terça-feira, 7 de junho de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde do Adulto [6].


1. Sobre a assistência de enfermagem no cuidado ao paciente com infarto agudo do miocárdio, julgue as assertivas abaixo:

I. Os diagnósticos de enfermagem para um paciente com infarto agudo do miocárdio, com base nas manifestações clínicas, história e dados do exame diagnóstico incluem exclusivamente: perfusão tissular cardíaca alterada relacionada com o fluxo sanguíneo coronário reduzido a partir do trombo coronariano e da placa aterosclerótica e risco de desequilíbrio do volume de líquido.
II. A prioridade máxima no cuidado do paciente com IM, segundo Smeltzer, Bare, Hinkle, Cheever, é equilibrar o suprimento e a demanda de oxigênio do miocárdio, dessa forma a velocidade do fluxo de oxigênio de 2 a 4L/min é habitualmente adequada para manter os níveis de saturação de oxigênio de 96 a 100%, isso na ausência de outra doença.
III. A dor ou o desconforto torácico podem não refletir a isquemia miocárdica. Quando o paciente refere dor torácica, o enfermeiro faz perguntas para ajudar a distinguir de outros eventos os sintomas torácicos relacionados com o coração. Algumas doenças como a pneumonia, embolia pulmonar, hérnia de hiato, espasmo ou esofagite por refluxo, ansiedade, distúrbio do pânico e costocondrite são exemplos desses eventos.
IV. Os pacientes com infarto agudo do miocárdio apresentam dor torácica, pressão desconfortável ou desconforto torácico, aperto, ou plenitude na região subesternal, pode irradiar-se pelo tórax ou para a face, medial de um ou ambos os braços e mãos, ou para a mandíbula, ombros, costas ou epigástrio, falta de ar, sudorese, palpitações, fadiga e náuseas ou vômitos.
V. O diagnóstico de enfermagem “Perfusão tissular cardíaca ineficaz relacionada com o fluxo coronariano reduzido” requer a administração de oxigênio para aumentar o suprimento de oxigênio para o miocárdio quando a saturação de oxigênio real é menor que a normal. E a quantidade a ser administrada pelo enfermeiro será conforme a prescrição.

2.  Considerando a assistência de enfermagem prestada ao paciente com insuficiência cardíaca, julgue as assertivas abaixo:

I. O cuidado de enfermagem, ao administrar a terapia diurética, segundo Smeltzer, Bare, Hinkle e Cheever, consiste em administrar o medicamento no início do dia, para evitar a nictúria; monitorar o peso diariamente; realizar balanço hídrico; avaliar sons respiratórios, distensão venosa jugular, edema periférico, abdominal ou sacral; avaliar as reações adversas, como náuseas e desconforto gastrintestinal, vômitos, diarreia, fraqueza, cefaleia, fadiga, ansiedade ou agitação e arritmias cardíacas.
II. O uso da digoxina requer cuidados; principalmente antes de sua administração o enfermeiro deve avaliar a frequência cardíaca apical. Quando o ritmo do paciente e a fibrilação atrial e a frequência cardíaca é inferior a 60 ou o ritmo se torna regular, o enfermeiro pode suspender o medicamento e notificar o médico, porque esses sinais indicam o desenvolvimento de bloqueio de condução atrioventricular.
III. O enfermeiro, durante o exame físico a um paciente com insuficiência cardíaca realiza a ausculta dos pulmões para detectar estertores e sibilos. Os estertores que são produzidos pelo fechamento súbito das pequenas vias aéreas edemaciadas e os alvéolos que foram aderidos pelo exsudato podem ser ouvidos no início da inspiração e não são eliminados pela tosse.
IV. O enfermeiro tem como cuidado realizar o balanço hídrico (ingestão de líquido e excreção), registrando a ingesta e débito rigorosamente, quando o paciente está hospitalizado. O paciente deve ser monitorado quanto à presença da oligúria, o que consiste em um débito urinário diminuído, menos que 500mL nas 24 horas ou anúria, débito urinário nas 24 horas inferior a 30mL.
V. Os membros da equipe de saúde devem estar atentos para uma avaliação periódica dos níveis eletrolíticos como a hiponatremia, hipomagnesemia e hipocalemia. Esses níveis devem ser avaliados com frequência diante de uma terapia diurética, e em seguida, geralmente a cada 3 a 12 meses. Os níveis séricos de potássio sempre indicam a quantidade total de potássio dentro do corpo humano.

3. A Crise hipertensiva compreende as emergências e urgências hipertensivas, significando elevação crítica da pressão arterial (PA) ou estado hipertensivo crítico que requer atenção imediata. De maneira prática, a crise hipertensiva pode ser caracterizada como a elevação rápida e inapropriada, intensa e sintomática da PA, com risco de deterioração rápida dos órgãos-alvo, podendo haver risco de vida imediato ou potencial. Em relação a esta condição, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas.

I. É decorrente da elevação súbita e mantida da resistência periférica, que, secundariamente, provoca rápidas elevações da pressão arterial, ao mesmo tempo em que mecanismos compensatórios e adaptações hemodinâmicas hipotensoras são desativados ou insuficientes.
II. Em hipertensos crônicos, as alterações vasculares como hipertrofia e remodelamento dimimuem o limiar de autoregulação do fluxo sanguíneo e permitem a adaptação dos órgãos-alvo.
III. Alterações endoteliais provocadas pela agressão hemodinâmica da hipertensão crônica diminuem a produção local de vasoconstritores, determinando hiperreatividade vascular, que pode provocar aumento adicional da resistência periférica com elevações abruptas da PA.
IV. São sintomas da crise hipertensiva: cefaleia, tontura, alterações visuais, ansiedade, dor, dispneia ou qualquer tipo de desconforto.
V. A redução inicial não deve ultrapassar 20% a 25% dos níveis da PA média. Um critério prático e seguro é não reduzir de imediato a pressão arterial diastólica a níveis inferiores a 100mmHg a 110mmHg. 

a) Apenas I, IV e V.
b) Apenas I, II e V.
c) Apenas II, III e IV.
d) Apenas II, IV e V.
e) Apenas III, IV e V.

4. Acerca das doenças crônicas apresentadas pela paciente, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Hipertensão arterial pode promover alterações estruturais no átrio esquerdo, com ou sem isquemia coronária, contribuindo para o desenvolvimento de insuficiência cardíaca com função sistólica preservada ou não.
( ) O edema agudo de pulmão pode ser caracterizado como uma situação de urgência ou emergência hipertensiva.
( ) A furosemida ainda é empregada para tratamento de emergências e urgências hipertensivas, mas só deve ser usada em concomitância de edema agudo de pulmão, como no caso em questão, pois em outras situações pode causar imprevisível queda de pressão arterial.
( ) Após a estabilização do quadro da paciente, haverá necessidade de uma consulta especializada em unidades de referência secundária ou terciária, e para tal deve-se utilizar o sistema de referência e contrarreferência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – V – F – V.
b) V – F – V – F.
c) F – V – V – V.
d) F – F – V – V.
e) V – F – F – F

5. Nas primeiras 24 horas de tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico com rtPA, o regime terapêutico não inclui

a) manutenção do paciente em jejum.
b) avaliação neurológica rigorosa.
c) monitorização da pressão arterial a cada 15min nas duas primeiras horas e depois a cada 30 minutos, mantendo a pressão arterial ≤ 180/105mmHg.
d) início de profilaxia para trombose venosa profunda com enoxaparina.
e) não passar sonda nasoentérica.

6. Mulher, 42 anos, com peso corporal de 50Kg, 1,62m de altura, sem antecedentes pessoais, durante o retorno de viagem de férias à praia com o marido e os filhos, apresentou cefaleia intensa, hemianópsia, disartria e perda de sensibilidade unilateral. Preocupado, seu marido a levou ao hospital da primeira cidade que encontraram no caminho, o que demorou cerca de uma hora. Ao chegar no hospital, teve seu atendimento priorizado pela enfermeira do Acolhimento com Classificação de Risco e foi imediatamente encaminhada à Sala de Emergência, com necessidade de início de Nitroprussiato de sódio, sendo coletado exames laboratorias, e realizada tomografia de crânio sem contraste com confirmação de acidente vascular cerebral isquêmico pelo neurologista. A paciente foi então transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com pressão controlada ao manejo do vasodilatador e, à chegada dos resultados laboratoriais foi indicado e iniciado tratamento com 45mg de Alteplase, o que ocorreu após duas horas e meia do início dos sintomas. Diante desse caso, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Ao ser recebida na Sala de Emergência, entre os cuidados de enfermagem, o enfermeiro deve manter a cabeceira reta, puncionar dois acessos venosos periféricos calibrosos, verificar sinais vitais e glicemia capilar corrigindo alterações, e realizar eletrocardiograma.
( ) Para preparo do Nitroprussiato de sódio, deve-se diluir 50mg da droga em 250ml de solução fisiológica e administrá-lo exclusivamente em bomba de infusão contínua.
( ) Pelo início do tempo dos sintomas, não havia mais indicação de terapia trombolítica, sendo mais adequada a administração de AAS 300mg/dia e manejo dos parâmetros fisiológicos.
( ) Ao considerar que a apresentação farmacêutica da Alteplase é 50mg em pó-liofilizado acompanhado com frasco-ampola com 50ml de diluente, o enfermeiro da UTI, após reconstituição, deve administrar 45ml da droga em 100ml de solução fisiológica em uma hora.

a) V - F - F - F.
b) V - V - F - F.
c) V - F - F - V.
d) F - V - V - F.
e) V - V - F - V.

7. Sobre a Síndrome de Guillain-Barré, é correto afirmar que

a) é uma doença autoimune que acomete primordialmente a mielina da porção proximal dos nervos periféricos.
b) é uma doença genética de caráter recessivo, ligada ao cromossomo X, degenerativa e incapacitante.
c) é uma doença autoimune da porção pós-sináptica da junção neuromuscular, caracterizada por fraqueza flutuante que melhora com o repouso.
d) é uma doença genética provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro que aparece a partir da segunda década de vida.
e) é uma doença adquirida que acomete a mielina do sistema nervoso central.

8. Qual é a dose preconizada de rt-PA (alteplase) no tratamento de fase aguda do acidente vascular cerebral isquêmico?

a) 0,9 mg/kg (dose máxima de 90 mg) infundida durante 60 minutos, com 5% da dose total administrada como bolo inicial intravenoso.
b) 0,8 mg/kg (dose máxima de 80 mg) infundida durante 60 minutos, com 10% da dose total administrada como bolo inicial intravenoso.
c) 0,9 mg/kg (dose máxima de 90 mg) infundida durante 60 minutos, com 10% da dose total administrada como bolo inicial intravenoso.
d) 0,8 mg/kg (dose máxima de 90 mg) infundida durante 60 minutos, com 10% da dose total administrada como bolo inicial intravenoso.
e) 0,9 mg/kg (dose máxima de 80 mg) infundida durante 60 minutos, com 10% da dose total administrada como bolo inicial intravenoso.

9. A pesquisa de bandas oligoclonais no líquor pode dar importantes subsídios para o diagnóstico de uma série de doenças. Qual delas normalmente não se acompanha da presença dessas bandas?

a) Esclerose múltipla.
b) Panencefalite esclerosante subaguda.
c) Acidente vascular cerebral isquêmico.
d) Neurossífilis.
e) Encefalopatia do HIV.

10. Paciente feminina, 28 anos, com lesão pigmentada em dorso, com 8mm de diâmetro, hipercrômica, bordos irregulares e assimétrica. Ao exame dermatoscópico, foram encontrados pseudópodes e “véu”. Qual é a conduta adequada?

a) Biópsia Excisional com margens exíguas.
b) Biópsia Excisional com margem de 0,5cm.
c) Curetagem e eletrocoagulação.
d) Terapia Fotodinâmica.
e) Imiquimode.

11. Sobre os tumores cutâneos malignos não-melanoma, assinale a alternativa correta.

a) A síndrome do basocelular tem caráter genético e se caracteriza por alterações neurológicas tardias e múltiplos carcinomas basocelulares em idosos.
b) O carcinoma basocelular tem localização preferencial nos terços superiores da face e tem como fator de risco principalmente a radiação UVB crônica.
c) O carcinoma verrucoso é uma variante do carcinoma basocelular e sua evolução geralmente é benigna.
d) O carcinoma basocelular é frequentemente precedido de lesões pré-malignas, como a ceratose actínica.
e) O tratamento do carcinoma espinocelular é restrito somente ao método de excisão e sutura, devido a sua capacidade de metástases.

12. Qual é o câncer de pele mais comum?

a) Sarcoma.
b) Carcinoma basocelular.
c) Linfoma.
d) Higroma cístico.
e) Melanoma

13. A transformação hemorrágica pós rtPA (Alteplase) é a complicação mais temida da trombólise no Acidente Vascular Cerebral Isquêmico. O fator mais fortemente preditor de risco de sangramento é:

a) qualquer proporção de hipodensidade na Tomografia de Crânio.
b) presença de extensa hipodensidade no território da Artéria Cerebral Média na Tomografia ou Ressonância de crânio.
c) idade maior que 65 anos.
d) glicemia elevada não tem implicações.
e) NIHSS entre 5 a 15.

14. Sobre as neoplasias malignas cutâneas derivadas dos queratinócitos, assinale a alternativa correta.

a) O carcinoma basocelular é um tumor relacionado com o folículo piloso, por isso esse tipo de tumor não é encontrado em mucosas.
b) O carcinoma espinocelular pode se originar de lesões provenientes de queimaduras e é chamado então de úlcera de cushing.
c) O carcinoma basocelular superficial e o espinocelular in situ não são passíveis de cirurgia convencional, tendo indicação de cirurgia micrográfica devido ao risco de recorrência.
d) O epitelioma cuniculatum e a papilomatose oral florida são subtipos do carcinoma basocelular.
e) O carcinoma espinocelular tem suas células provenientes da camada granulosa. É um tumor agressivo com metástases precoces, necessitando na maioria dos casos de tratamento quimioterápico.

15. A forma clínica mais comum do carcinoma basocelular é

a) pápulo-Nodular.
b) ulcerada.
c) terebrante.
d) plano cicatricial.
e) esclerodermiforme.


GABARITO
1. I > F; II > V; III > V; IV > V; V > V.
2. I > V; II > V; III > F; IV > F; V > F.
3. A
4. C
5. D
6. A
7. A
8. C
9. C
10. A
11. B
12. B
13. B
14. A
15. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário