segunda-feira, 30 de novembro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Pediátrica [13].


1. A  Atenção  Integrada  às  Doenças  Prevalentes  na  Infância  (AIDPI)  se  baseia  na  identificação, condução e  resolução dos problemas de saúde da  criança, especialmente  relativos às crianças menores de cinco anos de idade. A educação em saúde na família e  na comunidade é atividade crucial dessa proposta.

Considerando  a  atuação  do  técnico  de  enfermagem  na  AIDPI,  analise  as  afirmativas  relativas abaixo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(    )  A abordagem da criança com diarreia e sem desidratação inclui recomendar à mãe  que  dê  líquidos  adicionais  à  criança,  tanto  quanto  houver  aceitação,  continuar  a  alimentação e retornar ao serviço de saúde quando a criança não conseguir beber.

(    )  Na  administração  de  medicamento  inalatório,  utilizando  o  espaçador  flumax,  a  posição  da  criança  no  colo  da mãe  é  assentada  e,  após  pressionar  o  aerossol  liberando  a  medicação  na  câmara,  observar  a  respiração  da  criança  e  a  movimentação da válvula adaptada à máscara por 20 a 30 segundos.

(    )  Uma  criança  de  dois  a  12  meses  de  idade,  com  respiração  de  60  ou  mais  respirações por minuto, é considerada com respiração normal.

(    )  Caso a mãe relate que a criança apresenta tosse ou dificuldade para respirar, tem -se que contar a frequência respiratória em 15 segundos e multiplicar por 4, obtendo  a frequência respiratória em 1 minuto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

a) (V) (F) (F) (F)
b) (F) (V) (V) (V)
c) (F) (F) (V) (V)
d) (V) (V) (F) (F)

2. Visando incrementar a capacidade resolutiva na atenção à  saúde da criança, o Ministério da Saúde (MS) priorizou  cinco ações básicas de saúde, concernentes

a) a atenção à saúde da mulher, promoção da saúde  da criança, programa de saúde da família, programa  Leve Leite e o Bolsa Família.
b) a assistência integral no período perinatal, incentivo  ao parto natural, redução dos partos cesárea, participação do pai em sala de parto, humanização da  assistência.
c) ao acompanhamento da gestação, cuidados imediatos no trabalho de parto, assistência integral ao RN, incentivo ao aleitamento materno, humanização da  assistência.
d) a promoção do aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, imunizações, prevenção e controle de doenças diarreicas e  das doenças respiratórias.
e) a assistência integral no período perinatal, programa de saúde da família, programa Leve Leite, programa Criança na Escola e Bolsa Família.

3. Atualmente, os serviços de saúde trabalham com a visão de um novo paradigma, a atenção humanizada. A humanização do nascimento compreende ações desde o pré- natal. A equipe responsável pela assistência ao recém-nascido (RN) deverá estar habilitada para

a) garantir o alojamento conjunto, quando possível, fortalecendo o vínculo afetivo e a aproximação entre a mãe e o bebê, exceto nas unidades de cuidados intensivos.
b) indicar o método Leboyer em todos os tipos de parto, promovendo menor grau de estresse no momento do nascimento.
c) assegurar o acesso à fototerapia a todos os RNs em risco e cuidados especializados ao bebê prematuro.
d) manter a austeridade na orientação à mãe e à família, quanto às normas e rotinas, visando à execução integral da assistência de enfermagem.
e) aplicar o método canguru ao RN de baixo peso, por meio do contato pele a pele, precocemente, entre a mãe e o bebê, favorecendo maior vínculo afetivo e estabilidade térmica.

4. Recomenda-se a suspensão definitiva do aleitamento materno caso

a) a mãe seja portadora do bacilo da hanseníase.
b) a criança seja portadora do vírus da dengue.
c) a criança seja portadora de galactosemia.
d) a mãe seja tabagista.
e) a criança seja portadora do vírus da hepatite B

5. A escala de Apgar, que é um método de avaliação sistemática do recém-nascido logo após o parto e deve ser utilizado rotineiramente para identificar os recém-nascidos que necessitem de reanimação e cuidados especiais, é composta pelos seguintes quesitos: batimento cardíaco, atividade reflexa...

a) esforço respiratório, tônus muscular e cor da pele.
b) respiração, pressão arterial e cor da pele.
c) respiração, tônus muscular e temperatura corpórea.
d) respiração, temperatura corpórea e tônus muscular.
e) esforço respiratório, pressão arterial e cor da pele.

6. Recém-nascido a termo, internado em alojamento conjunto, durante a amamentação, é posicionado com o rosto de frente para a mama, com nariz na altura do mamilo, corpo próximo ao da mãe, com cabeça e tronco alinhados, bem apoiado no colo da mãe; na pega, a aréola é visível acima da boca do bebê, que está com a boca bem aberta, lábio inferior virado para dentro e queixo sem tocar a mama; as bochechas do bebê encovadas a cada sucção. Diante desse caso, é correto afirmar que

a) a mãe está com as mamas ingurgitadas e possui bico do seio introvertido.
b) o posicionamento e a pega do recém-nascido estão adequados.
c) o posicionamento e a pega do recém-nascido estão inadequados.
d) o posicionamento do recém-nascido está inadequado e a pega adequada.
e) o posicionamento do recém-nascido está adequado e a pega inadequada.

7. Os cuidados relativos às crianças em situações de violência compreendem:

a) acolhimento, atendimento, notificação e seguimento na rede.
b) atendimento, consulta de enfermagem, orientação aos pais e notificação.
c) acolhimento, consulta médica, consulta de enfermagem e notificação.
d) atendimento, notificação, seguimento na rede e orientação aos familiares.
e) acolhimento, consulta com a criança e com os familiares e notificação.

8. Os sinais que evidenciam que uma criança está gravemente desidratada são:

a) aumento da diurese, pele seca, prostração, olhos fundos e encovados, hipertonia.
b) aumento da diurese, urina turva e com odor fétido, prostração, irritabilidade, pele seca.
c) urina com odor fétido e volume diminuído, olhos fundos e encovados, hipotonia, língua seca.
d) diminuição da diurese, pele úmida, hipotonia, olhos brilhantes e secos, língua saburrosa.
e) diminuição da diurese, astenia, irritabilidade, pele seca, língua saburrosa, olhos fundos e encovados.

9. Relacione as colunas abaixo em relação ao desenvolvimento infantil.

Coluna 1

1. sorriso social
2. preensão voluntária das mãos
3. senta sem apoio
4. anda sozinho
5. corre ou sobe degraus baixos
6. veste-se com auxílio

Coluna 2

( ) entre 3 e 4 anos
( ) entre 1 ano e 1 ano e 6 meses
( ) entre 2 e 3 meses
( ) aos 4 meses
( ) entre 1 ano e 6 meses e 2 anos
( ) a partir do sétimo mês

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a) 2 - 1 - 3 - 5 - 4 - 6
b) 3 - 4 - 5 - 6 - 1 - 2
d) 4 - 5 - 6 - 3 - 2 - 1
d) 5 - 3 - 2 - 1 - 6 - 4
e) 6 - 4 - 1 - 2 - 5 - 3

10. Em relação aos parâmetros utilizados na caderneta de saúde da criança para avaliação do crescimento de crianças menores de 10 anos, assinale a alternativa correta.

a) Utilizam-se gráficos de perímetro cefálico, de peso, de comprimento/estatura e índice de massa corporal para todas as crianças.
b) Utilizam-se gráficos de perímetro cefálico e torácico para crianças de 0 a 2 anos, e de peso, comprimento/estatura e índice de massa corporal para todas as crianças.
c) Utilizam-se os gráficos de perímetro cefálico para crianças de 0 a 2 anos, e de peso, comprimento/estatura e índice de massa corporal para todas as crianças.
d) Utilizam-se gráficos de perímetro cefálico, torácico, de peso, de comprimento/estatura e índice de massa corporal para todas as crianças.
e) Utilizam-se gráficos de perímetro cefálico e índice de massa corporal para crianças de 0 a 2 anos e de peso e comprimento/estatura para todas as crianças.

GABARITO
1. D
2. D
3. E
4. C
5. A
6. E
7. A
8. E
9. E
10. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário