1. O escore de Framingham revisado estima
a) probabilidade de câncer de colo de útero em mulheres acima de 40 anos.
b) determinantes sociais de pobreza.
c) risco de evento cardiovascular.
d) probabilidade de diabetes na população geral.
e) incidência de morte por causas externas.
2. A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermato-neurológicos: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A hanseníase e a tuberculose são doenças distintas, mas que possuem algumas características em comum. Assinale a alternativa que elenca corretamente tais características.
a) Ambas são causadas por bactérias do gênero Mycobacterium, e são transmitidas por via aérea.
b) Ambas possuem reservatórios em animais domésticos.
c) Ambas são causadas por bactérias gram negativas e são transmitidas por via aérea e contato direto.
d) Ambas possuem período de incubação de 6 meses.
3. O Diabetes mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia). A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, controla o nível de glicose no sangue ao regular sua produção e armazenamento. De acordo com seus conhecimentos sobre Diabetes e sobre os diversos tipos de insulinas exógenas disponíveis, assinale a alternativa que correlacione corretamente os itens de 1 - 4 com seus correspondentes de A - D.
1. Diabetes tipo 1.
2. Diabetes tipo 2.
3. Insulina de ação curta (regular).
4. Insulina de ação rápida.
(A) Início do efeito farmacológico em 10 a 15 minutos.
(B) Caracteriza-se pela destruição das células beta pancreáticas.
(C) Caracteriza-se pela resistência à insulina e secreção comprometida de insulina.
(D) Duração do efeito farmacológico de 4 a 6 horas.
a) 1.(B), 2. (C), 3. (A), 4. (D)
b) 1.(C), 2. (B), 3. (D), 4. (A)
c) 1.(C), 2. (B), 3. (A), 4. (D)
d) 1. (B), 2. (C), 3. (D), 4. (A)
4. Uma das doenças cardiovasculares mais frequente no Brasil, responsável por complicações como a doença renal crônica terminal, é a doença denominada
a) Arterite de Takayasu
b) Lupus Eritematoso Sistêmico
c) Angina instável
d) Rim Policístico
e) Hipertensão Arterial Sistêmica
5. Em relação à condição crônica da hipertensão arterial, dados os fatores predisponentes,
I. Herança genética.
II. Estresse.
III. Sedentarismo.
IV. Aumento da longevidade.
Verifica-se que estão corretos:
a) I, II e IV, apenas
b) II, III e IV, apenas.
c) I e III, apenas
d) I, II, III e IV.
e) III, apenas.
6. De acordo com as diretrizes atuais, a pressão arterial é considerada limítrofe, ou seja, como pré-hipertensão, quando, ao ser medida casualmente num atendimento, mostra-se na faixa de:
a) 120-129 X 80-85 mmHg.
b) 125-129 X 80-83 mmHg.
c) 130-139 X 85-89 mmHg.
d) 140-145 X 85-89 mmHg.
e) 140-159 X 90-99 mmHg.
7. Paciente masculino, 22 anos, foi diagnosticado com Diabetes tipo I, que é considerada uma doença metabólica caracterizada, principalmente, por
a) hipercalemia.
b) hiperglicemia.
c) hipocalcemia.
d) hipernatremia.
e) anemia.
8. Manchas esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade (a pessoa sente formigamentos, choques e câimbras que evoluem para dormência – queima-se ou machuca-se sem perceber); aparecimento de nódulos debaixo da pele, normalmente sem sintomas; diminuição ou queda de pelos, especialmente das sobrancelhas; e falta ou ausência de sudorese no local – pele seca, são sinais de:
a) hanseníase.
b) uberculose.
c) hipertensão .
d) diabetes tipo I.
e) diabetes tipo II.
9. A probabilidade de apresentar Diabetes (DM) ou um estado intermediário de glicemia depende da presença de fatores de risco. O público-alvo para o rastreamento do DM em adultos assintomáticos é o que apresenta excesso de peso (IMC >25 kg/m2) e qual dos seguintes fatores de risco?
a) HDL-C alto (acima de 50 mg/Dl).
b) Tabagismo.
c) História de endometriose.
d) Síndrome de ovários policísticos.
e) Multiparidade.
10. Estudos mostram que mesmo modestas reduções na quantidade ingerida de sal são, em geral, eficientes em reduzir a pressão arterial. O técnico em enfermagem, como integrante da equipe multiprofissional de saúde, deve estimular os pacientes hipertensos e aqueles que apresentam níveis de pressão arterial limítrofes quanto aos benefícios da redução no consumo de sódio na dieta. De acordo com o Ministério da Saúde, recomenda-se que a quantidade máxima para a ingestão diária do sal de cozinha é de:
a) 2 g.
b) 4 g.
c) 7 g.
d) 9 g.
e) 12 g.
11. Paciente J. M. S., 71 anos, sexo feminino, diabética e hipertensa, queixou-se de dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada. O médico que a atendeu solicitou que o técnico em enfermagem realizasse a aferição da PA e o teste de glicemia capilar na paciente. O resultado da glicemia foi de 97mg/dl e da PA 150 x 100 mmhg. Conclui-se que o paciente apresentava:
a) Hiperglicemia.
b) Hipertensão estágio 2.
c) Hipoglicemia.
d) Hipertensão estágio 3.
e) Hiperglicemia com Hipertensão.
12. NÃO constitui um fator de risco para a doença Diabetes Mellitus:
a) Desnutrição.
b) História familiar.
c) Não praticar atividade física – sedentarismo.
d) Hipertensão arterial.
e) Colesterol e triglicerídeos elevados.
13. Paciente masculino, 56 anos, foi diagnosticado com tuberculose pulmonar, tendo iniciado o tratamento há 04 meses. Sabendo que esse paciente utiliza o esquema básico para o tratamento, nessa fase, as medicações utilizadas são:
a) etambutol e isoniazida.
b) isoniazida, rifampicina e etambutol.
c) estreptomicina, pirazinamida e etambutol.
d) isoniazida e pirazinamida.
e) rifampicina e isoniazida.
14. O diabetes pode ser classificado em dois tipos mais frequentes: o Tipo I (insulino-dependente) que pode ocorrer de forma rapidamente progressiva, principalmente, em crianças e adolescentes, ou de forma lentamente progressiva, geralmente em adultos; e, o Tipo II que normalmente ocorre após os 40 anos e, usualmente, se controla apenas com dieta, atividade física e/ou medicamento oral. São sinais e sintomas da doença, tanto do tipo I como do tipo II:
a) diminuição do volume de urina.
b) sede somente pelas manhãs.
c) diminuição da vontade de praticar exercícios físicos.
d) pouca fome.
e) dores nas pernas, piora da visão, coceira e corrimento vaginal.
15. A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, caracterizada por alta infectividade e baixa patogenicidade. A forma desta doença, cujo indivíduo apresenta lesões papulosas ou nodulares, únicas ou em pequeno número, principalmente, na face, é denominada:
a) indeterminada
b) dimorfa
c) virchowiana
d) tuberculoide
16. Assinale a alternativa correta sobre a doença em questão. A hipertensão arterial é definida pelo ministério da saúde como:
a) Uma pressão arterial sistólica maior ou igual a 120 mmHg e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a 60 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva
b) Uma pressão arterial sistólica menor ou igual a 120 mmHg e uma pressão arterial diastólica menor ou igual a 60 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva.
c) Uma pressão arterial sistólica menor ou igual a 140 mmHg e uma pressão arterial diastólica menor ou igual a 90 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva.
d) Uma pressão arterial sistólica maior ou igual a 160 mmHg e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a 100 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva.
e) Uma pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva.
17. Entre os sinais e sintomas característicos que levantam a suspeita de diabetes, temos aqueles considerados os clássicos, os menos específicos e as complicações crônicas ou doenças intercorrentes. Indique a sequência correta destes nas alternativas abaixo.
a) Polifagia/Neuropatia diabética/ Visão turva.
b) Doença arteriosclerótica/ Perda inexplicada de peso.
c) Proteinuria/ Poliúria/ Infecções de repetição.
d) Polidipsia/ Prurido vulvar ou cutâneo/Catarata.
e) Visão turva/Poliúria/ Perda inexplicada de peso.
18. A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante. Com relação à hanseníase marque a opção que apresenta a classificação do agente etiológico responsável pela doença e sua forma de transmissão, respectivamente.
a) Vírus; via respiratória superior
b) Fungo; ingestão de alimento contaminado
c) Vírus; por relação sexual
d) Bactéria; via respiratória superior
e) Bactéria; contato com as manchas e pápulas características da doença
19. Assinale a alternativa correta sobre essa doença. O tratamento do Diabetes mellitus e Hipertensão arterial sistêmica inclui as seguintes estratégias: educação, modificações dos hábitos de vida e, se necessário, medicamentos. O tratamento concomitante de outros fatores de risco cardiovascular é essencial para a redução da mortalidade cardiovascular. O paciente deve ser continuamente estimulado a adotar hábitos saudáveis de vida como:
a) Atividade física, alto consumo de bebidas alcoólicas e fumo, alto consumo de açucares.
b) Manutenção de peso adequado, prática regular de atividade física, manter o hábito de fumar e do consumo de gorduras e de bebidas alcoólicas
c) Manutenção de peso adequado, prática regular de atividade física, suspensão do hábito de fumar, baixo consumo de gorduras e de bebidas alcoólicas.
d) Ingestão exclusiva de produtos do tipo diet.
e) Homens raramente desenvolvem essas doenças em virtude dos altos níveis de hormônios.
20. O cuidado integral com Diabetes Mellitus e suas complicações é um desafio para a equipe de saúde, especialmente no sentido de ajudar a pessoa a conviver com essa doença crônica, que requer mudanças de modo de viver, envolvendo a vida de seus familiares e amigos, na casa e no ambiente de trabalho. Em relação aos fatores indicativos de maior risco ao diabetes tipo 2 NÃO é correto afirmar:
a) Idade <45 anos.
b) Antecedente familiar (mãe ou pai) de diabetes.
c) Sobrepeso (Índice de Massa Corporal IMC >25).
d) Obesidade central na cintura abdominal >102cm para homens e >88cm para mulheres, medida na altura das cristas ilíacas.
e) Diagnóstico prévio de síndrome de ovários policísticos.
21. Assinale a alternativa correta. Os objetivos da investigação laboratorial do portador de hipertensão arterial são: confirmar a elevação da pressão arterial; avaliar lesões em órgãosalvo (LOA); identificar fatores de risco para doença cardiovascular e co-morbidades; diagnosticar a etiologia da hipertensão. Quando possível, a avaliação mínima do portador de Hipertensão arterial sistêmica deve constar dos seguintes exames:
a) Exame de urina (bioquímica e sedimento); Creatinina sérica; Potássio sérico; Análise do escarro.
b) Somente eletrocardiograma.
c) Somente exame de urina (bioquímica e sedimento) e Análise do escarro.
d) Exame de urina (bioquímica e sedimento); Creatinina sérica; Potássio sérico; Glicemia sérica; Colesterol total; Eletrocardiograma de repouso.
e) Avaliação do aumento de cálcio ósseo, exclusivamente.
GABARITO
1. C
2. A
3. D
4. E
5. D
6. C
7. B
8. A
9. D
10. B
11. B
12. A
13. E
14. E
15. D
16. E
17. D
18. D
19. C
20. A
21. D