quarta-feira, 22 de junho de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Geral [2].


1. Após a promulgação da Lei n.º 7.498, de 25 de junho de 1986, referente ao exercício profissional da enfermagem, dispõe o artigo 11 sobre a Sistematização de Enfermagem (SAE). Segundo esta lei, considere as afirmativas a seguir.

I. Consulta de enfermagem, prescrição de enfermagem, assistência de enfermagem, cuidados a pacientes graves com risco de vida, cuidados de enfermagem de maior complexidade e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas são atividades privativas do enfermeiro.
II. A implementação, planejamento, organização, execução e avaliação do processo de enfermagem compreendem as seguintes etapas, sendo exclusividade do enfermeiro: consulta de enfermagem, histórico, exame físico, diagnóstico de enfermagem e evolução de enfermagem.
III. A Implementação da SAE deverá ser registrada formalmente no prontuário do paciente/cliente e, nos casos de assistência domiciliar, não há necessidade formal do registro no prontuário do paciente/cliente.
IV. A Implementação da SAE nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) não é uma necessidade visto que atende somente pacientes a nível primário e secundário.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV. 

2. Ao realizar o exame físico geral de enfermagem de um paciente/cliente, é necessária a utilização dos métodos conhecidos como propedêuticos. São eles:

a) Pesar e mensurar, auscultar, tapotagem e inspeção dinâmica.
b) Inspeção, palpação, percussão e ausculta.
c) Inspeção, método de Rovsina, palpação profunda e sinais vitais.
d) Pesar e mensurar, inspeção, manobra de Ruact e transluminação.
e) Percussão, inspeção dinâmica, ausculta e transluminação. 

3. Sobre o sistema gastrintestinal, assinale a alternativa que reúne os órgãos acessórios da digestão:

a) Intestino delgado, fígado, vesícula biliar. Eles contribuem com os hormônios, enzimas e bile que são vitais para a digestão.
b) Intestino grosso, fígado, vesícula biliar. Eles contribuem com os hormônios, enzimas e bile que são vitais para a digestão.
c) Fígado, vesícula biliar e pâncreas. Eles contribuem com os hormônios, enzimas e bile que são vitais para a digestão.
d) Fígado, esôfago e vesícula biliar. Eles contribuem com os hormônios, enzimas e bile que são vitais para a digestão.
e) Intestino grosso e delgado, pâncreas e vesícula biliar. Eles contribuem com os hormônios, enzimas e bile para a digestão. 

4. Os valores da gasometria arterial fornecem as informações sobre o equilíbrio ácido-básico e a oxigenação do sangue. Os valores normais são:



5.  Identificar os padrões respiratórios é de grande ajuda na compreensão do estado respiratório e condição global do cliente/paciente. Sobre padrões respiratórios normais, considere as afirmativas a seguir.
I. Apneia é a ausência da respiração. Os períodos de apneia podem ser curtos e ocorrem de maneira esporádica, como nas respirações de Cheyne-Stokes ou outros padrões respiratórios anormais.
II. Bradipneia é uma freqüência respiratória acima de 40 incursões/minuto. Ela é comumente observada antes de um período de apneia ou parada respiratória total.
III. Hiperpneia é caracterizada por respiração profunda. Ela ocorre principalmente em pacientes que se exercitam, pacientes portados de acidose metabólica, pacientes ansiosos ou experimentando dor.
IV. Biot são respirações superficiais, lentas, que se alteram com períodos abruptos de apneia. Pode ser
um sinal de prognóstico de lesão grave do Sistema Nervoso Central.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

a) I e II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV. 

6. A Miocardiopatia é a segunda causa direta de morte súbita mais comum. Como a miocardiopatia dilatada geralmente não é diagnosticada até seus estágios avançados, o prognóstico em geral é ruim”. Fonte: NASCIMENTO, M. T. F. do. Fundamentos do Cuidado Crítico. Tradução de José Eduardo Ferreira de Figueiredo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, p. 274.

Sobre a miocardiopatia dilatada, considere as afirmativas a seguir.

I. Homens negros, em particular, estão em risco máximo de miocardiopatias; outros fatores de risco
incluem hipertensão, gravidez, infecções virais e uso de álcool.
II. Homens brancos, em particular, estão em risco máximo de miocardiopaticas, outros fatores de risco incluem hipotensão, gravidez, infecções bacterianas e uso de álcool.
III. Miocardiopatia dilatada afeta principalmente a função diastólica. Ela resulta de fibras musculares
miocárdicas extensamente lesionadas. Por conseguinte, diminui a contratilidade no ventrículo direito.
IV. Miocardiopatia dilatada afeta principalmente a função sistólica. Ela resulta de fibras musculares
miocárdicas extensamente lesionadas. Por conseguinte, diminui a contratilidade no ventrículo
esquerdo.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV. 

7. A Síndrome da disfunção de múltiplos órgãos Multiple Organ Dysfunction Syndrome (MODS) não é realmente uma doença em si. É uma manifestação de outra condição subjacente progressiva. Considere os cuidados que o enfermeiro deve ter diante de um quadro de MODS.

I. O cuidado é, sobretudo, de suporte; manter a via aérea e a respiração do paciente com ventilação mecânica e oxigênio suplementar.
II. Monitorar os sinais vitais, saturação de oxigênio, parâmetros hemodinâmicos e o ritmo cardíaco para arritmias.
III. Monitorar o balanço hídrico e valores laboratoriais.
IV. Manter o paciente/cliente em posição de decúbito lateral esquerdo, com a cabeça mais baixa que o
resto do corpo. 

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

a) I e II.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV. 

8. Durante a avaliação primária, o paciente/cliente de trauma é examinado de acordo com o risco para a vida que se constitui no ABCDEs (protocolos de atendimento). Considere o que se deve fazer, seguindo o ABCDEs.

I. A letra A avalia a permeabilidade da via área. Deve-se intervir posicionando o paciente de modo a
permitir a abertura da via aérea, certificando-se que o pescoço está em linha média e estabilizado e, em seguida, realizar a manobra do golpe mandibular. A letra B avalia respiração (freqüência, profundidade e esforço), sons respiratórios, movimentos da parede torácica e lesão torácica e posição da traqueia. Deve-se intervir administrando 100% de oxigênio com ambu-válvula-máscara; aspirar quando necessário, remover os corpos estranhos que possam obstruir a respiração e tratar as condições fatais como pneumotórax e pneumotórax hipertensivo.
II. A letra C avalia pressão arterial e pulso, sangramento ou hemorragia, enchimento capilar, cor da pele, mucosas e ritmo cardíaco. Deve-se intervir realizando a reanimação cardiopulmonar, medicamentos e desfibrilação ou cardioversão sincronizados, controle do sangramento com a pressão direta de dispositivos pneumáticos, estabelecer o acesso Intravenoso e a terapia com líquidos (isotônicos e sangue) e tratar as condições potencialmente fatais, como o tamponamento cardíaco. A letra D avalia as condições neurológicas, incluindo o nível de consciência, pupilas e funções motora e sensorial. Deve-se intervir instituindo a mobilização da coluna cervical até que as radiografias confirmem a ausência de lesão da coluna cervical.
III. A letra E avalia as lesões e exposição ao ambiente (calor e frio extremo). Deve-se intervir instituindo a terapia apropriada, ou seja, terapia de aquecimento para a hipotermia ou terapia de resfriamento para a hipertermia.
IV. Todas as letras constituem-se em protocolos de atendimento, sendo que a letra A tem como parâmetro a respiração (Breathing); a letra B tem como parâmetro as vias aéreas (Airway); a letra C tem como parâmetro a circulação; a letra D, a exposição e ambiente e a letra E, a incapacidade (Disability).

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV. 

9. Sobre o aleitamento materno, é correto orientar a mãe que:

a) A composição do leite é diferente no início e no final da mamada. No início da mamada contém mais constituintes hidrossolúveis como: vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, enzimas e hormônios. À medida que vai mamando e no final da mamada, o leite é mais rico em gorduras e vitaminas lipossolúveis e, por isso, tem mais calorias. Assim sendo, é importante que o bebê mame completamente o primeiro peito antes de se lhe oferecer o segundo peito. Na mamada seguinte, deve-se oferecer a mama que ficou mais cheia.
b) No aleitamento materno deve-se sempre oferecer as duas mamas na mesma mamada porque as mamas devem se esvaziadas igualmente, pois não há diferença na composição do leite, ou seja, sua composição é igual do início ao final.
c) No aleitamento materno deve-se oferecer sempre uma mama apenas, para esvaziá-la completamente, pois não há diferença na composição do leite do início ao final, e não se deve deixar que o bebê estabeleça o “regime livre” para mamar, ou seja, é necessário instituir horários pré-estabelecidos.
d) Há leite considerado “fraco” sendo que, nesses casos, deve-se orientar que se utilizem as mamadeiras e se substitua o leite materno por leite de vaca engrossado com farinha de trigo que é o mais indicado, e instituir horário pré-estabelecido rigoroso, pois o bebê sente mais fome nestes casos.
e) No aleitamento de gêmeos, as mães nunca devem ser orientadas a amamentar porque ocorre desgaste da mãe, estresse e há prejuízo às crianças porque o leito torna-se “fraco”. Então orientar para se utilizar mamadeiras, leite de vaca engrossado com maizena e horário pré-estabelecido rigoroso para oferecer as mamadeiras.

10. “A Resolução COFEN - 240/2000 aprova o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Trata, em seu capítulo VIII – Das Infrações e Penalidades no artigo n.º 90”.

São consideradas circunstâncias agravantes:

a) Ser reincidente, cometer danos irreparáveis, realizar atos sob coação e ou/intimidação.
b) Ser reincidente, cometer danos irreparáveis, realizar atos sob emprego real de força física.
c) Ser reincidente, cometer danos irreparáveis, aproveitar da fragilidade da vítima e cometer infração dolosamente.
d) Ser reincidente, provocar a morte do indivíduo e deformidade permanente nas pessoas.
e) Ser reincidente, provocar a morte do indivíduo, realizar atos sob coação e ou/intimidação. 

11. O Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado no Brasil por volta de 1998. Sobre este programa, considere as afirmativas a seguir.

I. É uma estratégia que prioriza as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos da família, do recém-nascido ao idoso, sadios ou doentes, de forma integral e contínua.
II. A Unidade da Saúde da Família atua com base nos princípios de integralidade, substitutivo, hierarquizado, territorializado, adscrição de clientela e equipe multiprofissional.
III. Uma Unidade de Saúde da Família pode atuar com uma ou mais equipes, dependendo da concentração de famílias do território de sua abrangência.
IV. Cada equipe do PSF deve estar preparada para identificar todos os problemas e todas as situações de risco aos quais a população está exposta, elaborando somente entre os profissionais da equipe um plano para enfrentar os determinantes do processo saúde-doença.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV. 

12. Foi prescrito, Via Endovenosa, 2000 ml de Soro Glicosado a 5% para correr de 8 em 8 horas. Quantas gotas deverão correr por minuto? (aproximar conforme regras depois da vírgula).

a) 76 gotas por minuto.
b) 78 gotas por minuto.
c) 80 gotas por minuto.
d) 83 gotas por minuto.
e) 85 gotas por minuto. 



GABARITO
1. A 
2. B
3. C
4. A
5. B
6. C
7. D
8. D
9. A
10. C
11. D
12. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário