sexta-feira, 3 de junho de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Mental [2].


1. O técnico de enfermagem ao atender um paciente portador de transtorno mental deve, dentre outras condutas,
a) independente do ambiente, iniciar a abordagem sozinho, para que o paciente se sinta mais à vontade.
b) adotar um comunicação terapêutica, com tom de voz firme a alto, na tentativa que o paciente perceba quem tem o controle da situação.
c) avaliar previamente as condições de segurança, mantendo uma posição favorável, em local que permita a saída imediata da área de risco, fato que traz segurança para a equipe e à vítima.
d) realizar imediatamente a contenção química, até a chegada de outros profissionais, evitando assim que o paciente se torne agressivo.
e) agir respeitosamente, sem recriminações ou julgamentos, porém deixando claro que não concorda com o posicionamento do paciente.

2. Acerca dos principais tipos de transtorno mental, assinale a opção correta.

a) No transtorno de ansiedade generalizada, o paciente apresenta, normalmente, um fácil relacionamento.
b) A pessoa com depressão apresenta tristeza comum, sem perda da autoestima, normalmente reclama da falta de ânimo, de cansaço fácil e de não sentir interesse por nada.
c) O indivíduo com episódios de mania caracteriza-se por apresentar um ritmo lento, falar pouco, sempre do mesmo assunto, e dormir muito.
d) O indivíduo com transtorno bipolar apresenta constância no estado de humor.
e) Demência é uma síndrome causada por alguma doença cerebral, e acarreta perturbações de vários aspectos do funcionamento mental.

3. No programa educativo sobre psicopatologia do trabalho, o enfermeiro esclarece que, segundo Carvalho, o apoio psicológico tornou-se necessário no tratamento de lesões por esforços repetitivos, principalmente aos trabalhadores que apresentam componente ansioso-depressivo, porque

a) essas lesões por esforços repetitivos, embora não sejam de notificação compulsória em rede de serviços sentinela, influenciam no vínculo empregatício do trabalhador.
b) a abordagem do sofrimento mental e dos aspectos psicossociais relacionados à patologia em questão é útil no processo reabilitacional.
c) a ocorrência de doença osteomuscular relacionada ao trabalho implica na perda de estabilidade no trabalho e na demissão por justa causa.
d) essas pessoas se sentem pressionadas para se recuperarem em longo período de tempo, embora não acarrete insegurança no retorno ao trabalho.
e) as atividades coletivas, do tipo terapia em grupo, com os portadores da lesão são contraindicadas, pois a socialização das dificuldades pessoais é fator impeditivo ao tratamento da doença.

4. Conforme a Portaria nº 130/2012 do Ministério da Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras drogas (CAPS AD III) tem por objetivo

a) prestar assistência às pessoas que estejam em abstinência alcoólica, mantendo a internação por, no mínimo, 45 dias, até cessar os efeitos da ausência do álcool no organismo.
b) fornecer atenção contínua às pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, durante as 24 horas do dia e em todos os dias da semana, finais de semana e feriados.
c) prestar assistência de saúde aos usuários de álcool e drogas, fornecendo gratuitamente imunização contra hepatite A e C.
d) prestar assistência aos dependentes de crack, excluindo a família do cuidado, devido à gravidade do caso.
e) prestar assistência de enfermagem, priorizando a contenção de todos os pacientes por meio de restrição física.

5. Com relação à assistência de enfermagem ao portador de transtorno mental e às unidades da rede de atenção à saúde mental, assinale a opção correta.

a) O programa Volta para Casa, que integra a rede de atenção à saúde mental, resulta de parceria entre o Ministério da Saúde e Ministério da Educação.
b) O CAPS foi instituído com a proposta de ampliar os cuidados existentes na rede SUS de atenção em álcool e outras drogas, e dar maior resolutividade e retaguarda aos usuários.
c) O Núcleo de Apoio à Saúde da Família 3 tem como objetivo promover a atenção integral em saúde e saúde mental, prioritariamente para usuários de crack, álcool e outras drogas, na atenção básica e em municípios com menos de vinte mil habitantes.
d) A partir de 2005, houve uma retração na implantação de centro de atenção psicossocial (CAPS) porque os incentivos financeiros eram liberados após a vistoria no local feita por técnicos do Ministério da Saúde.
e) A expansão do cadastramento de novos hospitais psiquiátricos para prestação de assistência à rede de saúde mental deriva da importância dessas unidades para a reintegração social do paciente.

6. A principal indicação terapêutica do lítio é para

a) estabilização do retardo mental.
b) tratamento e monitoramento do quadro de esclerose múltipla.
c) tratamento e profilaxia do autismo.
d) tratamento e profilaxia do transtorno de humor bipolar.
e) estabilização da crise convulsiva.

7. Um cliente apresenta pensamentos, imagens ou impulsos que são desagradavelmente repetidos. De acordo com as Diretrizes Diagnósticas da CID (Classificação Internacional das Doenças) − 10, essa é uma das características clínica do transtorno

a) de somatização.
b) obsessivo-compulsivo.
c) doloroso somatomorfo persistente.
d) hipocondríaco.
e) dissociativo.

8. O Miniexame do Estado Mental, indicado para avaliação de funções cognitivas, utiliza diversos critérios, como

a) orientação temporal e espacial.
b) cálculo e leitura de texto.
c) redação de texto e memorização.
d) repetir e memorizar a frase: “O rato roeu a roupa do rei de Roma”.
e) pegar um papel quadrado, dobrá-lo ao meio e escrever o nome com olhos fechados.

9. Uma gestante com diagnóstico de transtorno depressivo relata ao enfermeiro que, devido a este transtorno, suas atividades funcionais têm sido prejudicadas persistentemente. Segundo o Ministério da Saúde (2010), a característica central deste quadro de transtorno de humor, que reflete o impacto negativo nas atividades funcionais, é

a) a logorreia.
b) o pensamento acelerado.
c) a alucinação auditiva.
d) a anedonia.
e) o delírio persecutório.

10. Indivíduos que apresentam personalidade tipo Borderline, apresentam, em geral, maior risco para o comportamento suicida. Algumas das características dessa personalidade são

a) considerar-se superior, requerer admiração excessiva e ser frequentemente arrogante.
b) ter fantasias de grande sucesso pessoal, ser irresponsável e inconsequente.
c) apresentar transtorno de identidade, fazer atos auto-lesivos repetitivos e ter sentimentos intensos de vazio.
d) não sentir culpa ou remorsos e considerar-se superior em relação aos outros.
e) mentir de forma recorrente, ser frio, insensível, sem compaixão, agressivo e cruel.

11. O enfermeiro, como participante da equipe de saúde que atende o indivíduo com suspeita de esquizofrenia, necessita conhecer as principais manifestações deste transtorno mental, a fim de prevenir agravos. Dentre as características da esquizofrenia, encontram-se

a) perda da capacidade acadêmica, transtorno de identidade e vontade exacerbada.
b) perda da capacidade laboral, embotamento afetivo e volição preservada.
c) delírios, perda da capacidade social e comportamento previsível.
d) alucinações, hiperedonia e logorreia.
e) discurso desorganizado, hipoedonia e alogia.

12. Conforme o Conselho Federal de Enfermagem, a equipe de enfermagem deve levar em consideração os seguintes aspectos quanto à contenção física em um paciente/cliente com distúrbios mentais:

I. A contenção física é utilizada pela enfermagem como primeira alternativa em pacientes agressivos com o objetivo de preservar a segurança do paciente e da equipe de enfermagem.
II. Existem outras estratégias que devem ser aplicadas anteriormente à contenção física: primeiramente a abordagem verbal pela comunicação terapêutica e, posteriormente, a contenção química.
III. A contenção física envolve a técnica de restrição dos movimentos do corpo do paciente, restringindo sua habilidade em se mover quando esse oferece perigo para si e para terceiros, por meio de dispositivos mecânicos ou manuais.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

a) III.
b) II e III.
c) II.
d) I e II.
e) I.

13. A anedonia é um dos sintomas manifestados por indivíduos com diagnóstico de depressão que significa

a) perder o prazer ou o interesse em atividades rotineiras.
b) sublimar as emoções para tentar esquecer experiências passadas.
c) esconder os reais sentimentos para ter condições de barganha.
d) manipular as respostas ou apresentar comportamento dissimulado.
e) exaltar as próprias características físicas.

14. Nos distúrbios psiquiátricos, os antipsicóticos utilizados no tratamento podem ser

a) fenobarbital e halotano.
b) halotano e risperidona.
c) risperidona e haloperidol.
d) haloperidol e fenoterol.
e) fenoterol e fenobarbital.

15. Percepção sensorial que apresenta a sensação de realidade de uma verdadeira percepção, mas que ocorre sem estimulação externa do órgão sensorial em questão.

Trata-se de

a) alucinação.
b) taquifemia.
c) bradilalia.
d) mussitação.
e) disfemia.


GABARITO
1. C
2. E
3. B
4. B
5. C
6. D
7. B
8. A
9. D
10. C
11. E
12. B
13. A
14. C
15. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário