1. Crise é um evento repentino que ocorre na vida de uma pessoa, perturbando a homeostase e durante o qual os mecanismos usuais de enfrentamento não funcionam na resolução do problema. Com relação à assistência em situações de crise, assinale a alternativa correta.
a) A crise é uma situação de urgência que precisa ser resolvida com rapidez; portanto, não é indicada a identificação do evento que precipitou a crise.
b) É fundamental, no momento da crise, realizar uma avaliação psicológica detalhada, com o intuito de identificar aspectos da personalidade da pessoa.
c) O objetivo da intervenção em crise é a resolução imediata desta, oferecendo suporte e alívio dos sintomas imediatos, além garantir a segurança física dos envolvidos.
d) O objetivo principal é garantir a segurança física dos envolvidos e, para isso, é importante não manter o contato visual, para evitar o envolvimento pessoal.
e) A situação de crise requer, necessariamente, o uso de contenção mecânica e química, a fim de garantir a segurança dos envolvidos.
2. Sobre o contexto da Reforma Psiquiátrica (RP) em nível mundial, assinale a alternativa correta.
a) Após a 2ª Guerra Mundial, deu-se início à RP, que buscava melhorar a qualidade do atendimento aos ex-combatentes que desenvolveram transtornos mentais.
b) A RP teve como ponto de partida a reflexão sobre as práticas de tratamento às pessoas com transtorno mental que vinham sendo empregadas historicamente: o hospital psiquiátrico como local de exclusão e confinamento e práticas assistenciais que promoviam a punição e humilhação dos pacientes.
c) A reflexão sobre as práticas de tratamento em psiquiatria culminou na deflagração da RP na década de 1970, iniciada nos Estados Unidos, com o objetivo de promover a desospitalização.
d) O Brasil foi um dos primeiros países a aderir às transformações da RP, utilizando como base a psiquiatria da Setorização (França).
e) O marco inicial da RP foi quando Philippe Pinel (psiquiatra francês) retirou os pacientes psiquiátricos de suas amarras e propôs o Tratamento Moral a eles, que consistia em corrigir os excessos passionais e desvios da norma ética.
3. Sobre a esquizofrenia paranoide, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Esse transtorno de pensamento é caracterizado principalmente pela presença de ________________________ e __________________ relacionados geralmente a um único tema. O indivíduo geralmente apresenta-se tenso e _____________, podendo tornar-se ______________ ao sentir-se ameaçado.
a) delírios religiosos e de influência / alucinações auditivas / reservado / emotivo
b) delírios de perseguição ou grandeza / alucinações visuais / comunicativo / agressivo
c) delírios somáticos e de perseguição / alucinações auditivas / comunicativo / sexualizado
d) delírios religiosos / alucinações cenestésicas / reservado / agressivo
e) delírios de perseguição ou referência / alucinações auditivas / reservado / agressivo
4. O enfermeiro admite na enfermaria psiquiátrica um paciente com diagnóstico de esquizofrenia paranoide. Durante o contato, o paciente inclina a cabeça para o lado, para de falar e ouve atentamente. Após esta atitude, verbaliza que o FBI está querendo prendê-lo, pois ele detém o conhecimento da cura para o câncer. O enfermeiro percebe também que o paciente olha o tempo todo para os lados e para trás e procura se esconder atrás das portas. Em alguns momentos, o paciente repete a palavra “descancerizar” (curar o câncer, em sua percepção). A partir dessas observações, o enfermeiro afirma que o paciente apresenta
a) alucinações auditivas, delírios religiosos e de grandeza, comportamento violento e ecolalia.
b) delírios auditivos, alucinações persecutórias e neologismo.
c) alucinações visuais e auditivas, delírios de grandeza, comportamento suicida e ecopraxia.
d) alucinações auditivas, delírio de perseguição e de grandeza, comportamento paranoide e neologismo.
e) alucinações auditivas, delírio de perseguição, comportamento violento e neologismo.
5. Considerando a assistência a pessoas com transtornos mentais, assinale a alternativa que relaciona corretamente o diagnóstico de enfermagem para um comportamento esperado.
a) Risco de violência, autodirigida ou aos outros, caracterizado por lentificação psicomotora, impulsividade e recusa em iniciar o sono.
b) Processos de pensamento alterados, caracterizado por presença de delírios e interpretação distorcida do ambiente.
c) Sensopercepção alterada, caracterizada por presença de delírios e heteroagressividade.
d) Interação social prejudicada, caracterizada por alucinações visuais e auditivas.
e) Insônia, caracterizada por incapacidade de estabelecer relações satisfatórias, manipulação de pessoas e situações.
6. Uma pessoa portadora de esquizofrenia paranoide tem prescrição médica de clorpromazina 25 mg a cada 08 horas; haloperidol 5 mg a cada 08 horas e prometazina 25 mg a cada 08 horas. Quanto aos medicamentos prescritos, é correto afirmar que
a) clorpromazina e haloperidol são usados para diminuir os sintomas psicóticos e a prometazina para evitar uma reação alérgica dos outros medicamentos.
b) clorpromazina e haloperidol são usados para diminuir os sintomas psicóticos e a prometazina para neutralizar os efeitos adversos do haloperidol.
c) clorpromazina é usada para crises hipertensivas; haloperidol para diminuir os sintomas psicóticos e a prometazina para potencializar os efeitos do haloperidol.
d) clorpromazina e haloperidol são usados para diminuir a agitação psicomotora e a prometazina para auxiliar na sedação.
e) clorpromazina e haloperidol são usados para melhorar a interação social e a prometazina para neutralizar os efeitos adversos do haloperidol.
7. A Portaria n.º 3.088 de 23 de dezembro de 2011 institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). É/são componente(s) da RAPS:
a) a atenção básica em saúde, formada pelos pontos de ação: unidades básicas de saúde, consultórios de rua e ambulatórios de saúde mental, entre outros.
b) a atenção psicossocial especializada, formada pelos pontos de ação: centros de atenção psicossocial e consultórios de rua.
c) a atenção de urgência e emergência, formada pelos pontos de ação: SAMU 192, Sala de Estabilização, UPA 24 horas, portas hospitalares de atenção à urgência/pronto-socorro, Unidades Básicas de Saúde, entre outros.
d) a atenção hospitalar, formada pelos pontos de atenção: enfermaria especializada em Hospital Geral e hospitais psiquiátricos que ainda permanecem cadastrados pelos SUS, até o seu fechamento.
e) as estratégias de desinstitucionalização (Serviços Residenciais Terapêuticos) e de reabilitação psicossocial (consultórios de rua).
8. Sobre os transtornos de ansiedade, é correto afirmar que
a) o transtorno obsessivo compulsivo é marcado pela presença obrigatória de obsessões e compulsões, ainda que a pessoa reconheça esses atos como excessivos e irracionais, além de fadiga fácil e constante, dificuldade de concentração, tensão muscular e problemas de sono.
b) o transtorno de ansiedade generalizada é caracterizado por ansiedade e preocupações crônicas, irrealistas e excessivas, inquietação, agitação ou nervosismo, quadro esse identificado como um ataque de pânico.
c) as fobias são medos marcados pela presença ou antecipação de um objeto ou situação específica, que provoca geralmente uma resposta imediata de ansiedade ou ataque de pânico; assim, o enfermeiro deve propiciar o contato da pessoa com o objeto que desencadeia a fobia, a fim de diminuir gradativamente esse medo.
d) o transtorno obsessivo compulsivo é marcado pela presença obrigatória de obsessões (padrões comportamentais ou atitudes indesejáveis e repetitivas, como rezar, limpar, trancar, cuja intenção é reduzir a ansiedade) e compulsões (ideias, pensamentos ou impulsos mentais indesejáveis e persistentes que geram uma ansiedade ou angústia significativa, como pensamentos sobre contaminação, ordem e simetria, entre outros).
e) o transtorno de pânico é caracterizado por ataques de pânico recorrentes, que surgem de maneira repentina e se caracterizam por apreensão intensa, medo ou terror, associados a sentimentos de ameaça iminente e grande desconforto físico.
9. Com relação à assistência para a pessoa com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) que lava as mãos compulsivamente, qual das seguintes alternativas NÃO é indicada que o enfermeiro realize?
a) Manter sempre o banheiro fechado para que a pessoa não tenha como lavar as mãos.
b) Explicar o comportamento à pessoa portadora de transtorno, uma vez que parece não compreender sua inadequação.
c) Oferecer atividades terapêuticas manuais e lúdicas, que auxiliem na mudança do foco da obsessão.
d) Acompanhar a pessoa nas atividades de higiene, auxiliando na realização do comportamento de maneira não-compulsiva.
e) Estimular a interação social.
10. Uma das classes de fármacos que pode ser utilizada para o tratamento dos transtornos de ansiedade são os benzodiazepínicos, como Alprazolam, Clonazepam e Diazepam. Em relação aos efeitos comuns dos benzodiazepínicos em situações habituais, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Boca seca e aumento do apetite.
II. Depressão do Sistema Nervoso Central (SNC), que vai de sonolência à depressão respiratória.
III. Fraqueza, náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreia.
IV. Risco de tolerância e dependência.
V. Insônia e agitação psicomotora.
VI. Alucinações e alterações do pensamento.
a) Apenas II, III, IV.
b) Apenas I, II, IV e VI.
c) Apenas I, II, III e IV.
d) Apenas II, IV, V e VI.
e) Apenas II e IV
11. Ao prestar assistência a uma pessoa com depressão, um enfermeiro identifica os seguintes diagnósticos de enfermagem: risco de suicídio, baixa autoestima, isolamento social/interação social prejudicada, nutrição alterada: ingestão menor que as necessidades do organismo e déficit no autocuidado (higiene e arrumação). Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta para a elaboração desses diagnósticos pelo enfermeiro.
a) O enfermeiro deve pensar em risco de suicídio devido ao humor rebaixado, sentimentos de impotência e inutilidade, disponibilidade de meios e delírios místicos.
b) O diagnóstico de baixa autoestima é elaborado por causa da expressão de desamparo, inutilidade, culpa e vergonha, hipersensibilidade a ofensas e críticas, visão otimista sobre o mundo e excesso de comunicação.
c) Isolamento social/interação social prejudicada ocorre quando o indivíduo é colocado em local particular e tranquilo, que proporcione uma reflexão sobre sua vida.
d) Caso a pessoa apresente perda de peso, diminuição do tônus muscular e turgor, palidez cutânea, fraqueza e recusa em se alimentar, o enfermeiro deve elaborar o diagnóstico de nutrição alterada: menor que as necessidades do organismo.
e) O diagnóstico de déficit para o autocuidado (higiene e arrumação) deve estar presente, para pessoas que, além da depressão, tenham também um déficit cognitivo.
12. Assinale a alternativa correta sobre os medicamentos utilizados para tratamento dos transtornos de humor.
a) São exemplos de medicamentos inibidores seletivos de receptação de serotonina (ISRS) a Venlafaxina e a Duloxetina.
b) São exemplos de inibidores seletivos da receptação de serotonina-norepinefrina (ISRSN) a Fluoxetina, o Citalopram, a Sertralina e a Paroxetina.
c) São exemplos de antidepressivos tricíclicos: Amitriptilina, Imipramina e a Nortriptilina.
d) As combinações psicoterapêuticas (associação de diferentes classes medicamentosas) não podem ser utilizadas para o tratamento de transtornos de ansiedade.
e) São exemplos de medicamentos inibidores seletivos de receptação de serotonina (ISRS) a Olanzapina e a Fluoxetina
13. Um paciente com transtorno depressivo maior tem a prescrição médica de sertralina 50 mg, 2 vezes/dia. Após quatro dias em utilização do medicamento, o paciente pergunta ao enfermeiro porque o medicamento ainda não o fez sentir-se melhor. Qual das alternativas a seguir apresenta a melhor explicação que o enfermeiro pode fornecer ao paciente?
a) O enfermeiro deve explicar que a ansiedade em melhorar rapidamente é devido ao diagnóstico de depressão.
b) O enfermeiro deve explicar que esse tipo de medicamento demora aproximadamente duas semanas para iniciar a melhora dos sintomas depressivos.
c) O enfermeiro pode orientar o paciente a focar-se nos aspectos do tratamento que têm dado certo, ao invés de preocupar-se com aquilo que ainda não está bom.
c) O enfermeiro deve dizer ao paciente que irá informar ao médico, já que os sintomas depressivos ainda não diminuíram.
e) O enfermeiro pode explicar que para que o medicamento possa iniciar seu efeito esperado, é preciso que o paciente colabore, participando de atividades de recreação.
14. Paciente do sexo feminino, 54 anos, com histórico de transtorno afetivo bipolar (TAB), dá entrada na unidade de emergência psiquiátrica e é admitida pelo enfermeiro do turno do dia. Ela se mostra agitada, andando de um lado para o outro, falando muito alto e rápido, gargalhando e exibindo-se aos homens do local. Encontra-se vestida com roupa provocante que revela partes do seu corpo, além de maquiagem exagerada para o momento. O discurso é repetitivo, porém eloquente e envolvente. Está acompanhada por sua filha, que conta que a mãe deixou de tomar os remédios, acreditando que não precisava mais deles. Também diz que a mãe se alimenta pouco e não dorme há alguns dias, apresentando perda de peso visível. Considerando o quadro apresentado pela paciente, é correto o enfermeiro passar o plantão para o enfermeiro do turno da noite da seguinte maneira:
a) “paciente em episódio maníaco de TAB, apresentando agitação psicomotora, delírios de grandeza, aumento da libido, sem uso de medicamentos em casa. Apresenta dificuldade para iniciar o sono e perda de apetite. Para esse quadro, elaborei os seguintes diagnósticos de enfermagem: risco de lesão relacionada à hiperatividade, nutrição alterada: menor que as necessidades do organismo e distúrbio do padrão de sono”.
b) “paciente em episódio depressivo de TAB, apresentando hipotimia, afeto embotado, agitação psicomotora e aumento da libido. Apresenta insônia e anorexia. Os diagnósticos de enfermagem que elaborei são: nutrição alterada: menor que as necessidades do organismo e distúrbio do padrão de sono”.
c) “paciente em episódio maníaco de TAB, eutímica, porém com agitação psicomotora, taquilalia e logorreia. Apresenta diminuição do sono e da alimentação, ausência do juízo crítico e delírios de grandeza. Para tanto, elaborei esses diagnósticos de enfermagem: risco de lesão relacionada à hiperatividade e padrão de sexualidade ineficaz”.
d) “paciente em episódio maníaco de TAB, apresentando hipertimia, agitação psicomotora, taquilalia e logorreia, com aumento da libido e da sexualidade. Não estava utilizando medicamentos em casa, estava sem dormir e sem comer. Para esse quadro, elaborei os seguintes diagnósticos de enfermagem: enfrentamento ineficaz e isolamento social”.
e) “paciente em episódio maníaco de TAB, apresentando hipertimia, agitação psicomotora, taquilalia e logorreia, com aumento da libido e sexualidade, sem uso de medicamentos em casa. Apresenta insônia e hiporexia, com emagrecimento. Os diagnósticos de enfermagem que elaborei são: risco de lesão relacionada à hiperatividade, nutrição alterada: menor que as necessidades do organismo e distúrbio do padrão de sono”.
15. “O uso de benzodiazepínicos (BZD) não deve ser prolongado, a fim de se evitar o risco de dependência”. Essa afirmação está
a) correta, pois os sintomas ansiosos geralmente melhoram mais rápido que outros sintomas; assim, o uso prolongado não é justificado.
b) incorreta, pois o uso dos medicamentos deve ser contínuo, dependendo da gravidade da doença; o risco de dependência não precisa ser prioridade no tratamento.
c) correta, pois essa classe de fármacos tem a dependência física como um dos efeitos adversos; além de evitar o uso prolongado, deve-se diminuir gradativamente a dose, para evitar a síndrome de abstinência.
d) incorreta, pois o risco de dependência acontece somente se o medicamento for administrado em doses muito altas.
e) correta, pois essa classe de fármacos tem a dependência física como um dos efeitos adversos; assim, o BZD deve ser retirado de uma vez, o mais rápido possível, para evitar que a dependência se instale.
GABARITO
1. C
2. B
3. E
4. D
5. B
6. B
7. C
8. E
9. A
10. A
11. D
12. C
13. B
14. E
15. C
Nenhum comentário:
Postar um comentário