segunda-feira, 10 de abril de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Educação em Saúde [2].


1. O novo modelo de Organização do Sistema Nacional à Saúde Brasileira difere o modelo hegemônico de atenção à saúde. Sobre esse novo modelo ESF/SUS, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Saúde como qualidade de vida, predomínio da intervenção de equipe interdisciplinar.
b) Atenção concentrada no coletivo e hierarquização da rede de atendimento.
c) Centrado na atenção integral a saúde, incluindo ações de promoção, proteção, cura e recuperação.
d) Planejamento e programação desconsiderando perfil epidemiológico da população.
e) Funcionamento dos serviços baseados na organização da demanda e no acolhimento dos
problemas da população adscrita.

2.  Na prática da promoção de saúde, faz-se necessária a Educação em Saúde Pública. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao conceito de Educação em Saúde Pública.

a) A essência da Educação em Saúde é poder oferecer informações suficientes e de qualidade à população com o objetivo de mudar hábitos, costumes prejudiciais à saúde, por condutas individuais e coletivas, favoráveis à profilaxia ou prevenção de doenças transmissíveis e crônicas, acidentes e outros.
b) A educação em saúde, sendo um componente importante, da promoção e da prevenção primária, não deverá realizar-se em todo momento do processo saúde-doença.
c) A educação em saúde, visa promover o diagnóstico precoce das doenças, ainda sem manifestação clínica, para que possa propiciar cura de uma determinada enfermidade.
d) A educação em saúde, visa garantir a atenção médica periódica e sistemática à população assistida.
e) A educação em saúde se sustenta, na estimulação da busca de soluções comunitárias para os problemas de saúde do meio.

3. Considerando o Pacto pela Saúde, são atribuições do Colegiado de Gestão Regional, no âmbito da Educação Permanente em Saúde, EXCETO:

a) construir coletivamente e definir o Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde para a região, a partir das diretrizes nacionais, estaduais e municipais (da sua área de abrangência) para a educação na saúde, dos Termos de Compromisso de Gestão dos entes federados participantes, do pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e das necessidades de formação e desenvolvimento dos trabalhadores da saúde;
b) acompanhar, monitorar e avaliar as ações e estratégias de Educação em Saúde implementadas na região;
c) aprovar e homologar o Plano Regional de Educação Permanente em Saúde;
d) pactuar a gestão dos recursos financeiros no âmbito regional, que poderá ser realizada pelo Estado, pelo Distrito Federal e por um ou mais municípios de sua área de abrangência;
e) incentivar e promover a participação nas Comissões de Integração Ensino-Serviço, dos gestores, dos serviços de saúde, das instituições que atuam na área de formação e desenvolvimento de pessoal para o setor saúde, dos trabalhadores da saúde, dos movimentos sociais e dos conselhos de saúde da sua área de abrangência.

4. Considerando a metodologia utilizada nos processos de educação permanente em saúde, pode se CORRETAMENTE afirmar a respeito desta, que:

a) utilizam-se uma Metodologia Facilitadora na qual o professor está em contato direto com o aluno, a fim de proporcionar contato com as mais altas tecnologias de fazer saúde;
b) utiliza-se uma Metodologia Problematizadora sendo que o processo de ensino-aprendizagem deve ocorrer em consonância com o processo de trabalho em saúde;
c) utiliza-se uma Metodologia Tradicional em que o professor detém o conhecimento a ser reproduzido para os alunos e executado na prática;
d) utiliza-se uma Metodologia Problematizadora considerando a execução das ações através de cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento;
e) utiliza-se uma Metodologia Tradicional que considera o fazer do aluno como ponto fundamental para a construção do conhecimento.

5. De acordo com a Constituição Federal é papel do SUS capacitar e qualificar os trabalhadores da área. O ministério da Saúde instituiu a Educação Permanente em Saúde como meio para tal fim. Para atingir os objetivos propostos é necessário, EXCETO:

a) trabalhadores compromissados com a idéia de aprender a aprender;
b) práticas cuidadoras que consideram a integralidade como foco;
c) intensa permeabilidade do controle social;
d) desenvolvimento de si, dos coletivos institucional e político da saúde;
e) saberes especializados e centrados em tecnologias duras. 

6. As portarias que instituíram a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde trouxeram novos espaços para a construção e debate de práticas inovadoras para a formação em saúde. Dentre os espaços citados abaixo, indique CORRETAMENTE, aquele que NÃO faz parte deste contexto.

a) Pólos de Educação Permanente em Saúde.
b) Rodas de Conversa.
c) Comissão de Integração Ensino Serviço.
d) Colegiados de Gestão Regional.
e) Espaços de Articulação Locorregionais. 

7. O principal objetivo da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde é:

a) disseminação de práticas pedagógicas com a descentralização dos recursos para construção de uma política considerando os espaços locorregionais de atuação;
b) fortalecimento do Controle Social em Saúde para o trabalho de capacitação em saúde;
c) articulação com os Gestores incentivando o uso de tecnologias leves no cuidado em saúde;
d) priorização de ações de educação em saúde junto às equipes de saúde da família;
e) interlocução entre os diferentes atores que fazem o cuidado em saúde. 

8.  A Educação Permanente em Saúde tem como objetivo, EXCETO:

a) articulação entre os diversos setores que podem contribuir para as práticas em saúde;
b) consideração das práticas inovadoras em saúde, partindo-se das necessidades dos serviços;
c) formar profissionais que detenham monopólio de um campo de saber específico;
d) incentivar espaços de construção coletiva do saber em saúde;
e) formar profissionais que tenham compromisso com um objeto e com a sua transformação.

9. A respeito do conceito de Educação Permanente em Saúde é CORRETO afirmar:

a) a Educação Permanente em Saúde está carregando a definição pedagógica para o processo educativo que coloca em análise o cotidiano do trabalho em saúde, que se permeabiliza pelas relações concretas que operam realidades e possibilitam construir espaços coletivos para a reflexão e avaliação de sentido dos atos produzidos no cotidiano.
b) a Educação Permanente em Saúde perpassa o ideal de saúde deferido pela Organização Mundial de Saúde e considera as práticas cotidianas de suma importância para o processo ensino-aprendizagem. Nesta, a figura do docente é de fundamental importância para a condução do objetivo.
c) a Educação Permanente em Saúde carrega consigo a proposta de intervenção a partir da prática cotidiana dos serviços, integra os diferentes atores envolvidos no processo, considerando o coletivo para produzir conhecimentos. Portanto, utiliza-se dos princípios da Pedagogia da Transmissão para a condição do objetivo proposto.
d) a Educação Permanente em Saúde corrobora com os princípios da Educação Popular considerando as necessidades das pessoas para a construção de projetos de qualificação. Busca interagir com o mundo do trabalho entendendo que os modelos de gestão devem ser centrados em tecnologias duras e que são definidos a partir do planejamento pautado pelas Instituições de Ensino Superior.
e) a Educação Permanente em Saúde está carregando a definição pedagógica para o processo educativo que coloca em análise o cotidiano do trabalho em saúde, que se permeabiliza pelas relações concretas que operam as diversas formas de fazer saúde e são definidas a partir do planejamento pautado pelas Instituições de Ensino Superior.

10. Ricardo Ceccim considera que é central à Educação Permanente em Saúde, EXCETO:

a) sua porosidade à realidade mutável e mutante das ações e dos serviços de saúde;
b) sua ligação política com a formação de perfis profissionais e de serviços;
c) sua produção centrada nas pautas das Instituições de Ensino Superior;
d) a introdução de mecanismos, espaços e temas que geram auto-análise, autogestão;
e) a experimentação de práticas formativas. 

11. Fazem parte do Quadrilátero em Saúde:

a) Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social.
b) Gestão da Saúde, Instituições de Ensino, Gestão da Educação e Movimentos Sociais.
c) Secretarias de Saúde Estaduais, Secretarias de Saúde Municipais, Ministério da Saúde e Conselhos de Saúde.
d) Instituições de Ensino Superior, Escolas Técnicas, Estudantes e Gestores.
e) Instituições de Ensino, Controle Social, Estudantes e Gestores. 

12. A respeito da Educação Permanente em Saúde NÃO é correto afirmar:

a) a Educação Permanente em Saúde parte do pressuposto da aprendizagem significativa;
b) os processos de qualificação do pessoal da saúde devem ser estruturados a partir da problematização do seu processo de trabalho;
c) a educação permanente tem uma lógica descentralizadora, ascendente e transdisciplinar;
d) é através da educação permanente que atingiremos um modelo de saúde baseado nas necessidades dos serviços de saúde;
e) a educação permanente em saúde traz a possibilidade do trabalho em equipes matriciais.

13. Para instituirmos processos de Educação Permanente em Saúde nos serviços de saúde faz-se necessárias mudanças nas práticas de trabalho. Dentre estas, podemos citar, EXCETO:

a) compreender que não tratamos mais de recursos humanos e sim de trabalhadores ativos num processo de construção de processos de trabalho com uma gestão horizontal;
b) admitir que a Gestão Participativa é o meio para se atingir o cuidado em saúde preconizado pela legislação vigente;
c) a subordinação das pessoas pelo processo de trabalho, considerando as vontades dos processos gerenciais e afastando-os dos sentidos decisórios implantados;
d) considerar que o fazer específico de cada profissional deve ser considerado para o melhor andamento do cuidado em saúde;
e) incentivar a participação comunitária nos processos decisórios em que tenham como ponto de análise a gestão do trabalho.

GABARITO
1. D
2. A
3. C
4. B
5. E
6. E
7. A
8. C
9. A
10. C
11. A
12. D
13. C

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