domingo, 29 de novembro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Pediátrica [12].


1. Segundo o Ministério da Saúde, observa-se na prática que 98% dos recém-nascidos a termo apresentam níveis séricos de bilirrubina indireta acima de 1mg/dL durante a 1ª semana de vida, o que reflete a adaptação neonatal ao metabolismo da bilirrubina, chamada de

a) bilirubina de acomodação.
b) bilirrubina total.
c) hiperbilirrubinemia indireta.
d) kernicterus.
e) hiperbilirrubinemia fisiológica.

2. A Organização Mundial de Saúde classificou o aleitamento materno em alguns tipos. A situação na qual a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água, suco de frutas e líquidos rituais é classificada como aleitamento materno:

a) exclusivo;
b) complementado;
c) misto;
d) predominante;
e) parcial.

3. Todo profissional de saúde que faz assistência a mães e bebês deve saber observar criticamente uma mamada. São, dentre outros, sinais indicativos de técnica INADEQUADA de amamentação:

a) mama, durante a mamada, aparentando estar deformada, e lábios do bebê curvados para fora;
b) dor na amamentação e língua do bebê nas bordas laterais curvada para cima;
c) bebê com batimento de asas do nariz e boca bem aberta;
d) bebê com cabeça e tronco alinhados (pescoço não torcido) e ausência de movimento das mandíbulas;
e) bochechas do bebê encovadas a cada sucção e ruídos da língua.

4. Ao se analisar a composição do leite, distinguem-se tipos de leite que se apresentam com características bioquímicas diferentes e adequadas a cada determinado período da vida da criança. Segundo o Ministério da Saúde, no manual "Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher”, o leite humano produzido entre o 7° e 15° dia após o parto, cujo volume e composição variam no decorrer dos dias, permanecendo com volume médio de 500ml/dia, é denominado:

a) leite de transição
b) leite maduro
c) leite de pré-termo
d) colostro
e) leite de pós-termo

5. São cuidados imediatos ao recém-nascido, EXCETO:

a) Verificar a permeabilidade das vias aéreas.
b) Manter a temperatura corporal.
c) Clampear e cortar o cordão umbilical.
d) Colocar o bebê no seio da mãe somente após o banho e higiene do bebê.

6. São cuidados preventivos relacionados à doença diarreica grave infantil:

a) ferver a água oferecida à criança diariamente, boa higiene pessoal, estimular a ingesta de alimentos orgânicos e oferecer a  imunização passiva contra papilomavírus.
b) manter boa higiene pessoal, estimular ingesta de frutas, legumes, verduras e administrar a imunização para Pneumococo.
c) realizar cuidados sanitários com a água, boa higiene pessoal, estimular amamentação e administrar a imunização contra  febre amarela.
d) amamentar a criança desde as primeiras horas de vida, manter boa higiene pessoal e de alimentos e oferecer a imunização contra o rotavírus.
e) higienizar os utensílios domésticos com álcool a 70%, estimular dieta hiperproteica e a imunização ativa contra Haemophilus influenza.

7. A divisão em ciclos de vida visa a atender as especificidades das fases de crescimento e desenvolvimento da criança e o início da puberdade. De acordo com o Ministério da  Saúde, a classificação etária de infância e adolescência,  respectivamente, é

a) até 11 anos de idade e entre 12 e 25 anos de idade.
b) até 7 anos de idade e entre 8 e 16 anos e meio.
c) de 0 a 10 anos e de 11 a 21 anos.
d) de 0 a 9 anos e de 10 a 19 anos.
e) de 0 a 6 anos e de 7 a 15 anos de idade.

8. "O contato da criança com o serviço de saúde, independente do fato ou queixa que o motivou, deve ser tido como  uma oportunidade para a análise integrada e preditiva de sua saúde e de realização de promoção da saúde. O  acompanhamento sistemático do crescimento da criança constitui o eixo central desse atendimento."

De acordo  com o Calendário Mínimo de Consultas para Assistência à Criança, proposto pelo Ministério da Saúde para o  acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, o número mínimo de consultas que uma criança  deve passar no seu 1º ano de vida (dos 0 aos 12 meses) é de:

a) 12.
b) 7.
c) 6.
d) 4.
e) 3.

9. Uma  criança  de  três  anos  chegou  à  unidade  de  saúde  com  diarréia  há  14  dias,  segundo informações  da mãe. O  enfermeiro,  após  avaliação  criteriosa,  identificou  que  a  criança apresentava  sinais  de  desidratação,  a  qual  não  era  grave,  e  em  seguida  classificou  a  diarréia como  diarréia  persistente grave. Diante dessa constatação, e como a criança não  tinha outra classificação grave, o  profissional tomou a seguinte conduta quanto ao tratamento da diarréia:

a) referiu a criança ao hospital imediatamente, sem tratar a desidratação.
b) orientou a mãe sobre a alimentação da criança e recomendou ir para casa.
c) recomendou antibiótico para shigella durante cinco dias e encaminhou ao hospital.
d) tratou a desidratação antes de referi-la ao hospital.

10. Evidências  contundentes  demonstram  que  o  aleitamento materno  apresenta  benefícios  para a criança, a mãe, a família e a sociedade.

Tendo em vista a  importância de uma abordagem materna adequada para o sucesso do  aleitamento materno, analise as  seguintes afirmativas sobre  técnica de amamentação e  assinale a alternativa INCORRETA.

a) Durante a amamentação, o  corpo da  criança deve estar alinhado  com o da mãe; o  queixo da criança deve tocar o seio.
b) O  lábio  inferior da  criança deve estar voltado para dentro e deve haver mais aréola  visível abaixo da boca do que acima dela.
c) A criança deve sugar com movimentos lentos, profundos fazendo pausas ocasionais.
d) A  livre  demanda  deve  estar  presente,  sendo  que  a  criança mama  sempre  que  tem  fome.

GABARITO
1. E
2. D
3. E
4. A
5. D
6. D
7. D
8. B
9. D
10. B

Nenhum comentário:

Postar um comentário