sexta-feira, 3 de junho de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Mental [6].


1. Avalie se são requisitos cumulativos para a obtenção do benefício criado pela Lei 10708/03:

I - O paciente seja egresso de internação psiquiátrica cuja duração tenha sido, comprovadamente, por um período igual ou superior a dois anos.
II - A situação clínica e social do paciente não justifique a permanência em ambiente hospitalar, indique tecnicamente a possibilidade de inclusão em programa de reintegração social e a necessidade de auxílio financeiro.
III - Haja expresso consentimento do paciente, ou de seu representante legal, em se submeter às regras do programa.
IV - Seja garantida ao beneficiado a atenção continuada em saúde mental, na rede de saúde local ou regional.

Estão corretos os itens:

a) I e II, apenas.
b) III e IV, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) I, II, III e IV.

2. As características físico-funcionais dos Serviços Residenciais Terapêuticos em Saúde Mental incluem as listadas a seguir, EXCETO uma. Assinale-a:

a) devem apresentar estrutura física situada fora dos limites de unidades hospitalares gerais ou especializadas, seguindo critérios estabelecidos pelos gestores municipais e estaduais.
b) devem oferecer sala de estar com mobiliário adequado para o conforto e a boa comodidade dos usuários.
c) devem abrigar um número de no máximo doze usuários, acomodados na proporção de até quatro por dormitório.
d) devem garantir, no mínimo, três refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar.

3. Avalie se o Projeto Terapêutico dos Serviços Residenciais Terapêuticos em Saúde Mental deve ser baseado nos seguintes princípios e diretrizes:

I - Ser centrado nas necessidades dos usuários, visando à construção progressiva da sua autonomia nas atividades da vida cotidiana e à ampliação da inserção social.
II - Ter como objetivo central contemplar os princípios da reabilitação psicossocial, oferecendo ao usuário um amplo projeto de reintegração social, por meio de programas de alfabetização, de reinserção no trabalho, de mobilização de recursos comunitários, de autonomia para as atividades domésticas e pessoais e de estímulo à formação de associações de usuários, familiares e voluntários.
III - Respeitar as dificuldades do usuário como cidadão sem condição de desenvolver uma vida com qualidade e integrada ao ambiente comunitário.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.

4. Os direitos da pessoa portadora de transtorno mental incluem os a seguir listados, EXCETO:

a) ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades.
b) receber o menor número possível de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento.
c) ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade.
d)ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração.

5. Em relação à Lei da Reforma Psiquiátrica no Brasil, Lei n.º 10.216/2001, é CORRETO afirmar:

a) A internação, em qualquer de suas modalidades, será indicada mesmo nos casos em que os recursos extra-hospitalares se mostrem suficientes.
b) Não constitui direito da pessoa portadora de transtorno mental ter acesso à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária.
c) A internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de 72 horas, ser comunicada ao Ministério Público Estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta.
d) As pesquisas científicas para fins diagnósticos ou terapêuticos podem ser realizadas sem o consentimento expresso do paciente ou de seu representante legal. 

6. Acerca dos transtornos psíquicos, assinale a alternativa CORRETA.

a) O transtorno da personalidade histriônica caracteriza-se pela necessidade constante em ser o centro das atenções e pelo comportamento sedutor, manipulador, exibicionista, fútil, exigente e lábil.
b) Os indivíduos diagnosticados com transtorno de personalidade paranoide apresentam reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico, muitas vezes acreditando possuírem poderes especiais, como o de ler pensamentos.
c) O transtorno de personalidade dependente caracteriza-se pelo padrão de comportamento inibido e ansioso, com autoestima baixa. São indivíduos hipersensíveis a críticas e rejeições, com dificuldades sociais.
d) A hostilidade, a irritabilidade e a ansiedade são sentimentos frequentes entre os pacientes com transtorno da personalidade esquiva. Eles possuem tendência à desconfiança, acreditando que sempre estão sendo explorados ou que foram prejudicados de forma profunda e irreversível por outras pessoas. 

7. A saúde mental vem, hoje, concretizando-se como uma política de saúde que busca uma articulação com outras políticas públicas, como, por exemplo, a Estratégia Saúde da Família. Em relação a essa articulação entre a saúde mental e a atenção básica, é INCORRETO afirmar:

a) As ações envolvendo a saúde mental devem ser territorializadas.
b) A nova forma de organização da saúde mental busca a institucionalização do usuário, a fim de reabilitá-lo.
c) Busca-se uma organização da atenção à saúde mental em rede. Essa organização tem como uma de suas finalidades a reabilitação psicossocial do usuário.
d) A promoção da cidadania dos usuários constitui-se em uma das ações da saúde mental integrada à atenção básica. 

8. Trata-se de uma doença que tem como característica as obsessões ou compulsões recorrentes, que são suficientemente graves para causar perda de tempo ou causar desconforto acentuado ou um distúrbio significativo. Qual das patologias abaixo corresponde ao enunciado acima?

a) Transtorno obsessivo-compulsivo.
b) Esquizofrenia.
c) Transtorno afetivo bipolar.
d) Depressão. 

9. No Brasil, a assistência psiquiátrica surge em função das condições nas quais se encontravam os “loucos”, assim identificados a partir de critérios que a própria medicina social institui, quer estejam em hospitais, quer vagando pelas ruas. Tais condições oferecem os argumentos que justificam a criação de um espaço específico para a atenção a essas pessoas, marco inicial da assistência psiquiátrica no Brasil. Sobre esse espaço, assinale a alternativa CORRETA.

a) Santa Casa de Misericórdia, São Paulo.
b) Hospício de Pedro II, Rio de Janeiro.
c) Hospital Colônia Santana, Santa Catarina.
d) Colônia de Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

10. Em relação à esquizofrenia paranoide, assinale a alternativa em que todos os sintomas citados são característicos dessa patologia.

a) Negativismo, mutismo e estupor, vozes alucinatórias que ameaçam o paciente ou lhe dão ordens, delírio de perseguição.
b) Concentração e atenção reduzidas, negativismo, delírio de referência, delírio de perseguição, incongruência de respostas emocionais, neologismos.
c) Vozes alucinatórias que ameaçam o paciente ou lhe dão ordens, delírio de perseguição, alucinações olfativas ou gustativas.
d) Alucinações olfativas ou gustativas, eco do pensamento, concentração e atenção reduzidas.

11. Analise as afirmativas abaixo em relação ao cuidado de enfermagem ao portador de transtorno mental e identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O enfermeiro deve estar disposto a tolerar as expressões de raiva e de hostilidade do paciente, tomando cuidado para que não haja danos físicos a ele e a outras pessoas.
( ) Para o paciente que se isola, o enfermeiro deve, inicialmente, se aproximar e procurar conversar sobre algo do cotidiano, ou convidar a participar de alguma atividade, sem pedir explicações sobre os motivos de se isolar.
( ) O enfermeiro só deve utilizar a relação pessoa-pessoa com pacientes psicóticos.
( ) No cuidado ao paciente com fobia, o enfermeiro deve sempre dizer a ele que seu medo é exagerado, sem motivo real.
( ) O enfermeiro deve sempre estar atento aos efeitos colaterais das medicações administradas aos pacientes e informá-los sobre tais efeitos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

a) F – F – F – V – V.
b) V – V – F – F – V.
c) F – V – F – V – F.
d) V – F – F – F – V. 

12. A Reforma Psiquiátrica propõe a substituição da Atenção Hospitalar Especializada por serviços comunitários. Para que isso ocorra, dependemos de reformulação por parte da gestão de saúde mental, em nível nacional, estadual e municipal, garantindo assistência 24 horas para os momentos de crise. Assim, o atendimento à crise nas situações de emergência psiquiátrica está assegurado:

a) Em CAPS II e pronto atendimento especializados.
b) Em qualquer Instituição de Saúde da rede de urgência e emergência e CAPS II.
c) Em prontos-socorros especializados e CAPS III.
d) Em prontos-socorros gerais e em CAPS III. 

14. Os antipsicóticos são medicamentos inibidores das funções psicomotoras, as quais podem encontrar-se aumentadas em estados de excitação e de agitação; também reduzem os distúrbios neuropsíquicos chamados de psicóticos, tais como os delírios e as alucinações. São efeitos de impregnação por antipsicóticos:

a) Acatisia, diarreia, vômitos, aumento da litemia.
b) Acatisia, ganho de peso, fragilidade das unhas e perda de dentes.
c) Acatisia, discinesia, crises oculógiras, distonia aguda.
d) Distonia, perda de peso, fuga de ideias, discurso prolixo. 

14. O enfermeiro, no serviço de porta de entrada de saúde mental, deverá estar atento ao registro de alterações observadas no paciente no momento da admissão, em situação de crise, sob o ponto de vista ético e legal de seu cuidado. Entre estas, destacamos:

a) Presença de abscessos de deltoide, devido à imperícia na administração de medicação SOS, e queimaduras ou outras lesões corporais, devido à contenção física.
b) Presença de lesões corporais, ausência de familiares sugerindo internação involuntária.
c) Presença de lesões corporais por má administração de medicação SOS, e o paciente que chega contido.
d) Queimaduras por contenção física, sedação por medicação SOS, internação voluntária, ausência de familiares e presença de sinais de impregnação. 

15. A relação terapêutica é uma interação entre duas pessoas (geralmente um cuidador e a pessoa que recebe os cuidados) na qual as interações de ambos os participantes contribuem para um clima de cura, promoção de crescimento e/ou prevenção de doenças. A seguir, são listadas algumas atitudes do enfermeiro para a pessoa com transtorno mental.

1. estabelecer acordos e cumprir os combinados;
2. proporcionar um ambiente tranquilo, retirando jornais e relógios do ambiente, para que o doente não se preocupe com o mundo externo;
3. participar das atividades oferecidas ao paciente quando ele está relutante em ir sozinho;
4. levar em consideração as preferências, solicitações e opiniões do paciente nas decisões sobre o seu tratamento;
5. evitar um relacionamento próximo com os pacientes a fim de evitar que eles confundam o enfermeiro com um membro da família ou pessoa conhecida;
6. assegurar ao paciente a confidencialidade, garantindo a ele que os assuntos discutidos somente poderão ser transmitidos à equipe de saúde e familiares.
7. explicar de modo simples e claro as normas e rotinas da unidade, de maneira que os pacientes compreendam os motivos de tais regras;

Em relação a essas atitudes, assinale a alternativa correta.

a) 1, 3 e 4 descrevem atitudes de um enfermeiro submisso e com dificuldades em manter a ordem e o controle.
b) 5 e 6 reforçam a família como base do tratamento.
c) 4 mostra uma atitude a ser evitada, uma vez que o paciente psiquiátrico não apresenta o juízo crítico preservado a ponto de tomar decisões.
d) 2, 5 e 6 descrevem atitudes fundamentais na prática do enfermeiro psiquiátrico.
e) 1, 3, 4 e 7 são atitudes que proporcionam um ambiente terapêutico, pautado na relação de confiança e respeito entre enfermeiro e paciente.



GABARITO
1. D
2. C
3. A
4. B
5. C
6. A
7. B
8. A
9. C
10. C
11. B
12. D
13. C
14. A
15. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário