sexta-feira, 3 de junho de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Mental [8].



1. O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão de relacionamentos intensos e caóticos, com instabilidade afetiva e atitudes flutuantes em direção a outras pessoas. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta comportamentos esperados para uma pessoa com transtorno de personalidade borderline e as atitudes mais adequadas do enfermeiro frente a esses comportamentos.

a) Recusa em permanecer sozinho em um ambiente, afirmando que é solitário demais. O enfermeiro deve estimular a interação social com os demais pacientes.
b) Cortar os pulsos com lâminas, logo após ter discutido o projeto terapêutico com a equipe. O enfermeiro deve realizar o atendimento de urgência e, após, conversar com o paciente sobre tal comportamento.
c) Cumprir as normas e rotinas do setor. O enfermeiro deve estimular que o paciente verbalize suas vontades.
d) Manipular os funcionários do setor para que satisfaçam suas vontades. O enfermeiro deve estimular os funcionários a ignorarem o paciente.
e) Descumprir as normas e rotinas do setor. O enfermeiro deve estabelecer contratos de convivência e aplicar punições em casos de descumprimento.

2. Assinale a alternativa que apresenta informações corretas sobre a interconsulta psiquiátrica em hospital geral.


a) A interconsulta tem como objetivo principal realizar o diagnóstico de transtorno mental, a fim de aliviar a equipe de saúde solicitante.
b) A interconsulta psiquiátrica tem como objetivo principal realizar pesquisas com pacientes psiquiátricos internados em hospital geral.
c) A interconsulta preocupa-se com os aspectos da doença mental que podem auxiliar na melhora da doença física.
d) A interconsulta psiquiátrica promove a assistência psicossocial do paciente e trabalha a relação dele com a equipe solicitante, esclarecendo dúvidas quanto ao diagnóstico.
e) A interconsulta psiquiátrica é atividade privativa do médico psiquiatra ou residente em medicina psiquiátrica.

3. Um paciente dá entrada no pronto-socorro, trazido pelo SAMU, após tentativa de suicídio com ferimentos profundos em ambos os pulsos, realizados por faca de cozinha e com grande perda de sangue. Ele apresenta-se calmo, com afeto embotado, pouco comunicativo e sem manter contato visual. Assinale a alternativa em que a assistência de enfermagem em situação de urgência psiquiátrica está descrita de maneira mais adequada.

a) Monitorizar pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, avaliar o nível de consciência, manter comunicação frequente e manter objetos cortantes fora do alcance.
b) Conversar com o paciente, a fim de identificar a permanência das ideias suicidas.
c) Monitorizar os sinais vitais e nível de consciência, realizar curativo compressivo e contenção mecânica no leito.
d) Realizar a contenção mecânica no leito e, somente após, colher a história do incidente.
e) Monitorizar os sinais vitais, avaliar o nível de consciência, evitar manter contato ocular e garantir a segurança do paciente.


4. Uma paciente está internada em uma enfermaria psiquiátrica de um hospital geral, devido à tentativa de afogamento de seu filho recém-nascido de apenas 4 dias de vida. Em determinado momento, a enfermeira responsável pelo setor se recusa a solicitar a dieta à paciente, alegando que a mesma encontra-se em isolamento social, não desejando alimentar-se. A enfermeira, também, ao avaliar as mamas da paciente, percebe a presença de ingurgitamento, edema e dor, porém não prescreve nenhum cuidado, dizendo que esses sinais irão desaparecer em breve. A paciente culmina por apresentar febre e dor intensa, necessitando de cuidados de urgência. A equipe de saúde demonstrou preocupação ao saber que a enfermeira agiu dessa forma por não aceitar a atitude da paciente para com o filho. Sobre a conduta da enfermeira, é correto afirmar que



a) ela agiu corretamente, pois deve estar atenta aos aspectos cognitivos e comportamentais, já que nessa situação, o ingurgitamento mamário e nutrição não são prioridades.

b) é um direito do profissional distanciar-se de pacientes com os quais não houve empatia.
c) trata-se de um caso de negligência (não oferecer alimentação) e imperícia (não prestar assistência quanto ao ingurgitamento das mamas).
d) a profissional apresentou atitudes repreensíveis que devem, porém, ser compreendidas pela equipe de saúde, uma vez que a paciente realizou um ato de extrema crueldade.
e) apenas será considerado um caso de negligência e imperícia se a família realizar uma denúncia ao Conselho Regional de Enfermagem.

5. Analise as alternativas a seguir sobre a comunicação terapêutica e assinale a alternativa INCORRETA.

a) Em todas as comunicações interpessoais, o emissor e o receptor trazem condições pessoais preexistentes que influenciam a mensagem transmitida e a forma como ela é interpretada.
b) O enfermeiro, ao desenvolver a comunicação terapêutica, deve observar os gestos e expressões faciais do paciente, pois esses transmitem várias informações significativas à interação pessoal.
c) A comunicação terapêutica inclui técnicas verbais e não verbais com o objetivo de promover acolhimento e mudanças interpessoais.
d) O feedback é uma técnica de comunicação que proporciona que o receptor reflita sobre suas atitudes e pensamentos.
e) A comunicação não verbal oferece significado a alguns gestos e padrões de comportamento, que são menos importantes que a comunicação verbal durante uma interação terapêutica.

6. Em 2001, o Relatório da Organização Mundial de Saúde – OMS – dedicou-se à “Saúde Mental: nova concepção, nova esperança” sob o lema “ Cuidar sim, Excluir não”. Foram definidas 10 recomendações gerais com o objetivo de promover integração da atenção em saúde mental nos demais serviços de saúde, favorecendo a diminuição da estigmatização e do preconceito em relação às pessoas acometidas por sofrimento psíquico. São recomendações gerais, EXCETO

a) garantir o acesso aos psicotrópicos.
b) formar recursos humanos.
c) envolver as comunidades, as famílias e os usuários.
d) monitorizar a saúde mental na comunidade.
e) suprimir o apoio à pesquisa na área de saúde mental.

7. Após mais de dez anos de tramitação no Congresso Nacional, foi sancionada a Lei que afirma os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Assinale a alternativa que corresponde à lei em questão.

a) Lei nº 10.216 de 6 de abril de 2001.
b) Lei nº 1.679 de 19 de setembro de 2002.
c) Lei nº 10.289 de 20 de setembro de 2001.
d) Lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003.
e) Lei nº 10.708 de 31 de julho de 2003.

8. Instituída pela portaria GM/MS nº 3.088 de 23 de dezembro de 2011, a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS – encontra-se organizada em alguns dos seguintes componentes, EXCETO

a) estratégias de reabilitação psicossocial.
b) atenção de urgência e emergência.
c) atenção psicossocial estratégica.
d) estratégias de desinstitucionalização.
e) estratégias de recolhimento compulsório.

9. O CAPSi tem a função de prestar assistência a

a) toda a população da comunidade, independente da idade.
b) crianças especificamente com transtornos mentais.
c) crianças e adolescentes comprometidos psiquicamente.
d) crianças e adolescentes comprometidos psiquicamente, desde que não sejam menores infratores.
e) crianças e adolescentes que não sejam comprometidos psiquicamente.

10. Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. A modalidade CAPS AD II tem por objetivo um CAPS especializado em ____________________ que além de ofertar a atenção ___________________, conta com ___________________ para desintoxicação e repouso, além de atendimentos em oficinas terapêuticas executados por profissional de nível superior ou médio.

a) álcool e drogas / diária / leitos
b) transtornos mentais / integral / grupos
c) álcool e drogas / integral / leitos
d) saúde mental / diária / quartos
e) saúde mental / diária / profissionais

11. Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. É comum um paciente que esteja em tratamento com um neuroléptico típico queixar-se de que “o pescoço entortou”, ou que “os olhos viraram para cima”. O manejo dessas situações é simples, sendo de fundamental importância tranquilizar familiares e o usuário de que o/a _______________ não envolve risco de morte.

a) Acatisia
b) Distonia
c) Discinesia
d) Anedonia
e) Parkinsonismo

12. Os ansiolíticos se caracterizam por

a) diminuir o sono, tranquilizar, acalmar e relaxar.
b) aumentar o estado de alerta, acalmar e aliviar a ansiedade.
c) aliviar a ansiedade, induzir ao sono, relaxamento muscular e redução do estado de alerta.
d) aumentar o estado de alerta, diminuir o sono e baixar a ansiedade.
e) relaxar, diminuir o sono e induzir à ansiedade.

13. São considerados antipsicóticos:

a) Clorpromazina, Haloperidol, Risperidona.
b) Haloperidol, Paroxetina, Fluoxetina.
c) Risperidona, Clonazepam, Diazepam.
d) Clorpromazina, Risperidona, Bromazepam.
e) Bromazepam, Diazepam, Clonazepam.

14. O aplainamento das emoções indica

a) embotamento afetivo.
b) anedonia.
c) despersonalização.
d) regressão.
e) delírios.

15. Paciente de 47 anos, moradora de um pequeno município do Paraná, tem 2 filhas, não trabalha e recebe pensão por morte. Ela já foi diagnosticada pelo médico com um distúrbio mental grave. Porém, a Agente Comunitária de Saúde relata que ela não frequenta mais o CAPS atualmente e se nega a realizar o tratamento medicamentoso. A paciente apresenta delírios e alucinações, é uma pessoa negativa e de poucas palavras. Com base nesses sintomas, qual distúrbio mental ela apresenta?

a) Ansiedade.
b) Fobia.
c) Dependência química.
d) Esquizofrenia.
e) Transtorno Obsessivo Compulsivo.



GABARITO
1. B
2. D
3. A
4. C
5. E
6. E
7. A
8. E
9. C
10. A
11. B
12. C
13. A
14. A
15. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário