domingo, 29 de novembro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Pediátrica [9].


1. O método Canguru é realizado em três etapas, referente a tais etapas, assinale a alternativa correta.

a) A primeira etapa do método se caracteriza pelo acompanhamento da criança e da família no ambulatório e/ou no domicílio, até que ela atinja o peso de 2.500g, dando continuidade à abordagem biopsicossocial.
b) Na primeira etapa, o bebê permanece de maneira contínua com sua mãe e a posição canguru será realizada pelo maior tempo possível. Esse período funcionará como um "estágio" pré-alta hospitalar.
c) Na terceira etapa, os procedimentos deverão seguir o seguinte cuidado especial: diminuir os níveis de estímulos ambientais adversos da unidade neonatal, tais como odores, luzes e ruídos.
d) São critérios de elegibilidade para a permanência na segunda etapa, referente ao bebê: estabilidade clínica, nutrição enteral plena (peito, sonda gástrica ou copo) e peso mínimo de 1.250g.
e) A utilização de medicações orais, intramusculares ou endovenosas intermitentes contraindicam a permanência do bebê na segunda etapa.

2. Sobre o método canguru, assinale a alternativa correta.

a) O método descrito é um substitutivo das unidades de terapia intensiva neonatal, uma vez que não necessita da utilização de incubadoras.
b) A adoção do método canguru visa fundamentalmente uma mudança de atitude na abordagem do recém-nascido de baixo peso com necessidade de hospitalização.
c) O método canguru tem o objetivo de economizar recursos humanos e recursos técnicos, além de aprimorar a atenção perinatal.
d) Deve ser evitada a participação do pai e de outros familiares na colocação da criança em posição canguru.
e) A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso em contato pele a pele, na posição horizontal ao peito da mãe.

3. Sobre os cuidados de rotina após a estabilização clínica do RN na sala de parto, quando as condições clínicas do RN forem satisfatórias, assinale a alternativa correta.

a) Realizar a laqueadura do cordão umbilical, verificando a presença de uma artéria e de duas veias umbilicais, pois a existência de veia umbilical única pode associar-se a anomalias congênitas.
b) Retirar o vérnix da região ocular com gaze seca ou umedecida com água. Afastar as pálpebras e instilar uma gota de nitrato de zinco a 1% no fundo do saco lacrimal inferior de cada olho.
c) Prevenir o sangramento por deficiência de vitamina, administrar 1mg de vitamina A por via intramuscular ou subcutânea ao nascimento.
d) Realizar exame físico simplificado, incluindo peso, comprimento e os perímetros cefálico, torácico e abdominal.
e) Coletar sangue da mãe e do cordão umbilical para determinar os antígenos dos sistemas ABO e Rh, sendo necessário realizar o teste de Coombs direto de rotina. No caso de mãe Rh positivo, deve-se realizar pesquisa de anticorpos anti-D por meio do Coombs indireto na mãe e Coombs direto no sangue do cordão umbilical.

4. Um menino de 8 anos chega à unidade de terapia intensiva em franca insuficiência respiratória. Assinale a alternativa correta sobre os seus prováveis sinais e sintomas.

a) O paciente está falando em frases curtas, apresenta batimento das asas do nariz, retrações intercostais e supraesternais graves, frequência respiratória baixa e diminuição da movimentação do ar com tempo expiratório prolongado e sibilos.
b) O paciente está falando em frases curtas, apresenta batimento das asas do nariz, retrações intercostais e supraesternais graves, frequência respiratória elevada e diminuição da movimentação do ar com tempo expiratório prolongado e sibilos.
c) O paciente está conversando normalmente,mas apresenta batimento das asas do nariz, retrações intercostais e supraesternais graves, frequência respiratória elevada e diminuição da movimentação do ar com tempo expiratório curto e sibilos.
d) O paciente está falando normalmente, sem desconforto respiratório evidente, frequência respiratória baixa e diminuição da movimentação do ar com tempo expiratório prolongado e sibilos.
e) O paciente está falando em frases curtas, não apresenta batimento das asas do nariz, nem retrações intercostais e supraesternais.

5. O leite humano ordenhado (LHO) é principalmente destinado ao consumo de recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Algumas técnicas são utilizadas para essa administração, sendo INCORRETO afirmar que

a) na ausência materna, para a administração via oral de LHO é recomendado o uso de copinhos, dos quais o recém-nascido sorve o leite, não interferindo no processo de sucção ao seio.
b) o tipo de copinho ideal deve ser pequeno, flexível, sem bordas que possam machucar o lactente; e também é necessário que permita o processo de esterilização.
c) é recomendada a gavagem para prematuros e/ou pequenos para a idade gestacional, para os quais a alimentação por sucção representa esforço demasiado.
d) o recém-nascido deve ser alimentado com o uso de mamadeiras, pois os bicos artificiais da mamadeira provocam uma sucção adequada, além de favorecer a amamentação no peito.
e) a administração do leite ordenhado por sonda (gavagem) é indicada quando o lactente estiver impossibilitado de alcançar as suas necessidades nutricionais por via oral, devido a, por exemplo: imaturidade gastrintestinal; ausência ou incoordenação dos reflexos de sucção e deglutição; e uso de ventilação mecânica.

6. O banco de leite humano é um serviço especializado vinculado a um hospital de atenção materna e/ou infantil. O BLH é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção lática da nutriz, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição, sendo proibida a comercialização dos produtos por ele distribuídos. A doação de leite ao banco é feita por

a) nutrizes portadoras de doenças virais como o HIV ou a Hepatite B, que devem ser doadoras, pois todo leite é pasteurizado.
b) nutrizes que estão temporariamente impedidas de amamentar seus filhos diretamente no peito, por razões ligadas à saúde materna, ou outras razões relacionadas à saúde do recém-nascido.
c) nutrizes com dificuldade de aleitamento materno, para estimularem a produção, mesmo que o recém-nato fique desprovido de leite, pois é importante a doação às crianças de UTI.
d) nutrizes que foram afastadas de seus filhos por serem usuárias de drogas e necessitam do esvaziamento da mama.
e) nutrizes saudáveis que apresentam secreção láctica superior às exigências de seu filho e que se dispõem a doar o excedente por livre e espontânea vontade.

7. O exame físico completo é um dos instrumentos usados na avaliação das condições físicas e funcionais dos indivíduos em qualquer idade para identificação de diversos problemas causados em função das alterações orgânicas. Deve ser realizado na primeira consulta de puericultura, em que o enfermeiro, por meio de sua habilidade, as necessidades de um bebê. No exame físico da pele na primeira consulta do recém-nascido, o enfermeiro deve observar entre outros

a) palidez que pode ser causada por sangramento, anemia, desidratação, vasoconstrição central ou sinal de arlequim.
b) cianose generalizada, em consequência de doenças cardiorrespiratórias graves; se for localizada nas extremidades ou na região perioral pode ser por hipotermia.
c) edema generalizado, associado à doença hemolítica perinatal, iatrogenia por uso de antibióticos em excesso.
d) icterícia, se iniciada nas primeiras 24 horas ou depois do 7º dia de vida, pode estar relacionada à desnutrição.

8. A desidratação é um distúrbio comum dos líquidos corporais nos lactentes e crianças. A observação e a intervenção de enfermagem são essenciais para a detecção e conduta terapêutica nesses casos. Assinale a opção INCORRETA:

a) Na desidratação isotônica, o sódio plasmático permanece dentro dos limites da normalidade, a criança exibe sintomas característicos de choque hipovolêmico.
b) As condições nas quais a desidratação pode se desenvolver rapidamente na criança e no lactente incluem: diarreia, vômitos, sudorese, febre, diabetes, traumas e anomalias cardíacas.
c) Pode-se tratar a diarreia em crianças estimulando-se a ingestão de líquidos sem resíduos pela boca, tais como sucos de frutas, refrigerantes e gelatinas. Esses líquidos geralmente apresentam alto teor de carboidratos, poucos eletrólitos e uma elevada osmolaridade, que favorece a reposição das perdas hídricas e fecais.
d) Na presença do diagnóstico de enfermagem "Volume de líquidos deficiente" em lactentes e crianças deve-se administrar a Solução de Reidratação oral (SRO) tanto para reidratação quanto para reposição das perdas fecais.
e) Nas crianças maiores, a SRO pode ser administrada em conjunto com a manutenção de uma dieta regular. Os lactentes que estão sendo amamentados devem continuar a receber o leite materno e a SRO deve ser usada para repor as perdas continuadas.

9. O aleitamento materno exclusivo, sob livre demanda, é recomendado até, no mínimo, o sexto mês de vida do bebê. No entanto, pelo Ministério da Saúde, há contraindicação da amamentação na seguinte condição materna:

a) Hepatite B, com vacina e a administração de imunoglobulina específica (HBIG) após o nascimento.
b) Hanseníase, em tratamento com Rifampicina.
c) Hepatite C, com ausência de fissuras mamilares.
d)  Infecção herpética, com vesículas nas mamas.
e) Abcesso mamário unilateral, não drenado.

10. O leite materno é fundamental para a saúde da criança pela sua disponibilidade de nutrientes e substâncias imunoativas. Analise as afirmativas e responda com (V) Verdadeiro e (F) Falso:

( ) O leite materno é completo e oferecido até os 6 meses em paralelo pode ofertar outro alimento (chá, suco, água ou outro leite).
( ) Crianças que mamam têm menos risco de sofrer de doenças respiratórias, infecções urinárias ou diarreias, problemas que podem levar a internações e até à morte.
( ) Amamentar é um método natural para evitar uma nova gravidez.
( ) O bebê amamentado corretamente, no futuro terá menos chance de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Marque a alternativa correta:

a) V F V F
b) F V F V
c) F F V V
d) F V V V

GABARITO
1. D
2. B
3. D
4. B
5. D
6. E
7. B
8. C
9. D
10. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário