terça-feira, 1 de dezembro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • CME (Central de Material e Esterilização) [3].


1. Em relação aos indicadores de avaliação de processamento de materiais utilizados em Centro de
Material Esterilizado, leia as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta. São considerados componentes de indicadores de conformidade para recursos técnico-operacionais para preparo e acondicionamento de materiais utilizados na assistência à saúde:

I. Manutenção dos equipamentos de selamento das embalagens.
II. Recursos para higiene das mãos com álcool gel 70%.
III. Os materiais limpos são manipulados com luva estéril.
IV. Realização do teste de Bowie-Dick nas autoclaves com pré-vácuo antes do primeiro ciclo do dia.

a) As frases I, II, III e IV estão corretas.
b) Apenas as frases I e II estão corretas.
c) Apenas as frases II e III estão corretas.
d) Apenas a frase I e IV estão corretas.

2. De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 32, no que se refere a vestimenta e equipamentos de proteção individual (EPI) no trabalho, assinale a alternativa incorreta.

a) A higienização das vestimentas utilizadas nos centros cirúrgicos e obstétricos, serviços de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenças infectocontagiosa e quando houver contato direto da vestimenta com material orgânico, deve ser de responsabilidade do empregador.
b) Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.
c) Todos trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto, sendo
que a vestimenta deve ser adquirida pelo empregado.
d) Os EPI, descartáveis ou não, deverão estar à disposição em número suficiente nos postos de trabalho, de forma que seja garantido o imediato fornecimento ou reposição.

3. O dimensionamento de pessoal na Unidade de centro cirúrgico
a) Pode ser obtido a partir da classificação das cirurgias quanto ao porte cirúrgico e cálculo do tempo médio de assistência intraoperatória.
b) Pode ser obtido a partir da classificar dos pacientes quanto ao grau de dependência e cálculo do tempo médio de assistência na unidade de internação.
c) Pode ser obtido a partir das atividades realizadas quanto ao tipo de atendimento e cálculo do tempo médio da consulta de enfermagem.
d) É uma unidade específica e inconstante, não sendo possível estabelecer um quantitativo para essa área.

4. Considerando a assistência de enfermagem ao idoso, durante o período perioperatório, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. As complicações respiratórias e cardíacas são as causas principais de morbimortalidade pós-operatórias.
II. As limitações sensoriais como comprometimento da visão, audição e da sensibilidade tátil, frequentemente, são as razões de quedas. Consequentemente, a Enfermeira deve estar alerta para manter um ambiente mais seguro.
III. O aumento da transpiração e da gordura subcutânea torna a pessoa idosa menos sensível à alteração de temperatura, não havendo necessidade de cobrir paciente com cobertores.

a) As frases I, II e III estão corretas.
b) As frases I e II estão corretas.
c) Apenas a frase II está correta.
d) Apenas a frase III está correta.

5. Considerando os mecanismos de cicatrização da ferida para o adulto idoso em centro cirúrgico, assinale a alternativa correta.

a) A cicatrização por primeira intenção ocorre em feridas infectadas (abcesso) ou em feridas nas quais as bordas não foram aproximadas.
b) Os fatores nutricionais, idade, estilo de vida e medicamentos não interferem no processo de cicatrização da ferida.
c) A cicatrização por terceira intenção (sutura secundária) é usada para feridas profundas que não foram suturadas inicialmente ou se romperam e são novamente suturadas, aproximando assim as duas superfícies de granulação e resultando em uma cicatriz mais larga e profunda.
d) A cicatrização por segunda intenção ocorre de maneira asséptica, com um mínimo de destruição tecidual, e são apropriadamente fechadas e cicatrizam com pouca reação tecidual.

6. Segundo o protocolo para Cirurgia Segura (Ministério da Saúde, 2013) deverá ser aplicado em todos os locais dos estabelecimentos de saúde em que sejam realizados procedimentos (terapêuticos ou diagnósticos), que impliquem em incisão no corpo humano ou em introdução de equipamentos endoscópios, dentro ou fora de centro cirúrgico, por qualquer profissional de saúde. Considerando o Protocolo para cirurgia segura, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. A Lista de Verificação divide a cirurgia em duas fases: 1º - Antes da indução anestésica; e 2º - Antes do paciente sair da sala de cirurgia.
II. São consideradas algumas estratégias de monitoramento e indicadores: Percentual de pacientes que recebeu antibioticoprofilaxia no momento adequado; Número de procedimentos errados; e Taxa de mortalidade cirúrgica intrahospitalar ajustada ao risco.
III. Antes do paciente sair da sala, o profissional de enfermagem ou o instrumentador deverá confirmar verbalmente a conclusão das contagens finais de compressas e agulhas. Nos casos de cirurgia com cavidade aberta, a conclusão da contagem de instrumental também deve ser confirmada.

a) Apenas a frase II está correta.
b) As frases I, II e III estão corretas.
c) Apenas as frases I e III estão corretas.
d) Apenas as frases II e III estão corretas.

7. Para estabelecimento dos métodos de esterilização, os materiais são classificados em críticos, semicríticos e não críticos. Em qual das alternativas abaixo todos os materiais são críticos?

a) Comadres, nebulizadores e endoscópios.
b) Equipos, instrumental cirúrgico e agulhas.
c) Endoscópios, nebulizadores e agulhas.
d) Esfigmomanômetros, endoscópios e equipos.
e) Lâminas de bisturi, comadres e nebulizadores.

8. Para a descontaminação e limpeza dos materiais críticos, o profissional de enfermagem NÃO deve usar como equipamento de proteção individual

a) gorro
b) óculos
c) protetor facial
d) luvas de borracha
e) avental impermeável

9. No processamento de materiais, a efetividade da limpeza decorre de vários fatores interdependentes, tais como

a) a concentração da solução de Tyvek e a natureza do material.
b) o método adotado para limpeza e secagem.
c) o dispositivo de enxágue e a aplicação de biofilmes.
d) a utilização de solução de Tyvek e da secagem.
e) a aplicação de biofilmes e a secagem.

10. Qual é a substância desinfetante que produz toxicidade dérmica, provocando a despigmentação cutânea?

a) Ácido peracético
b) Álcool isopropílico
c) Hipoclorito de sódio
d) Compostos fenólicos
e) Peróxido de hidrogênio

GABARITO
1. B
2. C
3. A
4. B
5. C
6. D
7. B
8. A
9. B
10. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário