quarta-feira, 1 de junho de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Centro Cirúrgico [8].


1. Analise as informações a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.

a) Cirurgias limpas são aquelas cujos procedimentos envolvem um trauma penetrante, recente ou tardio; procedimentos que envolvam feridas contaminadas, feridas traumáticas de abordagem tardia, tecido isquêmico, presença de pus, de corpo estranho ou víscera perfurada.
b) São recomendações para controle e prevenção de ISC: reduzir o tempo de internação em cirurgias eletivas, sendo a meta um tempo inferior a 24 horas; compensar doenças subjacentes; tratar infecções em sítio remoto antes da realização do procedimento, a não ser que o quadro clínico não permita adiamento do procedimento.
c) As cirurgias potencialmente contaminadas ou contaminadas, de forma geral, têm indicação de antibioticoprofilaxia. Também as cirurgias limpas que envolvam a instalação de próteses ou cuja eventual infecção tenha consequências desastrosas, como as cardíacas.
d) Cirurgias potencialmente contaminadas são aquelas em que o sítio cirúrgico entra nos tratos respiratório, genital, gastrintestinal ou urinário em condições controladas e sem contaminação acidental.
e) Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) profundas são infecções que ocorrem relacionadas à manipulação cirúrgica acometendo tecido subcutâneo, tecidos moles profundos (fáscia e músculo), órgão e cavidades com incisão. Enquadram-se como aquelas que ocorrem até o 30º dia de pós-operatório ou até 01 ano nos casos de cirurgias com implante de próteses.

2. Posição cirúrgica é aquela em que é colocado o paciente, depois de anestesiado, para ser submetido a um procedimento cirúrgico. O posicionamento cirúrgico é um fator chave no desempenho do procedimento seguro e eficiente, por meio da aplicação de conhecimentos relacionados à anatomia, fisiologia e patologia. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

a) No decúbito lateral, o paciente permanece em decúbito lateral, esquerdo ou direito, com a perna que está do lado de cima flexionada, afastada e apoiada na superfície de repouso.
b) Posição de trendelemburg reverso ou proclive é usada frequentemente para oferecer acesso à cabeça e pescoço para facilitar que a força de gravidade desloque as vísceras para adiante do diafragma e na direção dos pés, indicada para manter as alças intestinais na parte inferior do abdome e reduzir a pressão sanguínea. Nessa posição, o paciente estará em decúbito dorsal com elevação da cabeça e tórax e abaixamento dos MMII.
c) Na posição litotômica ou ginecológica,o paciente permanece em decúbito dorsal,com as pernas flexionadas, afastadas e apoiadas em perneiras acolchoadas, e os braços estendidos e apoiados em talas.
d) A posição supina pode ser usada nas cirurgias: torácicas, cranianas e peritoneais; colecistectomia, cesariana e tireoidectomia, entre outras.
e) No decúbito ventral, o paciente fica deitado sobre o dorso, braços em posição anatômica e pernas levemente afastadas. As palmas das mãos voltadas para o corpo. A posição da cabeça deve manter as vértebras cervicais, torácicas e lombares em uma linha reta. Os quadris paralelos. As pernas ficam paralelas e descruzadas para prevenir traumas nos nervos peroneal, tibial, atrito e comprometimento circulatório.

3. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Com relação à assistência de enfermagem e os recursos de proteção no posicionamento cirúrgico, é correto afirmar que estes recursos asseguram manutenção à temperatura corpórea adequada, evitam atritos, previnem lesões de pele e outros danos ao paciente.
( ) Fazem parte dos recursos de proteção no posicionamento cirúrgico: colchonete da mesa cirúrgica; travesseiros; almofadas; rodília, colchão ou manta térmica.
( ) Com relação à posição de decúbito dorsal, a posição dos braços é sempre paralela ao corpo do paciente.
( ) Quanto à posição ginecológica, as pernas devem ser abaixadas ou apoiadas nas perneiras simultaneamente, dando-se apoio às articulações acima e abaixo para evitar tensão na musculatura lombossacra, que pode estirar e inclinar, desta maneira, colocando a pelve e as extremidades em desequilíbrio.
( ) Alto risco para traumas relacionados com a pressão de sustentação e deslinhamento de áreas corporais durante a cirurgia é um diagnóstico de enfermagem relacionado exclusivamente à posição de trendelenburg.
( ) São cuidados com o posicionamento do paciente no pós-operatório: retirar rapidamente as pernas da perneira, a fim de prevenir o fluxo rápido de sangue da porção superior do corpo para os membros inferiores, o que levará à elevação da pressão arterial.

a) F – F – V – F – V – F.
b) F – F – V – F – V – V.
c) V – V – F – V – F – F.
d) V – F – V – F – V – V.
e) V – V – V – F – V – F.

4. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Bisturi Elétrico: Monopolar: a corrente passa pela pinça e retorna pela placa de bisturi; Bipolar: a corrente elétrica passa pela pinça e retorna ao aparelho.
( ) A placa dispersiva do eletrocautério deve ser colocada em local limpo e desengordurado, o mais próximo possível da incisão cirúrgica, na pele seca, sem pelos e sobre grande massa muscular.
( ) Quanto à utilização de marcapasso concomitante com o Bisturi Elétrico, deve-se fazer monitorização cardíaca efetiva, dar preferência ao bipolar. Em cirurgias utilizando o sistema monopolar, recomenda-se a colocação do eletrodo dispersivo o mais próximo possível do local da cirurgia; evitar o cruzamento dos cabos eletrocirúrgicos junto ao marcapasso, minimizando assim interferências elétricas.
( ) A decisão de transferir o paciente pós-operatório da sala de cirurgia para a RPA é responsabilidade do enfermeiro.
( ) As metas do tratamento de enfermagem para o paciente na RPA consistem em fornecer o cuidado até que o paciente tenha se recuperado dos efeitos da anestesia (ex., até a retomada das funções motora e sensorial), esteja orientado, apresente sinais vitais estáveis e não mostre evidências de hemorragia nem outras complicações.

a) V – V – V – F – V.
b) F – F – F – V – F.
c) F – V – V – F – V.
d) F – F – V – V – F.
e) V – V – F – F – V.

5. O processo de limpeza da sala operatória (SO) consiste na remoção mecânica e/ou física da sujidade das superfícies e constitui elemento primário eficaz como medida de interrupção da cadeia epidemiológica das infecções. Analise as alternativas e assinale a INCORRETA.

a) A Limpeza Operatória é importante para evitar a transmissão de micro-organismos pelos pés dos profissionais e sua possível suspensão pelo ar. Essa limpeza é indicada quando a matéria orgânica se espalhou além do campo operatório (chão, paredes).
b) A Limpeza Concorrente é realizada pouco antes da primeira cirurgia do dia, com pano embebido em desinfetante, para remoção de partículas de poeira de mobiliários, equipamentos e superfícies horizontais da SO e, se necessário, deve acompanhar a limpeza do piso pelo serviço de higienização.
c) A Limpeza Terminal deve ser feita diariamente nas SO’s após a última cirurgia eletiva. Envolve todos os procedimentos da limpeza concorrente, acrescentando: focos cirúrgicos, equipamentos montados ou fixos no teto, móveis, sistemas de ventilação, portas.
d) A finalidade do processo de limpeza é diminuir a vulnerabilidade do usuário ao risco de adquirir infecção de sítio cirúrgico (ISC) durante o procedimento anestésico-cirúrgico, período de exposição à carga microbiana proveniente do ambiente e da equipe.
e) No ambiente cirúrgico, o risco de exposição ao material biológico é constante, durante e após os procedimentos, no manuseio de objetos com grande quantidade de material orgânico e durante processo de limpeza da SO.

6. São etapas da Limpeza concorrente das Salas Operatórias, EXCETO

a) desinfecção de superfícies e equipamentos com álcool a 70% ou outro desinfetante padronizado pela CCIH.
b) remoção completa do lixo e partículas do piso.
c) encaminhar o instrumental cirúrgico ao expurgo da Central de Materiais e Esterilização.
d) limpeza das grades de saída do ar condicionado.
e) fechar o hamper e levar ao local de acesso à lavanderia.

7. Os instrumentais cirúrgicos são classificados de acordo com sua função ou uso principal (pois a maioria deles possui mais de uma utilidade) e também quanto ao tempo de utilização no ato operatório. Dessa forma, distribuem-se em categorias de acordo com os tempos operatórios em que são utilizados. Assinale a alternativa INCORRETA.

a) A hemostasia temporária pode ser executada, no decorrer da cirurgia, com instrumentos preensores, dotados de travas, denominados pinças hemostáticas. Prendem a extremidade do vaso seccionado até que a hemostasia definitiva seja feita, geralmente por ligadura feita com fios. Exemplos:Kelly, Crile, Halstead, Mixter e Kocher.
b) Os afastadores estáticos são aqueles utilizados para a visibilidade no campo cirúrgico. Afastador de Finochietto: utilizado em cirurgias torácicas, possuindo uma manivela para possibilitar o afastamento da forte musculatura intercostal e de “Gosset”, utilizado a fim de manter exposta a cavidade abdominal.
c) A arrumação da mesa de instrumentação deve ser feita de forma padronizada, de acordo com a ordem de utilização dos instrumentais no ato operatório, a fim de se facilitar o acesso aos mesmos: inicia-se pelo setor de hemostasia, que abriga materiais como gazes, compressas e fios para ligadura, bem como as pinças hemostáticas.
d) O sentido de arrumação da mesa varia de acordo com os tipos de cirurgia. Nos casos de cirurgia supraumbilicais, em que o cirurgião deve estar à direita do paciente, tendo o primeiro auxiliar a sua frente e o instrumentador ao lado deste, a mesa deve ser organizada em sentido horário.
e) As técnicas de instrumentação cirúrgica podem ser feitas de duas formas: por solicitação verbal ou por sinalização cirúrgica, que consiste em um sistema mundial padronizado de técnicas de solicitação manual que visam reduzir a conversação dentro da sala de cirurgia, a fim de se manter a assepsia local. A sinalização cirúrgica é destinada somente aos instrumentais mais simples e mais utilizados, sendo os demais solicitados verbalmente. 

8. Diante das características específicas do paciente cirúrgico, entendemos que a sistematização da
assistência de enfermagem perioperatória possibilita a melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente, pois torna-se um processo individualizado, planejado, avaliado e, principalmente, contínuo, ou seja, abrange os períodos pré, intra e pós-operatório da experiência cirúrgica do paciente. De acordo com o exposto, assinale a alternativa correta.

a) O período transoperatório compreende desde o momento em que o paciente é recebido na instituição de saúde até sua alta hospitalar. Envolvida nesta fase, temos a fase do intraoperatório, que compreende o momento do procedimento anestésico-cirúrgico propriamente dito, ou seja, do início do processo anestésico até a sua reversão.
b) O período pré-operatório inicia-se no momento em que o paciente é avisado da necessidade do procedimento cirúrgico e as ações de enfermagem, neste período, objetivam condições físicas e psicológicas adequadas.
c) Portadores de diabetes melittus não podem fazer jejum de 8 horas, quando vão se submeter à cirurgia de grande porte, porque apresentam hipoglicemia.
d) Pacientes que farão cirurgia não devem chegar ao centro cirúrgico com acesso venoso, pois esse procedimento é de responsabilidade exclusiva do anestesista.
e) Um exame físico do paciente na internação não é necessário se já foi feito na consulta de enfermagem, no período pré operatório mediato.

Analise o caso clínico a seguir e responda as questões de 9 a 11.

Joana, 56 anos, sexo feminino, residente na zona rural, não alfabetizada, refere ser lavradora, viúva. O diagnóstico médico atual é de colelitíase e colecistite crônica. Referiu ter feito histerectomia anteriormente. Diz ser hipertensa, com arritmia cardíaca e faz uso contínuo de anti-hipertensivos e antiarrítmicos. Apresenta tosse seca. Nega alergia. Refere ser tabagista ativa, sedentária e que não faz uso de bebida alcoólica há mais de 20 anos. A queixa principal é dor no hipocôndrio direito. Admitida no Hospital Municipal hoje, às 10hs00, para ser submetida à colecistectomia videolaparoscópica amanhã, às 13hs00. Administrado pré-anestésico, conforme prescrição médica. Iniciou antibioticoterapia no setor de internação devido à infecção urinária. Na admissão na Sala Operatória, apresentava PA 150x100 mmHg, pulso 88bpm, T 37°C, FR 26 mrm. Realizado videocolecistectomia sob anestesia geral. Placa de eletrocautério em panturrilha esquerda. Apresentou pico hipertensivo (PA 220x120 mmHg) no transoperatório, com normalização após medicação. FC 100 bpm T 36,4°C. Término da cirurgia às 16hs00. Encaminhada para SRPA, sonolenta, respondendo a estímulos verbais, pálida, PA 140x90 mmHg, FC 100bpm, T 35,4°C, Sat O2  95% em ar ambiente, eupneica. Curativos abdominais limpos e secos. Após 10 minutos, queixa de dor torácica, cianose de extremidades, taquidispneica, PA 100x60 mmHg, FC 120 bpm irregular, Sat O2 87% - suspeita de embolia pulmonar.

9. Fazem parte dos cuidados de enfermagem no período pré-operatório imediato para essa paciente, EXCETO

a) jejum de 06 a 08 horas.
b) encaminhar ao banho de aspersão, antes da administração do pré-anestésico.
c) orientar a não elevar a cabeça, pois pode ser necessário modificar a cirurgia para aberta e indicar a raquianestesia.
d) remoção de prótese dentária e outras, joias e adornos, esmalte e maquilagem.
e) certificar-se do consentimento do paciente.

10. O Índice Aldrete e Kroulik é utilizado na avaliação dos sistemas cardiovascular, respiratório, nervoso central e muscular dos pacientes submetidos à ação dos fármacos e técnicas anestésicas. Com
relação à avaliação da paciente na admissão na Sala de Recuperação Pós-Anestésica, assinale a alternativa correta.

a) Na avaliação do nível de consciência, recebeu 2 pontos, pois desperta ao ser chamada; e 1 ponto na avaliação respiratória, pois apresenta dificuldade respiratória.
b) Na avaliação da saturação de oxigênio, recebeu 1 ponto, pois a saturação de O2 é maior que 92% respirando em ar ambiente, e 1 ponto na avaliação do nível de consciência, pois desperta ao ser chamada.
c) Na avaliação da circulação, recebeu 1 ponto – variação inferior a 20%; 3 pontos na avaliação do nível de consciência e 2 pontos na avaliação da saturação de oxigênio.
d) Na avaliação da saturação de oxigênio, recebeu 1 ponto; 1 ponto na avaliação do nível de consciência, pois desperta ao ser chamada, e, na avaliação da circulação, recebeu 0 ponto – variação inferior a 20%.
e) Na avaliação da circulação, recebeu 2 pontos – variação inferior a 20%; 1 ponto na avaliação do nível de consciência e 2 pontos na avaliação da saturação de oxigênio.

11. Com relação à prevenção de infecção do sítio cirúrgico para essa paciente, assinale a alternativa correta.

a) A qualidade da esterilização dos materiais é secundária, pois ela já está em antibioticoterapia.
b) Realizar tricotomia apenas quando os pelos prejudicarem a técnica cirúrgica. A remoção com lâminas aumenta o risco de infecção, devendo ser evitada.
c) Se o banho pré-operatório foi realizado com antisséptico, não é necessário preparo da pele da região cirúrgica no CC.
d) Essa cirurgia é considerada infectada devido à infecção urinária.
e) A indicação de preparo pré-operatório das mãos com antisséptico é desnecessária se o cirurgião utilizar dois pares de luvas cirúrgicas estéreis e trocá-las a cada 2 horas de procedimento. 

12. Com relação à anestesia, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

a) A anestesia peridural é realizada com a perfuração das meninges dura-máter e pia-máter, no espaço peridural, preservando a aracnoide. Por isso, é menos frequente a cefaleia pós- anestésica nessa técnica.
b) Operações em crianças normalmente não devem ser realizadas com anestesia geral, para evitar que elas se traumatizem ou fiquem inquietas durante a cirurgia.
c) O espaço subaracnoideo é ideal para colocação de cateter epidural para analgesia de parto ou pós operatória.
d) São perfuradas duas meninges para se realizar a raquianestesia: a dura máter e a aracnoide, mais interna. O anestésico é depositado no espaço subaracnóideo, no líquor.
e) A cefaleia por hipotensão do líquor é muito mais frequente após realização da anestesia peridural do que após raquianestesia, e está diretamente relacionada com o calibre da agulha.

13. Durante a anestesia geral por uso de alguns agentes anestésicos pode ocorrer uma complicação de extrema gravidade: a hipertermia maligna. São ações de controle dessa complicação que devem ser imediatamente realizadas na tentativa de evitar o óbito do paciente:

a) suspender a anestesia, administrar digitálico, antitérmico e anticonvulsivante.
b) suspender a anestesia, administrar relaxante muscular, dopamina e bicarbonato de sódio.
c) suspender a anestesia, administrar antitérmico, relaxante muscular, sedativos e fazer a reposição volêmica.
d) suspender a anestesia, hiperventilar com O2 100%, administrar antitérmico, antiarrítmico e anticonvulsivante.
e) suspender a anestesia, hiperventilar com O2 100%, administrar relaxante muscular, bicarbonato de sódio e resfriar o paciente.

14. Numa cirurgia de grande porte o paciente deverá ser submetido a uma anestesia geral. Sobre esse procedimento, é correto afirmar que:

a) o estágio de excitação do paciente ocorre ao término do efeito anestésico.
b) o início do procedimento cirúrgico ocorre ao se atingir o estágio IV da anestesia.
c) o paciente encontra-se em estado de narcose, analgesia, relaxamento e perda dos reflexos.
d) os anestésicos líquidos voláteis são ofertados misturados ao ar comprido para evitar superdosagem da droga.
e) o óxido nítrico é um anestésico geral gasoso utilizado geralmente em associação com anestésicos líquidos voláteis.

15. A cefaleia é uma queixa relativamente frequente nas primeiras horas após a realização de uma punção lombar para anestesia raquidiana. Os fatores causais envolvidos são:

a) grau de ansiedade e hipertensão.
b) efeito irritante do anestésico e hipotensão.
c) tamanho da agulha e inflamação das meninges.
d) erro na técnica e tipo de solução anestésica utilizada.
e) extravasamento do líquor pela punção e estado de hidratação do paciente.


GABARITO
1. A
2. E
3. C
4. A
5. B
6. D
7. C
8. B
9. C
10. E
11. B
12. D
13. B
14. C
15. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário