sexta-feira, 3 de junho de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Mental [3].


1. Com relação aos cuidados de enfermagem psiquiátrica, são considerados, respectivamente, um fator de risco e um estressor:

a) memória remota e intolerância.
b) nível de renda e preconceito.
c) esteriótipo e sexo.
d) sistema de crença e memória imediata.

2. Assinale a alternativa correta:

a) As pessoas atendidas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. São, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas.
b) Crianças e adolescentes com transtornos mentais não são atendidos pelo CAPS, sendo internados em Hospitais Gerais, que tenham as especialidades de Pediatria e Psiquiatria.
c) A atual Política Nacional em Saúde Mental visa o aumento do número de leitos em Hospitais Psiquiátricos.
d) As pessoas atendidas nos CAPS são apenas aquelas que apresentam sofrimento psíquico leve, que lhes possibilita de viver e realizar seus projetos de vida.

3. Com base no modelo assistencial em saúde mental no país e nos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, é INCORRETO afirmar que

a) o tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio.
b) a internação involuntária se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro.
c) a internação psiquiátrica pode ser realizada mediante laudo circunstanciado do enfermeiro ou psicólogo que caracterize os seus motivos.
d) ser tratado em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis é direito do portador de transtorno mental.
e) a pessoa portadora de transtorno mental deve ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.

4. O CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) é um serviço de atendimento em saúde mental do SUS que tem como finalidades gerais, EXCETO:

a) Organizar a rede de serviços de saúde mental de seu território e gerenciar os projetos terapêuticos oferecendo, cuidado clínico eficiente e personalizado.
b) Promover a inserção social dos usuários através de ações intersetoriais que envolvam educação, trabalho, esporte, cultura e lazer.
c) Dar suporte e supervisionar a atenção à saúde mental na rede básica, PSF (Programa de Saúde da Família) e PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde).
d) Prestar atendimento em regime de atenção diária e regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental de sua área.
e) Atender pessoas com transtornos mentais, que apresentam intenso sofrimento psíquico, excluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas).

5. Sobre ações preventivas na área de saúde mental para trabalhadores em hospital, pode-se afirmar que:

a) Situações de crise psiquiátrica são aquelas em que a condição geral do indivíduo é gravemente prejudicada e ele se torna incompetente ou incapaz de assumir responsabilidades pessoais. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem têm capacitação suficiente para intervir na crise ou emergência psiquiátrica.
b) É complexo o cuidado na área de saúde mental uma vez que é necessário tratamento polimedicamentoso e suporte terapêutico breve, que não requer encaminhamento para reabilitação psicossocial.
c) A necessidade do cuidado na área de saúde mental é decorrente de intrínseca relação entre os serviços de saúde, seus profissionais, o paciente e sua família, considerando cada contexto cultural, social e econômico. O enfermeiro do trabalho, por sua vez, conta para o encaminhamento de trabalhadores que dele necessitem, com suficiente infraestrutura de serviços de assistência na área da saúde mental.
d) Transtornos mentais acarretam custos adicionais que comprometem oportunidade de emprego e lazer, no entanto essa não é uma das áreas de atuação do enfermeiro do trabalho.
e) Para um programa de atenção à saúde mental, o enfermeiro do trabalho poderia desenvolver estudos sobre psicofarmacologia, dependência química e promoção de saúde mental, além de conhecer no, município onde atua, os Centros de Atuação Psicossocial (CAPS), os Serviços de Residência Terapêutica (SRT), os Centros de Convivência e o Programa De Volta para Casa.

6. A assistência ao paciente com esquizofrenia deve levar em conta as características que são próprias da doença. Assinale a opção que corresponde aos cuidados de enfermagem adequados a um paciente que apresenta esquizofrenia.

a) O paciente deve ser tratado como um doente e deve ser isolado do grupo social.
b) Nos casos de agitação psicomotora, é necessário advertir o paciente, mostrando o que é real, e realizar a contenção física.
c) É importante mostrar ao paciente a realidade dos fatos, impondo a visão correta e não-distorcida dos dados observados.
d) Deve-se proporcionar confiança ao paciente, mantendo vínculo com ele e ajudando-o a desenvolver relacionamento com outras pessoas.
e) É necessário estimular as alucinações, criando com o paciente personagens fictícios, a fim de dar suporte à doença.

7. No artigo “A Reforma Psiquiátrica No Brasil: Contextualização e Reflexos Sobre o Cuidado com o Doente Mental na Família”,foram analisadas algumas das conseqüências da reforma psiquiátrica brasileira sobre o cuidar do doente mental na família e a importância da mulher, enquanto cuidadora, na consolidação da reforma psiquiátrica.Um destaque é dado ao processo de desinstitucionalização e dos problemas co-relacionados a esta ação. Neste contexto família, reforma psiquiátrica e desinstitucionalização, com base em dados deste artigo, marque a opção INCORRETA.

a) Na reforma psiquiátrica espera-se, muito mais, o resgate ou o estabelecimento da cidadania do doente mental, o respeito a sua singularidade e subjetividade, tornando-o sujeito de seu próprio tratamento sem a ideia de cura como o único horizonte. Espera-se, assim, a autonomia e a reintegração do sujeito à família e à sociedade.
b) A reforma psiquiátrica no Brasil vem configurando-se como um movimento com diferentes graus de adesão e entendimento por parte dos profissionais e de alguns segmentos da sociedade.
c) Segundo o conceito defendido pela reforma psiquiátrica, a desinstitucionalização se restringe à substituição do hospital por um aparato de cuidados externos envolvendo prioritariamente questões de caráter técnico- administrativo- assistencial como a aplicação de recursos na criação de serviços substitutivos.
d) O termo desistitucionalização vem sendo compreendido por diferentes atores como desospitalização, desassistência ou desconstrução, conforme interesses ou pontos de vista impregnados de poder ideológico.

8. É uma medida terapêutica de enfermagem em situações de atendimento ao paciente psiquiátrico:

a) proibir as visitas familiares.
b) ignorar o paciente.
c) indicar medicação.
d) impor limites.
e) internar o paciente.

9. Vários eventos na vida de um indivíduo podem ser percebidos como agentes estressores e muitas vezes os profissionais deixam de reconhecer tais agentes. Nesse tipo de situação, espera-se que o profissional

a) evite conversar com o paciente sobre problemas vivenciados, a fim de não identificar os agentes estressores.
b) apoie as estratégias psicológicas de defesa do paciente.
c) fortaleça o estado emocional do paciente, pondo-o frente a outros agentes estressores.
d) desestimule qualquer tipo de resposta adaptativa fisiológica do paciente.

10. Todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) devem obedecer á exigência de diversidade profissional. Para o enfermeiro que integra essa equipe em um município com a população acima de 200.000 habitantes,se faz necessário:

a) Pelo menos 1 enfermeiro com formação específica em saúde mental
b) Pelo menos 2 enfermeiro com formação específica em saúde mental
c) Pelo menos 3 enfermeiro com formação específica em saúde mental
d) Pelo menos 4 enfermeiro com formação específica em saúde mental
e) Pelo menos 5 enfermeiro com formação específica em saúde mental

11. Sobre o papel do enfermeiro na área de saúde mental, é CORRETO afirmar que:

a) A relação terapêutica não considera a importância dos valores individuais no desenvolvimento da consciência do paciente
b) Na relação enfermeiro-paciente, somente o enfermeiro tem condições de reconhecer o outro como ser humano singular e importante
c) A relação enfermeiro-paciente é a base a qual se estabelece a enfermagem de saúde mental
d) As técnicas básicas de aconselhamento são dispensáveis na relação enfermeiro-paciente uma vez que este último encontra-se com o nível de consciência alterado
e) Todas estão corretas

12. Conforme a abordagem psicológica define-se como "distúrbios de aspectos da personalidade nos quais se altera a relação com o mundo permanecendo íntegra a capacidade de pensamento e de manter relações afetivas":

a) Neurose
b) Catatonia
c) Esquizofrenia
d) Psicose
e) Paranoia

13. Assinale a opção incorreta com relação á reforma psiquiátrica no Brasil.

a) Atualmente, utiliza o paradigma cujos instrumentos materiais mais evidentes são os núcleos e (ou) centros de atendimento psicossocial (NAPS e CAPS), hospitais-dias, enfermarias e ambulatórios em hospitais gerais.
b) Vem-se desenvolvendo há várias décadas,a partir do final dos anos setenta,como um movimento que mostra as inconveniências do modelo que fundamentou os paradigmas da psiquiatria clássica.
c) No contexto da referida reforma, vários autores apontaram para o processo de trabalho de enfermagem em saúde mental como claramente em acordo com as propostas de reinserção social das pessoas com transtornos mentais. Esse processo era caracterizado por ser ativo e totalmente integrado á equipe multiprofissional.
d) A desinstitucionalização é uma de suas principais vertentes, com a conseqüente desconstrução da idéia de manicômio e dos paradigmas que o sustentam, o que significa a substituição progressiva dos manicômios.
e) Todos os itens estão incorretos.

14. Na esquizofrenia, o sintoma mais comum associado com as distorções do conteúdo do pensamento é:

a) Sonolência
b) Alucinações
c) Embotamento afetivo
d) Catatonia
e) Delírio

15. O uso de álcool impõe á sociedade uma carga global de agravos indesejáveis e extremamente dispendiosos, que acometem os indivíduos em todos os domínios de sua vida. Dessa forma, uma política nacional de atenção á saúde relacionada ao consumo de álcool implica em:

a) Uma assistência a usuários de álcool oferecida em todos os níveis de atenção, privilegiando os dispositivos extrahospitalares, como os Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas, devendo ser inserida, também, na atuação do PSF, PACS, Programas de Redução de Danos e da Rede Básica de Saúde.
b) Uma assistência voltada exclusivamente para os usuários de álcool em fase avançada, estruturada para receber e acompanhar os pacientes durante a internação e a desintoxicação
c) Uma assistência exclusivamente comunitária, que enfatize a atenção primária e a prevenção através de campanhas de conscientização em massa veicular, pelos meios de comunicação
d) Uma assistência pautada na abstinência sendo este o único objetivo a ser alcançado. Para tal, oferecida uma rede de atenção em vários níveis, sendo fundamental o isolamento e a reclusão do paciente a ser recuperado.
e) Uma assistência oferecida em todos os níveis de atenção, onde as internações em hospitais psiquiátricos devem ser privilegiadas.



GABARITO
1. B
2. A
3. C
4. E
5. E
6. D
7. C
8. D
9. B
10. A
11. C
12. A
13. C
14. E
15. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário