quarta-feira, 13 de abril de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Centro Cirúrgico [1].


1. No planejamento da composição da estrutura física da Sala de Operação (SO), o enfermeiro do Centro Cirúrgico (CC) deverá observar:

a) As salas de procedimentos cirúrgicos de médio porte devem ter dimensão mínima de 36 M2
b) As paredes devem ter cantos arredondados em todas as junções e serem revestidas de material resistente; com superfície lisa e lavável; e de cor neutra, suave e fosca.
c) A iluminação do sítio cirúrgico deve ser feita por intermédio da luz geral de teto, com lâmpada fluorescente.
d) O piso deverá conter material não condutivo devido à associação de substâncias anestésicas inflamáveis com o oxigênio.
e) As portas devem ter dimensão ampla e serem desprovidas de visor para impedir a visualização de profissionais que estejam fora da Sala de Operação. 

2. Segundo o protocolo para Cirurgia Segura (Ministério da Saúde, 2013) deverá ser aplicado em todos os locais dos estabelecimentos de saúde em que sejam realizados procedimentos (terapêuticos ou diagnósticos), que impliquem em incisão no corpo humano ou em introdução de equipamentos endoscópios, dentro ou fora de centro cirúrgico, por qualquer profissional de saúde. Considerando o Protocolo para cirurgia segura, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. A Lista de Verificação divide a cirurgia em duas fases: 1º - Antes da indução anestésica; e 2º - Antes do paciente sair da sala de cirurgia.
II. São consideradas algumas estratégias de monitoramento e indicadores: Percentual de pacientes que recebeu antibioticoprofilaxia no momento adequado; Número de procedimentos errados; e Taxa de mortalidade cirúrgica intrahospitalar ajustada ao risco.
III. Antes do paciente sair da sala, o profissional de enfermagem ou o instrumentador deverá confirmar verbalmente a conclusão das contagens finais de compressas e agulhas. Nos casos de cirurgia com cavidade aberta, a conclusão da contagem de instrumental também deve ser confirmada.

a) Apenas a frase II está correta.
b) As frases I, II e III estão corretas.
c) Apenas as frases I e III estão corretas.
d) Apenas as frases II e III estão corretas.

3. O dimensionamento de pessoal na Unidade de centro cirúrgico

a) Pode ser obtido a partir da classificação das cirurgias quanto ao porte cirúrgico e cálculo do tempo médio de assistência intraoperatória.
b) Pode ser obtido a partir da classificar dos pacientes quanto ao grau de dependência e cálculo do tempo médio de assistência na unidade de internação.
c) Pode ser obtido a partir das atividades realizadas quanto ao tipo de atendimento e cálculo do tempo médio da consulta de enfermagem.
d) É uma unidade específica e inconstante, não sendo possível estabelecer um quantitativo para essa área.

4. Quanto à classificação de fatores determinantes de infecção cirúrgica, correlacione a coluna da direita com a da esquerda.
1. Limpa 
2. Limpa contaminada
3. Contaminada
4. Séptica 

( ) Pequena quebra na técnica asséptica
( ) Ferida traumática com cicatrização retardada
( ) Sem quebra na técnica asséptica
( ) Derramamento grosseiro proveniente do trato gastrointestinal

A sequência correta, de cima para baixo, é
a) 1 , 2 , 3 , 4
b) 3 , 4 , 1 , 2
c) 2 , 4 , 1 , 3
d) 4 , 3 , 2 , 1
e) 3 , 2 , 1 , 4

5. Do início ao fim do ato cirúrgico, os equipamentos e os materiais devem ser checados, para se ter certeza de que todas as agulhas, compressas e instrumentais, estão corretos. Todo esse processo requer um conhecimento completo dos princípios

a) de assepsia, dos objetivos da cirurgia, de responsabilidade e de aptidão para trabalhar em equipe.
b) de montagem de sala, de recepção do paciente e de desmontagem da sala.
c) de recepção do paciente na sala, de montagem da sala, de suprimento de materiais que estejam faltando, e de trabalho em equipe.
d) de assepsia, dos objetivos da cirurgia, de responsabilidade, de aptidão para trabalhar em equipe e de capacidade em lidar com situação de emergência na sala de operações.
e) de montagem de sala, de recepção do paciente, de suprimento de materiais que estejam faltando e de desmontagem da sala.

6. É de responsabilidade do instrumentador cirúrgico:

I - Verificar o perfeito funcionamento do instrumental e dos equipamentos a serem utilizados pelo cirurgião.
II - Durante o ato cirúrgico, monitorar o material usado e fazer solicitação de reposição do material de consumo.
III - Ter sob seu controle a quantidade exata de compressas, gazes, agulhas e demais objetos que não podem ser perdidos ou esquecidos.

Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa III está correta.
c) Apenas a afirmativa II está correta.
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e) As afirmativas I , II e III estão corretas.

7. Ao preparar a mesa cirúrgica, o instrumentador cirúrgico dispõe os seguintes materiais: porta-agulha, farabeulf, bisturi, kelly, allis, backhaus, que são, respectivamente, instrumentais de

a) pinça de campo, diérese, preensão, afastador, hemostasia, síntese.
b) especial, auxiliar, síntese, diérese, hemostasia, afastador.
c) afastador, síntese, hemostasia, preensão, auxiliar, diérese.
d) síntese, afastador, diérese, hemostasia, preensão, pinça de campo.
e) preensão, afastador, síntese, auxiliar, hemostasia, diérese.

8. A assistência de enfermagem na fase perioperatória inclui os cuidados de enfermagem ministrados antes (pré-operatório), durante (transoperatório) e depois (pós-operatório) de uma cirurgia. Esses procedimentos podem ocorrer no hospital, em um centro cirúrgico ligado a um hospital, em um centro cirúrgico isolado, em consultório médico ou em ambulatório. Em qualquer desses espaços, os cuidados de enfermagem desenvolvidos pelo técnico de enfermagem podem ser específicos, de acordo com o tipo de cirurgia e condições do paciente, ou podem ser cuidados comuns, independentemente da cirurgia e do local de sua realização.

Assim, considerando a assistência de enfermagem na fase perioperatória, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.

a) Antes do início de qualquer procedimento cirúrgico, o técnico de enfermagem deve se certificar se o paciente tem alergia a esparadrapos, pomadas e soluções a serem utilizadas na fase perioperatória, uma vez que alergias precisam ser diferenciadas dos efeitos colaterais indesejáveis das drogas a serem utilizadas durante a cirurgia, por exemplo.
b) O jejum é recomendado antes de procedimentos eletivos que exijam anestesia geral, anestesia local ou sedação. O técnico de enfermagem deve remover os líquidos e alimentos sólidos da cabeceira do paciente e colocar um aviso na cama para alertar os profissionais de saúde assistenciais e familiares sobre as restrições do jejum.
c) Alguns pacientes fazem o uso de próteses que podem se perder ou sofrer algum dano durante a cirurgia. Por isso, o técnico de enfermagem, no caso das dentaduras, por exemplo, deve orientar o paciente para mantê-las na cavidade oral durante a cirurgia para evitar possíveis perdas.
d) Cabe ao técnico de enfermagem, na sala de recuperação pós-anestésica, estar atento aos padrões respiratórios, circulatório e neurológico do paciente bem como ao gerenciamento da dor para que as medidas efetivas sejam tomadas em benefício do paciente.

9. De acordo com a classificação das áreas pelo potencial de risco de infecções, marque a opção que inclui somente áreas restritas do Centro Cirúrgico.

a) Sala administrativa, copa e rouparia.
b) Corredor interno, lavabos, salas cirúrgicas.
c) Corredor interno, sala de conforto e vestiários.
d) Sala de operação, lavabos e farmácia-satélite.
e) Sala administrativa, corredor interno e sala de anestesia.

10. Dentre as responsabilidades da enfermeira assistencial na unidade de Centro Cirúrgico, pode-se incluir:

a) Participar da elaboração de normas, rotinas e procedimentos do Centro Cirúrgico.
b) Promover assistência com segurança durante todo e qualquer ato anestésico-cirúrgico.
c) Implementar programas de melhoria da qualidade do serviço prestado aos clientes internos e externos.
d) Realizar plano de cuidados de enfermagem e supervisionar a continuidade da assistência prestada aos pacientes cirúrgicos.
e) Prever e prover recursos humanos, materiais, equipamentos e instrumental cirúrgico em condições adequadas para a realização do ato anestésico-cirúrgico.

11. Durante o exercício de suas funções, os profissionais de enfermagem encontram-se expostos a diversos riscos ocupacionais. Sobre os fatores de risco presentes no Centro Cirúrgico, assinale a alternativa correta.

a) Os riscos químicos englobam todas as substâncias que possam penetrar no organismo pela pele, por ingestão ou pelas vias aéreas, na forma de névoa, poeira, neblina, gás e fumaça.
b) Os fatores de risco situacionais são aqueles decorrentes de ação ou da omissão humanas e resultantes da interação entre pessoas em um mesmo ambiente fechado.
c) Os fatores de risco ambientais incluem instalações, ferramentas e materiais que geram condições inseguras no local de trabalho.
d) Os fatores de risco biológicos incluem os seres microscópicos, como fungos, vírus e bactérias, excetuando-se os parasitas.
e) São considerados riscos físicos presentes no Centro Cirúrgico somente os extremos de temperatura, luminosidade e radiação.

12. O planejamento da estrutura física do Centro Cirúrgico envolve particularidades que devem atender aos regulamentos técnicos da legislação vigente. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

a) Recomenda-se que a área de escovação tenha pelo menos uma torneira para cada sala de operação.
b) O Ministério da Saúde preconiza que para cada 50 leitos cirúrgicos haja pelo menos 2 salas de operação.
c) A sala de utilidades do Centro Cirúrgico deve permitir comunicação com os demais setores do hospital.
d) As instalações mínimas do Centro Cirúrgico incluem somente oxigênio canalizado, óxido nitroso e ar comprimido.
e) O Centro Cirúrgico deve propiciar ventilação artificial para promover renovação constante do ar, mantendo a temperatura entre 18 a 24º C, de acordo com o ambiente.

13. A organização envolve o agrupamento de recursos humanos e materiais, além do direcionamento das atividades necessárias para o alcance dos objetivos da Instituição. No âmbito do Centro Cirúrgico, estimar o quadro de pessoal de enfermagem tem sido considerado um desafio complexo. Nessa perspectiva, é correto afirmar:

a) É função do técnico de enfermagem realizar a admissão do paciente no Centro Cirúrgico e avaliação do preparo do paciente para a cirurgia.
b) O circulante de sala poderá ser um técnico ou auxiliar de enfermagem, que deverá prover a sala de operação com materiais, equipamentos e instrumental cirúrgico adequado, de acordo com o tipo de cirurgia e necessidades do paciente.
c) Recomenda-se que atividades específicas e que envolvam procedimentos anestésico-cirúrgicos complexos sejam realizadas, preferencialmente, pelo médico.
d) O dimensionamento de pessoal no Centro Cirúrgico deverá ser baseado estritamente no quantitativo de profissionais disponíveis na Unidade.
e) A função de circulante de sala é privativa do enfermeiro, por isso é necessário pelo menos um enfermeiro para cada sala de operação.

14. A Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) preconiza a atuação do enfermeiro de centro cirúrgico, sequencialmente, nos seguintes períodos operatórios:

a) pré-operatório mediato, transoperatório, recuperação anestésica, pós-operatório tardio.
b) pré-operatório mediato, transoperatório, recuperação anestésica, pós-operatório imediato.
c) transoperatório, pós-operatório imediato, pós-operatório mediato.
d) pré-operatório imediato, transoperatório, pós-operatório mediato, pós-operatório tardio.
e) pré-operatório imediato, recuperação anestésica, pós-operatório imediato.

15. O objetivo da escovação conhecida como degermação pré-cirúrgica é

a) realizar a técnica de lavagem das mãos da equipe cirúrgica.
b) realizar antissepsia da pele do paciente antes da incisão cirúrgica.
c) utilizar escova especial para lavar os instrumentais usados em cirurgia.
d) remover gorduras, sujidades e outros elementos da pele das mãos e antebraços da equipe cirúrgica antes da cirurgia.
e) retirar a solução degermante com ação antibacteriana da flora da pele.


GABARITO
1. B
2. D
3. A
4. C
5. D
6. E
7. D
8. C
9. B
10. D
11. A
12. E
13. B
14. B
15. D

7 comentários: