quinta-feira, 29 de outubro de 2015

• GLOSSÁRIO • Termos técnicos iniciados com letra "K".





LETRA "K"

1. Kala-azar: leishmaniose encontrada na Ásia e Mediterrâneo, que provoca grave anemia com hepatoesplenomegalia.
2. Kaposi, Sarcoma de: reticulose maligna, semelhante ao angiosarcoma, levando a metástases, atingindo pele e vísceras, observada em indivíduos imunodeprimidos, principalmente com AIDS, ou menos comumente em pacientes tratados com imunossupressores. Apresenta-se visualmente como manchas escuras que se distribuem pela pele.
3. Kernicterus: situação clínica onde o recém nascido é acometido de lesão cerebral consequente a aumento congênito da bilirrubina, que em grandes aumentos, é capaz de lesar o cérebro; a maioria das crianças portadoras de kernicterus não sobrevive após a segunda semana de vida, por lesão do tronco cerebral.
4. Kernig, Sinal de: sinal da semiologia neurológica e que consiste na limitação da extensão passiva da perna por espasmo dos músculos gêmeos.
5. Klebsiella: bactéria gram negativa encontrada em intestino, que frequentemente provoca infecções graves do aparelho respiratório, digestivo gênito-urinário.
6. Koch, Bacilo de: bacilo da tuberculose.
7. Koplik, Sinal de: manchas esbranquiçadas da mucosa oral, que caracterizam o aparecimento de sarampo.
8. Kwashiorkor: grave síndrome de mal-nutrição, observada sobretudo em crianças na época do desmame, denominada praticamente em todo o mundo com as mais diversas designações. A sua causa principal é sempre um desequilíbrio alimentar na primeira infância, traduzido por dieta pobre em proteínas, mas com número suficiente de calorias provenientes dos glicídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário