domingo, 29 de novembro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Pediátrica [11].


1. A redução da mortalidade infantil, especialmente do componente neonatal, é uma prioridade do governo federal, expressa pela Agenda de Compromissos pela Saúde firmada em reunião da Comissão Intergestora Tripartite, assim como a promoção da saúde integral da criança. Nesta direção, o aleitamento materno foi considerado tema fundamental para a promoção da saúde da criança. No que diz respeito ao incentivo ao aleitamento materno, o Brasil tem situação de destaque no contexto internacional.

Identifique abaixo as ações de promoção do aleitamento materno desenvolvidas no Brasil.

1. Garantia às mães de 120 dias de licença maternidade, sem prejuízo do emprego e salário, bem como o direito, quando do retorno ao trabalho, a uma pausa de 1 hora por dia para amamentar seu filho até os 6 meses de idade.
2. A Semana Mundial de Amamentação, por ser um marco internacional que repercute nacionalmente como um grande incentivador do aleitamento materno.
3. A "Iniciativa Hospital Amigo da Criança" (IHAC), idealizada em 1990 pela OMS e UNICEF, que estimula e certifica as instituições que adotam as práticas de promoção, proteção e apoio à amamentação.
4. Bancos de Leite Humano, cuja principal ação é apoiar as mulheres que desejam amamentar seus filhos e nesse processo, além de conseguir prolongar a amamentação, muitas descobrem ou aprendem a identificar o excesso de leite e se tornam doadoras.
5. O "Dia Nacional de Doação de Leite Humano", para estimular as doações, considerando que o leite humano pasteurizado no Brasil é seguro e atende prioritariamente os recém-nascidos prematuros e/ou os que por algum motivo necessitam de internação em Unidades Neonatais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
b) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
c) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

2. Estudos comprovam que o leite materno previne as infecções e tem efeito protetor sobre as alergias. Em longo prazo o leite materno também é importância na prevenção de:

a) Síndrome da morte súbita e bronquites
b) Diabetes e linfomas.
c) Pneumonias e enterites
d) Otites e infecções urinárias

3. O pulso é produzido pelo choque do sangue, bombeado pelo coração em cada sístole, contra as paredes dos vasos. O pulsar é sentido quando se comprime uma artéria sobre uma superfície óssea. O ritmo do pulso é diferente de acordo com a idade. No lactente, as pulsações por minuto é no padrão de

a) 120 a 140 pulsações por minuto.
b) 100 a 120 pulsações por minuto.
c) 60 a 80 pulsações por minuto.
d) 125 a 130 pulsações por minuto.
e) 110 a 125 pulsações por minuto.

4. Quais os valores máximo e mínimo do Apgar que o recém-nascido pode atingir, respectivamente:

a) 8 e 1
b) 10 e 1
c) 8 e 0
d) 9 e 0
e) 10 e 0

5. O acompanhamento do desenvolvimento infantil se dá por meio da verificação da presença ou ausência dos marcos de acordo com a idade da criança. Em que faixa etária a criança deve ser capaz de imitar gestos, fazer pinça, produzir jargão e andar com apoio:

a) 12 meses a 14 meses e 29 dias;
b) 15 meses a 17 meses e 29 dias;
c) 9 meses a 11 meses e 29 dias;
d) 18 meses a 23 meses e 29 dias.

6. O Guia de Atenção à Saúde do Recém-nascido para Profissionais de Saúde, do Ministério da Saúde (2011), orienta a analgesia não farmacológica para alívio e manejo da dor aguda nos recém-nascidos gravemente enfermos. Quanto ao procedimento adequado para aliviar essa dor, é correto afirmar:

a) O contato pele a pele entre mãe e filho tem se mostrado eficaz para diminuir a dor do RN, especialmente após punções capilares. Quando possível, esse contato deve ser iniciado antes e mantido durante e após o procedimento doloroso.
b) A sucção não-nutritiva tem eficácia quando adotada seis minutos antes da realização de alguns procedimentos, como a coleta de sangue capilar.
c) O emprego clínico de água com sacarose ou glicose (4 mL a 50%), por via oral (administrada na porção posterior da língua), cinco minutos antes de pequenos procedimentos como punções capilares ou venosas.
d) O aumento da estimulação tátil tem o objetivo de proporcionar uma maior ativação autonômica e reduzir comportamento de estresse no recém-nascido.

7. Analise as afirmativas em relação aos aspectos da hospitalização infantil.

I - A condição física da criança no momento da internação e o tipo de cuidado que se impõe de imediato pode ser um fator que irá determinar a resposta da criança frente à hospitalização.
II - Durante a hospitalização, o acompanhante permanece com a criança somente em situações críticas de saúde.
III - A humanização do cuidado à criança hospitalizada envolve a inserção da família neste processo. Para tanto, torna-se essencial desenvolver o cuidado centrado nas necessidades da criança-família e desenvolver o cuidado centrado na família, compartilhando sentimentos e dificuldades para que ela seja encorajada a cuidar do filho.
IV - A criança hospitalizada está frequentemente inquieta e ansiosa; encontra-se em um ambiente novo e estranho em que, na maioria das vezes, não estava preparada para permanecer, tendo uma vaga ideia do motivo de sua internação. Quanto menor a criança, maior o desconhecimento acerca de tal situação.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

8. A icterícia fisiológica aparece geralmente...

a) após as 24 horas de vida do recém-nascido a termo e tem uma evolução benigna, atingindo sua maior intensidade no segundo dia após o nascimento.
b) após as 48 horas de vida do recém-nascido a termo e tem uma evolução benigna, atingindo sua maior intensidade no quarto dia após o nascimento.
c) antes das 12 horas de vida do recém-nascido pré-termo e tem uma evolução benigna, atingindo sua maior intensidade no quarto dia após o nascimento.
d) antes das 24 horas de vida do recém-nascido a termo e tem uma evolução benigna, atingindo sua maior intensidade no segundo dia após o nascimento.
e) nas primeiras 6 horas de vida do recém-nascido a termo e tem uma evolução benigna, atingindo sua maior intensidade no segundo dia após o nascimento.

9. Sobre o papel do enfermeiro na assistência de enfermagem ao recém-nascido (RN) pré-termo, é CORRETO afirmar que ele deve:

a) delegar suas funções para a equipe de enfermagem a fim de que esta possa acompanhar o RN continuadamente, fazendo a prevenção de infecções durante os procedimentos técnicos.
b) prever o acompanhamento do RN e sua família em parceria com os demais profissionais, apenas supervisionando a equipe de enfermagem em suas atividades.
c) pensar e agir rapidamente a fim de evitar a morte e sequelas graves, humanizar a assistência ao RN e sua família, acompanhar o RN continuadamente, evitar a hipotermia, prevenir infecções e organizar os procedimentos técnicos.
d) acompanhar e realizar toda a assistência direta ao RN de forma a garantir a efetividade das ações direcionadas a sua clientela.
e) buscar ampliar os conhecimentos teóricos e realizar o treinamento da equipe de saúde a fim de que esta possa proporcionar uma assistência qualificada e de acordo com a necessidade da clientela.

10. Os recém-nascidos podem apresentar uma erupção cutânea causada pela retenção de suor na pele com consequente formação de vesículas. Essas erupções podem aparecer em dias mais quentes, durante processos febris ou em processos que favoreçam a sudorese intensa. Geralmente estão localizadas em áreas de flexão da pele (pescoço, axilas e virilhas), região frontal e dorso.

Como são denominadas essas erupções?

a) monilíase
b) dermatite perineal
c) dermatite seborreica
d) granuloma umbilical
e) miliária


GABARITO
1. E
2. D
3. B
4. E
5. A
6. A
7. C
8. B
9. C
10. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário