terça-feira, 1 de dezembro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • CME (Central de Material e Esterilização) [2].


1. Considerando a Resolução - RDC nº 15, de 15 de março de 2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, correlacione as colunas abaixo, dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários por área do Centro de Material Esterilizado, enumerando-as e a seguir assinale a alternativa correta.

(1) Recepção
(2) Limpeza
(3) Preparo, acondicionamento e inspeção
(4) Desinfecção química

( ) Óculos de proteção, máscara, luva de borracha cano longo, avental impermeável manga longa, protetor auricular e calçado fechado impermeável antiderrapante.
( ) Máscara, luva, calçado fechado e protetor auricular (se necessário).
( ) Óculos de proteção, máscara, luva de borracha cano longo, avental impermeável manga longa e calçado fechado impermeável antiderrapante.
( ) Óculos de proteção, máscara, luva, avental impermeável manga longa e calçado fechado impermeável antiderrapante.

a) 1, 2, 3, 4.
b) 2, 3, 4, 1.
c) 2, 1, 4, 3.
d) 4, 3, 2, 1.

2. De acordo com a Resolução - RDC nº 15, de 15 de março de 2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) O trabalhador do Centro de Material Esterilizado (CME) e da empresa processadora deve utilizar vestimenta privativa, touca e calçado fechado em todas as áreas técnicas e restritas.
( ) Para a descarga de secadoras e termodesinfetadoras e carga e descarga de autoclaves é facultada a utilização de luvas de proteção térmica impermeável.
( ) Na sala de recepção e limpeza, o protetor facial não pode substituir o uso de máscara e óculos.
( ) Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades.

a) V, V, F, V.
b) V, V, V, V.
c) F, F, V, V.
d) V, F, F, V.

3. De acordo com a Resolução COFEN nº 424/2012, que normatiza as atribuições dos profissionais de enfermagem em Centro de Material e Esterilização (CME) e em empresas processadoras de produto, leias as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

Cabe ao Enfermeiro coordenador, chefe ou responsável por CME:

I. Utilizar indicadores de controle de qualidade do processamento de produtos para saúde, exceto propor indicadores que é uma atividade exclusiva da direção da instituição.
II. Planejar, coordenar, executar, supervisionar e avaliar todas as etapas relacionadas ao processamento de produtos para saúde, recepção, limpeza, secagem, avaliação da integridade e da funcionalidade, preparo, desinfecção ou esterilização, armazenamento e distribuição para as unidades consumidoras.
III. Avaliar a qualidade dos produtos fornecidos por empresa processadora terceirizada.
IV. Participar do dimensionamento e da definição da qualificação necessária a os profissionais para atuação no CME.

a) As frases II, III e IV estão corretas.
b) As frases I, II, III e IV estão corretas.
c) Apenas as frases II e IV estão corretas.
d) Apenas as frase III está incorreta.

4. Considerando a gestão do processamento dos produtos para saúde, baseando-se na Resolução - RDC nº 15, de 15 de março de 2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, leias as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. O processamento dos produtos para saúde pode ser terceirizado para empresa processadora, exceto em serviços públicos que devem ser responsáveis pelo seu próprio processamento.
II. Quando ocorre à terceirização do processamento de produtos para empresa processadora, o Serviço de Saúde não é responsável pela segurança do processamento dos produtos para saúde e pelos danos causados ao paciente.
III. A empresa processadora deve realizar todas as fases do processamento incluindo limpeza, inspeção, preparo e acondicionamento, esterilização, armazenamento e devolução para o serviço de saúde.
IV. O processamento de produtos devem seguir um fluxo direcionado sempre da área suja para a área limpa.

a) As frases III e IV estão corretas.
b) As frases I, II, III e IV estão corretas.
c) As frases I e II estão corretas.
d) Apenas a frase IV está correta.

5. Considerando os processos de limpeza dos produtos para saúde, assinale a alternativa incorreta.
a) No CME Classe II e na empresa processadora, a limpeza de produtos para saúde com conformações complexas deve ser precedida de limpeza manual e complementada por limpeza automatizada em lavadora ultrassônica ou outro equipamento de eficiência comprovada.
b) Na limpeza manual, a fricção deve ser realizada com acessórios não abrasivos e que não liberem partículas.
c) Os produtos para saúde passíveis de processamento, inclusive os artigos não críticos, consignados ou de propriedade do cirurgião, devem ser submetidos obrigatoriamente ao processo de limpeza, dentro do próprio Centro de Material Esterilizado (CME) do serviço de saúde, antes de sua desinfecção ou esterilização.
d) O enxágue final de produtos para saúde críticos utilizados em cirurgias de implantes ortopédicos, oftalmológicos, cirurgias cardíacas e neurológicas deve ser realizado com água purificada.

6. Considerando os processos de esterilização dos produtos para saúde, assinale a alternativa correta.
a) É facultada a realização de teste para avaliar o desempenho do sistema de remoção de ar (Bowie &
Dick) da autoclave assistida por bomba de vácuo, no primeiro ciclo do dia.
b) É permitido o uso de estufas para a esterilização de produtos para saúde.
c) O ciclo de esterilização a vapor para uso imediato só pode ocorrer em caso de urgência e emergência.
d) É permitido o uso de autoclave gravitacional de capacidade superior a 100 litros.

7. Considerando os processos da desinfecção química dos produtos para saúde, assinale a alternativa correta.
a) A desinfecção química deve ser realizada apenas para artigos não críticos e pode ser realizada no Centro de Material Esterilizado (CME) ou no próprio setor de internação.
b) Não é permitida a realização de desinfecção química no CME do serviço de saúde, sendo apenas realizada na empresa processadora terceirizada.
c) O CME deve realizar a monitorização dos parâmetros indicadores de efetividade dos desinfetantes para artigo crítico, como concentração, pH ou outros, no mínimo 1 vez por semana.
d) O CME que realiza desinfecção química deve dispor de uma sala exclusiva. Caso o serviço realize desinfecção ou esterilização química líquida automatizada, deve também dispor de área e condições técnicas necessárias para instalação do equipamento.

8. Em relação ao preparo e embalagem de produtos para saúde, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. Não é permitido o uso de embalagens de papel kraft, assim como as embalagens tipo envelope de plástico transparente não destinadas ao uso em equipamentos de esterilização.
II. É permitido o uso de caixas metálicas sem furos para esterilização de produtos para saúde.
III. Não é permitido o uso de embalagem de tecido de algodão.
IV. É obrigatória a identificação nas embalagens dos produtos para saúde submetidos à esterilização por meio de rótulos ou etiquetas.

a) As frases I, III e IV estão corretas.
b) Apenas as frases I e IV estão corretas.
c) Apenas as frases II e III estão corretas.
d) As frases I, II, III e IV estão corretas.

9. O papel grau cirúrgico e as caixas metálicas perfuradas são embalagens compatíveis com os métodos de esterilização

a) Vapor sob pressão e óxido de etileno.
b) Calor seco e plasma de peróxido de hidrogênio.
c) Radiação ionizante e calor seco.
d) Plasma de peróxido de hidrogênio e glutaraldeido.

10. De acordo com a Resolução - RDC nº 15, de 15 de março de 2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) O monitoramento do processo de esterilização deve ser realizado em cada carga em pacote teste desafio com integradores químicos (classes 5 ou 6), segundo rotina definida pelo próprio Centro de Material Esterilizado (CME) ou pela empresa processadora.
( ) O monitoramento do processo de esterilização com indicadores físicos deve ser registrado uma vez por dia.
( ) No monitoramento do processo de esterilização dos produtos para saúde implantáveis deve ser adicionado um indicador biológico a cada carga, que deverá ser liberada apenas para utilização após leitura positiva do indicador biológico.
( ) O monitoramento do processo de esterilização com indicador biológico deve ser feito diariamente, em pacote desafio disponível comercialmente ou construído pelo CME ou pela empresa processadora, que deve ser posicionado no ponto de maior desafio ao processo de esterilização, definido durante os estudos térmicos na qualificação de desempenho do equipamento de esterilização.

a) V, F, F, V.
b) F, F, V, V.
c) V, V, F, F.
d) F, V, F, V.

GABARITO
1. B
2. D
3. A
4. A
5. C
6. C
7. D
8. B
9. A
10. A

3 comentários: