segunda-feira, 30 de novembro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Pediátrica [14].


1. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação a acidentes e violência na infância.

( ) Constituem a primeira causa de morte entre adolescentes e crianças a partir de um ano de idade.
( ) Nas crianças de 0 a 9 anos as agressões se configuram como a quarta causa de mortalidade.
( ) Existe uma aceitação social da violência contra crianças e adolescentes que é manifestada como castigo físico, humilhação e intimidação, entre outras punições.
( ) A violência pode gerar problemas sociais e emocionais, além de comportamentos prejudiciais à saúde, mas não causa problemas cognitivos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – V – V – F
b) V – V – F – V
c) V – F – V – F
d) F – F – V – V
e) F – F – F – V

2. A alimentação de uma criança que está com sete meses de vida, saudável e com desenvolvimento normal, vem ocorrendo da seguinte forma: aleitamento materno mantido, introdução de um alimento diferente, de alto valor nutricional, a cada semana, desde os seis meses de idade, a fim de prevenir carências alimentares e obesidade. Esta alimentação complementar é oferecida por meio de colher, com consistência espessa desde o início, seis vezes ao dia. Algumas das condutas presentes na situação acima estão em desacordo com as recomendações para uma alimentação saudável do MS (2009). Uma destas condutas, nesta situação, é:

a) número de vezes que os alimentos complementares são dados ao dia.
b) alimentação complementar ser introduzida com consistência espessa.
c) introdução da alimentação complementar aos seis meses de vida.
d) colher ser um meio pelo qual a alimentação é oferecida para a criança.
e) manutenção do aleitamento materno.

3. Os cuidados com a pele de recém-nascidos, lactentes e crianças devem buscar preservar a integridade cutânea, prevenir toxicidade e evitar exposições químicas prejudiciais à pele. A respeito de cuidados com a pele de recém-nascidos, assinale a opção correta.

a) O banho deve ser realizado rotineiramente, como método preventivo de infecções, sendo recomendado logo após o nascimento.
b) Como método preventivo de infecção, deve-se utilizar clorexidina no coto umbilical nos primeiros dez dias de vida ou até o coto umbilical cair.
c) Após as evacuações, deve-se limpar a região perianal do recém-nascido com lenços umedecidos.
d) As fitas usadas na fixação dos acessos venosos na criança devem ser as mesmas usadas em adultos, para não haver risco de soltura.
e) Os sabonetes mais adequados para utilização no recém-nascido são os de glicerina.

4. A vigilância alimentar e nutricional pressupõe o monitoramento contínuo do estado nutricional e do consumo alimentar da população. Nesse sentido, o Ministério da Saúde adota o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), destinado a atender todas as fases da vida dos indivíduos, sejam crianças, adolescentes, adultos, idosos ou gestantes. Acerca das condutas recomendadas para situações de desvio no crescimento, assinale a opção correta.

a) Em situação de muito baixo peso ou magreza acentuada, deve-se orientar a família a realizar a próxima consulta com intervalo máximo de vinte e cinco dias.
b) Não há necessidade de encaminhamento da criança ao assistente social.
c) Deve-se verificar as atividades de lazer das crianças, como o tempo em frente à televisão e ao videogame, estimulando-as a realizar passeios, caminhadas, andar de bicicleta, praticar jogos com bola e outras brincadeiras que aumentem a atividade física.
d) Em caso de sobrepeso ou obesidade, deve-se verificar a existência de erros alimentares, identificar a dieta da família e orientar a mãe ou o cuidador a administrar à criança a alimentação da família, independentemente da idade.
e) O desmame não tem relação com a magreza em crianças menores de dois anos. Apesar de haver recomendação de aleitamento até dois anos completos ou mais, o Ministério da Saúde sugere que a amamentação seja exclusiva até os seis meses.

5. O profissional de enfermagem deve orientar a mãe sobre alguns cuidados com a criança para evitar a assadura. Deve fazer parte da orientação:

a) Trocar as fraldas com frequência.
b) Limpar adequadamente a pele, evitando usar fraldas lisas e pomadas para assaduras.
c) Usar lenços umedecidos que contenham álcool, pois protegerá a pele da criança contra microrganismos.
d) Evitar usar pomadas de assaduras, pois apenas irritará mais a lesão.

6. A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa garantir atendimento de qualidade às brasileiras pelo SUS, desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

a) Nos estados ou municípios em que a Rede Cegonha esteja adotada, as grávidas receberão auxílio para o deslocamento até o local das consultas de pré-natal e para a maternidade no momento do parto.
b) A gestante deverá realizar seis consultas no primeiro trimestre da gravidez, caso contrário, será desligada da Rede Cegonha.
c) A gestante será vinculada compulsoriamente, desde o pré-natal, à Casa da Gestante para realização do parto natural, evitando a peregrinação de mulheres e recém-nascidos nos serviços de saúde.
d) O parto normal e domiciliar (natural) é incentivado, o que implica que os hospitais não podem realizar indução hormonal ou utilizar métodos de alívio da dor.
e) O pai será incentivado a acompanhar a puérpera e seu filho somente após o parto, ou seja, na unidade de internação materna e neonatal, visando minimizar o risco de infecções para mãe e recém-nascido. Na ausência do pai, a gestante poderá indicar um acompanhante de sua preferência.

7. Acerca de aleitamento materno e da assistência do profissional de enfermagem à alimentação da criança, assinale a opção correta.

a) O bebê deve ser acordado a cada três horas para amamentar.
b) O leite cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por até vinte e quatro horas, e, no freezer ou no congelador, por até quinze dias.
c) O leite materno é o único alimento recomendado para bebês de até seis meses de idade, por conter os nutrientes necessários ao seu bom desenvolvimento.
d) É necessário lavar o mamilo com água e sabão sempre que o bebê for mamar.
e) A melhor posição para amamentar é com o bebê na posição horizontal e com o pescoço estendido.

8. Com referência às medidas recomendadas para favorecer a adaptação da criança durante a hospitalização, assinale a opção correta.

a) A equipe de saúde e os familiares não devem aceitar comportamento de regressão ou infantilização.
b) Os pais só devem ser envolvidos nos cuidados quando a criança receber alta, para não interferirem na qualidade do atendimento hospitalar.
c) A criança não deve ser incluída na elaboração dos cuidados, que é responsabilidade da equipe de saúde.
d) Os procedimentos devem ser explicados à criança com o uso de brinquedos terapêuticos.
e) Deve-se explicar à criança que, por estar ela em ambiente hospitalar, os responsáveis pela organização de seus pertences serão os membros da equipe de enfermagem.

9. Fazem parte do procedimento de medição do comprimento de uma criança de 0 a 23 meses, EXCETO:

a) Orientar a mãe ou cuidadora que a criança deve estar descalça, despida, sem touca, protetores ou enfeites de cabeça. O cabelo deve estar solto.
b) Com o auxílio da mãe, colocar a criança deitada mantendo seus ombros e cabeça apoiados em superfície plana (sobre uma mesa antropométrica ou mesa de exames mais uma régua antropométrica).
c) Colocar a criança de pé, sem curvar os joelhos, braços ao longo do corpo com os calcanhares e ombros eretos e olhando para a frente.
d) Encostar a cabeça da criança na extremidade fixa da régua ou mesa antropométrica. Deslizar a peça móvel até encostar nos calcanhares, mantendo os joelhos bem estendidos (pernas esticadas). Solicitar ajuda da mãe para manter a cabeça da criança na posição correta.
e) Proceder à leitura da medida, a seguir retirar a criança da mesa, orientar a mãe para vesti-la, avaliar a adequação do comprimento na tabela de percentis e informar a mãe sobre essa adequação.

10. Alguns problemas enfrentados pelas nutrizes durante o aleitamento materno, se não forem
precocemente identificados e tratados, podem ser importantes causas de interrupção da amamentação. Os profissionais de saúde têm um papel importante na prevenção e no manejo dessas dificuldades. Relacione a coluna 1, os problemas enfrentados pelas nutrizes, com a coluna 2, que apresenta o manejo desses problemas.

Coluna 1

1. Bebê que não suga ou tem sucção fraca.
2. Demora na “descida do leite”.
3. Mamilos planos ou invertidos.
4. Ingurgitamento mamário.
5. Dor ou machucados nos mamilos.

Coluna 2

( ) Orientar medidas de estimulação da mama e recomendar o uso de um sistema de nutrição suplementar (translactação), que consiste em um recipiente contendo leite (de preferência humano
pasteurizado), colocado entre as mamas da mãe e conectado ao mamilo por meio de uma sonda. A criança, ao sugar o mamilo, recebe o suplemento.
( ) Acalmar a mãe e o bebê, revisar a postura, suspender o uso de bicos e chupetas quando
presentes, insistir nas mamadas por alguns minutos de cada vez, orientar que estimule a mama regularmente (no mínimo cinco vezes ao dia) por meio de ordenha manual ou por bomba de sucção.
( ) Cuidados para que os mamilos se mantenham secos, expondo-os ao ar livre ou à luz solar e trocas frequentes dos forros utilizados quando há vazamento de leite.
( ) Mostrar à mãe manobras que podem ajudar a aumentar o mamilo antes das mamadas, como simples estímulo (toque) do mamilo, compressas frias nos mamilos e sucção com bomba manual ou seringa de 10mL ou 20mL adaptada (cortada para eliminar a saída estreita e com o êmbolo inserido na extremidade cortada).
( ) Orientar ordenha manual da aréola, se ela estiver tensa, antes da mamada, para que ela fique macia, facilitando, assim, a pega adequada do bebê e mamadas frequentes, sem horários preestabelecidos (livre demanda).

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é:

a) 3 – 1 – 4 – 2 – 5.
b) 2 – 3 – 1 – 4 – 5.
c) 4 – 5 – 3 – 2 – 1.
d) 5 – 4 – 1 – 3 – 2.
e) 2 – 1 – 5 – 3 – 4.


GABARITO
1. A
2. A
3. B
4. C
5. A
6. A
7. C
8. D
9. C
10. E

2 comentários: