domingo, 2 de outubro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Doenças Infecciosas e Parasitárias [4].


1. Condiloma acuminado, também conhecido como verruga genital, é uma doença sexualmente transmissível. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

a) Em uma primeira fase de manifestação do condiloma acuminado, ocorre a presença do cancro duro, reconhecido como uma lesão rosada, endurecida e pouco dolorida.
b) A principal forma de transmissão do condiloma acuminado é sexual, não havendo risco de transmissão ao bebê durante o parto.
c) Atualmente, existe vacina para a prevenção do condiloma acuminado, entretanto a duração exata da imunidade conferida por ela ainda não foi determinada.
d) As principais queixas de pacientes portadores de condiloma acuminado que buscam o serviço médico são o aparecimento de pústulas doloridas e prurido imediatamente após o contágio.
e) Devido à desordem causada pelo HPV, todas as mulheres portadoras de condiloma acuminado terão câncer cervical em virtude da resistência das cepas existentes e capacidade de diferenciação no tecido epitelial do útero.

2. Sobre os principais instrumentos e as estratégias de prevenção e controle das doenças transmissíveis, é correto afirmar:

a) A esterilização da fonte de infecção representa uma medida que confere proteção imunológica mediante o aumento da resistência do indivíduo contra uma doença infecciosa. Pode ser passiva, quando induzida por anticorpos específicos, ou ativa, se obtida por meio de imunógenos.
b) A imunização consiste na administração de substâncias quím icas ou medicamentos para a prevenção do desenvolvimento de uma infecção, de sua evolução para a forma ativa da doença e da ocorrência de novos casos, com objetivo de evitar casos de transmissão do agente por um possível portador sadio.
c) A quimioprofilaxia consiste em ações de controle e de prevenção centradas no tratamento exclusivo dos indivíduos com o objetivo de eliminar os agentes etiológicos dessas doenças por meio de gotículas ou aerossóis.
d) O combate vetorial demanda a articulação de várias tecnologias e atividades complementares que envolvem intervenções ambientais de combate químico, físico e biológico bem como ações contínuas de educação e saúde ambiental.

3. O Programa Nacional de Controle da Tuberculose recomenda a realização de cultura com teste de sensibilidade, principalmente para populações consideradas de maior risco de albergarem o bacilo da tuberculose resistente. Assim, são consideradas populações com esse risco:

a) pacientes em retratamento; pessoas que vivem com HIV/AIDS, contatos sintomáticos de pessoas com tuberculose em tratamento.
b) pacientes com histórico de tratamento prévio; pessoas que vivem com HIV/AIDS, contatos sintomáticos de pessoas com tuberculose resistente e populações consideradas especiais para o programa.
c) pacientes com histórico de doenças crônicas; pessoas com dependência química, contatos imunodeprimidos de pessoas com tuberculose e populações consideradas especiais para o programa, como crianças.
d) pacientes com histórico de reinfecção; pessoas com dependência química, contatos sintomáticos de pessoas com tuberculose resistente e populações consideradas especiais para o programa.

4. A respeito da tuberculose, assinale a opção correta.

a) A vacinação BCG na infância é eficiente no combate à tuberculose; entretanto, a baixa adesão da população a esse procedimento e o aumento do número de crianças com HIV positivo, que têm contraindicação absoluta de tomar a vacina, são os fatores responsáveis pelo incremento de casos em crianças, adolescentes e adultos saudáveis.
b) Entre as estratégias de controle da tuberculose, a busca ativa em indivíduos sintomáticos respiratórios é prevista apenas no nível da atenção básica. A busca ocorre por meio da identificação dos casos suspeitos na visita trimestral da população adscrita para cada equipe.
c) O sintoma mais comum dessa doença em sua forma pulmonar é a hemoptise.
d) O teste anti-HIV deverá ser obrigatório para o paciente com diagnóstico confirmado de tuberculose.
e) Entre as diversas competências previstas para o controle da tuberculose no nível da atenção básica, encontram-se as ações relativas ao controle diário de faltosos, podendo-se utilizar de estratégias como a visita domiciliar e o contato telefônico ou pelo correio, para evitar o abandono do tratamento.

5. Acerca da hanseníase, assinale a opção correta.

a) Em gestantes, o esquema de tratamento em ambulatório ou unidade básica de saúde preconiza o acompanhamento mensal nas consultas de pré-natal, a visita domiciliar quando houver suspeita de descontinuidade do tratamento e a certificação de que a cartela de PQT contém tiacetazona em vez de rifampicina.
b) O bacilo morto do agente etiológico da hanseníase ainda possui capacidade de infectar outras pessoas, de modo que o paciente deve ser orientado a não interromper o tratamento antes de resultados laboratoriais que comprovem a diminuição do número de bacilos ativos em até 80%.
c) O tratamento preconizado pela OMS para hanseníase é a poliquimioterapia associada a rifampicina, pirazinamida e rifapentina. Os ajustes da dose devem ser feitos conforme peso e a altura do paciente, devendo-se ainda considerar a tipologia da doença, sendo imprescindível a orientação ao paciente no momento da entrega da cartela de PQT.
d) O bacilo Calymmatobacterium granulomatis, responsável pela transmissão da doença, tem alto poder de infectividade.
e) É comum se associar o tamanho das lesões e a perda de tecido ocasionados pela hanseníase à ausência de dor. Entretanto, os profissionais deverão atentar para o fato de que existem diferentes manifestações e tipos da doença, que podem associar-se tanto à presença de dor quanto à perda de sensibilidade (sensitiva, motora e autonômica).

6. Na tuberculose, para efeito de indicação de esquemas terapêuticos, considera-se caso novo ou virgem de tratamento pacientes
a) que nunca entraram em contato com o bacilo de Koch. 
b) que nunca utilizaram rifampicina.
c) que não foram vacinados com a vacina BCG.
d) que nunca se submeteram ao tratamento antiTB ou o fizeram por até 30 dias.
e) com prova tuberculínica negativa.

7. Geralmente a hanseníase manifesta-se por meio de lesões de pele com diminuição ou ausência de sensibilidade ou lesões dormentes, em decorrência do acometimento dos ramos periféricos cutâneos. Assim, um paciente com hanseníase que comparece ao serviço com alteração na espessura da pele, de forma difusa, provavelmente, está apresentando

a) pápulas.
b) nódulos.
c) tubérculos.
d) infiltrações.
e) manchas.

8. A vacina BCG-ID deve ser realizada nos casos intradomiciliares de portadores de hanseníase de forma seletiva, a partir da avaliação da cicatriz ou da história vacinal. Porém, em algumas situações, essa vacina apresenta contraindicação absoluta, como

a) na quimioterapia antineoplásica.
b) nos recém-nascidos com peso inferior a 2kg.
c) nas afecções dermatológicas no local da vacinação ou generalizadas.
d) no uso de imunodepressores.
e) na imunodeficiência congênita.

9. Sobre a Hanseníase, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Doença crônica, infectocontagiosa, causada por um bacilo considerado de baixa infectividade e alta patogenicidade.
II. O homem é reconhecido como a única fonte de infecção, embora tenham sido identificados animais naturalmente infectados - tatu, macaco mangabei e chimpanzé.
III. Os doentes com poucos bacilos - paucibacilares (PB) - não são considerados importantes como fonte de transmissão da doença devido à baixa carga bacilar. As pessoas com as formas multibacilares (MB), no entanto, constituem o grupo contagiante, mantendo-se como fonte de infecção enquanto o tratamento específico não for iniciado.
IV. O modo de transmissão ocorre principalmente pelas vias respiratórias superiores das pessoas com as formas clínicas MB (virchowiana e dimorfa) não tratadas; o trato respiratório constitui a mais provável via de entrada do Mycobacterium leprae, no corpo.

Estão corretas as afirmativas:

a) III e IV, apenas.
b) I, II, III e IV.
c) I e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) II, III e IV, apenas.

10. Sobre a Tuberculose, analise as afirmativas abaixo, de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas.
(  )O principal reservatório é o ser humano. Outros possíveis reservatórios são gado bovino, primatas, aves e outros mamíferos.
(  ) Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos se dispersam facilmente em aerossóis e, por isso, desempenham papel importante na transmissão da doença.
(  ) É possível que o contágio ocorra a partirde outros modos de transmissão como, por exemplo, pela ingestão de leite não pasteurizado contaminado, pela inoculação direta e pela via transplacentária.

a) V,F,V,F.
b) V,V,V,V.
c) V,V,F,V.
d) F,V,V,V.
e) V,F,F,F.

11. A sífilis é uma doença infectocontagiosa sistêmica, de evolução crônica, causada pelo Treponema pallidum. Sobre esta doença, analise as afirmativas abaixo, de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
(  ) O homem é o único reservatório.
(  ) O modo de transmissão pode ser sexual, vertical ou sanguíneo.
(  ) A suscetibilidade à doença é universal e os anticorpos produzidos em infecções anteriores são protetores. Portando, o indivíduo não vai adquirir sífilis se exposto ao T. pallidum novamente.
(  ) Em gestantes, a sífilis pode ser transmitida para o concepto por via transplacentária, em qualquer fase da gestação: média de 100% na fase primária, 90% na fase secundária e 30% na fase latente.

a) V,V,F,V.
b) V,V,V,V.
c) F,V,V,F.
d) V,V,V,F.
e) V,V,F,F.

12. A tuberculose é uma doença infecciosa, transmitida por um microorganismo chamado “bacilo de Koch”. No atendimento aos pacientes com suspeita ou diagnosticado com tuberculose, é importante que orientações sejam dadas para eles e suas famílias, de modo a tranquilizá-los e melhorar a adesão ao tratamento. Sobre as informações que devem ser fornecidas a clientela, analise as afirmativas a seguir:

I. A transmissão da tuberculose pulmonar ocorre exclusivamente pela tosse; por isso é importante ter sempre à mão um lenço.
II. O tratamento é medicamentoso, feito em regime ambulatorial no serviço de saúde mais próximo à residência do doente, sem necessidade de supervisão.
III. A transmissão ocorre enquanto o doente estiver eliminando bacilos e não houver iniciado o tratamento.

Assinale a alternativa correta:
a) somente as afirmativas I e III estão corretas.
b) somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) somente as afirmativas II e II estão corretas.
d) somente a afirmativa III está correta.
e) somente a afirmativa I está correta.

13. A Tuberculose Pulmonar é uma doença infecto contagiosa de notificação compulsória, a sua transmissão ocorre por via respiratória. É indicado manter o paciente em isolamento. Assinale a alternativa correta.
  
a) Isolamento de contato para multirresistente .
b) Isolamento reverso para imunossuprimidos.
c) Isolamento respiratório para gotículas.
d) Isolamento respiratório para aerossóis.
e) Isolamento padrão e de contato.

14. A Hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande magnitude e alto poder incapacitante que atinge especialmente a faixa etária economicamente ativa, sendo assim, ela é considerada um problema de saúde pública (BRASIL, 2007) Selecione as alternativas corretas relacionadas a esta patologia:

I - Os sintomas acometem apenas pele e os nervos periféricos, não há manifestações que possam comprometer articulações, olhos, testículos, gânglios ou outros órgãos.
II - O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado à capacidade de penetração do Mycobacterium leprae na célula nervosa e seu poder imunogênico.
III - Os exames dermatológicos consistem na identificação de lesões de pele por meio de inspeção de toda a superfície corporal do paciente e realização de pesquisa de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil nas lesões e/ou áreas suspeitas para verificar qualquer alteração.
IV - Vários materiais podem ser utilizados para os testes da sensibilidade. Para avaliar a sensibilidade ao calor, usar um tubo com água quente e fria; para usar sensibilidade à dor, usar a cabeça de um alfinete; e para a sensibilidade ao tato, um chumaço de algodão.
V - A principal via de eliminação do bacilo pelo doente e a mais provável via de entrada deste no organismo são as vias aéreas superiores (mucosa nasal e orofaringe), através de contato íntimo e prolongado, muito freqüente na convivência domiciliar. Por isso, o domicílio é apontado como importante espaço de transmissão da doença. A hanseníase não é de transmissão hereditária (congênita) e também não há evidências de transmissão nas relações sexuais.

Marque as alternativas corretas

a) Todas estão corretas. 
b) APENAS I, II e V estão corretas.
c)  APENAS II e V estão corretas. 
d) APENAS II, III, IV e V estão corretas. 
e) APENAS III e IV estão corretas. 

15. Na coleta de escarro espontâneo no domicílio, o profissional de enfermagem deve orientar o cliente portador de tuberculose para

a) realizar a coleta, preferencialmente, no período da noite.
b) inspirar superficialmente e, imediatamente, tossir e escarrar a saliva diretamente no pote.
c) coletar amostra do escarro, no pote, em quantidade necessária ao exame (5,0 a 10,0 mL).
d) manter a amostra do escarro em temperatura ambiente por um período máximo de 48 horas.
e) no dia anterior à coleta, restringir a hidratação por 24 horas.

16. A prova tuberculínica está indicada no auxílio diagnóstico da tuberculose por via

a) subcutânea, no terço inferior da face posterior do antebraço direito, na dose de 0,5 mL.
b) intradérmica, no terço superior da face anterior do antebraço direito na dose de 0,5 mL.
c) intradérmica, no terço médio da face anterior do antebraço esquerdo, na dose de 0,1 mL.
d) subcutânea, no terço médio da face posterior do braço direito, na dose de 0,1 mL.
e) intradérmica, no terço inferior da face anterior do antebraço esquerdo na dose de 0,5 mL.

17. Diagnosticar e tratar correta e prontamente os casos de Tuberculose pulmonar são as principais medidas para o controle da doença. Esforços devem ser realizados no sentido de encontrar precocemente o paciente e oferecer o tratamento adequado, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. Assinale a alternativa INCORRETA. 

a) A baciloscopia do escarro, desde que executada corretamente em todas as suas fases, permite detectar todos os casos de tuberculose pulmonar, o que é importante do ponto de vista epidemiológico, já que os casos bacilíferos são os responsáveis pela manutenção da cadeia de transmissão.
b) A baciloscopia de escarro deve ser realizada em, no mínimo, duas amostras: uma por ocasião da primeira consulta e outra, independentemente do resultado da primeira, na manhã do dia seguinte, preferencialmente ao despertar. Nos casos em que há indícios clínicos e radiológicos de suspeita de Tuberculose e as duas amostras de diagnóstico apresentem resultado negativo, podem ser solicitadas amostras adicionais. 
c) A cultura é um método de elevada especificidade e sensibilidade no diagnóstico da Tuberculose. Nos casos pulmonares com baciloscopia negativa, a cultura do escarro pode aumentar em até 30% o diagnóstico bacteriológico da doença.
d) Momento da coleta e numero de amostras – O diagnóstico deve ser feito a partir de, pelo menos, duas amostras de escarro, sendo a primeira geralmente coletada no momento da consulta, para aproveitar a presença do doente. A segunda amostra deve ser coletada no dia seguinte, preferencialmente ao despertar. Esta geralmente é abundante, porque provém das secreções acumuladas na árvore brônquica durante a noite.
e) Orientar o paciente quanto ao procedimento de coleta: ao despertar pela manhã, lavar bem a boca, inspirar profundamente, prender a respiração, por um instante, e escarrar após forçar a tosse. Repetir esta operação até obter três eliminações de escarro, evitando que ele escorra pela parede externa do pote.


GABARITO
1. C
2. D
3. B
4. E
5. E
6. D
7. D
8. E
9. E
10. C
11. A
12. D
13. D
14. D
15. C
16. C
17. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário