quarta-feira, 1 de junho de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Centro Cirúrgico [10].


1. As infecções pós-operatórias devem ser analisadas conforme o potencial de contaminação da ferida cirúrgica, entendido como o número de microrganismos presentes no tecido a ser operado. A classificação das cirurgias deverá ser feita no final do ato cirúrgico. Sendo assim, é considerada uma cirurgia potencialmente contaminada:

a) Esplenectomia
b) Cirurgia eletiva do intestino delgado
c) Cirurgia vascular
d) Cirurgia intranasal

2. Todas as intervenções cirúrgicas realizadas em qualquer tecido ou órgão, em presença de processo infeccioso, com supuração local, tecido necrótico, corpos estranhos e feridas de origem suja, são classificadas como:

a) Operações infectadas
b) Operações contaminadas
c) Operações potencialmente contaminadas
d) Operações limpas

3. Sobre as fases operatórias, assinale a alternativa correta.

a) A fase pré-operatória é o período de tempo desde a decisão da intervenção cirúrgica até o paciente ser transferido para a sala de operação.
b) A fase perioperatória começa no dia em que é feito o diagnóstico cirúrgico e se estende até o início da cirurgia.
c) O transoperatório compreende desde a entrada do paciente no centro cirúrgico até sua saída da unidade de recuperação pós-anestésica.
d) A fase pós-operatória imediata abrange desde a saída do paciente do centro cirúrgico até a alta hospitalar.
e) A fase pós-operatória tardia compreende desde o período de 24 horas após a cirurgia até a retirada dos pontos cirúrgicos.

4. Sobre o centro cirúrgico, assinale a alternativa correta.

a) O profissional responsável por levar o paciente da sala operatória para a unidade de recuperação pós-anestésica é o técnico de enfermagem, acompanhado pelo maqueiro.
b) O profissional responsável por levar o paciente da sala operatória para a unidade de recuperação pós-anestésica é o maqueiro.
c) É recomendável que o paciente seja encaminhado ao centro cirúrgico de 30 a 60 minutos antes de a anestesia ser administrada.
d) O paciente obrigatoriamente deve ser encaminhado ao centro cirúrgico em sedação profunda.
e) O técnico de enfermagem, para tranquilizar a família, deve relatar os resultados da cirurgia quando os mesmos forem favoráveis.

5. Para a avaliação da qualidade institucional utiliza-se o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, que é composto de seções e subseções. Nas subseções, existem os padrões definidos em três níveis. Para o centro cirúrgico são definidos os padrões de segurança, organização, qualidade e produtividade. Para cada nível são definidos itens de verificação que orientam a visita e preparação do hospital para a Acreditação Hospitalar. Assinale a alternativa que contempla os itens/procedimentos a serem verificados no centro cirúrgico:

I. O correto preenchimento dos impressos de anestesia e cirurgias realizadas, considerando registros completos e legabilidade das assinaturas dos responsáveis, pelo prontuário do paciente.
II. Os manuais de normas, rotinas e procedimentos estão devidamente atualizados.
III. Elaboração do programa de cirurgias, provimento de recursos, acompanhamento e registros de procedimentos, pelo enfermeiro.

Está(ão) CORRETA(S):

a) As afirmativas I e III.
b) As afirmativas II e III.
c) Todas as alternativas.
d) As afirmativas I e II.
e) Apenas a afirmativa I. 

6. O centro cirúrgico é uma área complexa e de acesso restrito. Dessa forma, no planejamento, alguns aspectos importantes devem ser observados, pois implicam na qualidade e segurança da assistência prestada ao paciente. Sobre esse assunto, avalie as assertivas que seguem:

I. Os vestiários devem estar localizados na entrada do centro cirúrgico, onde se realiza a troca de roupas privativas, e permite-se o acesso livre de pessoas.
II. O foco cirúrgico precisa ter como características: ausência de sombras, redução de reflexos e eliminação do excesso de calor.
III. O centro cirúrgico sempre deve dispor de iluminação de emergência auxiliar para que intervenções cirúrgicas não fiquem comprometidas por falta de luz.
IV. O centro cirúrgico deve possuir um sistema de ar condicionado, com finalidade de remover gases anestésicos, controlar a temperatura e a umidade, promover uma adequada troca de ar, remover partículas em suspensão e impedir a entrada de partículas oriundas de áreas adjacentes.

Está(ão) CORRETA(S):

a) Apenas as assertivas I, III e IV.
b) Apenas as assertivas I, II e III.
c) Apenas as assertivas I, II e IV.
d) Apenas as assertivas II e III.
e) Apenas as assertivas II, III e IV. 

7. O Processo de Enfermagem Perioperatório é um instrumento metodológico que orienta o cuidado de enfermagem e a documentação da prática profissional. Avalie as assertivas que correspondem aos objetivos do processo de enfermagem no perioperatório:

I. Implementar a assistência integral, individualizada, documentada, participativa e avaliada, tendo como centro da atenção o paciente cirúrgico.
II. Ajudar o paciente e sua família a compreender seu problema de saúde, a preparar-se para o procedimento anestésico-cirúrgico proposto.
III. Levantar e analisar as necessidades individuais do paciente a ser submetido ao procedimento anestésico-cirúrgico.

Está(ão) CORRETA(S):

a) Apenas as assertivas I e II.
b) Apenas as assertivas II e III
c) Apenas as assertivas I e III
d) Apenas a assertiva I.
e) Todas as assertivas. 

8. Os recursos materiais, bem como os recursos humanos e financeiros, são essenciais para o funcionamento do centro cirúrgico, e constituem um fator que possibilita o alcance dos objetivos propostos pela instituição. Sendo assim, a aquisição de artigos e equipamentos deve ser baseada não só em dados científicos, como também na realidade da instituição. Quanto à conduta do enfermeiro responsável pela solicitação da aquisição de equipamentos e artigos no centro cirúrgico, avalie as assertivas a seguir:

I. O enfermeiro deve avaliar a real necessidade do produto para a instituição, sempre que houver indicação de sua aquisição, seja pela equipe médica ou de enfermagem.
II. Identificar com os profissionais quais são as características desejáveis do equipamento, bem como os acessórios necessários.
III. Avaliar custo benefício da manutenção do equipamento.
IV. Solicitar a compra de equipamento, sem a necessidade de que o setor esteja preparado para receber a tecnologia adquirida.

Está(ão) CORRETA(S):

a) Apenas as assertivas I, III e IV.
b) Apenas as assertivas I, II e III.
c) Apenas as assertivas II, III e IV.
d) Apenas as assertivas I, II e IV.
e) Apenas as assertivas II e III. 

9.  Em centro cirúrgico, o enfermeiro é o profissional habilitado para gerenciar as necessidades que envolvem o ato anestésico cirúrgico em todas as suas etapas. Dependendo da organização estrutural
adotada, há tanto o enfermeiro coordenador e assistencial. A respeito das atividades de coordenação e assistência de responsabilidades do enfermeiro, avalie as assertivas que seguem: 

I. Proporcionar condições de recursos humanos para realização do ato anestésico-cirúrgico, bem como a administração de drogas anestésicas e controlar as condições clínicas e anestésicas do paciente durante a cirurgia.
II. Desenvolver a sistematização de assistência de enfermagem perioperatória com o paciente e sua família.
III. Realizara avaliação pré-operatória, de acordo com as condições oferecidas pela instituição.
IV. Elaborar o plano de cuidados, supervisionar sua execução e realizar as atividades complexas de enfermagem, desde a admissão do paciente na recuperação pós-anestésica até a sua alta do centro cirúrgico.

Está(ão) CORRETA(S):

a) Apenas as assertivas I, II e III.
b) Apenas as assertivas II e III.
c) Apenas as assertivas III e IV.
d) Apenas as assertivas II, III e IV.
e) Apenas as assertivas I e IV. 

10. A unidade de centro cirúrgico é um ambiente completo, com muitas substâncias, equipamentos perigosos e ambientes com agentes e fatores psicológicos que interferem direta ou indiretamente na vida profissional e/ou do paciente. O enfermeiro perioperatório desempenha um papel importante ao ajudar a manter um ambiente seguro para o paciente em cirurgia e para os outros membros da equipe cirúrgica. A respeito das recomendações para um plano de segurança, afirma-se:

I. Em relação à ergonomia, toda a equipe deve ser educada no uso de mecânica corporal, a fim de
evitar quedas e distensões comuns quando permanece em uma mesma posição por longos períodos.
II. Equipamentos de proteção individual devem ser utilizados apenas quando houver a confirmação de doenças infectocontagiosas e exposição à radiação.
III. Os resíduos do centro cirúrgico, como os materiais cortantes descartáveis, devem ser colocados em recipientes resistentes à perfuração com identificação do coletor de material perfurocortante com o símbolo de infectante.
IV. Deve-se constituir um plano de segurança elétrica estabelecendo controle de inventário, inspeção regular, manutenção preventiva e sistemas de aprovação de segurança juntamente com a engenharia clínica.

Está(ão) CORRETA(S):

a) Apenas as assertivas I e II.
b) Apenas as assertivas I, II e IV.
c) Apenas as assertivas II e IV.
d) Apenas as assertivas II e III.
e) Apenas as assertivas I, III e IV. 


GABARITO
1. B
2. A
3. A
4. C
5. C 
6. E
7. E
8. B
9. D
10. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário