sexta-feira, 3 de junho de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Mental [5].


1. Uma emergência psiquiátrica é um distúrbio grave e urgente do comportamen-to, afeto ou pensamento que torna o paciente incapaz de lidar com as situações de vida e com os relacionamentos interpessoais (Brunner, 2002. p. 1849).

Sobre o atendimento a essas situações, é CORRETO afirmar:

a) A meta imediata é obter o controle da situação.
b) As contenções devem ser imediatamente colocadas.
c) O paciente deve ficar sozinho em alguns momentos para não se sentir vigi-ado.
d) Deve-se evitar dizer seu nome ao paciente ou qualquer verdade, se implicar algo que o desagrade.

2. Em relação à assistência em saúde mental comunitária, é incorreto afirmar:

a) No Ceará o desenvolvimento de ações de saúde mental por parte das equipes do PSF representa uma estratégia complementar de consolidação da Reforma Psiquiátrica, tendo em vista que a rede de serviços de saúde mental nos diversos municípios não é suficiente para atender todas as demandas da população.
b) Acompanhamento de egressos de hospitais psiquiátricos, identificação e seguimento de casos de transtornos mentais leves e moderados e coordenação de grupos de hipertensos, de adolescentes e de idosos são exemplos das muitas ações com enfoque de saúde mental que o enfermeiro pode desenvolver na atenção básica de saúde.
c) Como o uso de benzodiazepínicos é uma prática muito difundida entre pessoas com algum tipo de demanda emocional, uma medida inicial de saúde mental em uma unidade básica de saúde é levantar a extensão dessa prática na área adstrita e estabelecer metas condizentes com a realidade identificada e com a qualificação da equipe de saúde.
d) Conhecidas as pessoas que já vêm fazendo uso de benzodiazepínicos, é necessário manter a prescrição conforme a dosagem corriqueira, uma vez que a dependência já é um fato.
e) adotadas em curto prazo: prescrever racionalmente; programar a redução progressiva e retirada, se possível; realizar abordagem conscientizadora e educativa em consultas individuais e com a família.

3. Qual a alternativa incorreta em relação às manifestações de esquizofrenia?

a) Primeiras manifestações ocorrem ainda na adolescência e em adultos bastante jovens.
b) Modificações flutuantes do humor com predomínio de um pólo em que a energia para a realização de projetos parece inesgotável.
c) Evidente dificuldade de desenvolver relações significativas e de manifestar sentimentos.
d) Delírios e alucinações que se estruturam progressivamente.
e) Presença de ecolalias e de neologismos.

4. Verônica, 27 anos, compareceu a uma Unidade de Saúde da Família acompanhada de uma vizinha. Ela disse que perdeu um encaminhamento que o CAPS da cidade fez para a equipe da Unidade. Ela informa que há cerca de dois anos e meio morreu o companheiro com quem ela viveu durante três anos. Logo após a morte, ela se sentiu muito triste e desanimada. Como não conseguia reagir, parou de trabalhar como diarista e essa situação de desânimo chegou a tal ponto que em uma noite ela tentou se matar. Foi socorrida pelos vizinhos que a levaram para um hospital de emergência da cidade. De lá foi encaminhada para o CAPS onde se tratou até o mês passado. Teve melhora sensível, embora no decorrer do tratamento tenha tido fases em que se sente eufórica, chegando a fazer planos de muitas realizações e a contrair algumas dívidas que tem dificuldades de pagar. Há quase um ano encontra-se em situação estável, voltou a trabalhar há cerca de seis meses e continua tomando medicamentos. Foi encaminhada para ser acompanhada pela equipe da Unidade de Saúde da Família.

O quadro descrito é sugestivo de:

a) Transtorno de estresse pós-traumático
b) Transtorno obsessivo-compulsivo
c) Transtorno do humor
d) Esquizofrenia
e) Transtorno de pânico

5. Verônica, 27 anos, compareceu a uma Unidade de Saúde da Família acompanhada de uma vizinha. Ela disse que perdeu um encaminhamento que o CAPS da cidade fez para a equipe da Unidade. Ela informa que há cerca de dois anos e meio morreu o companheiro com quem ela viveu durante três anos. Logo após a morte, ela se sentiu muito triste e desanimada. Como não conseguia reagir, parou de trabalhar como diarista e essa situação de desânimo chegou a tal ponto que em uma noite ela tentou se matar. Foi socorrida pelos vizinhos que a levaram para um hospital de emergência da cidade. De lá foi encaminhada para o CAPS onde se tratou até o mês passado. Teve melhora sensível, embora no decorrer do tratamento tenha tido fases em que se sente eufórica, chegando a fazer planos de muitas realizações e a contrair algumas dívidas que tem dificuldades de pagar. Há quase um ano encontra-se em situação estável, voltou a trabalhar há cerca de seis meses e continua tomando medicamentos. Foi encaminhada para ser acompanhada pela equipe da Unidade de Saúde da Família.

Qual a conduta mais apropriada diante do caso?

a) O uso da medicação é importante para que a cliente mantenha-se estável, mas outros recursos como grupos e oficinas terapêuticas devem ser acrescentados.
b) O transtorno está em fase aguda e deve ser devolvido ao CAPS.
c) O transtorno já tem características de cronicidade e deve ser tratado em hospital psiquiátrico.
d) Como o quadro já se estabilizou, a medicação deve ser suspensa e o acompanhamento pode se restringir a consultas individuais a cada dois meses.
e) Todas as opções acima são falsas.

6. Lei nº 10.216/2001 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental enfatiza os direitos da pessoa portadora de transtorno mental, dentre eles:

I. Ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades.
II. Receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento.
III. Ser tratada em ambiente familiar e por meio de tratamentos invasivos.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas II e III.

7. Segundo a Portaria nº 336/GM/2002, o CAPS I – Serviço de atenção psicossocial com capacidade operacional em municípios com população entre 20.000 e 70.000 habitantes - apresenta algumas características, EXCETO:

a) Responsabilizar-se, sob coordenação do gestor local, pela organização da demanda e da rede de cuidados em saúde mental no âmbito do seu território.
b) Coordenar, por delegação do gestor local, as atividades de supervisão de unidades hospitalares psiquiátricas no âmbito do seu território.
c) Supervisionar e capacitar as equipes de atenção básica, os serviços e programas de saúde mental no âmbito do seu território e/ou do módulo assistencial.
d) Manter de 02 (dois) a 04 (quatro) leitos para desintoxicação e repouso.
e) Funcionar no período de 08 às 18 horas, em 02 (dois) turnos, durante os cinco dias úteis da semana.

8. Segundo o relatório da III Conferência Nacional de Saúde Mental, os participantes aprovaram princípios para a reabilitação psicossocial das pessoas com transtornos mentais. As pessoas acometidas por distúrbio mental necessitam de:

I. Respeito e recontextualização de suas diferenças.
II. Envolvimento e participação ativa dos familiares e responsáveis no seu tratamento.
III. Exposição pública de sua identidade.
IV. Incentivo à hospitalização e à segregação.

Quais estão corretas?

a) Apenas I e II.
b) Apenas I e III.
c) Apenas II e III.
d) Apenas III e IV.
e) I, II, III e IV.

9. Segundo Palombini, o Acompanhamento Terapêutico (AT) é uma modalidade clínica que utiliza o espaço público da cultura. Nesse sentido, o AT pode ser caracterizado como:

I. Suporte ao acompanhamento que sustenta o enlace entre sujeito e social.
II. Modalidade de ensino em serviço que resgata o passado do sujeito.
III. Principal ferramenta pedagógica das escolas públicas municipais.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e III.

10. Quando uma pessoa é atendida em um Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, ela tem acesso a vários recursos terapêuticos, tais como: atendimento individual, atendimento em grupo, atendimento para a família, atividades comunitárias, assembleias ou reuniões de organização do serviço.

Qual das atividades abaixo corresponde a um atendimento em grupo realizado pelo CAPS?

a) Prescrever medicamentos.
b) Fazer visitas domiciliares.
c) Realizar oficinas culturais.
d) Promover trocas sociais.
e) Discutir e avaliar o serviço.

11. A Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, que estabelece a Política Nacional da Saúde Mental, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Em relação aos direitos da pessoa portadora de transtorno mental, avalie as seguintes assertivas:

I. Ser indiferente à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária.
II. Receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento.
III. Ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis.
IV. Ser tratada, exclusivamente, em serviços comunitários de saúde mental.

Quais estão corretas?

a) Apenas I e II.
b) Apenas II e III.
c) Apenas III e IV.
d) Apenas I, II e III.
e) Apenas II, III e IV.

12. Diante da responsabilidade do Estado com o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação da sociedade e da família, devem ser

a) prestadas em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais.
b) desenvolvidas em grupos comunitários conhecidos como de auto-ajuda, sem a participação do Estado.
c) voltadas para a internação hospitalar em qualquer de suas modalidades.
d) desenvolvidas em articulação exclusiva com a rede privada.
e) desenvolvidas como contrapartida das ações de assistência social. 

13.  “De Volta Para Casa” é um programa de ________ de pessoas acometidas de transtornos mentais, egressas de _______ internações.

As lacunas são corretamente preenchidas por:

a) reintegração social / longas.
b) reintegração social / curtas.
c) monitoramento / sucessivas.
d) monitoramento / esporádicas.

14. Em relação ao Programa De Volta Para Casa é correto afirmar que:

a) destina-se prioritariamente a jovens amparados por sentenças judiciais baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente;
b) pretende reverter gradativamente um modelo de atenção centrado na referência à internação em hospitais especializados por um modelo de atenção de base comunitária, consolidado em serviços territoriais e de atenção diária;
c) atua principalmente nos hospitais psiquiátricos por intermédio de equipes multiprofissionais;
d) tem como foco principal o gerenciamento e controle da distribuição gratuita de medicamentos destinados a portadores de transtornos mentais internados.

15. O auxílio-reabilitação psicossocial de que trata a Lei 10708/03 é um benefício pago mensalmente pelo prazo de:

a) seis meses;
b) nove meses;
c) um ano;
d) dois anos.

GABARITO
1. A
2. D
3. B
4. C
5. A
6. D
7. D
8. A
9. A
10. C
11. B
12. A
13. A
14. B
15. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário