1. Devido às Afecções Musculoesqueléticas Relacionadas ao Trabalho − AMERT (LER/DORT) se desenvolverem de forma insidiosa, é importante saber reconhecer os sinais e sintomas a fim de prevenir possíveis danos à saúde do trabalhador. Uma sintomatologia importante a ser pesquisada é quanto à presença de
a) edema no dorso da mão e dedos nos estágios mais avançados, sendo este fato atribuído a microprocessos fibróticos que perturbam o retorno linfático.
b) sinal sudomotor/balanço líquido e dores inespecíficas ou generalizadas, superficiais ou profundas.
c) fadiga muscular e desconforto na fase inicial, que não se recuperam com períodos de repouso.
d) hipotonia na fase inicial, com diminuição do volume dos músculos extensores e flexores dos dedos e do punho.
e) dorso das mãos e dos dedos em forma de garra, ocasionada pela hipertrofia por desuso decorrente da imobilidade gerada pela dor.
2. Mulher, 45 anos, é técnica de enfermagem em um pronto atendimento. Em 31/03/2014, ao sair de seu plantão (07h às 19h), aguardava o transporte coletivo em um ponto de ônibus do outro lado da avenida, em frente ao local de trabalho. Às 19:30, um veículo Fiat Palio conduzido em alta velocidade aproximou-se do ponto de ônibus e, desgovernado, atropelou-a, ferindo outras 2 pessoas. Ela trabalhava há 23 anos na enfermagem, sempre utilizou o transporte coletivo e nunca imaginou que seria atropelada dessa maneira. Sobre o ocorrido, é correto afirmar que
a) não pode ser considerado acidente de trabalho, pois a trabalhadora estava do outro lado da avenida.
b) pode ser considerado acidente de trabalho exclusivamente porque a trabalhadora estava próxima ao local de trabalho.
c) não pode ser considerado acidente de trabalho exclusivamente porque o horário do acidente excedia em 30 minutos o fim do horário de trabalho.
d) pode ser considerado acidente de trabalho porque ocorreu no percurso do local do trabalho para a residência.
e) não pode ser considerado acidente de trabalho porque se trata de dano de terceiros não relacionado à atividade laboral.
3. Paciente, 25 anos, pedreiro, deu entrada no pronto atendimento com ferimento em cabeça após ser atingido por um bloco de cimento que se soltou do teto da construção em que trabalhava. Após atendimento, segue em observação sem evidência de fraturas em crânio ou déficit neurológico. Na ocasião, o paciente afirmou não estar usando EPI porque “o capacete esquenta muita a cabeça”. Quanto aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), é obrigação do trabalhador:
a) adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade.
b) responsabilizar-se pela manutenção periódica.
c) buscar orientação e treinamento sobre uso adequado, guarda e conservação.
d) comunicar ao empregador qualquer alteração que torne o EPI impróprio para uso.
e) substituir imediatamente o EPI, quando danificado ou extraviado.
4. Enfermeira, 33 anos, em 04 de junho de 2014, ao admitir um paciente na sala de emergência do Hospital, perfurou seu dedo indicador com a agulha que havia recém utilizado para coleta de exames laboratoriais, inoculando acidentalmente uma pequena quantidade de sangue do paciente em seu próprio dedo. Ao solicitar autorização para testagem do sangue em função de acidente de trabalho, foi informada que o paciente foi recém-diagnosticado com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, não tendo iniciado ainda o tratamento específico devido ao seu debilitado estado clínico. Sobre acidentes com material perfurocortante, é correto afirmar que
a) em casos de exposições percutâneas é indicada a lavagem exaustiva do local com álcool.
b) a indicação da quimioprofilaxia pós-exposição ao HIV é recomendada para todos os casos com exposição cutânea ou percutânea.
c) a quimioprofilaxia pós-exposição ao HIV tem duração de 5 dias em casos de acidentes de trabalho.
d) a gravidade do risco do acidente está relacionada ao maior volume de sangue visível no instrumento do acidente.
e) a quimioprofilaxia pós-exposição ao HIV consiste em uma boa estratégia de prevenção por sua baixa toxicidade ao ser humano.
5. Paciente, 36 anos, professora do ensino fundamental, procurou o serviço de saúde com lesões de aspecto vesicular, evoluindo para pústulas, seguindo o trajeto do nervo intercostal e troncos, além de dor intensa. Refere início dos sintomas há 2 dias, com rápida evolução. Durante anamnese, a paciente refere ser imunodeprimida e, ao exame clínico, evidencia lesões disseminadas por todo o corpo. Diante da dor intensa da paciente, comorbidades e extensão das lesões, a equipe médica opta por internamento. Ao instituir o isolamento, qual é o tipo de precaução indicado para Herpes Zoster disseminada e o EPI indicado, respectivamente?
a) Precaução para Gotículas / Máscara N95.
b) Precaução para Aerossóis / Máscara N95.
c) Precaução para Gotículas / Máscara cirúrgica.
d) Precaução para Aerossóis / Máscara cirúrgica.
e) Precaução para Contato / Máscara cirúrgica.
6. A síndrome caracterizada por ser o ponto máximo do estresse profissional, que pode ser encontrada em qualquer profissão, mas em especial nos trabalhos em que há impacto direto na vida de outras pessoas, cujo termo adotado significa que o desgaste emocional danifica os aspectos físicos e emocionais da pessoa, é a síndrome de
a) Herzing.
b) Burnout.
c) Turner.
d) Patau.
e) Klinefelter.
7. Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
A ________________ utiliza técnicas da ___________________ para adaptar o ambiente de trabalho ao ser humano de acordo com suas medidas, por exemplo: criando cadeiras, mesas, tesouras e demais objetos que sejam mais fáceis e confortáveis de se manusear; criando objetos que se adaptem ao corpo humano.
a) antropometria / saúde
b) antropometria / ergonomia
c) ergonomia / saúde
d) saúde / ergonomia
e) ergonomia / antropometria
8. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a ocorrência geralmente não planejada que resulta em dano à saúde ou à integridade física de trabalhadores ou de indivíduos do público é considerada
a) evento adverso.
b) acidente de trabalho.
c) circunstância indesejada.
d) incidente.
e) risco.
9. Na área de saúde ocupacional, a enfermagem do trabalho vem assumindo um papel cada vez mais importante, com competências que lhe permitem realizar atividades de promoção da saúde, prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e treinamento em situações de emergência. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
a) A terceira via do atestado de saúde ocupacional (ASO) é encaminhada ao sindicato para fins de controle e fiscalização trabalhista.
b) O técnico de enfermagem portador de lesões nas mãos só poderá iniciar suas atividades com autorização por escrito do enfermeiro.
c) O uso de calçados abertos em hospitais ou postos de saúde é permitido desde que sejam antiderrapantes.
d) Toda empresa é obrigada a fornecer aos trabalhadores, de forma gratuita, equipamentos de proteção individual compatíveis com os riscos a que estão expostos.
e) Os representantes dos empregados na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes são indicados por eles, tendo como prerrogativa a antiguidade na empresa.
10. As normas regulamentadoras relativas à saúde e à segurança do trabalho são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas, pelos órgãos públicos da administração direta e indireta e pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Com referência às normas aplicadas à saúde do trabalhador, assinale a alternativa correta.
a) Após a licença-maternidade, a mulher deverá ser submetida a exame de retorno ao trabalho no primeiro dia útil.
b) O presidente da comissão interna de prevenção de acidentes é escolhido pelos trabalhadores em escrutínio secreto.
c) O adicional de insalubridade para risco biológico de grau mínimo, em empresas públicas, é de 10% sobre o salário mínimo.
d) A elaboração do programa de prevenção de riscos ambientais é de responsabilidade exclusiva do médico e do enfermeiro do trabalho.
e) É proibido, por normatização trabalhista, o uso de gravatas e crachás pendurados com cordão, de anéis, de pulseiras e de alianças, entre outros itens.
11. As caixas de descarte de materiais perfurocortantes são dispositivos que oferecem segurança aos trabalhadores desde que sigam as normas de biossegurança. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta a Norma Regulamentadora (NR) que trata do assunto.
a) comissão interna de prevenção de acidentes
b) programa de prevenção de riscos ambientais
c) atividades e operações perigosas
d) resíduos industriais
e) segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde
12. O trabalho pode provocar acidentes ou doenças, resultando em mortes ou deixando os trabalhadores com sequelas definitivas. As ações na área de promoção e prevenção visam à formulação e à implementação de políticas com o objetivo de reduzir e eliminar adoecimento e morte resultantes das condições dos processos de trabalho. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
a) O acidente de trabalho com material biológico/perfurocortante só pode ser notificado se houver afastamento do trabalhador superior a quinze dias.
b) A bissinose é uma doença pulmonar que acomete trabalhadores expostos a poeiras de carvão.
c) Em casos de lesão por picada de agulhas contaminadas, a primeira conduta a ser feita é a notificação na Medicina do Trabalho.
d) No mapa de risco ambiental, a cor azul corresponde à exposição dos trabalhadores a vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos.
e) Para acondicionamento dos resíduos de saúde, devem ser preenchidos até 2/3 da capacidade dos sacos plásticos.
GABARITO
1. A
2. D
3. D
4. D
5. B
6. B
7. E
8. B
9. D
10. E
11. E
12. E
Nenhum comentário:
Postar um comentário