LETRA "I"
1. Icterícia: coloração amarelada da pele e do globo ocular.
2. Ileite regional: doença inflamatória crônica, que se manifesta por períodos de diarréia e dor abdominal em cólica; também conhecida como doença de Crohn.
3. Ileostomia: abertura do íleo.
4. Ilhota de Langherans: tecido situado no pâncreas, com função de produção de insulina.
5. Impaludismo (malária): trata-se de infecção parasitária grave, transmitida pelo mosquito Anopheles, praticamente restrito no Brasil à região amazônica.
6. Impetigo: dermatose frequente e comum, que afeta as crianças. Localiza-se de preferência ao nível dos dedos e do rosto.
7. Impotência: falta de poder, de ter ou manter a ereção do pênis (homem) e consequente incapacidade para realizar ou completar o ato sexual.
8. Impúbere: aquele indivíduo que ainda não atingiu a puberdade.
9. Imunidade: resistência às condições causadoras de doenças, especialmente às infecções, por ação de substâncias denominadas anticorpos.
10. Imunodeficiência: manifestação funcional de queda da capacidade de reação imunitária, como se observa em casos de AIDS.
11. Imunoglobulina: globulina plasmática com função de constituir anticorpos, classificadas pela eletroforese em grupos G, A, M, D, E, informadas pelo símbolo Ig.
12. Imunossupressor: produto farmacológico que reduz a formação de anticorpos, usados principalmente em casos de transplantes de órgãos.
13. Inalação: absorção pelas vias respiratórias de substâncias em estado gasoso, liquido (aerossol, nevoeiro, vapor) por acidente ou necessidade terapêutica.
14. Inanição: enfraquecimento do estado geral, em consequência de privação total de alimento durante um período prolongado.
15. Inapetência: redução do desejo de ingestão de alimentos ou da vontade sexual.
16. Incapacidade funcional: impedimento do desempenho laborativo decorrente de doença ou acidente.
17. Incisão: abertura; corte.
18. Incompatibilidade sanguínea: impossibilidade de misturar dois tipos de sangue, por exemplo, numa transfusão, sem que ocorram imediatamente modificações patológicas graves.
19. Incontinência: emissão involuntária de urina ou fezes.
20. Incoordenação: perda da capacidade de coordenar os movimentos, como nos casos de dismetria e hipermetria.
21. Incurável: diz-sede uma doença que não tem cura.
22. Inércia: estado de torpor, lassidão, moleza, com perda da capacidade de ação e reação; também pode designar incapacidade funcional de um órgão, como a falta de contração uterina no parto.
23. Infarto cerebral: obstrução total ou parcial de artéria que irriga o cérebro, por formação de trombo em placa de aterosclerose, seja em artéria carótida interna ou vertebral, ou em seus ramos, levando à um quadro de acidente vascular cerebral (derrame), de maior ou menor intensidade, dependendo da localização e presença de circulação colateral que possa suprir a zona afetada.
24. Infarto intestinal: consiste na obstrução de um ramo terminal de um vaso mesentérico, onde a área que sofreu o infarto corresponde a um fragmento mais ou menos longo do mesentério e do intestino delgado.
25. Infarto do miocárdio: é consequência da obstrução de uma artéria coronária por um coágulo de sangue sobre a placa de gordura que estava em sua parede, impossibilitando assim, que uma quantidade suficiente de sangue chegue até aquela área do músculo cardíaco. Dentre os fatores de risco que podem levar uma pessoa ao infarto estão o diabetes, o tabagismo, a hipertensão arterial, histórico familiar de problemas coronarianos, alto índice de colesterol, sedentarismo, obesidade, ansiedade e o estresse emocional.
26. Infarto pulmonar - tromboembolismo pulmnoar (TEP): é consequência de embolia de um ramo periférico da artéria pulmonar:
27. Infecção puerperal (febre puerperal): quadro infeccioso que se origina no aparelho genital no período que sucede ao parto recente.
28. Infectante: aquele que é capaz de causar ou transmitir uma infecção.
29. Influenza: virose produtora de quadro gripal de intensa manifestação clínica. Atualmente, os seus grupos A e B, provocam surtos epidêmicos mundiais. A vacinação confere boa imunidade.
30. Insolação: queimadura da pele causada por exposição prolongada aos raios solares.
31. Insonia: se caracteriza pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final.
32. Insulina: hormônio secretado pelas ilhotas de Langerhans do pâncreas, responsável pelo metabolismo intracelular do açúcar, formação e o armazenamento das gorduras, do glicogênio e de algumas proteínas.
33. Intercostal: espaço entre os arcos costais, compostos pelos músculos intercostais.
34. Interescapular: região anatômica localizada entre as omoplatas.
35. Interferon: proteína de alto peso molecular, formada a partir dos anticorpos, com importante ação antiviral. Atualmente sintetizada e comercializada; não tem ação uniforme em todas viroses. Utilizado com boas respostas em hepatite B crônica, tricoleucemias, melanoma, condiloma acuminado.
36. Intermação: conjunto de distúrbios, às vezes graves, decorrentes da exposição do corpo a uma temperatura elevada em ambientes fechados.
37. Intertrigo: manchas avermelhadas (eritema) que provoca formação de pequena secreção com pus e se desenvolve ao nível das superfícies de fricção entre duas regiões cutâneas contíguas. Localizando-se com frequência em pregas naturais (axilas, pescoço, ânus, períneo, prega do joelho, comissuras interdigitais, sulco retro-auricular, etc.).
38. Intoxicação: reação provocada pela ação de substâncias tóxicas sobre o organismo.
39. Intoxicação alimentar: intoxicação frequentemente coletiva, em consequência de ingestão de alimentos deteriorados e contaminados com bactérias virulentas.
40. Intubação: introdução de um tubo (cânula) num conduto natural.
41. Iodismo: conjunto de manifestações observadas em caso de intoxicação por iodo.
42. Iridectomia: ressecção de parte da íris com finalidade de reduzir a pressão intra-ocular do glaucoma ou reduzir as consequências de uma iridociclite.
43. Iridociclite: processo inflamatório da íris e do corpo ciliar.
44. Irritação: conjunto de manifestações, frequentemente de ordem inflamatória, consecutivas à ação de um agente físico ou químico sobre a pele.
45. Iso-imunização: aparecimento, no sangue, de aglutininas capazes de destruir certos glóbulos vermelhos que pertencem a pessoas da mesma espécie.
46. Isotérmico: aquilo que ocorre com a mesma temperatura, sempre constante.
47. Isquemia: diminuição localizada da circulação sanguínea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário