quarta-feira, 1 de junho de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Centro Cirúrgico [7].


1. O tipo de anestesia a ser aplicada em pacientes cirúrgicos depende do tipo de cirurgia e avaliação clínica. A anestesia peridural é caracterizada pela deposição do anestésico com o objetivo de bloquear a condução nervosa e permitir insensibilidade aos estímulos dolorosos. Quanto a esse tipo de anestesia, é correto afirmar que

a) a deposição do medicamento anestésico ocorre no espaço subaracnoide para melhor redução da sensibilidade nervosa.
b) a posição do paciente na mesa cirúrgica influencia no fluxo do medicamento anestésico e, por isso, a posição usada aqui é a mesma que para a raquianestesia.
c) quanto mais rápido for injetado o anestésico, maior será o nível da anestesia.
d) os idosos que apresentam calcificação dos foramens intervertebrais têm maior perda do
medicamento anestésico por essa região.

2. No período compreendido entre a necessidade de uma cirurgia até o momento em que o paciente chega a uma sala de cirurgia, a enfermagem promove ações no sentido de atender às necessidades básicas afetadas no cliente. De acordo os objetivos desses cuidados no período pré-operatório, a equipe interdisciplinar deve unir esforços para

a) proporcionar ao paciente condições físicas para reduzir o tempo de internação para, no máximo, 24 horas no pós-operatório.
b) minimizar a ansiedade para tornar o paciente menos dependente da equipe de enfermagem quanto à administração dos medicamentos.
c) ensinar ao paciente e família medidas de recuperação, aumentando sua autoconfiança e facilitando o autocuidado.
d) minimizar o medo do paciente para promover controle da dor no pós-operatório. 

3. Os cuidados de enfermagem a pacientes cirúrgicos proporcionam melhor recuperação da cirurgia e apoio ao paciente no enfrentamento de mudanças ou alterações físicas. Através das intervenções de enfermagem, é possível promover ainda a saúde física e psicológica, prevenir complicações e ensinar habilidades, de acordo com cada necessidade básica afetada no cliente. Quanto aos cuidados de enfermagem no pós-operatório, é correto afirmar que

a) quando não contraindicada, a posição de semi-Fowler facilita a eliminação dos gases intestinais, comuns em cirurgias abdominais, além de proporcionar conforto no leito.
b) o controle dos sinais vitais em uma frequência normal inclui a medida a cada 15 min na primeira hora, a cada 30 min nas duas horas posteriores, de hora em hora nas quatro horas seguintes e, finalmente, a cada quatro horas.
c) em caso de presença de sistemas de drenagens, a quantidade drenada deve ser observada e registrada, para prevenir complicações como hemorragias, desidratação e infecções locais que ameaçam a vida dos pacientes.
d) confirmar e manter infusão intravenosa na velocidade correta visa repor a perda de líquidos, manter o débito urinário dentro dos parâmetros normais e evitar náuseas e vômitos e hiper-hidratação. 

4. Seu José, 56 anos, tabagista e comerciante, foi submetido a uma cirurgia gastrointestinal, tendo tido um tempo de cirurgia muito longo em virtude de sua obesidade. No pós-operatório, a enfermeira da clínica cirúrgica solicitou ao fisioterapeuta ajuda para incentivar os exercícios respiratórios desse paciente. Esse profissional sugeriu que a enfermagem acompanhasse a realização do exercício de respiração profunda, que tem como objetivo

a) melhorar a expansão pulmonar, expelir mucos e aliviar a dor na incisão cirúrgica.
b) remover muco do trato respiratório, reduzir a ansiedade e a dor abdominal.
c) hiperventilar os alvéolos, expelir gases anestésicos e melhorar a expansão pulmonar.
d) facilitar a oxigenação tissular, prevenir cefaleia e evitar náuseas e vômitos. 

5. A craniotomia é uma cirurgia que envolve a abertura do crânio por meios cirúrgicos, a fim de possibilitar o acesso às estruturas intracranianas. Pacientes com indicação dessa cirurgia necessitam de cuidados de enfermagem, com base no estado clínico do paciente. Para melhor assistência, a enfermeira do setor elencou como principal e provável diagnóstico de enfermagem nesse paciente o(a)

a) risco de infecção relacionado ao uso de equipamentos de proteção individual.
b) alteração da percepção sensorial relacionada à redução do líquido cefalorraquidiano.
c) distúrbio da imagem corporal relacionado ao déficit cognitivo.
d) comunicação verbal prejudicada relacionada a condições fisiológicas.

6. Ana Maria, de 25 anos, foi submetida a cirurgia de mastectomia parcial em virtude do surgimento de câncer na mama direita. A enfermeira prestou todas as orientações cabíveis antes e após a cirurgia, a fim de atender às necessidades da paciente e de reduzir sua ansiedade, a qual era evidente. Para melhor entendimento de seu quadro clínico, a paciente foi informada quanto ao potencial de contaminação da cirurgia, que foi classificada como limpa por se enquadrar nas seguintes características:

a) tecido colonizado por flora microbiana pouco numerosa ou ainda de difícil descontaminação na ausência de processo infeccioso e inflamatório, e com discreta falha técnica no transoperatório.
b) tecidos traumatizados recentemente abertos, colonizados por flora bacteriana abundante, com difícil descontaminação e falha técnica grosseira na ausência de supuração.
c) qualquer tecido ou órgão em presença de processo infeccioso, tecido necrótico e corpos estranhos.
d) tecidos passíveis de descontaminação ou estéreis, na ausência de processo infeccioso e inflamatório local, ou falhas técnicas grosseiras, cirurgias eletivas atraumáticas com cicatrização de primeira intenção. 

7. Pacientes com doença intestinal inflamatória podem necessitar de desvio fecal permanente para lidar com a presença constante dos sintomas e prevenir as possíveis complicações decorrentes da patologia. No período pré-operatório, em casos de ileostomias, alguns cuidados devem ser realizados e monitorados continuamente pela equipe de enfermagem, ainda no período que antecede a cirurgia, tendo em vista sua eficácia funcional. Quanto a estas medidas no referido período, é correto afirmar que

a) paciente deve receber preparação com reposição de líquidos e proteínas.
b) a dieta oferecida deve ser rica em resíduos, e em pequena frequência e quantidade.
c) dois dias antes da cirurgia, o abdome é marcado pelo enfermeiro da clínica cirúrgica para colocação correta do estoma pelo cirurgião.
d) a área do estoma deve ser preparada com álcool a 70% e uso de povidine tópico diariamente, antes do banho do paciente. 

8. N. B., 27 anos, foi submetido à esplenectomia após acidente automobilístico com trauma abdominal fechado e com hemorragia interna. Esse tratamento cirúrgico pode ser classificado, quanto ao Momento Operatório, Finalidade e Potencial de Contaminação, respectivamente, como:

a) Urgência – Paliativo – Contaminado.
b) Emergência – Radical – Limpo.
c) Urgência – Paliativo – Potencialmente Contaminado.
d) Urgência – Radical – Limpo.
e) Eletivo – Curativo – Limpo.

9. O Centro Cirúrgico é considerado pelas Portarias nº 1884/94 e 930/92 e RDC 307 como área crítica, ou seja, ambiente em que existe risco aumentado de transmissão de infecção, pelos procedimentos ali realizados. Dentro desse critério, entende-se como exemplos de áreas não restritas, semirrestritas e restritas, respectivamente:

a) vestiário; recuperação pós-anestésica; sala de operação.
b) lavabo; corredor do bloco operatório; recuperação pós-anestésica.
c) expurgo; lavabo; sala de conforto médico.
d) sala de depósito de material esterilizado; sala de operação; expurgo.
e) sala de operação; banheiro; corredor interno do bloco operatório.

10. O histórico de enfermagem compreende uma avaliação de uma ampla variedade de fatores físicos e psicológicos tendo por finalidade buscar conhecer e conseguir informações. Desta maneira, uma série de problemas do paciente, ou diagnósticos de enfermagem, podem ser previstos ou identificados com base nos dados coletados. Ao solicitar a um paciente informações sobre a história de doenças e cirurgias em sua família, o enfermeiro obteve as seguintes respostas:

I. A mãe retirou uma trompa de Falópio.
II. Um tio retirou o prepúcio.
III. O pai retirou a próstata.
IV. Uma irmã retirou a vesícula biliar.

Considerando as respostas, assinale a alternativa que apresenta os termos técnicos adequados utilizados pelo profissional para realizar o registro das anotações.

a) I – histerectomia; II – circuncisão; III – litotripsia; IV - cistectomia.
b) I – ooforoplastia; II – circuncisão; III – postectomia; IV – colectomia.
c) I – salpingectomia; II – postectomia; III – prostatectomia; IV – colectomia.
d) I – salpingoplastia; II – prostatectomia; III – circuncisão; IV - colecistectomia.
e) I – salpingectomia; II – postectomia ; III – prostatectomia; IV – colecistectomia.


GABARITO
1. B
2. C
3. B
4. C
5. D
6. D
7. A
8. B
9. A
10. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário