terça-feira, 7 de junho de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde do Adulto [7].


1. Acerca da síndrome de Guillain-Barré, julgue os itens subsequentes.

I. É uma polineurorradiculopatia inflamatória aguda.
II. Na prescrição básica de pacientes com essa síndrome, deve-se incluir corticosteroides.
III. A disautonomia é potencial causa de morte.
IV. A forma de Miller Fisher é caracterizada por oftalmoplegia, entre outros sinais.
V. Choque séptico não é considerado contra-indicação para realização de plasmaferese.

A quantidade de itens certos é igual a

a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.

2. Na abordagem terapêutica atual indicada para a fase aguda do acidente vascular encefálico isquêmico, inclui-se a utilização de agentes trombolíticos. Em relação a essa abordagem, assinale a opção correta.

a) A estreptoquinase é a primeira droga escolhida, devido ao menor risco de hemorragia intracraniana associado ao seu uso.
b)  Entre os atuais critérios de inclusão do paciente nessa modalidade terapêutica, está o início dos sintomas há menos de seis horas.
c)  É critério de inclusão no procedimento de trombólise a presença de edema cerebral evidente à tomografia computadorizada de crânio por ocasião da admissão do paciente no serviço de emergência.
d) Quando for utilizado o rt-pa, por via endovenosa, a dose preconizada é de 0,5 mg/kg, sendo injetados 10%, em bolus, inicialmente.
e) É critério de exclusão do tratamento, em vários protocolos, a glicemia inferior a 50 mg/dL, à admissão do paciente no serviço de emergência.

3. A esclerose múltipla é o protótipo de doença desmielinizante do sistema nervoso central. Trata-se de uma causa importante de incapacidade neurológica adquirida em adultos jovens, principalmente em países de clima temperado. Acerca dessa patologia, julgue os itens que se seguem.

I. O mecanismo etiológico atualmente aceito é o auto-imune.
II. O sinal de Lhermitte é patognomônico.
III. No diagnóstico diferencial devem ser consideradas patologias como lúpus eritematoso sistêmico e doença de Behçet.
IV. O interferon alfa está indicado como principal forma de tratamento durante os surtos.
V. A metilprednisolona pode ser utilizada durante os surtos.

Estão certos apenas os itens

a) I, II e IV. 
b) I, III e IV. 
c) I, III e V.
d) II, III e V.
e) II, IV e V.

4. “A digoxina, um glicosídeo cardíaco derivado do digitálico, usada para os pacientes com insuficiência cardíaca” (CASEY, P.E. In: SMELTZER C. S.; BARE, B. G. p.846). Sobre essa medicação. escreva “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as falsas e, a seguir, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.

1. A digoxina aumenta o débito cardíaco, ao aumentar a força de contração ventricular. ( )
2. Os sintomas clínicos iniciais de intoxicação digitálica são: euforia, constipação e aumento do
apetite. ( )
3. Aumenta a força de contração miocárdica. ( )
4. O enfermeiro deve avaliar junto ao paciente em uso dessa medicação: alívio da dispneia, ortopneia, estertores, hepatomegalia e edema periférico. ( )
5. Antes de administrar a digoxina, o enfermeiro deve estar atento à frequência cardíaca apical e somente administrar a medicação se a frequência cardíaca for inferior a 60 e o paciente evidenciar ritmo de fibrilação atrial. ( )
6. A digoxina é eliminada pelos rins. ( )

a) V-V-V-V-V-V
b) V-F-V-V-F-V
c) F-F-V-F-V-V
d) V-F-V-F-F-V 

5. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma síndrome caracterizada, basicamente, por aumento dos níveis pressóricos, tanto sistólico como diastólicos (BRÊTAS e GAMBA, 2006, p.186). São estratégias para a assistência pelo enfermeiro no controle desta patologia crônica, EXCETO:

a) Estimular a restrição do sal para 6g de NaCl, diariamente, reforçando a importância da utilização do sal apenas durante o preparo dos alimentos, evitando o seu acréscimo ao retirar o saleiro da mesa.
b) Orientar/ensinar o autocuidado para a redução de peso; realização de atividades físicas; eliminação ou consumação moderada de bebidas alcoólicas e uso correto das medicações prescritas.
c) Orientar sobre a importância da suplementação medicamentosa de potássio, cálcio e magnésio.
d) Estimular a abandonar o hábito de fumar, apoiar a interrupção de uso do tabaco e/ou incluir os portadores de HAS tabagista em um programa de apoio à interrupção do tabagismo. 

6. “O declínio funcional com a idade pode ser postergado pela manutenção da vida física, mental e social ativa. Assim, a meta dos programas de promoção da saúde para pessoas mais velhas (de 65 aos 100 anos) não é prolongar indefinidamente a vida, mas sim colocar tanta vida quanto for possível nos anos que restam de cada pessoa” (JENKINS, 2007, p. 131). São questões a serem observadas pelo enfermeiro para o planejamento de suas intervenções junto aos idosos, EXCETO:

a) O tabagismo é um importante contribuinte para o desenvolvimento de doença cardíaca isquêmica, doença cerebrovascular, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), bronquites e/ou pneumonias, além de diferentes tipos de câncer.
b) A cada década, as taxas de morte feminina (por 100.000) são claramente mais altas que a masculina, anunciando um futuro aumento na população de idosos do sexo masculino.
c) Os problemas neuropsiquiátricos, principalmente a demência e a depressão, representam a principal causa de incapacidade entre as mulheres mais velhas em termos mundiais.
d) A artrite e a osteoporose são problemas musculoesqueléticos que contribuem para as fraturas de quadril e de coluna vertebral nos idosos.

7. O Brasil vem apresentando um progressivo declínio nas suas taxas de mortalidade e, mais recentemente, também nas suas taxas de fecundidade. Esse comportamento demográfico vem gerando uma tendência crescente da expectativa de vida média da população, com um maior número de pessoas atingindo idades mais avançadas. As doenças que acometiam mais a população infantil, como as infecciosas e parasitárias, apesar de persistirem, vão diminuindo em patamar de prioridade para as doenças crônico-degenerativas mais incidentes na população adulta e idosa.

Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

a) As doenças cardiovasculares, que incluem as cerebrovasculares e isquêmicas, prevalecentes no grupo das doenças crônico-degenerativas assumem papel importante no quadro de morbimortalidade brasileiro.
b) Entre os fatores mais conhecidos que predispõem os indivíduos a contraírem as doenças do aparelho circulatório estão: hipertensão arterial sistêmica, diabetes, depressão, diabetes e sedentarismo.
c) Os serviços de média complexidade e o Programa de Saúde da Família (PSF) como estratégia maior, têm um papel fundamental no processo de promoção e prevenção precoces dos fatores desencadeantes das doenças cardiovasculares.
d) O comportamento evolutivo da taxa de internações por AVC, na população com cerca de 40 anos ou mais, permite avaliar, de forma direta, a disponibilidade de ações básicas de prevenção e controle da doença hipertensiva.
e) O acompanhamento das taxas de internações por insuficiência cardíaca congestiva na população com cerca de 40 anos ou mais e de dengue fornecem subsídios ao planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas e ações voltadas para a atenção à saúde do adulto.

8. O carcinoma basocelular metastático é duas vezes mais comum nos homens do que nas mulheres, o(s) local(is) mais comum(ns) para o aparecimento de metástases são/é

a) a pleura.
b) o fígado.
c) a pele.
d) os linfonodos regionais.
e) os ossos.

9. A forma clínica mais comum do Melanoma é

a) lentigo maligno-melanoma.
b) melanoma extenso superficial.
c) melanoma nodular.
d) melanoma mucoso.
e) melanoma amelanótico

10. A principal causa de óbito entre os pacientes portadores de Melanoma é

a) pneumonia.
b) insuficiência renal.
c) infarto agudo do miocárdio.
d) metástase para o sistema nervoso central.
e) tromboembolismo pulmonar.

11. Na investigação clínica do Melanoma, os pacientes devem ser submetidos ao exame físico completo observando-se alterações em lesões preexistentes ou surgimento de lesões em áreas de pele sem nenhuma lesão anterior. Em relação aos nevos pigmentados que se alteram, é importante considerar alguns sinais; mnemonicamente ABCDE indicam provável transformação em melanoma. Sobre os critérios do ABCDE, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Bordas regulares.
b) Diâmetro > ou igual 6 mm ou em crescimento.
c) Assimetria.
d) Cores variadas.
e) Elevação, aumento da espessura.

12. Contém os tipos histopatológicos dos carcinomas basocelulares mais agressivos:

a) esclerodermiforme, indiferenciado e nodular.
b) desmoplásico, esclerodermiforme e nodular.
c) esclerodermiforme, infiltrativo e micronodular.
d) metatípico, micronodular e pigmentado.
e) esclerodermiforme, adenoide e verrucoso.

13. São doenças desmielinizantes:

a) síndrome de Guillain-Barré e esclerose múltipla.
b) esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica.
c) síndrome de Guillain-Barré e síndrome de Arnold-Chiari.
d) síndrome de Arnold-Chiari e esclerose lateral amiotrófica.

14. Sobre o tratamento do carcinoma basocelular é correto afirmar que:

a) O tipo histológico micronodular é considerado agressivo
b) Pelo melhor resultado estético e baixa taxa de recidiva, a terapia fotodinâmica é considerada uma boa opção para lesões na face de pacientes mais jovens
c) Lesões no tronco devem obrigatoriamente ser tratadas com exérese cirúrgica
d) Em um paciente jovem, é perfeitamente justificável diminuir as margens para facilitar o fechamento de lesões no nariz
e) A radioterapia deve ser associada para o tratamento de lesões recidivadas

15. O melanoma cutâneo primário é definido como qualquer lesão primária com confirmação histopatológica, sem evidências clínicas ou histológicas de doença metastática. Sobre ele, é correto afirmar que

a) pode ser usado o material por citologia oncótica, através de biópsia aspirativa por agulha fina, na abordagem da lesão primária.
b) a biópsia incisional é aceitável quando a suspeita para melanoma for remota ou a lesão for muito extensa, procurando-se retirar a amostra de área com aspecto clínico de maior profundidade.
c) mesmo que a avaliação anatomopatológica considere o material inadequado para o diagnóstico e estadiamento, não é indicada a repetição da biópsia.
d) o exame anatomopatológico por congelamento é efetuado de rotina.
e) as células tumorais do melanoma cutâneo não têm a capacidade de migrar localmente para além do sítio primário do tumor.

16. O carcinoma basocelular é o tumor maligno cutâneo com maior incidência em indivíduos caucasianos. Sobre este tumor, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O carcinoma basocelular invade os tecidos contíguos por expansões digitiformes irregulares.
b) A morbidade está relacionada com a invasão tecidual, podendo invadir e destruir tecidos adjacentes à pele, inclusive cartilagem e osso.
c) As metástases no carcinoma basocelular são extremamente comuns.
d) Estas células neoplásicas originam-se de células epiteliais imaturas pluripotentes da camada basal da epiderme e mais raramente de partes do complexo cutâneo pilo-sebáceo ou outros apêndices cutâneos.
e) A maioria dos tumores localiza-se em áreas de fotoexposição, principalmente cabeça e pescoço.

17. Sobre o tratamento do carcinoma basocelular, assinale a alternativa correta.

a) A excisão cirúrgica é altamente efetiva no tratamento do carcinoma basocelular primário, no qual o tamanho das margens cirúrgicas deve estar relacionado com a extensão subclínica do tumor.
b) O tratamento ideal é a remoção completa do tumor com margens livres de comprometimento neoplásico, independentemente da idade, do nível de imunocomprometimento e do estado geral do paciente.
c) A curetagem e a eletrocirurgia estão melhor indicadas para lesões de baixo risco e são recomendadas para tratamento de tumores recidivados.
d) As drogas para tratamento tópico, como o 5-fluoracil, têm sua utilidade no tratamento de lesões extrafaciais de baixo risco e podem ser indicadas para tratamento do carcinoma basocelular invasivo ou com envolvimento folicular.
e) A criocirurgia é amplamente indicada para o tratamento de carcinoma basocelular recidivado

18. O carcinoma espinocelular tem origem na camada mais externa da epiderme e responde a 20% do total de casos. Apresenta uma variabilidade clínica extensa e múltiplos fatores coadjuvantes na sua etiopatogenia. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O carcinoma espinocelular é relativamente comum em populações idosas de pele clara e sua incidência aumentou significativamente a partir da década de 1960.
b) O carcinoma espinocelular é três vezes mais frequente no sexo feminino.
c) A maioria dos carcinomas espinocelulares são em decorrência da exposição crônica e acumulada à radiação ultravioleta.
d) As lesões atingem principalmente a face e a parte externa dos membros inferiores.
e) Os tumores maiores que 2,0 cm têm maiores chances de recidivarem e metastatizarem.

19. Segundo as Diretrizes do tratamento de Infarto Cerebral Agudo (AVC) da AMB/CFM/ ABN e Ministério da Saúde, são critérios de inclusão para uso de rtPA (ativador do plasminogênio tecidual recombinante) todos a seguir, EXCETO

a) AVC (Acidente Vascular Cerebral) isquêmico em qualquer território encefálico.
b) Tomografia Computadorizada (TC) do crânio ou ressonância magnética (RM) sem evidência de hemorragia.
c) TC de crânio com hipodensidade precoce > 1/3 do território da artéria cerebral média (ACM).
d) Possibilidade de se iniciar a infusão do rtPA dentro de 4,5 horas do início dos sintomas.
e) Idade superior a 18 anos.

20. Com relação às diretrizes do tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) na fase aguda, assinale a alternativa correta.

a) O tratamento com hemodiluição no AVC isquêmico (fase aguda) é recomendado quando houver desidratação, anemia e insuficiência renal.
b) O ácido acetil-salicílico (AAS), embora tenha baixo custo e rápido início de ação, é o único antiagregante não testado clinicamente no tratamento da fase aguda do AVC.
c) A Estreptoquinase foi avaliada em diversos estudos, sendo o seu uso endovenoso altamente recomendado na fase aguda do AVC, porém, devido ao custo elevado, esse medicamento foi abandonado.
d) A investigação dos pacientes com Acidente Isquêmico Transitório (AIT) na fase aguda segue as recomendações adotadas aos pacientes com AVC isquêmico agudo. A internação hospitalar é justificada para acelerar a investigação do paciente com AIT recente.
e) O uso do ativador do plasminogênio tecidual recombinante (rtPA) EV não se mostrou efetivo quando administrado ao paciente nas primeiras 3 horas após a instalação de um AVC.



GABARITO
1. C
2. E
3. C
4. B
5. C
6. B
7. A
8. D
9. B
10. D
11. A
12. C
13. A
14. A
15. B
16. C
17. A
18. B
19. C
20. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário