborais (ASSUNÇÃO, 2013).

Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir:

I) As condições necessárias para a realização do trabalho em ambiente saudável envolvem as características do local de trabalho, as dimensões, a iluminação, a ausência de poeiras, de gases, de vapores ou de fumaças prejudiciais;
II) As circunstâncias laborais englobam também as questões relativas, ao tipo de trabalho, à posição assumida pelo trabalhador, ao horário de trabalho diário e aos turnos de trabalho;
III) O desconhecimento ou falta de treinamento dos trabalhadores para exercer as atividades laborais, não interferem nas medidas que deverão ser adotadas para prevenção de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais;
IV) O ambiente de trabalho possui a capacidade de provocar danos específicos e não específicos à saúde de quem trabalha, em razão da multiplicidade de fatores de risco ocupacionais;

É correto apenas o que se afirma em:

a) I e III.
b) I e II.
c) I e IV.
d) I, II e IV.
e) Todas as afirmativas.

11. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-CIPA, é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. Neste contexto, identifique os objetivos da CIPA: 

I. O objetivo básico da CIPA é contribuir com a gestão dos serviços na elaboração de exames periódicos e treinamentos.
II. O objetivo básico da CIPA é fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
III. A CIPA também tem por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de risco, com a participação do maior número de trabalhadores e com a assessoria do SESMT. 
IV. A CIPA também implementa as capacitações da equipe de funcionários de empresa sistematicamente. 
V. A CIPA tem como competência elaborar, acompanhar e rever periodicamente o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. 

E marque a resposta correta: 

a) II e III. 
b) I e IV. 
c) III e V. 
d) II, IV e V. 
e) Todas estão corretas. 

12. Analise as afirmativas a seguir, relativas aos indicadores de segurança que refletem as condições de trabalho a serem avaliadas em uma empresa:

I) Taxas de frequência de acidentes de trabalho e gravidade a cada dois anos;
II) Nível de conhecimento dos trabalhadores sobre os riscos expostos;
III) Grau de obediência às normas de segurança do trabalho;

As afirmativas corretas são:

a) Somente II;
b) Somente III;
c) Alternativas I e II;
d) Alternativas I e III;
e) Alternativas II e III.

13. Um Técnico de Enfermagem deve ser advertido por escrito quando, transgredindo as recomendações de ordem pessoal previstas na Norma Regulamentadora n°32, apresentar o seguinte comportamento:

a) usar propés, gorro e máscara em área de acesso restrito.
b) alimentar-se em áreas assistenciais nos plantões tranquilos.
c) guardar sua refeição na geladeira da copa do seu andar.
d) usar jaleco ou avental sempre abotoado.
e) usar uniforme privativo no centro cirúrgico.

14. No que diz respeito aos acidentes com produtos químicos, considere as afirmativas abaixo e marque.

I) Em caso de ingestão, sempre devemos provocar vômitos após a ingestão de grande quantidade de leite.
II) Em caso de contato de substância corrosiva com a pele, use sempre um saquinho com água e pedras de gelo. Depois de 15 minutos, use uma pomada de vaselina.
III) Caso haja contato com os olhos, lave-os abundantemente com solução de cloreto de sódio a 9 %.

a) Se somente a afirmativa I estiver correta.
b) Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
c) Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
d) Se todas as afirmativas estiverem corretas.
e) Se todas as afirmativas estiverem erradas.

15. Assinale a alternativa correta. Cabe aos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), no âmbito da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST).

a) Desempenhar as funções de suporte técnico, de educação permanente, de coordenação de projetos de promoção, vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores, no âmbito da sua área de abrangência.
b) Dar apoio matricial para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador exclusivamente na atenção primária em saúde.
c) Atuar exclusivamente como pólo de ações de vigilância sanitária. 
d) Desenvolver ações de saúde do trabalhador nos serviços de urgência e emergência, exceto na atenção primária. 


GABARITO
1. D
2. C
3. B
4. E
5. C
6. B
7. D
8. D
9. C
10. D
11. A
12. E
13. B
14. E
15. A

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