quarta-feira, 13 de abril de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Centro Cirúrgico [5].


1. Os principais objetivos da terminologia cirúrgica são: fornecer por meio da forma verbal ou escrita
uma definição do termo cirúrgico e descrever os tipos de cirurgia. Ao solicitar a um paciente
informações sobre a história de doenças e cirurgias em sua família, o enfermeiro obteve as seguintes respostas:
• a mãe foi submetida à retirada da bexiga.
• a irmã foi submetida à retirada das trompas uterinas.
• o pai foi submetido à retirada do baço.
• um irmão foi submetido à fixação do testículo na bolsa escrotal.

Assinale a alternativa CORRETA. Ao fazer as anotações utilizando os termos técnicos adequados, o profissional registrou:

a) histerectomia – ooforectomia – hepatectomia – postectomia.
b) cistectomia – histerectomia – colecistectomia – orquipexia.
c) cistectomia – salpingectomia – esplenectomia – orquipexia.
d) cistostomia – trompectomia – bacectomia – postectomia.
e) cistectomia – salpingoplastia – hepatectomia – testiculoplastia.

2.  Michael, 45 anos, foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma subdural após acidente de esqui. Não apresenta lesões externas. Esse tratamento cirúrgico pode ser classificado quanto ao Momento Operatório, Finalidade e Potencial de Contaminação, respectivamente como

a) Emergência – Diagnóstico – Limpo.
b) Urgência – Curativo – Limpo.
c) Emergência – Paliativo – Potencialmente Contaminado.
d) Urgência – Radical – Potencialmente Contaminado.
e) Emergência – Curativo – Limpo

3. O centro cirúrgico é uma área complexa e de acesso restrito. Dessa forma, no planejamento, alguns
aspectos importantes devem ser observados, pois implicam na qualidade e segurança da assistência prestada ao paciente. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Os vestiários devem estar localizados na entrada do centro cirúrgico, onde se realiza a troca de roupas privativas, e permite-se o acesso livre de pessoas.
b) A iluminação artificial da sala operatória só deve ser utilizada em dias nublados ou à noite, para possibilitar a percepção do ciclo circadiano pela equipe cirúrgica.
c) O foco cirúrgico precisa ter como características: ausência de sombras,redução de reflexos e eliminação do excesso de calor.
d) O centro cirúrgico sempre deve dispor de iluminação de emergência auxiliar para que intervenções cirúrgicas não fiquem comprometidas por falta de luz.
e) O centro cirúrgico deve possuir um sistema de ar condicionado, com finalidade de remover gases
anestésicos, controlar a temperatura e a umidade, promover uma adequada troca de ar, remover partículas em suspensão e impedir a entrada de partículas oriundas de áreas adjacentes.

Leia o caso clínico a seguir e responda as questões 4 e 5.

Antonio, 67 anos, sexo masculino, economista, viúvo. O diagnóstico médico atual é de hiperplasia
benigna de próstata. Diz ser hipertenso em uso de medicação oral. Apresenta tosse seca. Nega alergia. Queixas principais: dificuldades para iniciar a micção, vontade frequente de urinar e dor, noctúria, hematúria e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Admitido no Hospital Municipal hoje, às 06 horas, para ser submetido à ressecção transuretral da próstata às 13:00 horas. Administrado pré-anestésico, conforme prescrição médica. Na admissão na Sala Operatória, apresentava PA 150x100 mmHg, pulso 88bpm, T 37°C, FR 26 mrm. Realizado prostatectomia transuretral sob raquianestesia. Placa de eletrocautério em panturrilha esquerda. Apresentou pico hipertensivo (PA 220x120 mmHg) no transoperatório, com normalização após medicação. FC 100 bpm T 36,4°C. Término da cirurgia 16:00 horas. Encaminhado para SRPA, sonolento, só acorda para responder a solicitações verbais, pálido, PA 140x90 mmHg, FC 100bpm, T 35,4°C, Sat O2 95% em ar ambiente, eupneico, ainda sem mobilidade de MMII. Presença de sonda vesical 3 vias, em sistema fechado, com irrigação com soro fisiológico 0,9%.

4. Fazem parte dos cuidados de enfermagem no período pré-operatório imediato para esse paciente, EXCETO

a) suspender medicação antihipertensiva.
b) jejum de 06 a 08 horas.
c) orientar e supervisionar a retirada de próteses e possíveis adornos.
d) controle de sinais vitais.
e) encaminhar ao banho de aspersão, antes da administração do pré-anestésico.

5. Com relação à anestesia, assinale a alternativa correta.

a) A anestesia peridural é geralmente administrada ao nível da coluna lombar, obtida pelo bloqueio dos nervos espinhais do espaço subaracnoide. O anestésico é depositado junto ao líquor, ocorrendo perfuração da duramater.
b) Para esse paciente é contraindicada a anestesia geral devido a sua idade.
c) O posicionamento do paciente para ser submetido à anestesia raquidiana e peridural é o mesmo.
d) A cefaleia por hipotensão do líquor é muito mais frequente após realização da anestesia peridural
do que após raquianestesia, e está diretamente relacionada com o calibre da agulha.
e) Operações em crianças normalmente não devem ser realizadas com anestesia geral, para evitar que elas se traumatizem ou fiquem inquietas durante a cirurgia.

6. A posição adequada do paciente é essencial para que os procedimentos cirúrgicos sejam
bem sucedidos. Quanto aos cuidados com o posicionamento cirúrgico do paciente, é correto afirmar que

a) a posição supina ou dorsal é indicada nas cirurgias da coluna vertebral.
b) na posição de Fowler o risco de alterações respiratórias aumenta devido ao aumento da pressão abdominal contra o diafragma.
c) na posição de litotomia ou ginecológica é recomendado retornar os membros inferiores rapidamente a posição inicial, para aumentar a pressão intracraniana.
d) a posição de Trendelenburg é uma variação do decúbito dorsal, em que a parte superior do dorso é abaixada e os pés elevados.
e) os membros superiores ficam ao longo do corpo ou abduzidos em ângulo de até 180º.

7. São medidas altamente recomendadas para prevenção de infecção no sítio cirúrgico, EXCETO

a) sempre que possível, identificar e tratar todas as infecções à distância antes de cirurgias eletivas; adiar o procedimento até que a infecção seja resolvida.
b) não remover os pelos, exceto quando estiverem ao redor da incisão e interferirem no ato cirúrgico.
c) se for necessário realizar tricotomia, fazê-la imediatamente antes da cirurgia, com o uso de aparelho elétrico.
d) aderir aos princípios de assepsia quando instalar dispositivos intravasculares ou cateteres de anestesia epidural e raquidiana, ou quando preparar e administrar drogas intravenosas.
e) aplicar mupirocina tópica nas narinas de todos os pacientes para prevenção de estafilococcia.

8. Quanto à montagem, circulação e desmontagem da Sala Operatória (SO), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) É atividade do colaborador da equipe de enfermagem auxiliar na monitoração do paciente, instalando oxímetro de pulso, monitor cardíaco, aparelho de pressão não invasiva, termômetro ou outro dispositivo recomendado.
( ) Na montagem da sala operatória, checar a integridade das embalagens e a validade da esterilização dos materiais.
( ) É imprescindível fazer o teste do carro de anestesia antes da entrada do paciente na SO, checar todos os circuitos, bem como os kits de intubação, de acordo com a idade do paciente (infantil ou adulto) e o procedimento.
( ) A limpeza operatória é feita privativamente pelo enfermeiro, pois é realizada durante o procedimento cirúrgico.
( ) A limpeza concorrente da SO é realizada semanalmente, para remover a matéria orgânica dos locais onde houve contaminação.

a) F − F − F − F – F.
b) V − V − V − V – V.
c) F – V – V – V – F.
d) V – V – V – F –F.
e) F – V – V – V – F.

9. A “Aliança Mundial para Segurança do Paciente/ Doente”, da OMS, propôs dez metas para a promoção da segurança do paciente, apoiada e publicada pelo COREN. A quarta meta é a Cirurgia Segura. Em 2009 o Ministério da Saúde publicou, em português, o Manual de Implementação
de Medidas para o projeto Segurança do Paciente:”Cirurgias Seguras Salvam Vidas”. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A anestesiologia segura requer: presença de um profissional capacitado em anestesiologia, verificação de segurança de máquinas e dos medicamentos, oximetria de pulso, monitoração da frequência cardíaca, temperatura e pressão sanguínea.
b) Dentre os objetivos essenciais para a cirurgia segura, inclui-se: a equipe impedirá a retenção inadvertida de instrumentais ou compressas nas feridas cirúrgicas.
c) Dentre os objetivos essenciais para a cirurgia segura inclui-se: a equipe operará o paciente certo e o local certo.
d) Não está contemplado o reconhecimento e efetiva preparação para o risco de grandes perdas sanguíneas, já que dificilmente isso ocorre nas cirurgias.
e) Dentre os objetivos essenciais para a cirurgia segura, inclui-se: a equipe reconhecerá e estará efetivamente preparada para a perda de via aérea ou de função respiratória que ameace a vida.

10. O aspecto da contaminação varia conforme o número de microrganismos presentes no tecido a ser operado. Assinale a alternativa que compreende incorretamente a classificação das cirurgias.

a) Cirurgia limpa: é realizada em tecidos estéreis ou passiveis de descontaminação na ausência de processo infeccioso local;
b) Cirurgia potencialmente contaminada: é realizada em tecidos não colonizados por flora microbiana
bastante numerosa ou na ausência de processo infeccioso ou de falha técnica grosseira;
c) Cirurgia contaminada: é a realizada em tecidos colonizados por flora microbiana abundante, também pode ocorrer se houver falha grosseira;
d) Cirurgia infectada: é realizada em qualquer tecido ou órgão, com presença de processo infeccioso e supuração local. 

GABARITO
1. C
2. E
3. B
4. A
5. C
6. D
7. E
8. D
9. D
10. B

Um comentário: