quarta-feira, 1 de junho de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Centro Cirúrgico [9].


1. As complicações respiratórias representam um risco relativamente comum no pós-operatório imediato de cirurgias de grande porte. São intervenções necessárias adotadas na admissão do paciente na sala de recuperação pós-anestésica para evitar e monitorar a ocorrência de tais complicações:

a) elevar cabeceira do leito, avaliar nível de consciência, oferecer altas concentrações de oxigênio por cateter nasal, avaliar gasometria arterial.
b) elevar a cabeceira do leito, virar a cabeça do paciente para o lado, retirar a cânula de Guedel ou tubo endotraqueal, verificar cianose de extremidades.
c) elevar cabeceira do leito, administrar anti-eméticos, hiperextender o pescoço do paciente e aspirar vias aéreas de 2 em 2 horas e avaliar saturação de oxigênio.
d) elevar cabeceira do leito, manter cânula de Guedel até o retorno dos reflexos de proteção de vias aéreas, ofertar oxigênio suplementar e avaliar saturação de oxigênio.
e) elevar cabeceira do leito, administrar anti-eméticos, virar o paciente de lado, estimular respiração profunda e tosse, ofertar oxigênio a 100% e avaliar gasometria arterial.

2. A escala de Aldrete e Kroulik é utilizada rotineiramente para avaliação das condições fisiológicas dos pacientes submetidos a procedimento anestésico. Considerando os parâmetros da escala relativos a saturação de O2 e circulação, podemos afirmar que o melhor estado do paciente é considerado respectivamente, quando:

a) A saturação de O2 é maior que 98% respirando em ar ambiente e não há variação de PA em relação aos valores pré-operatórios.
b) A saturação de O2 é maior que 90% com suplementação de O2 e não há variação de PA em relação aos valores pré-operatórios.
c) A saturação de O2 é maior que 80% respirando em ar ambiente e a variação de PA é de 10% em relação aos valores pré-operatórios.
d) A saturação de O2 é de 100% respirando com suplementação de O2 e a variação de PA é de 10% em relação aos valores pré-operatórios.
e) A saturação de O2 é maior que 92% respirando em ar ambiente e a variação de PA é em torno de 20% em relação aos valores pré-operatórios.

3. Visando à segurança do paciente cirúrgico nos casos onde as cavidades peritoneal, retroperiteneal, pélvica e torácica forem penetradas é regra que se faça a contagem do material utilizado na cirurgia como: compressas, pinças, clipes, material pérfuro-cortante dentre outros. Sobre a forma de se realizar a contagem, é recomendável que:

a) As gazes deverão ser contadas antes do uso não necessitando recontá-las quando descartadas fora do campo estéril.
b) A instrumentadora assuma a responsabilidade de conferir o material utilizado, fazendo a contagem ao término da cirurgia.
c) Se um instrumental cair no chão ou sair do campo estéril, ele deve ser excluído da sala operatória para não interferir com a contagem final.
d) Quando na contagem final se identifica a falta de alguma pinça, a conduta deverá ser a reabertura da ferida operatória para possível localização.
e) Os instrumentais devem ser contados antes do início do procedimento e antes do fechamento da ferida (na primeira camada de fechamento).

4. Para facilitar o trabalho da instrumentadora e também agilizar o tempo da cirurgia, deve-se dispor os instrumentos cirúrgicos na mesa da instrumentadora da seguinte maneira:

a) seguir a arrumação da mesa da instrumentadora da direita para a esquerda, colocando o bisturi com a lâmina para baixo e o corte para a esquerda, tesouras e pinças hemostáticas com pontas viradas para a instrumentadora e curvatura para baixo, porta-agulha com anéis para baixo e ponta da agulha para cima, dentre outros instrumentos cirúrgicos.
b) seguir a arrumação da mesa da instrumentadora da esquerda para a direita, colocando o bisturi com a lâmina para cima e o corte para a esquerda, tesouras e pinças hemostáticas com pontas viradas para a cima e curvatura para baixo, porta-agulha com anéis para baixo e ponta da agulha para cima, dentre outros instrumentos cirúrgicos.
c) seguir a arrumação da mesa da instrumentadora da esquerda para direita, colocando o bisturi com a lâmina para baixo e o corte para a esquerda, tesouras e pinças hemostáticas com pontas viradas para o lado e curvatura para baixo, porta-agulha com anéis para cima e ponta da agulha para cima, dentre outros instrumentos cirúrgicos.
d) seguir a arrumação da mesa da instrumentadora da direita para a esquerda, colocando o bisturi com a lâmina para cima e o corte para a direita, tesouras e pinças hemostáticas com pontas viradas para a lado e curvatura para baixo, porta-agulha com anéis para baixo e ponta da agulha para baixo, dentre outros instrumentos cirúrgicos.
e) seguir a arrumação da mesa da instrumentadora da direita para a esquerda, colocando o bisturi com a lâmina para baixo e o corte para a esquerda, tesouras e pinças hemostáticas com pontas viradas para a cima e curvatura para baixo, porta-agulha com anéis para cima e ponta da agulha para cima, dentre outros instrumentos cirúrgicos.

5. O uso de drenos e/ ou sondas é frequente no paciente cirúrgico. Nas cirurgias torácicas, urológicas e na ressecção da mama, os drenos utilizados são:

a) Dreno de tórax com sistema aberto, sonda de Levine, dreno de pen rose.
b) Dreno de tórax com sistema duplo, dreno de Kher e dreno de Jackson Pratt.
c) Dreno de tórax com sistema fechado, dreno de Jackson Pratt e dreno de Kher.
d) Dreno de tórax com sistema fechado, sonda de Foley com duas vias e dreno de Pen rose.
e) Dreno de tórax com sistema fechado, sonda de Foley com três vias e dreno de Portovac.

6. Um paciente deu entrada na unidade com diagnóstico de colecistite aguda. Ele deverá ser submetido ao seguinte tipo de cirurgia:

a) eletiva.
b) urgente.
c) opcional.
d) necessária.
e) emergencial.

7. No caso de um paciente em pós-operatório de prostatectomia e com diagnóstico de enfermagem de risco de sangramento relacionado ao efeito secundário relacionado ao tratamento (cirurgia). Há várias intervenções de enfermagem a serem realizadas. Assinale a alternativa que apresenta uma melhor intervenção.

a) Manter o repouso no leito.
b) Manter acesso IV pérvio.
c) Evitar procedimentos invasivos.
d) Evitar constipação conforme apropriado.
e) Monitorar a drenagem para garantir o fluxo urinário adequado.

8. Dentre as complicações pós-operatórias de uma cirurgia intracraniana encontramos:

a) Hipertemia, hipertensão, edema cerebral.
b) Hipotensão, edema cerebral, hipotermia.
c) Hemorragia intracraniana, infecções, trombose venosa.
d) Edema cerebral, hemorragia intracraniana, infecção.
e) Edema cerebral, hipertensão, convulsões, infecção, trombose venosa.

9. Os fios cirúrgicos classificados como absorvíveis são:

a) Vicryl e seda.
b) Categute e nylon.
c) Algodão e poliéster.
d) Ácido poliglicólico e polipropileno.
e) Ácido poliglicólico e categute cromado.

10. De acordo com os critérios de degermação das mãos e paramentação cirúrgica, haverá uma diminuição do risco de infecção do sítio cirúrgico se for observado o seguinte:

a) a sequência correta da paramentação seria jaleco, calça, gorro, propés ao sair do vestuário e a máscara envolta no pescoço.
b) para a antissepsia das mãos utilizar o PVP-I a 10% (0,1% de iodo ativo) e chorohexidina a 4%, deve-se escovar todas as faces das mãos: antebraço, articulações, espaços interdigitais, ponta dos dedos, unhas, leitos subungueais.
c) os propés podem ser usados por todas as pessoas que circulam em áreas restritas, mas não necessariamente na área semi-restrita.
d) após a escovação, a lavagem inicia-se pela mão, de modo que a água escorra das pontas dos dedos para as mãos, seguindo para antebraços e cotovelos.
e) toda a equipe cirúrgica deve estar com a paramentação completa, ou seja, touca, jaleco, calça, propés, máscara, óculos de proteção, avental ou capote e luvas estéreis.

11. Um paciente que se submeteu a cirurgia renal e urológica sendo inserido dreno de nefrostomia. Os cuidados de enfermagem incluem:

a) Manter pinçado o tubo de nefrostomia e manter o curativo.
b) Mobilizar o dreno a partir do terceiro dia do pós-operatório.
c) Avaliar sinais de infecção e manter aberto o sistema de irrigação.
d) Garantir a drenagem, com irrigação frequente do tubo de nefrostomia.
e) Avaliar para possíveis complicações: sangramento no local, hematúria, formação de fístula e infecção e encorajar a ingesta hídrica.

12. Uma mulher de 46 anos apresenta-se no Instituto do Câncer para avaliação de uma massa mamária que foi descoberta durante o exame físico por seu médico. A sua história pregressa é sem particularidades. Nota-se uma massa de 4cm endurecida e indolor no quadrante superior externo da mama esquerda. Realizou uma mamografia bilateral e biópsia que confirmou câncer de mama estágio II. Assim foi submetido a uma mastectomia radical modificada. São cuidados de enfermagem no pós-operatório:

a) manter o braço em repouso até a recuperação total.
b) aplicar compressa morna no local da cirurgia na presença de dor.
c) realizar o mais precocemente exercícios visando prevenir linfedema.
d) realizar medições de pressão arterial, injeções e coleta de sangue no membro afetado.
e) manter o braço operado baixo, tendo o cuidado de não elevar o membro, evitando o edema.

13. Um homem de 43 anos apresenta uma história de dor abdominal intermitente há 16 horas, em cólica, e vômitos biliares. Ao exame apresenta temperatura de 38º C, pulso de 105/min, PA 140/80 e FR 24/min. O abdome está distendido, sensível, sem massas ou irritação peritoneal. Os ruídos hidroaéreos estão diminuídos. Na evidência radiológica há uma obstrução alta do intestino delgado, sendo então submetido a uma laparotomia exploradora e realização de uma ileostomia, cujas fezes são caracteristicamente:

a) Sólidas.
b) Líquidas.
c) Pastosas.
d) Semipastosas.
e) Sem característica definida.

14. Em relação aos tipos de agulha, assinale a alternativa correta.

a) As cilíndricas são traumáticas e usadas na pele.
b) As meio-círculos são utilizadas na profundidade dos tecidos.
c) As lanceoladas são do tipo cilíndricas utilizadas em estruturas mais finas.
d) As retas são usadas para suturar a pele, exclusivamente com o porta agulha.
e) As semirretas são utilizadas na profundidade dos tecidos e possuem curvatura mais acentuada. 

15. Os cuidados de enfermagem no Centro Cirúrgico são de competência do enfermeiro, buscando a atuação e o emprego da Sistematização de Enfermagem Perioperatória resultando no bem-estar do paciente e de toda a equipe. Com base na afirmação marque a opção falsa sobre as atividades de enfermagem perioperatória:

a) Implantar assistência de enfermagem integral, individualizada e documentada nas fases de pré e pós-operatório dos pacientes admitidos no centro cirúrgico, já que no trans é de responsabilidade total da equipe médica.
b) Levantar e analisar as necessidades individuais do paciente a ser submetido ao procedimento anestésico-cirúrgico.
c) Diminuir ao máximo os riscos inerentes ao ambiente cirúrgico.
d) Diminuir a inquietação e a ansiedade do paciente, contribuindo para sua recuperação. 

16. A anestesia é um procedimento privativo do médico, no entanto cabe a enfermagem auxiliá-lo no procedimento e na manutenção dos equipamentos e medicamentos necessários. Com relação ao paciente que irá ser submetido a anestesia marque a alternativa correta:

a) A orientação ao paciente e família sobre a anestesia deve partir somente do médico anestesista, pois ele é quem faz todo o procedimento.
b) A enfermagem deve saber a via que vai ser realizada a anestesia, mas o tipo do anestésico é de conhecimento do médico anestesista.
c) A enfermagem deve saber qual tipo de anestésico o paciente vai receber e dar todas as orientações necessárias para que ele possa ficar tranquilo.
d) É importante que a enfermagem tenha conhecimento dos anestésicos e seus efeitos, mas as orientações são de inteira responsabilidade do médico que realiza o procedimento. 

17. Sobre os cuidados de enfermagem no pós-operatório do paciente que realizou colostomia, marque a alternativa verdadeira:

a) Oferecer dieta rica em resíduo e pobre em calorias;
b) Proteger a pele ao redor da colostomia de acordo com a padronização de cada serviço;
c) Orientar o paciente que agora o seu controle de eliminação de gases e fezes é voluntário;
d) Esvaziar a bolsa apenas quando atingir o seu volume máximo. 


GABARITO
1. D
2. E
3. E
4. A
5. E
6. B
7. E
8. D
9. E
10. D
11. E
12. C
13. B
14. B
15. A
16. C
17. B

Nenhum comentário:

Postar um comentário