1. Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, por meio de campanhas, programas de duração permanente, é de competência do
a) Programa de Elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário.
b) Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
c) Programa de Controle Médicos de Saúde Ocupacional.
d) Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
e) Programa de Prevenção de Riscos Ocupacionais.
2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, que deverá conter, dentre outras, a análise
I. dos egressos e do contexto.
II. global da empresa.
III. da população de trabalhadores.
É correto o que consta em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
3. Uma vez estabelecida a relação causal ou o nexo entre a doença e o trabalho desempenhado pelo trabalhador, o profissional ou a equipe responsável pelo atendimento deverá assegurar a(o)
a) avaliação do posto de trabalho.
b) elaboração do mapa de riscos.
c) realização do inquérito coletivo.
d) implementação da avaliação ambiental.
e) estabelecimento da terapêutica adequada.
4. O enfermeiro do trabalho deve ficar atento às fontes de insatisfação no trabalho, intervindo, sempre que possível, com vistas à saúde do trabalhador. São fontes de insatisfação no trabalho:
a) ambiente físico e psicossocial; organização e estresse.
b) ambiente físico e psicossocial; organização e posto de trabalho.
c) ambiente físico e psicossocial; jornada de trabalho e organização.
d) jornada de trabalho; organização; remuneração e estresse.
e) jornada de trabalho; organização; remuneração e posto de trabalho.
5. A norma regulamentadora (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego, que deve ser observada na constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes em um estabelecimento de saúde, é a
a) NR – 2.
b) NR – 5.
c) NR – 8.
d) NR – 11.
e) NR – 13.
6. Uma enfermeira de uma Unidade de Terapia Intensiva observou que as vestimentas de trabalho estão sendo levadas por seus funcionários para higienização. Ela procurou a Diretoria de Saúde Ocupacional solicitando parecer sobre a situação, pois acredita que tais vestimentas deveriam ser lavadas e armazenadas na própria instituição. Sobre essa situação, assinale a alternativa correta.
a) A higienização, guarda e manutenção de equipamentos de proteção individual são responsabilidade do empregado.
b) Ao empregador, cabe exclusivamente a disponibilidade de EPI aos empregados.
c) A responsabilidade do empregador é de facilitar a compra da vestimenta de trabalho para os empregados de nível médio.
d) A higienização das vestimentas utilizadas nos serviços de tratamento intensivo deve ser de responsabilidade do empregador.
e) os servidores são responsáveis por apresentarem-se asseados e limpos em todos os setores da instituição, devendo, por isso, responsabilizarem-se pela higienização de suas vestimentas.
7. Conforme a Norma Regulamentadora 32 do Ministério do Trabalho e Emprego, assinale a alternativa correta.
a) O serviço de saúde é responsável pelo subsidio parcial da administração de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B ou outras que se fizerem necessárias conforme cada situação. Já o controle de eficácia da imunização, quando recomendado, é de obrigação integral do empregador.
b) Os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser os responsáveis pelo seu descarte, assim como pelos cuidados adicionais em caso de reencape de agulhas. A mesma responsabilidade é observada na substituição de recipientes destinados ao descarte desse material.
c) Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar suas atividades após realização de curativo oclusivo em toda extensão da lesão, cabendo ao empregado os custos oriundos desse procedimento.
d) A existência de lavatório para higiene das mãos provido de água corrente, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual é obrigatória em enfermarias de pacientes com doenças infectocontagiosas e facultativa em outras situações de risco de exposição a material biológico.
e) Sempre que houver transferência permanente ou ocasional de um trabalhador para um outro posto de trabalho, que implique em mudança de risco, esta deve ser comunicada de imediato ao médico coordenador ou responsável pelo PCMSO.
8. Numa petroquímica, o enfermeiro do trabalho, ao realizar exame de saúde em um trabalhador, identifica estado de estresse pós-traumático. Esse efeito na saúde do trabalhador ocorre por reação após
a) trabalho em turnos.
b) acidente grave de trabalho.
c) problemas relacionados com o emprego e desemprego.
d) ritmo de trabalho penoso.
e) desacordo com o patrão e colegas.
9. Sobre a perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR) e relacionada ao trabalho, é correto afirmar que
a) a PAIR é passível de progressão, uma vez cessada a exposição ao ruído intenso.
b) a PAIR é irreversível e quase sempre unilateral.
c) o surgimento de PAIR pode ser potencializado por exposição concomitante à vibração.
d) a PAIR é um comprometimento auditivo neurossensorial leve, com pouca possibilidade de prevenção.
e) o diagnóstico da PAIR pode ser estabelecido apenas por anamnese ocupacional e avaliação audiológica.
10. Mulher de 37 anos, telefonista, tem apresentado dormência, formigamento e sensação de pontadas ou agulhadas em membro superior direito. As dores iniciaram a algum tempo e recentemente estão ocasionando dificuldade de movimentação e desconforto. Após avaliação médica, foi identificado um quadro de Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho. Sobre as DORT, assinale a alternativa correta.
a) No desenvolvimento da doença, os fatores mais relevantes são sempre os mecânicos, havendo pouca ou nenhuma relação com fatores sociais, familiares e econômicos.
b) Os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes são as tendinites (particularmente do ombro, cotovelo e punho), são raros os caso de lombalgias (dores na região lombar) e mialgias (dores musculares) relacionadas ao trabalho.
c) Esses distúrbios são de difícil tratamento e, infelizmente, os casos mais graves ou que não respondem ao tratamento clínico, ainda que sejam realizados procedimentos cirúrgicos são irreversíveis.
d) Um ambiente de trabalho organizado reduz muito a possibilidade de um indivíduo desencadear um distúrbio musculoesquelético.
e) Qualquer tipo de trabalho pode desencadear DORT, havendo relação direta com seu modo de execução e com o local de trabalho, não havendo influência de aspectos constitucionais da pessoa.
11. Após acidente do trabalho com lesão visível na cabeça, a vítima queixa-se de dor no pescoço. A conduta do enfermeiro, primeiramente, deverá ser
a) imobilizar adequadamente a coluna cervical.
b) verificar sinais vitais.
c) perguntar à vítima como ocorreu o acidente.
d) mantê-la em decúbito dorsal com a cabeça elevada a 45º.
e) examinar o pescoço em busca de edema, eritema e equimose.
12. Para garantir a atenção integral à saúde dos trabalhadores existem os Centros Estaduais e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e a rede de serviços sentinela de média e alta complexidade capazes de diagnosticar os agravos à saúde que têm relação com o trabalho e de registrá-los no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN NET). Essa rede, integrada à rede de serviços do SUS, é uma estratégia denominada
a) EST − Estratégia Saúde do Trabalhador.
b) EST/SUS − Estratégia Saúde do Trabalhador no SUS.
c) ERST - Estratégia de Referência à Saúde do Trabalhador.
d) RESTSUS - Rede Saúde do Trabalhador no SUS.
e) RENAST - Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.
GABARITO
1. D
2. D
3. E
4. C
5. B
6. D
7. E
8. B
9. C
10. D
11. A
12. E
Nenhum comentário:
Postar um comentário