domingo, 29 de novembro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Pediátrica [8].


1. São Fenômenos Fisiológicos transitórios da pele do Recém-Nascido, EXCETO

a) Vérnix caseoso.
b) Milium sebáceo.
c) Dermatite de fraldas.
d) Cutis marmorata.
e) Hipertricose lanuginosa.

2. O fornecimento de informações simples e claras quanto ao posicionamento recomendado para o Recém-nascido dormir devem fazer parte da rotina dos profissionais de saúde, recomendando-se a posição de

a) decúbito dorsal.
b) prona.
c) decúbito lateral direito.
d) decúbito lateral esquerdo.
e) decúbito ventral.

3. Após um parto normal sem intercorrências, G.S.F., 28 anos, foi informada que só poderia ficar com a filha após 12 horas de observação no berçário da Maternidade. A Enfermeira informou à mãe que a RN era saudável, porém, este era um procedimento padrão naquela instituição. Diante do caso, pode-se afirmar:

a) O procedimento é correto uma vez que as alterações ocorridas do período de transição de vida intra/extraútero requerem observação contínua em local apropriado.
b) O procedimento é correto, porém o tempo máximo exigido pelo Comitê de Mortalidade Infantil é de 06 horas de observação em berçário após o nascimento.
c) O procedimento é incorreto, uma vez que fere os direitos do RN, que deve permanecer em alojamento conjunto.
d) O procedimento é incorreto, pois todo RN deve ser amamentado nas primeiras horas de vida para receber o leite maduro, rico em imunoglobulinas.
e) O procedimento é correto, uma vez que a observação no berçário é necessária para realização dos testes de triagem neonatal, vacinas e outros procedimentos.

4. Sobre o Exame Físico do Recém-Nascido (RN), assinale a alternativa correta.

a) O exame físico realizado quando o RN chora intensamente é uma excelente condição para se aferir as frequências respiratória e cardíaca.
b) Caso o RN se apresente aparentemente saudável na avaliação sumária realizada na sala de parto, o exame físico só é importante nas consultas após a primeira semana de vida.
c) A pele normal de um RN apresenta palidez acentuada, mais evidente nas crianças de pele clara, que está relacionada ao estresse causado no parto.
d) A frequência respiratória média do RN é de 30 a 40 incursões por minuto (contada em 1 minuto). Frequência acima de 40 caracteriza a taquipneia, que deve ser investigada.
e) Lanugo é a denominação dada aos pelos finos que costumam recobrir a região do ombro e da escápula, encontrados de forma mais abundante nos RN prematuros.

5. A escala de Apgar é um dos métodos utilizados na avaliação do neonato, podendo-se afirmar que

a) aos aspectos avaliados, são atribuídas notas de 0 a 3 pontos, somando um total de 12 pontos.
b) a escala de Apgar usualmente é realizada no segundo e no oitavo minuto de vida para determinação da vitalidade do neonato.
c) o Apgar menor que 07 é esperado para um neonato a termo, com boa vitalidade no oitavo minuto de vida.
d) os sinais avaliados na escala de Apgar são: frequência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, irritabilidade reflexa e coloração da pele.
e) uma das características da anóxia perinatal precoce é o escore de Apgar entre 08 e 10 no oitavo minuto de vida do neonato.

6. Sobre as infecções relacionadas à assistência à saúde em neonatologia, qual das seguintes situações pode ocorrer nas primeiras 48 horas de vida com fator de risco materno para infecção?

a) Herpes simples.
b) Toxoplasmose.
c) Rubéola.
d) Citomegalovírus.
e) Infecção do trato urinário (ITU) materna sem tratamento.

7. Entre os primeiros sinais de disfunção respiratória em um recém-nascido NÃO está(ão)

a) a taquipneia.
b) a cianose.
c) as retrações musculares.
d) a apneia.
e) a hiperatividade.

8. No lactente, ou no período denominado de primeira infância, ocorrem as maiores e mais rápidas modificações no desenvolvimento da criança, principalmente no tocante ao domínio neuropsicomotor. Sobre a primeira infância, assinale a alternativa correta.

a) É um período no qual, a criança primeiro agarra o objeto com a mão, depois usa os dedos e finalmente faz o movimento de pinça fina (polegar e indicador).
b) É um período caracterizado pelo aprimoramento das habilidades até então adquiridas, em especial da capacidade de comunicação e locomoção.
c) Ocorre aumento da capacidade de elaboração simbólica (falar de si, ser criativo na linguagem, pensar sobre si mesmo).
d) É comum nesse período surgirem manifestações de medo, o que implica a percepção de limites por parte da criança.
e) Aparecem as interrogações sobre as diferenças sexuais e sobre a origem dos bebês.

9. Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. “O primeiro passo na assistência ao recém-nascido com necessidade de reanimação consiste em manter a temperatura corporal entre ________________. A presença de alterações na temperatura na admissão à terapia intensiva neonatal é um fator independente de risco para a mortalidade e a morbidade por agravar ou favorecer o desequilíbrio ácido-básico”.

a) 35,5 e 36,0º C
b) 36,5 e 37,0º C
c) 33,5 e 34,5º C
d) 37,5 e 38,5º C
e) 38,5 e 39,0º C

10. O subsistema de estados comportamentais do recém-nascido compreende os estados de consciência que vão do sono profundo ao choro. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

a) No estado de alerta, os olhos ainda estão abertos, mas com maior atividade corporal, que pode ser manifestação de desagrado do bebê. Neste estado, o bebê pode choramingar.
b) No estado de sonolência, os olhos permanecem fechados, mas com eventuais movimentos. A respiração é irregular e mais rápida. O bebê faz caretas, sorri, apresenta movimentos bucais e de sucção e movimentos corporais que vão de pequenas contrações a breves acessos de contorção e espreguiçamento.
c) No estado de sono leve, os olhos abrem-se e fecham-se; eventualmente ficam mais abertos, mas com aparência entorpecida. Ocasionalmente podem ocorrer movimentos suaves de braços e pernas.
d) No estado de alerta com atividade, o corpo e a face do bebê estão relativamente inativos, com os olhos de aparência brilhante e a respiração regular. Os estímulos visuais e auditivos originam respostas com facilidade. É o estado que mais favorece a interação.
e) O estado de sono profundo parece ser necessário para o desenvolvimento encefálico. É restaurador e anabólico, diminui a temperatura corporal, necessitando de um menor consumo de oxigênio, com menor estresse.

GABARITO
1. C
2. A
3. C
4. E
5. D
6. E
7. E
8. A
9. B
10. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário