domingo, 9 de outubro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde do Adulto [11].


1. Doença renal crônica consiste em lesão, perda progressiva e irreversível da função dos rins. Os principais grupos de risco para o desenvolvimento desta patologia são diabete mellitus, hipertensão arterial e história familiar. Além destes, outros fatores estão relacionados à perda de função renal, como glomerulopatias, doença renal policística, doenças autoimunes, infecções sistêmicas, infecções urinárias de repetição, litíase urinária, uropatias obstrutivas e neoplasias. O processo de enfermagem representa um método sistemático e humanizado de prestação de cuidados, constituído de cinco passos: investigação, diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação ou intervenções de enfermagem, e avaliação.

Leia as assertivas abaixo e marque a alternativa que compreende uma intervenção de enfermagem associado ao diagnóstico de enfermagem déficit de volume de líquidos prejudicado

a) Monitorar a ingestão de líquidos; medir o débito urinário; orientar sobre técnicas mencionais; observar presença de edemas no corpo; orientar quanto à ingestão de alimentos hipossódicos.
b) Observar cianose; Observar sinais de desidratação; Observar coloração da mucosa; Orientar para manter os cuidados de higiene; Proporcionar ambiente confortável. 
c) Orientar que o paciente seja movimentado no leito; Monitorar e registrar diariamente qualquer sinal de complicação de imobilidade; 
d) Orientar a acompanhante para a realização de atividade recreativa no leito; Realizar higiene corporal e do couro cabeludo no leito. 
e) Observar e registrar sinais de infecção; Avaliar a ferida cirúrgica incluindo localização e tamanho; Orientar o motivo do aumento de dias de internação hospitalar.

2. As provas de função renal são distribuídas em três categorias gerais: provas predominantemente de função glomerular, provas que refletem lesão glomerular e/ou tubular grave e provas de função predominantemente tubular. Assinale, respectivamente a alternativa que contempla a divisão das categorias de prova da função renal: 

a) Depuração de Creatinina, uremia e creatinina sérica; 
b) Depuração de Creatinina, Creatinina sérica e osmolaridade; 
c) Densidade, uremia e depuração da ureia;
d) Depuração de Creatinina, uremia e depuração de ureia.

3. Sobre a Úlcera Péptica, assinale a alternativa correta. 

a) Na úlcera gástrica a dor ocorre geralmente à noite, sendo aliviada pela ingestão de alimentos sólidos não ácidos. 
b) A úlcera gástrica representa 80% das úlceras pépticas, existindo uma hiperssecreção de ácidos no estômago.
c) O tratamento farmacológico das úlceras pépticas é realizado com citoprotetores e anti-ácidos, desta forma não se fazem necessárias modificações alimentares.
d) O uso crônico de drogas antiinflamatórias não-esteróides não é um fator predisponente ao surgimento de úlcera péptica.
e) Cerca de 80% das úlceras pépticas são duodenais, sendo a hemorragia menos comum que na úlcera gástrica.

4. A hepatite que mais comumente evolui para a cronicidade é a causada pelo:

a) Vírus A.
b) Vírus B.
c) Vírus C.
d) Vírus D.
e) Vírus E.

5. A insuficiência hepática grave apresenta como uma das complicações a encefalopatia hepática. Alguns dos sinais e sintomas desta complicação, no seu estágio inicial, são

a) ingestão aumentada de líquidos, hiperglicemia, febre intermitente e anúria.
b) acidente vascular encefálico isquêmico, hemiplegia, perda da sensibilidade dolorosa nas extremidades e anorexia nervosa.
c) nível normal de consciência com períodos de letargia e euforia, asterixe, escrita prejudicada e padrão de sono alterado.
d) edema agudo de pulmão, trombofilia, parestesia e espasmo esofágico.
e) febre, rigidez de nuca, perda de campos visuais laterais e edema de córnea.

6. Considerando as principais modalidades dialíticas e os cuidados de enfermagem durante esses procedimentos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 

( ) A hemodiafiltração (HDF) refere-se a uma combinação de diálise e hemofiltração. Nessa modalidade há necessidade da infusão de solução de reposição. 
( ) A hemofiltração (HF) é uma submodalidade da hemodiálise intermitente (HDI), em que o tempo de diálise é estendido entre 6 e 12 horas, permitindo uma remoção maior e mais gradual de solutos e líquidos.
( ) Antes da diálise peritoneal, deve-se mensurar a circunferência abdominal, para que possa ser avaliada a presença de distensão abdominal e a retenção de volume.

As afirmativas são, respectivamente,

a) V, F e V.
b) F, V e F.
c) F, F e V.
d) V, F e F.
e) F, V e V.

7. A diminuição do volume urinário eliminado em 24 horas, que pode estar presente em pacientes com insuficiência renal, choque e desidratação, é denominada

a) oligúria.
b) nictúria.
c) disúria.
d) anúria.
e) poliúria.

8. Na insuficiência renal aguda, o distúrbio hidroeletrolítico que oferece maior risco imediato à vida é a:

a) hipernatremia
b) hipercalemia
c) hiponatremia
d) hipocalemia

9. Uma das condutas recomendadas no tratamento da ascite é a
a) utilização de substitutos do cloreto de sódio por outros contendo hidrato de cloral.
b) paracentese.
c) postura ereta para ativação do sistema renina-angiotensina.
d) terapia osmótica com a sonda de Sengstaken Blakemore.
e) terapia com amônia.

10. Um paciente hospitalizado que apresente cirrose hepática deve

a) ser mantido restrito ao leito e receber higiene corporal no leito.
b) ser pesado e ter sua circunferência abdominal medida toda manhã, em jejum.
c) aumentar a ingestão de sal e água.
d) realizar exercícios motores ativos e usar meias elásticas.


GABARITO
1. A
2. B
3. E
4. C
5. C
6. A
7. A
8. B
9. B
10. B

Um comentário: