sábado, 8 de abril de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Educação em Saúde [1].


1. A aplicação das medidas de prevenção e promoção à saúde devem ser praticadas por todos os profissionais que trabalham nas equipes de Saúde. Considera-se que essas práticas devem ocorrem em ações voltadas para atenção:

a) terciária em saúde.
b) secundária em saúde.
c) primária em saúde.
d) intermediária em saúde.
e) básica em saúde.

2. Nos projetos de Educação em Saúde, intervenções orientadas a evitar o surgimento de doenças específicas, reduzindo sua incidência e prevalência nas populações, é denominada de:

a) saúde complementar.
b) promoção da saúde.
c) prevenção da saúde.
d) saúde mental.
e) recuperação da saúde.

3. O discurso prevalente no campo da promoção da saúde no entendimento dos problemas no processo saúde-doença-cuidado caracteriza-se pela:

a) integralidade.
b) individualidade.
c) medicalização.
d) ação curativa.
e) tecnificação da vida.

4. Em relação à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde é correto, EXCETO:

a) Caberá ao Ministério da Saúde a definição do conteúdo das ações regionais de educação.
b) A elaboração do Plano de Ação de Educação deve manter coerência com os Planos de Saúde Estadual e Municipal.
c) A condução regional da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde se dará por meio dos colegiados de Gestão Regional.
d) É assegurada a participação das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço na formulação, condução e desenvolvimento da Política de Educação Permanente em Saúde.

5. São atribuições do Colegiado de Gestão Regional, no âmbito da Educação Permanente:

I- Submeter o Plano Regional de Educação Permanente em Saúde à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para homologação.
II- Construir coletivamente e definir Plano Regional de Educação Permanente em Saúde, a partir das diretrizes nacionais, estaduais e municipais.
III- Acompanhar, monitorar e avaliar as ações e estratégias de educação em saúde implementadas na região.
IV- Pactuar a gestão dos recursos financeiros no âmbito regional.

São CORRETAS as afirmativas:

a) I, II, III e IV.
b) I, II e III somente.
c) I, II e IV somente
d) I, III e IV somente. 

6. Segundo a Portaria GM/MS nº 1996, em relação à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, o Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde garantirão cooperação e assessoria técnica para:

I- A organização de Sistema Nacional de Informação com dados referentes à formação (técnica/graduação/especialização).
II- Definição dos profissionais que necessitam de capacitação.
III- A qualificação técnica dos Colegiados de gestão Regional e das Comissões Intergestores Bipartite.
IV- Elaboração do Plano de Ação Regional para Educação Permanente em Saúde.

São CORRETAS as afirmativas:

a) I, II e III somente.
b) I, III e IV somente.
c) I, II e IV somente.
d) I, II, III e IV.

7. Piaget chamou os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança de período:

a) sensório-motor;
b) de esquemas;
c) condicionado;
d) de aprendizagem;
e) de avaliação.

8. Piaget considerou o desenvolvimento cognitivo como uma adaptação ao meio. De acordo com esta concepção, quando faz uma nova experiência, a criança:

a) recebe esforço positivo;
b) associa o estímulo a uma resposta não condicionada;
c) adapta-se, assimilando e acomodando-se;
d) repete uma resposta circular primária;
e) associa aprendizagem a um condicionamento.

9. Ser enfermeiro é sinônimo de educar. No seu trabalho diário, a qualidade do cuidado para com os clientes e familiares é de sua responsabilidade do profissional da enfermagem, além do desenvolvimento de profissionais que fazem parte da sua equipe de trabalho. A grande parte dos currículos dos cursos de graduação em enfermagem possui disciplinas cujo objetivo é preparar o enfermeiro para atuar como um agente educador, porém, é preciso que o enfermeiro busque outras formas de desenvolver potencialidades e adquirir as habilidades de facilitadores do processo de aprendizagem que o auxiliem nessa atividade. Dado esse contexto, assinale a alternativa CORRETA que define aprendizagem: 

a) Ato real de ensinar.
b) Abordagem educativa de transmissão de conhecimento.
c) É um processo interno, em que o aprendizado ocorre não apenas pelas explicações teóricas, mas também pelas experiências vivenciadas pelo aprendiz.
d) Processo de troca de informações dentro de um ambiente adequado.
e) Habilidades adquiridas através de sequência de aulas. 

10. Com a crescente mudança no cenário do mercado de trabalho, as políticas de formação profissional sofreram modificação e atualmente a necessidade de aquisição de novos conhecimentos e habilidades pelo trabalhador é uma exigência para as organizações. Nas instituições de saúde, essas políticas surgem por meio dos programas de educação permanente. Sobre educação permanente, afirma-se:

I. Educação permanente consiste na aprendizagem dentro do ambiente de trabalho em que o aprender e o ensinar são incorporados pelo trabalhador.
II. A educação permanente promove a aquisição de conhecimentos pelo trabalhador baseado nas necessidades de organização.
III. Entende-se como educação permanente a promoção de capacitação e treinamento, objetivando a mudança de comportamento.
IV. A educação permanente constitui-se num programa responsável pela capacitação e pela promoção da melhoria da habilidade de toda a equipe de trabalho.

Está(ão) CORRETA(S):

a) Somente as afirmativas III e IV.
b) Somente as afirmativas I, III e IV.
c) Somente as afirmativas I, II e III.
d) Somente as afirmativas I, II e IV.
e) Todas as afirmativas. 

11.  “Investimento na capacitação dos recursos humanos, sobretudo na aplicação técnica, não se traduz obrigatoriamente na mudança de comportamento humano e, consequentemente, na melhoria prestada à assistência à saúde”. (NISHIO; BAPTISTA, 2009, p. 20).

Essa definição diz respeito à (ao):

a) Treinamento.
b) Educação permanente.
c) Avaliação por competência.
d) Educação em saúde.
e) Educação continuada. 

12. De acordo com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, os enfoques educativos transformaram-se sobremaneira nos últimos anos, e nos sistemas de saúde os debates acerca da educação e dos recursos humanos levaram a contrastar os paradigmas das denominadas Educação Continuada e Educação Permanente.

A alternativa que considera as vertentes desses tipos de educação está corretamente descrita em:

a) 
EDUCAÇÃO CONTINUADA: centrada em cada categoria profissional, praticamente desconsidera perspectiva das equipes e diversos grupos de trabalhadores.
EDUCAÇÃO PERMANENTE: desenvolvimento concreto, dirigida predominantemente ao pessoal médico, alcançando, com menos ênfase, o grupo de enfermagem.
b)
EDUCAÇÃO CONTINUADA: aborda a equipe e o grupo como estrutura de interação, evitando a fragmentação disciplinar.
EDUCAÇÃO PERMANENTE: representa uma continuidade do modelo escolar ou acadêmico, centralizado na atualização de conhecimentos, geralmente com enfoque disciplinar, em ambiente didático e baseado em técnicas de transmissão, com fins de atualização.
c)
EDUCAÇÃO CONTINUADA: amplia os espaços educativos para fora da sala de aula e para dentro das organizações, bem como na comunidade, em clubes e associações com o desenvolvimento de ações comunitárias.
EDUCAÇÃO PERMANENTE: coloca as pessoas como atores reflexivos da prática e construtores do conhecimento e de alternativas de ação.
d)
EDUCAÇÃO CONTINUADA:modifica substancialmente as estratégias educativas, a partir da prática como fonte de conhecimento e de problemas, problematizando o próprio fazer.
EDUCAÇÃO PERMANENTE: produz uma distância entre a prática e o saber (compreendido como o saber acadêmico) e uma desconexão do saber como solução dos problemas da prática.
e)
EDUCAÇÃO CONTINUADA: estratégia descontínua de capacitação com rupturas no tempo; cursos periódicos sem sequência constante.
EDUCAÇÃO PERMANENTE: incorpora o ensino e o aprendizado à vida cotidiana das organizações e às práticas sociais e laborais, no contexto real em que ocorrem.

13. Elucidando os objetivos do processo de educação permanente para a estratégia de Saúde da Família para um grupo de alunos, o enfermeiro de educação exemplifica o descrito em:

a) utilizar-se da “pedagogia da transmissão” para tornar o aprendiz crítico e reflexivo e otimizar os recursos humanos que se dispõe.
b) proporcionar aptidão para o auto-aprendizado e estabelecer que o instrutor seja o transmissor de informações do processo de aprendizagem.
c) fortalecer o compromisso com a saúde da população por parte dos membros da equipe e sancionar ações problematizadoras prevalentes.
d) dirimir a resolutividade das ações frente aos problemas prevalentes e fortalecer o processo de trabalho das equipes de Saúde da Família.
e) estabelecer que o instrutor seja o transmissor de informações do processo de aprendizagem e fortalecer o compromisso com a saúde da população por parte dos membros da equipe.

GABARITO
1. C
2. C
3. A
4. A
5. A
6. B
7. A
8. C
9. C
10. C
11. E
12. E
13. B

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