domingo, 27 de novembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Urgência e Emergência [10].


1. As queimaduras podem ser de diferentes etiologias e exigem ação imediata do socorrista, com o intuito de evitar complicações ou óbito da vítima. A queimadura é uma lesão que pode comprometer parcial ou totalmente a pele e outras estruturas mais profundas. Assinale a seguir a alternativa que corresponde às estruturas comprometidas em uma queimadura de segundo grau: 

a) estrato córneo e epiderme.
b) derme e tecido muscular.
c) tecido muscular e ósseo.
d) epiderme e derme.

2.  Artz e Pruitt (1980) definem queimadura como uma lesão causada por agentes térmicos, não-térmicos, químicos, elétricos ou radioativos, que atuando nos tecidos de revestimento do corpo humano podem destruir parcial ou totalmente a pele e seus anexos, ou atingir camadas mais profundas, como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos. Desta forma, o tratamento inicial de queimaduras térmicas deve priorizar:

a) lesões da pele.
b) lesões pulmonares.
c) reposição volêmica.
d) lesões de mucosas.

3.  As queimaduras constituem um grave problema socioeconômico de saúde pública. Dentre os fatores que podem aumentar a gravidade da queimadura térmica se encontram:

a) presença de bolhas, dor, vômitos e náusea.
b) tipos de agente: água, óleo, gelatina, café.
c) uso de produtos caseiros imediatamente após a queimadura.
d) idade, SCQ, área lesada, lesões associadas (trauma ou inalação de gases tóxicos).

4.  Queimaduras podem ser causadas por raio e choque elétrico. Assinale a alternativa que NÃO É COMUM a esses agentes causadores:

a) possibilidade de PCR por assistolia.
b) graves lesões de pele, músculos e partes moles.
c) possibilidade de arritmias cardíacas por corrente elétrica.
d) possibilidade de parada respiratória por inibição do centro respiratório.

5.  Um indivíduo de 66 anos encontra-se na sala de emergência. O plantonista refere que o paciente está apresentando quadro de hipertensão intracraniana devido a um edema cerebral. O diurético osmótico que será prescrito neste caso é:

a) nifedipina.
b) manitol.
c) furosemida.
d) fentanil.

6. A Portaria nº 2.048 do Ministério da Saúde regulamenta sobre o funcionamento do serviço pré-hospitalar móvel (APH móvel). Assinale a alternativa CORRETA:

a) Considera-se como nível pré-hospitalar móvel na área de urgência o atendimento que procura chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde.
b) O atendimento pré-hospitalar secundário é quando o chamado foi feito por outro número que não a central de regulação com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, mas sim com a Defesa Civil.
c) O atendimento pré-hospitalar móvel primário é quando o pedido parte de um serviço de saúde localizado em regiões periféricas.
d) O Serviço pré-hospitalar móvel deve conter somente em sua equipe profissionais médicos com habilitação para tais ocorrências.

7.  O choque hemorrágico causado por hipovolemia é uma situação que exige intervenção imediata. O atendimento emergencial compreende as seguintes condutas terapêuticas, EXCETO:

a) solicitação de tipagem sanguínea e prova cruzada.
b) infusão inicial de 2.000 ml de cristaloide.
c) punção de acesso venoso central.
d) punção de dois acessos venosos periféricos de grosso calibre.

8.  De acordo com as preconizações do ATLS e PHTLS, as fases do atendimento inicial no trauma compreendem as seguintes intervenções em ordem de prioridade:

a) tratamento definitivo, avaliação secundária, avaliação inicial e ressuscitação.
b) avaliação inicial rápida, avaliação secundária rápida, evolução, ressuscitação e tratamento definitivo.
c) avaliação inicial rápida, ressuscitação, avaliação secundária detalhada e tratamento definitivo.
d) ressuscitação, avaliação inicial detalhada, avaliação secundária rápida e avaliação terciária.

9.  Leia com atenção as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA a respeito da assistência ao trauma:

a) O trauma não constitui um grave problema de saúde pública no Brasil.
b) O melhor método de abertura de vias aéreas no trauma é sempre estender a cabeça e o pescoço.
c) Checar a segurança da cena do acidente, antes de socorrer uma vítima de atropelamento, é um detalhe dispensável.
d) Em todo paciente politraumatizado, deve-se imobilizar a coluna cervical e abrir as vias aéreas com a projeção do ângulo da mandíbula como o primeiro passo.

10. Os protocolos do ATLS e PHTLS orientam ações a ser executadas. As orientações desses protocolos para avaliação e tratamento primário das hemorragias no trauma compreendem:

a) garrotear 10 cm acima do sangramento externo em qualquer situação.
b) comprimir o sangramento externo com compressa ou pano mais limpo possível e viabilizar reposição volêmica com soro em acessos venosos calibrosos.
c) infundir sangue em acessos venosos centrais prioritariamente.
d) estimular a ingestão hídrica de grandes volumes.

11. A principal causa de morte na população geral são as doenças cardiovasculares. Essas doenças podem ocasionar arritmia letal, que é conhecida como:

a) fibrilação atrial.
b) torsade de pointes.
c) fibrilação ventricular.
d) bloqueio atrioventricular de primeiro grau.

12.  Leia atentamente as seguintes afirmativas:

I. Entende-se como hemorragia a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo, veia ou artéria, alterando o fluxo normal da circulação. Caso não seja controlada, leva o indivíduo a óbito.
II. Na hemorragia externa, deve-se elevar e manter assim o membro atingido, comprimir o local com gaze esterilizada ou pano limpo. Nos casos em que a compressão é insuficiente, deve-se realizar torniquete no local.
III. Na hemorragia interna o sangramento não é visualizado. Deve-se então prestar atenção a alguns sinais externos, tais como: pulso fraco e acelerado, pele fria e pálida, mucosas brancas dos olhos e da boca, extremidades cianóticas, devido à irrigação sanguínea insuficiente.

Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas:

a) somente as afirmativas I e III.
b) somente as afirmativas I, II e III.
c) somente as afirmativas II e III.
d) nenhuma das alternativas está correta.

13.  As reações anafiláticas que são provenientes de picadas de insetos ou de medicamentos apresentam uma variedade de manifestações clínicas. Algumas dessas manifestações exigem intervenção imediata. Assinale a alternativa que contém essa manifestação:

a) reações sistêmicas.
b) cardiovasculares.
c) cutâneas.
d) respiratórias.

14. As queimaduras representam uma situação frequente nos setores de urgência/ emergência. O cateterismo vesical é indicado quando essas lesões cobrem ou ultrapassam determinada percentagem de superfície corpórea. Assinale a alternativa que apresenta a percentagem de superfície corpórea para esta indicação:

a) 10% de superfície corpórea queimada (SCQ).
b) 15% de superfície corpórea queimada (SCQ).
c) 12% de superfície corpórea queimada (SCQ).
d) 25% de superfície corpórea queimada (SCQ).

15.  No atendimento ao paciente politraumatizado grave, deve-se rapidamente identificar lesões e instituir medidas terapêuticas. A avaliação deve ser rápida e eficiente, respeitando-se uma sequência lógica de prioridades para manutenção da vida. Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA que corresponde à ordem de prioridades a esse paciente:

a) vias aéreas com controle da coluna vertebral; respiração e ventilação; circulação com controle de hemorragia; avaliação neurológica; exposição e controle ambiental.
b) vias aéreas pérvias; avaliação neurológica; respiração e ventilação; controle da hemorragia; controle de coluna lombar.
c) respiração e ventilação; circulação com controle de hemorragia; vias aéreas pérvias.
d) circulação e controle de hemorragia; respiração e ventilação; vias aéreas pérvias e controle ambiental.


GABARITO
1. D
2. C
3. D
4. B
5. B
6. A
7. C
8. C
9. D
10. B
11. C
12. A
13. D
14. D
15. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário