quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Semiologia [1].



1. Os sinais vitais são os sinais das funções orgânicas básicas, os clínicos de vida, que refletem o equilíbrio ou o desequilíbrio resultante das interações entre os sistemas do organismo e uma determinada doença.

Sobre os sinais vitais, marque a afirmativa correta.

a) A bradisfigmia é considerada como pulso fino e taquicárdico.
b) A pressão arterial diastólica em adulto considerada normal é de 100 mmHg.
c) A frequência cardíaca identifica o ritmo cardíaco, como a bradicardia no adulto, que tem uma frequência maior que 120 bpm.
d) Em relação à aferição do pulso, as irregularidades rítmicas podem ser observadas em pacientes com extrassistolias, bi ou trigeminadas.
e) Os locais para verificação do pulso são: temporal, carotídea, radial, apical, ulnar, braquial, femoral, poplítea e pediosa, sendo os mais comuns: temporal e poplítea.

2. Nutrição enteral pode ser definido como:

a) Administração de nutrientes por meio de sonda nasogástrica introduzida apenas pelo nariz, com posicionamento final no duodeno ou no jejuno.
b) Posicionamento de sonda nasogástrica com o objetivo de descompressão dos gases do trato intestinal.
c) Administração de alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, industrializados ou não, para substituir ou complementar a alimentação e oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais.
d) Conjunto de terapêuticas exclusivamente nutricionais para a manutenção intestinal adequada do paciente.

3. Um paciente idoso, acamado, internado na unidade de Clínica Médica, necessita de cuidados com a pele. Assinale a alternativa incorreta.

a) Deve ser inspecionada a pele, no mínimo, uma vez por dia, com especial atenção especial às proeminências ósseas.
b) Massagear a pele sobre as proeminências ósseas é uma prática recomendada.
c) A incontinência urinária é um fator de risco importante, devendo ser realizada a limpeza da pele imediatamente após a defecação e em intervalos de rotina.
d) A limpeza da pele não deve ser realizada com água quente e detergentes iônicos.

4. No que diz respeito ao exame físico da região abdominal, o enfermeiro deve saber reconhecer que 

a) a presença de hérnias e tumores viscerais provocam alterações abdominais simétricas.
b) na percussão abdominal, o predomínio do timpanismo é considerado disfunção orgânica.
c) na inspeção abdominal é normal observar aperistalse e assimetria.
d) os ruídos intestinais podem estar alterados na diarreia, na obstrução intestinal.

5. As quatro habilidades usadas durante o exame físico são inspeção, palpação, percussão e ausculta. Devem-se utilizar os sentidos como, por exemplo, o olfato, que é uma importante habilidade usada pela enfermeira durante o exame. No pensamento critico não se deve: 

a) Aprender a fazer várias observações simultâneas, percebendo sinais precoces de anormalidades.
b) Conhecer as características físicas normais de clientes de todas as idades, antes de tentar perceber achados anormais.
c) Há variações normais entre os clientes, como também variação normal em uma mesmo individua. É necessário experiência para distinguir achados anormais.
d) Anotar as observações e passa-las precipitadamente ao paciente, deixando-o atento ao seu atual estado de saúde.

6. Em relação à venóclise, se o enfermeiro observar nas imediações do local da punção a presença de edema, calor, rubor e dor, ele estará identificando a ocorrência de:

a) embolia.
b) flebite.
c) choque anafilático.
d) choque periférico.
e) choque pirogênico.

7. A aferição de sinais faz parte do exame físico do histórico de enfermagem e sua avaliação auxilia o enfermeiro no planejamento das ações, na elaboração da prescrição de enfermagem e na tomada de decisão clínica. Os sinais vitais podem ainda ser mensurados isoladamente com o objetivo de conhecer/revisar a condição de saúde do paciente. A avaliação dos sinais vitais abarca: temperatura, pulso, pressão arterial, respiração e dor.Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), em relação à avaliação do pulso arterial, que pressupõe a análise da frequência e do ritmo cardíaco, assim como de sua amplitude e forma.

( ) O pulso arterial amplo e rápido, denominado pulso em martelo d’água, é um sinal semiológico encontrado na insuficiência aórtica.

( ) Taquisfigmia refere-se ao aumento súbito e simultâneo das frequências cardíaca e respiratória, acima dos parâmetros de normalidade estabelecidos para a idade.

( ) Bradisfigmia refere-se a um pulso fino e bradicárdico.

( ) Taquicardia refere-se a uma frequência cardí-aca aumentada em relação ao parâmetro de normalidade estabelecido para a idade.

( ) O pulso filiforme é cheio, amplo e irregular.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – V – V – F – F.
b) V – V – F – F – F.
c) V – F – V – V – F.
d) V – F – V – F – V.
e) F – V – F – V – F.

8. A higienização das mãos é uma prática relativamente simples, porém muito importante para o controle de infecções nos serviços de saúde. A respeito dos produtos e das técnicas de higienização das mãos, assinale a alternativa incorreta.

a) O uso de clorexidina para a higienização das mãos nos serviços de saúde é eficaz no controle de infecções; contudo, a absorção pela pele é muito alta causando irritação, mesmo em concentração mínima.
b) Em geral, a higienização com sabonete líquido remove a microbiota transitória, tornando as mãos limpas. Esse nível de descontaminação é suficiente para os contatos sociais em geral e para a maioria das atividades práticas nos serviços de saúde.
c) Produtos alcoólicos são mais efetivos na higienização das mãos de profissionais de saúde quando comparados aos sabonetes comuns.
d) Antissepsia Cirúrgica das mãos constitui uma medida importante dentre outras, para a prevenção da infecção de sítio cirúrgico; sua finalidade é eliminar a microbiota transitória da pele e reduzir a microbiota residente, além de proporcionar efeito residual na pele do profissional.
e) A eficácia da higienização das mãos depende da duração e da técnica empregada. Antes de iniciar qualquer uma das técnicas é necessário retirar acessórios (anéis, pulseiras, reló- gio), pois sob tais objetos podem acumular microrganismos.

9. O adulto normal em repouso respira de 12 a 18 vezes por minuto. Uma respiração abaixo do normal é denominada de bradipneia e está associada a várias situações clínicas na qual podemos destacar

a) pneumonia.
b) septicemia.
c) overdose de drogas.
d) acidose metabólica.
e) fratura de costelas.

10. O exame físico compreende a inspeção, a palpação, a percussão e a ausculta, além da utilização de alguns instrumentos e aparelhos. Para realização de cada etapa, o examinador utiliza os sentidos, sobretudo, a visão, o tato e a audição. Na ____________, é realizado o golpeamento com um dedo a borda ungueal ou a superfície dorsal da segunda falange do dedo médio ou indicador da outra mão, que se encontra espalmada e apoiada na região de interesse. O som encontrado em regiões que contenham ar, recobertas por membranas flexíveis, como o estômago é chamado ______________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da afirmativa acima.

a) percussão dígito-digital; timpânico.
b) percussão direta; maciço.
c) palpação; sub-maciço.
d) palpação; ruído adventício.

GABARITO
1. D
2. C
3. C
4. D
5. D
6. B
7. C
8. A
9. C
10. A

Um comentário: