quarta-feira, 22 de junho de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Geral [2].


1. Após a promulgação da Lei n.º 7.498, de 25 de junho de 1986, referente ao exercício profissional da enfermagem, dispõe o artigo 11 sobre a Sistematização de Enfermagem (SAE). Segundo esta lei, considere as afirmativas a seguir.

I. Consulta de enfermagem, prescrição de enfermagem, assistência de enfermagem, cuidados a pacientes graves com risco de vida, cuidados de enfermagem de maior complexidade e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas são atividades privativas do enfermeiro.
II. A implementação, planejamento, organização, execução e avaliação do processo de enfermagem compreendem as seguintes etapas, sendo exclusividade do enfermeiro: consulta de enfermagem, histórico, exame físico, diagnóstico de enfermagem e evolução de enfermagem.
III. A Implementação da SAE deverá ser registrada formalmente no prontuário do paciente/cliente e, nos casos de assistência domiciliar, não há necessidade formal do registro no prontuário do paciente/cliente.
IV. A Implementação da SAE nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) não é uma necessidade visto que atende somente pacientes a nível primário e secundário.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV. 

2. Ao realizar o exame físico geral de enfermagem de um paciente/cliente, é necessária a utilização dos métodos conhecidos como propedêuticos. São eles:

a) Pesar e mensurar, auscultar, tapotagem e inspeção dinâmica.
b) Inspeção, palpação, percussão e ausculta.
c) Inspeção, método de Rovsina, palpação profunda e sinais vitais.
d) Pesar e mensurar, inspeção, manobra de Ruact e transluminação.
e) Percussão, inspeção dinâmica, ausculta e transluminação. 

3. Sobre o sistema gastrintestinal, assinale a alternativa que reúne os órgãos acessórios da digestão:

a) Intestino delgado, fígado, vesícula biliar. Eles contribuem com os hormônios, enzimas e bile que são vitais para a digestão.
b) Intestino grosso, fígado, vesícula biliar. Eles contribuem com os hormônios, enzimas e bile que são vitais para a digestão.
c) Fígado, vesícula biliar e pâncreas. Eles contribuem com os hormônios, enzimas e bile que são vitais para a digestão.
d) Fígado, esôfago e vesícula biliar. Eles contribuem com os hormônios, enzimas e bile que são vitais para a digestão.
e) Intestino grosso e delgado, pâncreas e vesícula biliar. Eles contribuem com os hormônios, enzimas e bile para a digestão. 

4. Os valores da gasometria arterial fornecem as informações sobre o equilíbrio ácido-básico e a oxigenação do sangue. Os valores normais são:



5.  Identificar os padrões respiratórios é de grande ajuda na compreensão do estado respiratório e condição global do cliente/paciente. Sobre padrões respiratórios normais, considere as afirmativas a seguir.
I. Apneia é a ausência da respiração. Os períodos de apneia podem ser curtos e ocorrem de maneira esporádica, como nas respirações de Cheyne-Stokes ou outros padrões respiratórios anormais.
II. Bradipneia é uma freqüência respiratória acima de 40 incursões/minuto. Ela é comumente observada antes de um período de apneia ou parada respiratória total.
III. Hiperpneia é caracterizada por respiração profunda. Ela ocorre principalmente em pacientes que se exercitam, pacientes portados de acidose metabólica, pacientes ansiosos ou experimentando dor.
IV. Biot são respirações superficiais, lentas, que se alteram com períodos abruptos de apneia. Pode ser
um sinal de prognóstico de lesão grave do Sistema Nervoso Central.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

a) I e II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV. 

6. A Miocardiopatia é a segunda causa direta de morte súbita mais comum. Como a miocardiopatia dilatada geralmente não é diagnosticada até seus estágios avançados, o prognóstico em geral é ruim”. Fonte: NASCIMENTO, M. T. F. do. Fundamentos do Cuidado Crítico. Tradução de José Eduardo Ferreira de Figueiredo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, p. 274.

Sobre a miocardiopatia dilatada, considere as afirmativas a seguir.

I. Homens negros, em particular, estão em risco máximo de miocardiopatias; outros fatores de risco
incluem hipertensão, gravidez, infecções virais e uso de álcool.
II. Homens brancos, em particular, estão em risco máximo de miocardiopaticas, outros fatores de risco incluem hipotensão, gravidez, infecções bacterianas e uso de álcool.
III. Miocardiopatia dilatada afeta principalmente a função diastólica. Ela resulta de fibras musculares
miocárdicas extensamente lesionadas. Por conseguinte, diminui a contratilidade no ventrículo direito.
IV. Miocardiopatia dilatada afeta principalmente a função sistólica. Ela resulta de fibras musculares
miocárdicas extensamente lesionadas. Por conseguinte, diminui a contratilidade no ventrículo
esquerdo.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV. 

7. A Síndrome da disfunção de múltiplos órgãos Multiple Organ Dysfunction Syndrome (MODS) não é realmente uma doença em si. É uma manifestação de outra condição subjacente progressiva. Considere os cuidados que o enfermeiro deve ter diante de um quadro de MODS.

I. O cuidado é, sobretudo, de suporte; manter a via aérea e a respiração do paciente com ventilação mecânica e oxigênio suplementar.
II. Monitorar os sinais vitais, saturação de oxigênio, parâmetros hemodinâmicos e o ritmo cardíaco para arritmias.
III. Monitorar o balanço hídrico e valores laboratoriais.
IV. Manter o paciente/cliente em posição de decúbito lateral esquerdo, com a cabeça mais baixa que o
resto do corpo. 

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

a) I e II.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV. 

8. Durante a avaliação primária, o paciente/cliente de trauma é examinado de acordo com o risco para a vida que se constitui no ABCDEs (protocolos de atendimento). Considere o que se deve fazer, seguindo o ABCDEs.

I. A letra A avalia a permeabilidade da via área. Deve-se intervir posicionando o paciente de modo a
permitir a abertura da via aérea, certificando-se que o pescoço está em linha média e estabilizado e, em seguida, realizar a manobra do golpe mandibular. A letra B avalia respiração (freqüência, profundidade e esforço), sons respiratórios, movimentos da parede torácica e lesão torácica e posição da traqueia. Deve-se intervir administrando 100% de oxigênio com ambu-válvula-máscara; aspirar quando necessário, remover os corpos estranhos que possam obstruir a respiração e tratar as condições fatais como pneumotórax e pneumotórax hipertensivo.
II. A letra C avalia pressão arterial e pulso, sangramento ou hemorragia, enchimento capilar, cor da pele, mucosas e ritmo cardíaco. Deve-se intervir realizando a reanimação cardiopulmonar, medicamentos e desfibrilação ou cardioversão sincronizados, controle do sangramento com a pressão direta de dispositivos pneumáticos, estabelecer o acesso Intravenoso e a terapia com líquidos (isotônicos e sangue) e tratar as condições potencialmente fatais, como o tamponamento cardíaco. A letra D avalia as condições neurológicas, incluindo o nível de consciência, pupilas e funções motora e sensorial. Deve-se intervir instituindo a mobilização da coluna cervical até que as radiografias confirmem a ausência de lesão da coluna cervical.
III. A letra E avalia as lesões e exposição ao ambiente (calor e frio extremo). Deve-se intervir instituindo a terapia apropriada, ou seja, terapia de aquecimento para a hipotermia ou terapia de resfriamento para a hipertermia.
IV. Todas as letras constituem-se em protocolos de atendimento, sendo que a letra A tem como parâmetro a respiração (Breathing); a letra B tem como parâmetro as vias aéreas (Airway); a letra C tem como parâmetro a circulação; a letra D, a exposição e ambiente e a letra E, a incapacidade (Disability).

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV. 

9. Sobre o aleitamento materno, é correto orientar a mãe que:

a) A composição do leite é diferente no início e no final da mamada. No início da mamada contém mais constituintes hidrossolúveis como: vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, enzimas e hormônios. À medida que vai mamando e no final da mamada, o leite é mais rico em gorduras e vitaminas lipossolúveis e, por isso, tem mais calorias. Assim sendo, é importante que o bebê mame completamente o primeiro peito antes de se lhe oferecer o segundo peito. Na mamada seguinte, deve-se oferecer a mama que ficou mais cheia.
b) No aleitamento materno deve-se sempre oferecer as duas mamas na mesma mamada porque as mamas devem se esvaziadas igualmente, pois não há diferença na composição do leite, ou seja, sua composição é igual do início ao final.
c) No aleitamento materno deve-se oferecer sempre uma mama apenas, para esvaziá-la completamente, pois não há diferença na composição do leite do início ao final, e não se deve deixar que o bebê estabeleça o “regime livre” para mamar, ou seja, é necessário instituir horários pré-estabelecidos.
d) Há leite considerado “fraco” sendo que, nesses casos, deve-se orientar que se utilizem as mamadeiras e se substitua o leite materno por leite de vaca engrossado com farinha de trigo que é o mais indicado, e instituir horário pré-estabelecido rigoroso, pois o bebê sente mais fome nestes casos.
e) No aleitamento de gêmeos, as mães nunca devem ser orientadas a amamentar porque ocorre desgaste da mãe, estresse e há prejuízo às crianças porque o leito torna-se “fraco”. Então orientar para se utilizar mamadeiras, leite de vaca engrossado com maizena e horário pré-estabelecido rigoroso para oferecer as mamadeiras.

10. “A Resolução COFEN - 240/2000 aprova o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Trata, em seu capítulo VIII – Das Infrações e Penalidades no artigo n.º 90”.

São consideradas circunstâncias agravantes:

a) Ser reincidente, cometer danos irreparáveis, realizar atos sob coação e ou/intimidação.
b) Ser reincidente, cometer danos irreparáveis, realizar atos sob emprego real de força física.
c) Ser reincidente, cometer danos irreparáveis, aproveitar da fragilidade da vítima e cometer infração dolosamente.
d) Ser reincidente, provocar a morte do indivíduo e deformidade permanente nas pessoas.
e) Ser reincidente, provocar a morte do indivíduo, realizar atos sob coação e ou/intimidação. 

11. O Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado no Brasil por volta de 1998. Sobre este programa, considere as afirmativas a seguir.

I. É uma estratégia que prioriza as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos da família, do recém-nascido ao idoso, sadios ou doentes, de forma integral e contínua.
II. A Unidade da Saúde da Família atua com base nos princípios de integralidade, substitutivo, hierarquizado, territorializado, adscrição de clientela e equipe multiprofissional.
III. Uma Unidade de Saúde da Família pode atuar com uma ou mais equipes, dependendo da concentração de famílias do território de sua abrangência.
IV. Cada equipe do PSF deve estar preparada para identificar todos os problemas e todas as situações de risco aos quais a população está exposta, elaborando somente entre os profissionais da equipe um plano para enfrentar os determinantes do processo saúde-doença.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV. 

12. Foi prescrito, Via Endovenosa, 2000 ml de Soro Glicosado a 5% para correr de 8 em 8 horas. Quantas gotas deverão correr por minuto? (aproximar conforme regras depois da vírgula).

a) 76 gotas por minuto.
b) 78 gotas por minuto.
c) 80 gotas por minuto.
d) 83 gotas por minuto.
e) 85 gotas por minuto. 



GABARITO
1. A 
2. B
3. C
4. A
5. B
6. C
7. D
8. D
9. A
10. C
11. D
12. D

terça-feira, 7 de junho de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde do Adulto [7].


1. Acerca da síndrome de Guillain-Barré, julgue os itens subsequentes.

I. É uma polineurorradiculopatia inflamatória aguda.
II. Na prescrição básica de pacientes com essa síndrome, deve-se incluir corticosteroides.
III. A disautonomia é potencial causa de morte.
IV. A forma de Miller Fisher é caracterizada por oftalmoplegia, entre outros sinais.
V. Choque séptico não é considerado contra-indicação para realização de plasmaferese.

A quantidade de itens certos é igual a

a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.

2. Na abordagem terapêutica atual indicada para a fase aguda do acidente vascular encefálico isquêmico, inclui-se a utilização de agentes trombolíticos. Em relação a essa abordagem, assinale a opção correta.

a) A estreptoquinase é a primeira droga escolhida, devido ao menor risco de hemorragia intracraniana associado ao seu uso.
b)  Entre os atuais critérios de inclusão do paciente nessa modalidade terapêutica, está o início dos sintomas há menos de seis horas.
c)  É critério de inclusão no procedimento de trombólise a presença de edema cerebral evidente à tomografia computadorizada de crânio por ocasião da admissão do paciente no serviço de emergência.
d) Quando for utilizado o rt-pa, por via endovenosa, a dose preconizada é de 0,5 mg/kg, sendo injetados 10%, em bolus, inicialmente.
e) É critério de exclusão do tratamento, em vários protocolos, a glicemia inferior a 50 mg/dL, à admissão do paciente no serviço de emergência.

3. A esclerose múltipla é o protótipo de doença desmielinizante do sistema nervoso central. Trata-se de uma causa importante de incapacidade neurológica adquirida em adultos jovens, principalmente em países de clima temperado. Acerca dessa patologia, julgue os itens que se seguem.

I. O mecanismo etiológico atualmente aceito é o auto-imune.
II. O sinal de Lhermitte é patognomônico.
III. No diagnóstico diferencial devem ser consideradas patologias como lúpus eritematoso sistêmico e doença de Behçet.
IV. O interferon alfa está indicado como principal forma de tratamento durante os surtos.
V. A metilprednisolona pode ser utilizada durante os surtos.

Estão certos apenas os itens

a) I, II e IV. 
b) I, III e IV. 
c) I, III e V.
d) II, III e V.
e) II, IV e V.

4. “A digoxina, um glicosídeo cardíaco derivado do digitálico, usada para os pacientes com insuficiência cardíaca” (CASEY, P.E. In: SMELTZER C. S.; BARE, B. G. p.846). Sobre essa medicação. escreva “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as falsas e, a seguir, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.

1. A digoxina aumenta o débito cardíaco, ao aumentar a força de contração ventricular. ( )
2. Os sintomas clínicos iniciais de intoxicação digitálica são: euforia, constipação e aumento do
apetite. ( )
3. Aumenta a força de contração miocárdica. ( )
4. O enfermeiro deve avaliar junto ao paciente em uso dessa medicação: alívio da dispneia, ortopneia, estertores, hepatomegalia e edema periférico. ( )
5. Antes de administrar a digoxina, o enfermeiro deve estar atento à frequência cardíaca apical e somente administrar a medicação se a frequência cardíaca for inferior a 60 e o paciente evidenciar ritmo de fibrilação atrial. ( )
6. A digoxina é eliminada pelos rins. ( )

a) V-V-V-V-V-V
b) V-F-V-V-F-V
c) F-F-V-F-V-V
d) V-F-V-F-F-V 

5. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma síndrome caracterizada, basicamente, por aumento dos níveis pressóricos, tanto sistólico como diastólicos (BRÊTAS e GAMBA, 2006, p.186). São estratégias para a assistência pelo enfermeiro no controle desta patologia crônica, EXCETO:

a) Estimular a restrição do sal para 6g de NaCl, diariamente, reforçando a importância da utilização do sal apenas durante o preparo dos alimentos, evitando o seu acréscimo ao retirar o saleiro da mesa.
b) Orientar/ensinar o autocuidado para a redução de peso; realização de atividades físicas; eliminação ou consumação moderada de bebidas alcoólicas e uso correto das medicações prescritas.
c) Orientar sobre a importância da suplementação medicamentosa de potássio, cálcio e magnésio.
d) Estimular a abandonar o hábito de fumar, apoiar a interrupção de uso do tabaco e/ou incluir os portadores de HAS tabagista em um programa de apoio à interrupção do tabagismo. 

6. “O declínio funcional com a idade pode ser postergado pela manutenção da vida física, mental e social ativa. Assim, a meta dos programas de promoção da saúde para pessoas mais velhas (de 65 aos 100 anos) não é prolongar indefinidamente a vida, mas sim colocar tanta vida quanto for possível nos anos que restam de cada pessoa” (JENKINS, 2007, p. 131). São questões a serem observadas pelo enfermeiro para o planejamento de suas intervenções junto aos idosos, EXCETO:

a) O tabagismo é um importante contribuinte para o desenvolvimento de doença cardíaca isquêmica, doença cerebrovascular, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), bronquites e/ou pneumonias, além de diferentes tipos de câncer.
b) A cada década, as taxas de morte feminina (por 100.000) são claramente mais altas que a masculina, anunciando um futuro aumento na população de idosos do sexo masculino.
c) Os problemas neuropsiquiátricos, principalmente a demência e a depressão, representam a principal causa de incapacidade entre as mulheres mais velhas em termos mundiais.
d) A artrite e a osteoporose são problemas musculoesqueléticos que contribuem para as fraturas de quadril e de coluna vertebral nos idosos.

7. O Brasil vem apresentando um progressivo declínio nas suas taxas de mortalidade e, mais recentemente, também nas suas taxas de fecundidade. Esse comportamento demográfico vem gerando uma tendência crescente da expectativa de vida média da população, com um maior número de pessoas atingindo idades mais avançadas. As doenças que acometiam mais a população infantil, como as infecciosas e parasitárias, apesar de persistirem, vão diminuindo em patamar de prioridade para as doenças crônico-degenerativas mais incidentes na população adulta e idosa.

Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

a) As doenças cardiovasculares, que incluem as cerebrovasculares e isquêmicas, prevalecentes no grupo das doenças crônico-degenerativas assumem papel importante no quadro de morbimortalidade brasileiro.
b) Entre os fatores mais conhecidos que predispõem os indivíduos a contraírem as doenças do aparelho circulatório estão: hipertensão arterial sistêmica, diabetes, depressão, diabetes e sedentarismo.
c) Os serviços de média complexidade e o Programa de Saúde da Família (PSF) como estratégia maior, têm um papel fundamental no processo de promoção e prevenção precoces dos fatores desencadeantes das doenças cardiovasculares.
d) O comportamento evolutivo da taxa de internações por AVC, na população com cerca de 40 anos ou mais, permite avaliar, de forma direta, a disponibilidade de ações básicas de prevenção e controle da doença hipertensiva.
e) O acompanhamento das taxas de internações por insuficiência cardíaca congestiva na população com cerca de 40 anos ou mais e de dengue fornecem subsídios ao planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas e ações voltadas para a atenção à saúde do adulto.

8. O carcinoma basocelular metastático é duas vezes mais comum nos homens do que nas mulheres, o(s) local(is) mais comum(ns) para o aparecimento de metástases são/é

a) a pleura.
b) o fígado.
c) a pele.
d) os linfonodos regionais.
e) os ossos.

9. A forma clínica mais comum do Melanoma é

a) lentigo maligno-melanoma.
b) melanoma extenso superficial.
c) melanoma nodular.
d) melanoma mucoso.
e) melanoma amelanótico

10. A principal causa de óbito entre os pacientes portadores de Melanoma é

a) pneumonia.
b) insuficiência renal.
c) infarto agudo do miocárdio.
d) metástase para o sistema nervoso central.
e) tromboembolismo pulmonar.

11. Na investigação clínica do Melanoma, os pacientes devem ser submetidos ao exame físico completo observando-se alterações em lesões preexistentes ou surgimento de lesões em áreas de pele sem nenhuma lesão anterior. Em relação aos nevos pigmentados que se alteram, é importante considerar alguns sinais; mnemonicamente ABCDE indicam provável transformação em melanoma. Sobre os critérios do ABCDE, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Bordas regulares.
b) Diâmetro > ou igual 6 mm ou em crescimento.
c) Assimetria.
d) Cores variadas.
e) Elevação, aumento da espessura.

12. Contém os tipos histopatológicos dos carcinomas basocelulares mais agressivos:

a) esclerodermiforme, indiferenciado e nodular.
b) desmoplásico, esclerodermiforme e nodular.
c) esclerodermiforme, infiltrativo e micronodular.
d) metatípico, micronodular e pigmentado.
e) esclerodermiforme, adenoide e verrucoso.

13. São doenças desmielinizantes:

a) síndrome de Guillain-Barré e esclerose múltipla.
b) esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica.
c) síndrome de Guillain-Barré e síndrome de Arnold-Chiari.
d) síndrome de Arnold-Chiari e esclerose lateral amiotrófica.

14. Sobre o tratamento do carcinoma basocelular é correto afirmar que:

a) O tipo histológico micronodular é considerado agressivo
b) Pelo melhor resultado estético e baixa taxa de recidiva, a terapia fotodinâmica é considerada uma boa opção para lesões na face de pacientes mais jovens
c) Lesões no tronco devem obrigatoriamente ser tratadas com exérese cirúrgica
d) Em um paciente jovem, é perfeitamente justificável diminuir as margens para facilitar o fechamento de lesões no nariz
e) A radioterapia deve ser associada para o tratamento de lesões recidivadas

15. O melanoma cutâneo primário é definido como qualquer lesão primária com confirmação histopatológica, sem evidências clínicas ou histológicas de doença metastática. Sobre ele, é correto afirmar que

a) pode ser usado o material por citologia oncótica, através de biópsia aspirativa por agulha fina, na abordagem da lesão primária.
b) a biópsia incisional é aceitável quando a suspeita para melanoma for remota ou a lesão for muito extensa, procurando-se retirar a amostra de área com aspecto clínico de maior profundidade.
c) mesmo que a avaliação anatomopatológica considere o material inadequado para o diagnóstico e estadiamento, não é indicada a repetição da biópsia.
d) o exame anatomopatológico por congelamento é efetuado de rotina.
e) as células tumorais do melanoma cutâneo não têm a capacidade de migrar localmente para além do sítio primário do tumor.

16. O carcinoma basocelular é o tumor maligno cutâneo com maior incidência em indivíduos caucasianos. Sobre este tumor, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O carcinoma basocelular invade os tecidos contíguos por expansões digitiformes irregulares.
b) A morbidade está relacionada com a invasão tecidual, podendo invadir e destruir tecidos adjacentes à pele, inclusive cartilagem e osso.
c) As metástases no carcinoma basocelular são extremamente comuns.
d) Estas células neoplásicas originam-se de células epiteliais imaturas pluripotentes da camada basal da epiderme e mais raramente de partes do complexo cutâneo pilo-sebáceo ou outros apêndices cutâneos.
e) A maioria dos tumores localiza-se em áreas de fotoexposição, principalmente cabeça e pescoço.

17. Sobre o tratamento do carcinoma basocelular, assinale a alternativa correta.

a) A excisão cirúrgica é altamente efetiva no tratamento do carcinoma basocelular primário, no qual o tamanho das margens cirúrgicas deve estar relacionado com a extensão subclínica do tumor.
b) O tratamento ideal é a remoção completa do tumor com margens livres de comprometimento neoplásico, independentemente da idade, do nível de imunocomprometimento e do estado geral do paciente.
c) A curetagem e a eletrocirurgia estão melhor indicadas para lesões de baixo risco e são recomendadas para tratamento de tumores recidivados.
d) As drogas para tratamento tópico, como o 5-fluoracil, têm sua utilidade no tratamento de lesões extrafaciais de baixo risco e podem ser indicadas para tratamento do carcinoma basocelular invasivo ou com envolvimento folicular.
e) A criocirurgia é amplamente indicada para o tratamento de carcinoma basocelular recidivado

18. O carcinoma espinocelular tem origem na camada mais externa da epiderme e responde a 20% do total de casos. Apresenta uma variabilidade clínica extensa e múltiplos fatores coadjuvantes na sua etiopatogenia. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O carcinoma espinocelular é relativamente comum em populações idosas de pele clara e sua incidência aumentou significativamente a partir da década de 1960.
b) O carcinoma espinocelular é três vezes mais frequente no sexo feminino.
c) A maioria dos carcinomas espinocelulares são em decorrência da exposição crônica e acumulada à radiação ultravioleta.
d) As lesões atingem principalmente a face e a parte externa dos membros inferiores.
e) Os tumores maiores que 2,0 cm têm maiores chances de recidivarem e metastatizarem.

19. Segundo as Diretrizes do tratamento de Infarto Cerebral Agudo (AVC) da AMB/CFM/ ABN e Ministério da Saúde, são critérios de inclusão para uso de rtPA (ativador do plasminogênio tecidual recombinante) todos a seguir, EXCETO

a) AVC (Acidente Vascular Cerebral) isquêmico em qualquer território encefálico.
b) Tomografia Computadorizada (TC) do crânio ou ressonância magnética (RM) sem evidência de hemorragia.
c) TC de crânio com hipodensidade precoce > 1/3 do território da artéria cerebral média (ACM).
d) Possibilidade de se iniciar a infusão do rtPA dentro de 4,5 horas do início dos sintomas.
e) Idade superior a 18 anos.

20. Com relação às diretrizes do tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) na fase aguda, assinale a alternativa correta.

a) O tratamento com hemodiluição no AVC isquêmico (fase aguda) é recomendado quando houver desidratação, anemia e insuficiência renal.
b) O ácido acetil-salicílico (AAS), embora tenha baixo custo e rápido início de ação, é o único antiagregante não testado clinicamente no tratamento da fase aguda do AVC.
c) A Estreptoquinase foi avaliada em diversos estudos, sendo o seu uso endovenoso altamente recomendado na fase aguda do AVC, porém, devido ao custo elevado, esse medicamento foi abandonado.
d) A investigação dos pacientes com Acidente Isquêmico Transitório (AIT) na fase aguda segue as recomendações adotadas aos pacientes com AVC isquêmico agudo. A internação hospitalar é justificada para acelerar a investigação do paciente com AIT recente.
e) O uso do ativador do plasminogênio tecidual recombinante (rtPA) EV não se mostrou efetivo quando administrado ao paciente nas primeiras 3 horas após a instalação de um AVC.



GABARITO
1. C
2. E
3. C
4. B
5. C
6. B
7. A
8. D
9. B
10. D
11. A
12. C
13. A
14. A
15. B
16. C
17. A
18. B
19. C
20. D

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde do Adulto [6].


1. Sobre a assistência de enfermagem no cuidado ao paciente com infarto agudo do miocárdio, julgue as assertivas abaixo:

I. Os diagnósticos de enfermagem para um paciente com infarto agudo do miocárdio, com base nas manifestações clínicas, história e dados do exame diagnóstico incluem exclusivamente: perfusão tissular cardíaca alterada relacionada com o fluxo sanguíneo coronário reduzido a partir do trombo coronariano e da placa aterosclerótica e risco de desequilíbrio do volume de líquido.
II. A prioridade máxima no cuidado do paciente com IM, segundo Smeltzer, Bare, Hinkle, Cheever, é equilibrar o suprimento e a demanda de oxigênio do miocárdio, dessa forma a velocidade do fluxo de oxigênio de 2 a 4L/min é habitualmente adequada para manter os níveis de saturação de oxigênio de 96 a 100%, isso na ausência de outra doença.
III. A dor ou o desconforto torácico podem não refletir a isquemia miocárdica. Quando o paciente refere dor torácica, o enfermeiro faz perguntas para ajudar a distinguir de outros eventos os sintomas torácicos relacionados com o coração. Algumas doenças como a pneumonia, embolia pulmonar, hérnia de hiato, espasmo ou esofagite por refluxo, ansiedade, distúrbio do pânico e costocondrite são exemplos desses eventos.
IV. Os pacientes com infarto agudo do miocárdio apresentam dor torácica, pressão desconfortável ou desconforto torácico, aperto, ou plenitude na região subesternal, pode irradiar-se pelo tórax ou para a face, medial de um ou ambos os braços e mãos, ou para a mandíbula, ombros, costas ou epigástrio, falta de ar, sudorese, palpitações, fadiga e náuseas ou vômitos.
V. O diagnóstico de enfermagem “Perfusão tissular cardíaca ineficaz relacionada com o fluxo coronariano reduzido” requer a administração de oxigênio para aumentar o suprimento de oxigênio para o miocárdio quando a saturação de oxigênio real é menor que a normal. E a quantidade a ser administrada pelo enfermeiro será conforme a prescrição.

2.  Considerando a assistência de enfermagem prestada ao paciente com insuficiência cardíaca, julgue as assertivas abaixo:

I. O cuidado de enfermagem, ao administrar a terapia diurética, segundo Smeltzer, Bare, Hinkle e Cheever, consiste em administrar o medicamento no início do dia, para evitar a nictúria; monitorar o peso diariamente; realizar balanço hídrico; avaliar sons respiratórios, distensão venosa jugular, edema periférico, abdominal ou sacral; avaliar as reações adversas, como náuseas e desconforto gastrintestinal, vômitos, diarreia, fraqueza, cefaleia, fadiga, ansiedade ou agitação e arritmias cardíacas.
II. O uso da digoxina requer cuidados; principalmente antes de sua administração o enfermeiro deve avaliar a frequência cardíaca apical. Quando o ritmo do paciente e a fibrilação atrial e a frequência cardíaca é inferior a 60 ou o ritmo se torna regular, o enfermeiro pode suspender o medicamento e notificar o médico, porque esses sinais indicam o desenvolvimento de bloqueio de condução atrioventricular.
III. O enfermeiro, durante o exame físico a um paciente com insuficiência cardíaca realiza a ausculta dos pulmões para detectar estertores e sibilos. Os estertores que são produzidos pelo fechamento súbito das pequenas vias aéreas edemaciadas e os alvéolos que foram aderidos pelo exsudato podem ser ouvidos no início da inspiração e não são eliminados pela tosse.
IV. O enfermeiro tem como cuidado realizar o balanço hídrico (ingestão de líquido e excreção), registrando a ingesta e débito rigorosamente, quando o paciente está hospitalizado. O paciente deve ser monitorado quanto à presença da oligúria, o que consiste em um débito urinário diminuído, menos que 500mL nas 24 horas ou anúria, débito urinário nas 24 horas inferior a 30mL.
V. Os membros da equipe de saúde devem estar atentos para uma avaliação periódica dos níveis eletrolíticos como a hiponatremia, hipomagnesemia e hipocalemia. Esses níveis devem ser avaliados com frequência diante de uma terapia diurética, e em seguida, geralmente a cada 3 a 12 meses. Os níveis séricos de potássio sempre indicam a quantidade total de potássio dentro do corpo humano.

3. A Crise hipertensiva compreende as emergências e urgências hipertensivas, significando elevação crítica da pressão arterial (PA) ou estado hipertensivo crítico que requer atenção imediata. De maneira prática, a crise hipertensiva pode ser caracterizada como a elevação rápida e inapropriada, intensa e sintomática da PA, com risco de deterioração rápida dos órgãos-alvo, podendo haver risco de vida imediato ou potencial. Em relação a esta condição, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas.

I. É decorrente da elevação súbita e mantida da resistência periférica, que, secundariamente, provoca rápidas elevações da pressão arterial, ao mesmo tempo em que mecanismos compensatórios e adaptações hemodinâmicas hipotensoras são desativados ou insuficientes.
II. Em hipertensos crônicos, as alterações vasculares como hipertrofia e remodelamento dimimuem o limiar de autoregulação do fluxo sanguíneo e permitem a adaptação dos órgãos-alvo.
III. Alterações endoteliais provocadas pela agressão hemodinâmica da hipertensão crônica diminuem a produção local de vasoconstritores, determinando hiperreatividade vascular, que pode provocar aumento adicional da resistência periférica com elevações abruptas da PA.
IV. São sintomas da crise hipertensiva: cefaleia, tontura, alterações visuais, ansiedade, dor, dispneia ou qualquer tipo de desconforto.
V. A redução inicial não deve ultrapassar 20% a 25% dos níveis da PA média. Um critério prático e seguro é não reduzir de imediato a pressão arterial diastólica a níveis inferiores a 100mmHg a 110mmHg. 

a) Apenas I, IV e V.
b) Apenas I, II e V.
c) Apenas II, III e IV.
d) Apenas II, IV e V.
e) Apenas III, IV e V.

4. Acerca das doenças crônicas apresentadas pela paciente, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Hipertensão arterial pode promover alterações estruturais no átrio esquerdo, com ou sem isquemia coronária, contribuindo para o desenvolvimento de insuficiência cardíaca com função sistólica preservada ou não.
( ) O edema agudo de pulmão pode ser caracterizado como uma situação de urgência ou emergência hipertensiva.
( ) A furosemida ainda é empregada para tratamento de emergências e urgências hipertensivas, mas só deve ser usada em concomitância de edema agudo de pulmão, como no caso em questão, pois em outras situações pode causar imprevisível queda de pressão arterial.
( ) Após a estabilização do quadro da paciente, haverá necessidade de uma consulta especializada em unidades de referência secundária ou terciária, e para tal deve-se utilizar o sistema de referência e contrarreferência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – V – F – V.
b) V – F – V – F.
c) F – V – V – V.
d) F – F – V – V.
e) V – F – F – F

5. Nas primeiras 24 horas de tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico com rtPA, o regime terapêutico não inclui

a) manutenção do paciente em jejum.
b) avaliação neurológica rigorosa.
c) monitorização da pressão arterial a cada 15min nas duas primeiras horas e depois a cada 30 minutos, mantendo a pressão arterial ≤ 180/105mmHg.
d) início de profilaxia para trombose venosa profunda com enoxaparina.
e) não passar sonda nasoentérica.

6. Mulher, 42 anos, com peso corporal de 50Kg, 1,62m de altura, sem antecedentes pessoais, durante o retorno de viagem de férias à praia com o marido e os filhos, apresentou cefaleia intensa, hemianópsia, disartria e perda de sensibilidade unilateral. Preocupado, seu marido a levou ao hospital da primeira cidade que encontraram no caminho, o que demorou cerca de uma hora. Ao chegar no hospital, teve seu atendimento priorizado pela enfermeira do Acolhimento com Classificação de Risco e foi imediatamente encaminhada à Sala de Emergência, com necessidade de início de Nitroprussiato de sódio, sendo coletado exames laboratorias, e realizada tomografia de crânio sem contraste com confirmação de acidente vascular cerebral isquêmico pelo neurologista. A paciente foi então transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com pressão controlada ao manejo do vasodilatador e, à chegada dos resultados laboratoriais foi indicado e iniciado tratamento com 45mg de Alteplase, o que ocorreu após duas horas e meia do início dos sintomas. Diante desse caso, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Ao ser recebida na Sala de Emergência, entre os cuidados de enfermagem, o enfermeiro deve manter a cabeceira reta, puncionar dois acessos venosos periféricos calibrosos, verificar sinais vitais e glicemia capilar corrigindo alterações, e realizar eletrocardiograma.
( ) Para preparo do Nitroprussiato de sódio, deve-se diluir 50mg da droga em 250ml de solução fisiológica e administrá-lo exclusivamente em bomba de infusão contínua.
( ) Pelo início do tempo dos sintomas, não havia mais indicação de terapia trombolítica, sendo mais adequada a administração de AAS 300mg/dia e manejo dos parâmetros fisiológicos.
( ) Ao considerar que a apresentação farmacêutica da Alteplase é 50mg em pó-liofilizado acompanhado com frasco-ampola com 50ml de diluente, o enfermeiro da UTI, após reconstituição, deve administrar 45ml da droga em 100ml de solução fisiológica em uma hora.

a) V - F - F - F.
b) V - V - F - F.
c) V - F - F - V.
d) F - V - V - F.
e) V - V - F - V.

7. Sobre a Síndrome de Guillain-Barré, é correto afirmar que

a) é uma doença autoimune que acomete primordialmente a mielina da porção proximal dos nervos periféricos.
b) é uma doença genética de caráter recessivo, ligada ao cromossomo X, degenerativa e incapacitante.
c) é uma doença autoimune da porção pós-sináptica da junção neuromuscular, caracterizada por fraqueza flutuante que melhora com o repouso.
d) é uma doença genética provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro que aparece a partir da segunda década de vida.
e) é uma doença adquirida que acomete a mielina do sistema nervoso central.

8. Qual é a dose preconizada de rt-PA (alteplase) no tratamento de fase aguda do acidente vascular cerebral isquêmico?

a) 0,9 mg/kg (dose máxima de 90 mg) infundida durante 60 minutos, com 5% da dose total administrada como bolo inicial intravenoso.
b) 0,8 mg/kg (dose máxima de 80 mg) infundida durante 60 minutos, com 10% da dose total administrada como bolo inicial intravenoso.
c) 0,9 mg/kg (dose máxima de 90 mg) infundida durante 60 minutos, com 10% da dose total administrada como bolo inicial intravenoso.
d) 0,8 mg/kg (dose máxima de 90 mg) infundida durante 60 minutos, com 10% da dose total administrada como bolo inicial intravenoso.
e) 0,9 mg/kg (dose máxima de 80 mg) infundida durante 60 minutos, com 10% da dose total administrada como bolo inicial intravenoso.

9. A pesquisa de bandas oligoclonais no líquor pode dar importantes subsídios para o diagnóstico de uma série de doenças. Qual delas normalmente não se acompanha da presença dessas bandas?

a) Esclerose múltipla.
b) Panencefalite esclerosante subaguda.
c) Acidente vascular cerebral isquêmico.
d) Neurossífilis.
e) Encefalopatia do HIV.

10. Paciente feminina, 28 anos, com lesão pigmentada em dorso, com 8mm de diâmetro, hipercrômica, bordos irregulares e assimétrica. Ao exame dermatoscópico, foram encontrados pseudópodes e “véu”. Qual é a conduta adequada?

a) Biópsia Excisional com margens exíguas.
b) Biópsia Excisional com margem de 0,5cm.
c) Curetagem e eletrocoagulação.
d) Terapia Fotodinâmica.
e) Imiquimode.

11. Sobre os tumores cutâneos malignos não-melanoma, assinale a alternativa correta.

a) A síndrome do basocelular tem caráter genético e se caracteriza por alterações neurológicas tardias e múltiplos carcinomas basocelulares em idosos.
b) O carcinoma basocelular tem localização preferencial nos terços superiores da face e tem como fator de risco principalmente a radiação UVB crônica.
c) O carcinoma verrucoso é uma variante do carcinoma basocelular e sua evolução geralmente é benigna.
d) O carcinoma basocelular é frequentemente precedido de lesões pré-malignas, como a ceratose actínica.
e) O tratamento do carcinoma espinocelular é restrito somente ao método de excisão e sutura, devido a sua capacidade de metástases.

12. Qual é o câncer de pele mais comum?

a) Sarcoma.
b) Carcinoma basocelular.
c) Linfoma.
d) Higroma cístico.
e) Melanoma

13. A transformação hemorrágica pós rtPA (Alteplase) é a complicação mais temida da trombólise no Acidente Vascular Cerebral Isquêmico. O fator mais fortemente preditor de risco de sangramento é:

a) qualquer proporção de hipodensidade na Tomografia de Crânio.
b) presença de extensa hipodensidade no território da Artéria Cerebral Média na Tomografia ou Ressonância de crânio.
c) idade maior que 65 anos.
d) glicemia elevada não tem implicações.
e) NIHSS entre 5 a 15.

14. Sobre as neoplasias malignas cutâneas derivadas dos queratinócitos, assinale a alternativa correta.

a) O carcinoma basocelular é um tumor relacionado com o folículo piloso, por isso esse tipo de tumor não é encontrado em mucosas.
b) O carcinoma espinocelular pode se originar de lesões provenientes de queimaduras e é chamado então de úlcera de cushing.
c) O carcinoma basocelular superficial e o espinocelular in situ não são passíveis de cirurgia convencional, tendo indicação de cirurgia micrográfica devido ao risco de recorrência.
d) O epitelioma cuniculatum e a papilomatose oral florida são subtipos do carcinoma basocelular.
e) O carcinoma espinocelular tem suas células provenientes da camada granulosa. É um tumor agressivo com metástases precoces, necessitando na maioria dos casos de tratamento quimioterápico.

15. A forma clínica mais comum do carcinoma basocelular é

a) pápulo-Nodular.
b) ulcerada.
c) terebrante.
d) plano cicatricial.
e) esclerodermiforme.


GABARITO
1. I > F; II > V; III > V; IV > V; V > V.
2. I > V; II > V; III > F; IV > F; V > F.
3. A
4. C
5. D
6. A
7. A
8. C
9. C
10. A
11. B
12. B
13. B
14. A
15. A

segunda-feira, 6 de junho de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde do Adulto [5].


1. Com relação à fisiologia do coração e à pressão arterial, marque a alternativa correta.

a) A pressão arterial sistólica representa a fase de relaxamento do ciclo cardíaco.
b) A pressão arterial diastólica representa uma estimativa do trabalho do coração e a força que o
sangue exerce contra as paredes arteriais durante a sístole ventricular.
c) A pressão arterial sistólica ocorre durante a contração do ventrículo, quando são ejetados sangue para a artéria aorta.
d) A sístole diastólica é utilizada para representar a força ou a pressão exercida contra a parede arterial durante o ciclo cardíaco.
e) A pressão arterial sistólica ocorre durante a contração do átrio esquerdo, quando são ejetados sangue para o ventrículo esquerdo.

2. O balão intra-aórtico é um procedimento invasivo, realizado pelo médico, mas que necessita de cuidados de enfermagem, cujo objetivo é dar suporte circulatório mecânico ao coração. Uma das complicações relacionadas a esse procedimento, é:

a) trombose venosa.
b) infarto pulmonar.
c) embolia gasosa.
d) isquemia de membros inferiores.
e) pneumotórax.

3. A alcalose respiratória pode ter como causas crônicas:

a) pneumonia e edema pulmonar.
b) fraqueza dos músculos respiratórios e DPOC.
c) fibrose pulmonar e cardiopatia.
d) exercício físico vigoroso e obstrução das vias aéreas superiores.
e) asma e sepse.

4. Os trombolíticos são medicações que têm a finalidade de dissolver e lisar trombo. Marque a alternativa que NÃO apresenta uma contraindicação para o uso dessa terapia farmacologia.

a) Elevação do segmento ST em pelo menos duas derivações que refletem a mesma área do coração
b) Sangramento ativo
c) História de malformação vascular intracraniana
d) Gravidez
e) Hipertensão descontrolada

5. O técnico de enfermagem deve observar, reconhecer e descrever sinais que indicam Hipertensão Arterial. Ao verificar a PA de um paciente, os níveis pressóricos que permitem classificar a hipertensão como grave (estágio 3) são:

a) 160mmHgx 100mmHg;
b) 200mmHg x 120mmHg;
c) 120mmHg x 80 mmHg;
d) 140mmHg x 90mmHg;
e) 180mmHg x 110mmHg.

6. Deu entrada no pronto socorro uma senhora com dor na parte baixa do tórax, que irradia para o braço esquerdo, sensação de “pressão no peito” e angústia, sudorese fria, extremidades frias e dispneia. Após 30 minutos, mesmo medicada com nitratos via sublingual e colocada em repouso, não houve nenhuma melhora. Esse quadro clínico leva o técnico de enfermagem a suspeitar de:

a) insuficiência cardíaca congestiva;
b) pneumotórax;
c) infarto agudo do miocárdio;
d) angina pectoris;
e) edema pulmonar agudo.

7. As Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas podem complicar e levar a uma Insuficiência Respiratória. A equipe de enfermagem deve identificar prontamente os sinais determinantes dessa emergência clínica, que são:

a) tosse produtiva e secreção espumosa de cor rósea;
b) cansaço a pequenos esforços e dor pleurítica;
c) aumento da viscosidade do escarro e febre;
d) veias do pescoço distendidas e hipotensão;
e) hipóxia e taquipneia.

8. A pneumonia aspirativa é uma complicação relacionada à administração de dieta enteral causada por:
a) ingesta inadequada de líquidos e entrada de ar pela sonda;
b) administração rápida e excesso de proteínas ingeridas;
c) posicionamento inadequado da sonda ou do paciente e estado de inconsciência;
d) estase gástrica e contaminação por bactérias;
e) dieta concentrada e falta de fibras.

9. Identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. No caso de pacientes adultos com edema agudo do pulmão,

( ) a ausculta revela estertores nas bases pulmonares, os quais progridem para os ápices dos pulmões.
( ) o paciente pode apresentar taquicardia.
( ) os valores da oximetria de pulso começam a aumentar.
( ) a análise da gasometria arterial demonstra agravamento da hipoxemia.
( ) os estertores, quando ocorrem, são causados pelo movimento do ar através do líquido alveolar.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
a) V V V V V
b) V F F F V 
c) V V F V F
d) F V V V F
e) F F V V V

10. Na assistência de enfermagem ao paciente com insuficiência cardíaca à direita, observam-se sintomas, como

a) ortopneia, hipóxia.
b) ascite e ganho de peso.
c) estertores crepitantes, cianose.
d) dispneia paroxística noturna e fadiga.
e) tosse com escarro róseo, terceira bulha cardíaca.

11. A educação do paciente e família, sobre a insuficiência cardíaca deve contemplar

a) seguir uma dieta rica em lipídios e proteínas.
b) medir, a cada 15 dias, a frequência, o pulso e a pressão arterial.
c) checar o peso, mensalmente variando a balança e o horário.
d) manter os membros inferiores mais baixos, quando estiver sentado.
e) notificar uma frequência cardíaca inferior a 60 e superior a 120 bpm, antes de tomar os digitálicos.

12. No caso de angina instável refratária, a melhor conduta é

a) associar vasodilatadores parenterais, por exemplo, a nitroglicerina ou o nitroprussiato.
b) indicar uma cirurgia de revascularização miocárdica aberta após estabilização clínica.
c) otimizar as medicações anti-isquemia e indicar uma cineangiocoronariografia percutânea.
d) checar o coagulograma, aumentar a dose do anticoagulante e prescrever um trombolítico, se a angina persistir.
e) aumentar as doses do anticoagulante e dos antiplaquetários.

13. Dentre as situações seguintes, a que constitui uma contraindicação à trombólise química intravenosa do acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI) é:

a) tomografia de crânio normal.
b) história de ataque isquêmico transitório há 2 anos.
c) tempo de evolução do AVCI de 6,5 horas.
d) contagem de plaquetas < 160.000/mm3
e) apresentação inicial com pressão arterial sistêmica de 188 x 112 mmHg.

14. Mulher de 59 anos apresentou quadro de dor precordial enquanto realizava caminhada matinal. Após cerca de 45 minutos, como não houve alívio da dor, procurou assistência médica. Exame físico: pressão arterial: 205 x 122 mmHg (tanto no membro superior direito quanto no esquerdo), pulso: 92 bpm, saturação de O2: 95%; ausculta cardíaca e pulmonar: normais. Eletrocardiograma: elevação de 4 milímetros do segmento ST em V1, V2 e V3. Em relação à pressão arterial, além de um β-bloqueador, é correto associar

a) a furosemida e a morfina.
b) o dinitrato de isossorbida.
c) o enalaprilato.
d) a nitroglicerina seguida de nitroprussiato, se necessário.
e) o nitroprussiato sem a nitroglicerina.

15. Mulher de 56 anos, em quimioterapia câncer metastático, fratura espontânea de colo do fêmur há 3 semanas, procura PS por dispneia e hemoptise há um dia. Exame físico: pressão arterial: 100 x 70 mmHg, pulso: 115 bpm, temperatura: 37,1 ºC, frequência respiratória: 35 ipm e saturação de O2: 78%. ECG: taquicardia sinusal. Radiografia de tórax a seguir. O diagnóstico mais provável é de


a) embolia pulmonar.
b) metástase pulmonar.
c) obstrução de segmento inferior de brônquio direito por câncer.
d) pneumonia adquirida na comunidade.
e) síndrome coronariana aguda sem elevação do segmento ST.

16. Mulher de 59 anos é internada devido a história de dor precordial iniciada há 3 horas. Exame físico: pressão arterial: 70 x 40 mmHg, frequência cardíaca: 122 bpm; cianose de extremidades e congestão pulmonar. Eletrocardiograma mostrado a seguir. A conduta mais importante, no caso, é


a) expansão volêmica com solução cristaloide.
b) punção de Marfan guiada por ultrassonografia.
c) nitroglicerina intravenosa e heparinização plena.
d) trombólise com estreptoquinase ou ativador do plasminogênio tecidual recombinante.
e) angioplastia coronária transluminal percutânea

17. São indicativos de acometimento do sistema vertebral ou basilar em um paciente com acidente vascular cerebral:

a) alterações do campo visual, tontura, vômitos e anomia.
b) afasia, hemianestesia e disfagia alta.
c) acometimento de pares cranianos, ataxia e vômitos.
d) déficit neurológico bilateral, diplopia e sinais de frontalização.
e) heminegligência, hemiparesia e diplopia

18. Homem de 58 anos, tabagista, hipertenso, em uso irregular de clortalidona e propranolol, é internado devido a falta de ar iniciada há 30 minutos. Ele negou dor torácica. Exame físico: cianótico, frequência respiratória: 36 ipm, pressão arterial: 235 x 150 mmHg, frequência cardíaca: 122 bpm; ausculta pulmonar: estertores finos bilaterais e difusos (até ápice pulmonar). Assinale a hipótese diagnóstica e conduta corretas, respectivamente.

a) Edema pulmonar cardiogênico; nitroprussiato de sódio, furosemida, morfina e ventilação não invasiva.
b) Aneurisma dissecante de aorta com ruptura para pleura; metoprolol, nitroprussiato de sódio, morfina e cirurgia de emergência.
c) Doença pulmonar obstrutiva crônica exacerbada pelo uso de propranolol; corticoide IV, salbutamol inalatório e parenteral, ipratrópio e ventilação não invasiva.
d) Infarto agudo do miocárdio; nitroglicerina, estreptoquinase, heparina, morfina, aspirina e clopidogrel.
e) Pneumonia adquirida na comunidade e hipertensão descontrolada; antibiótico IV, máscara de oxigênio, furosemida e captopril.

19. Em relação à prescrição de oxigênio em pacientes com insuficiência respiratória aguda, é correto afirmar:

a) a máscara com a válvula de Venturi tem como característica principal permitir que o fluxo de ar seja unidirecional, de forma que o paciente não inspira o CO2 exalado, o que reduz o espaço morto e facilita a ventilação.
b) a máscara orofacial com bolsa-reservatório de oxigênio tem a vantagem de conseguir ofertar uma fração inspirada de oxigênio (FiO2) maior que as máscaras comuns (tradicionais), além de permitirem a titulação da PEEP em até 10 cmH2O.
c) as cânulas nasais de alto fluxo permitem ofertar oxigênio com FiO2 de até 100%, altos fluxos (60 litros por minuto), com razoável conforto e tolerância pelo paciente, além da técnica ser simples e não invasiva.
d) as máscaras de oxigênio comuns (tradicionais), sem bolsa-reservatório de oxigênio, podem ser tentadas em hipoxemias moderadas, pois são bem toleradas pelos pacientes, ofertam uma FiO2 de até 80% e são de muito baixo custo.
e) no paciente com a síndrome do desconforto respiratório agudo moderado (PaO2/FiO2 < 200), a resposta à oxigenioterapia é insatisfatória, por isso a ventilação mecânica não invasiva ou invasiva são as melhores escolhas iniciais.


GABARITO
1. C
2. D
3. C
4. A
5. E
6. C
7. E
8. C
9. C
10. B
11. E
12. C
13. C
14. D
15. A
16. E
17. C
18. A
19. C

sexta-feira, 3 de junho de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Mental [9].


1. Pode ser definida como uma das principais formas de tratamento oferecido nos CAPS. Leva em conta vários tipos de atividades tais como: espaços de expressão plástica, expressão corporal, expressão musical e alguns com geração de renda (culinária, costura, artesanatos em geral), que podem ser definidas através do interesse dos usuários. O texto se refere

a) ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
b) às Oficinas Terapêuticas.
c) à Estratégia de Saúde da Família.
d) à Unidade de Acolhimento Transitório.
e) ao Hospital Dia.

2. É considerado um sintoma positivo da esquizofrenia

a) a apatia.
b) as alucinações.
c) a abulia.
d) a alogia.
e) o embotamento afetivo

3. Paciente de 33 anos foi até o CAPS para consulta e o médico realizou algumas alterações nas suas medicações. Dias depois, ele retorna à unidade e na recepção senta e levanta a todo instante, andando de um lado para outro. A enfermeira do CAPS tenta acalmá-lo e pede gentilmente para que ele aguarde sentado que logo chegará sua vez, mas, mesmo sentado, não consegue parar de mexer as pernas. O paciente relatou à enfermeira que se sente inquieto, não consegue parar de se movimentar e tem uma sensação de tensão. Esse sinal/sintoma descrito pelo paciente é conhecido como

a) Ilusão.
b) Psicose.
c) Distonia.
d) Anedonia.
e) Acatisia.

4. Transtorno crônico que estipula a presença de humor deprimido na maior parte do tempo, por pelo menos 2 anos. Durante esse período associa-se a algumas características, tais como: sentimentos de culpa, desesperança, irritabilidade, raiva, baixa autoestima, insônia, fadiga, baixa, concentração, entre outros. Esse transtorno se distingue do transtorno depressivo maior pelo fato de que os pacientes se queixam de que sempre estiveram deprimidos. O transtorno que melhor se encaixa na situação descrita é o/a

a) Bipolar.
b) Obsessivo Compulsivo.
c) Distímico.
d) Somatização.
e) Hipocondria.

5. Um advogado de 32 anos de idade veio ao hospital acompanhado pela esposa. Relatou que, cerca de 4 meses antes, em um piquenique em família, ficou nervoso de repente. O coração “disparou” e ele começou a suar profusamente, sentiu náuseas e sufocação. O ataque apareceu sem nenhuma razão aparente e permaneceu por cerca de 15 minutos. Desde então, os ataques continuam na frequência de 2 a 3 vezes por semana. O paciente observou que os ataques tinham mais probabilidade de ocorrer em ônibus, embora nem sempre isso se confirmasse. Ele havia parado de dirigir até o trabalho e estava usando ônibus para se locomover. Depois de um tempo, não podia mais aguentar o desconforto extremo de andar de ônibus, então tirou uma licença do trabalho. Além disso, seu medo se generalizou a todos os lugares com multidões (lojas, bancos, ruas), necessitando que a esposa o acompanhasse sempre que deixava a casa. Com base nas informações descritas pelo paciente, a qual tipo de transtorno esses sintomas estão relacionados?

a) Transtorno dismórfico corporal.
b) Transtorno bipolar.
c) Transtorno de somatização.
d) Transtorno do pânico.
e) Transtorno obsessivo compulsivo.

6. O paciente pensa que o mundo gira em torno dele, possui um comportamento manipulador e a necessidade de ser admirado excessivamente. Que transtorno apresenta essas características?

a) Narcisista.
b) Borderline.
c) Antissocial.
d) Esquizoide.
e) Obsessivo compulsivo.

7. Paciente recém-admitida para internação por desnutrição relatou à enfermeira do hospital uma longa história de manias sobre limpeza, particularmente relacionada a itens de alimentação. Disse que lavava os alimentos de 3 a 4 vezes antes de comer, pois achava que eles estavam sujos e que não podia mais comer fora de casa, em restaurantes, por medo de contrair alguma doença. “Lavar os alimentos diminui minha ansiedade”, disse. Ultimamente, esse tormento pela lavagem dos alimentos se tornou tão extremo que conseguia se alimentar muito pouco. Além da internação por desnutrição, essa paciente precisa de tratamento para um transtorno conhecido por

a) Agorafobia.
b) Transtorno do pânico.
c) Transtorno de somatização.
d) Transtorno Bipolar.
e) Transtorno Obsessivo Compulsivo.

8. Situações de crise em que o funcionamento geral é gravemente prejudicado e o indivíduo se torna incompetente ou incapaz de assumir responsabilidades pessoais. Os exemplos incluem indivíduos com tendências suicidas agudas, intoxicação por dose excessiva de drogas, reações de drogas alucinógenas, psicoses agudas, raiva incontrolável e intoxicação alcoólica. Esse tipo de crise é classificado como

a) crises disposicionais.
b) crises de transições de vida esperadas.
c) crises de maturação/desenvolvimento.
d) crises refletindo psicopatologia.
e) emergências psiquiátricas.

9. Paciente feminina precisou de atendimento da equipe de saúde ao ser encontrada em sua casa muito debilitada e sozinha. Durante o atendimento, notou-se que ela não consegue cuidar de suas necessidades pessoais, demonstra insensibilidade quanto a estímulos dolorosos e apresenta negativismo, rigidez e posturas anormais. De qual distúrbio mental ela sofre?:

a) Esquizofrenia paranoide.
b) Esquizofrenia indiferenciada.
c) Esquizofrenia catatônica.
d) Esquizofrenia residual.
e) Anedonia.

10. Qual é a lei que institui o auxilio reabilitação psicossocial para pacientes acometidos de transtornos mentais egressos de internações?

a) Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003.
b) Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001.
c) Lei nº 10.289, de 20 de setembro de 2001.
d) Lei nº 10.708, de 31 de julho de 2003.
e) Lei nº 1.679, de 19 de setembro de 2002.


GABARITO
1. B
2. B
3. E
4. C
5. D
6. A
7. E
8. E
9. C
10. D

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Mental [8].



1. O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão de relacionamentos intensos e caóticos, com instabilidade afetiva e atitudes flutuantes em direção a outras pessoas. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta comportamentos esperados para uma pessoa com transtorno de personalidade borderline e as atitudes mais adequadas do enfermeiro frente a esses comportamentos.

a) Recusa em permanecer sozinho em um ambiente, afirmando que é solitário demais. O enfermeiro deve estimular a interação social com os demais pacientes.
b) Cortar os pulsos com lâminas, logo após ter discutido o projeto terapêutico com a equipe. O enfermeiro deve realizar o atendimento de urgência e, após, conversar com o paciente sobre tal comportamento.
c) Cumprir as normas e rotinas do setor. O enfermeiro deve estimular que o paciente verbalize suas vontades.
d) Manipular os funcionários do setor para que satisfaçam suas vontades. O enfermeiro deve estimular os funcionários a ignorarem o paciente.
e) Descumprir as normas e rotinas do setor. O enfermeiro deve estabelecer contratos de convivência e aplicar punições em casos de descumprimento.

2. Assinale a alternativa que apresenta informações corretas sobre a interconsulta psiquiátrica em hospital geral.


a) A interconsulta tem como objetivo principal realizar o diagnóstico de transtorno mental, a fim de aliviar a equipe de saúde solicitante.
b) A interconsulta psiquiátrica tem como objetivo principal realizar pesquisas com pacientes psiquiátricos internados em hospital geral.
c) A interconsulta preocupa-se com os aspectos da doença mental que podem auxiliar na melhora da doença física.
d) A interconsulta psiquiátrica promove a assistência psicossocial do paciente e trabalha a relação dele com a equipe solicitante, esclarecendo dúvidas quanto ao diagnóstico.
e) A interconsulta psiquiátrica é atividade privativa do médico psiquiatra ou residente em medicina psiquiátrica.

3. Um paciente dá entrada no pronto-socorro, trazido pelo SAMU, após tentativa de suicídio com ferimentos profundos em ambos os pulsos, realizados por faca de cozinha e com grande perda de sangue. Ele apresenta-se calmo, com afeto embotado, pouco comunicativo e sem manter contato visual. Assinale a alternativa em que a assistência de enfermagem em situação de urgência psiquiátrica está descrita de maneira mais adequada.

a) Monitorizar pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, avaliar o nível de consciência, manter comunicação frequente e manter objetos cortantes fora do alcance.
b) Conversar com o paciente, a fim de identificar a permanência das ideias suicidas.
c) Monitorizar os sinais vitais e nível de consciência, realizar curativo compressivo e contenção mecânica no leito.
d) Realizar a contenção mecânica no leito e, somente após, colher a história do incidente.
e) Monitorizar os sinais vitais, avaliar o nível de consciência, evitar manter contato ocular e garantir a segurança do paciente.


4. Uma paciente está internada em uma enfermaria psiquiátrica de um hospital geral, devido à tentativa de afogamento de seu filho recém-nascido de apenas 4 dias de vida. Em determinado momento, a enfermeira responsável pelo setor se recusa a solicitar a dieta à paciente, alegando que a mesma encontra-se em isolamento social, não desejando alimentar-se. A enfermeira, também, ao avaliar as mamas da paciente, percebe a presença de ingurgitamento, edema e dor, porém não prescreve nenhum cuidado, dizendo que esses sinais irão desaparecer em breve. A paciente culmina por apresentar febre e dor intensa, necessitando de cuidados de urgência. A equipe de saúde demonstrou preocupação ao saber que a enfermeira agiu dessa forma por não aceitar a atitude da paciente para com o filho. Sobre a conduta da enfermeira, é correto afirmar que



a) ela agiu corretamente, pois deve estar atenta aos aspectos cognitivos e comportamentais, já que nessa situação, o ingurgitamento mamário e nutrição não são prioridades.

b) é um direito do profissional distanciar-se de pacientes com os quais não houve empatia.
c) trata-se de um caso de negligência (não oferecer alimentação) e imperícia (não prestar assistência quanto ao ingurgitamento das mamas).
d) a profissional apresentou atitudes repreensíveis que devem, porém, ser compreendidas pela equipe de saúde, uma vez que a paciente realizou um ato de extrema crueldade.
e) apenas será considerado um caso de negligência e imperícia se a família realizar uma denúncia ao Conselho Regional de Enfermagem.

5. Analise as alternativas a seguir sobre a comunicação terapêutica e assinale a alternativa INCORRETA.

a) Em todas as comunicações interpessoais, o emissor e o receptor trazem condições pessoais preexistentes que influenciam a mensagem transmitida e a forma como ela é interpretada.
b) O enfermeiro, ao desenvolver a comunicação terapêutica, deve observar os gestos e expressões faciais do paciente, pois esses transmitem várias informações significativas à interação pessoal.
c) A comunicação terapêutica inclui técnicas verbais e não verbais com o objetivo de promover acolhimento e mudanças interpessoais.
d) O feedback é uma técnica de comunicação que proporciona que o receptor reflita sobre suas atitudes e pensamentos.
e) A comunicação não verbal oferece significado a alguns gestos e padrões de comportamento, que são menos importantes que a comunicação verbal durante uma interação terapêutica.

6. Em 2001, o Relatório da Organização Mundial de Saúde – OMS – dedicou-se à “Saúde Mental: nova concepção, nova esperança” sob o lema “ Cuidar sim, Excluir não”. Foram definidas 10 recomendações gerais com o objetivo de promover integração da atenção em saúde mental nos demais serviços de saúde, favorecendo a diminuição da estigmatização e do preconceito em relação às pessoas acometidas por sofrimento psíquico. São recomendações gerais, EXCETO

a) garantir o acesso aos psicotrópicos.
b) formar recursos humanos.
c) envolver as comunidades, as famílias e os usuários.
d) monitorizar a saúde mental na comunidade.
e) suprimir o apoio à pesquisa na área de saúde mental.

7. Após mais de dez anos de tramitação no Congresso Nacional, foi sancionada a Lei que afirma os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Assinale a alternativa que corresponde à lei em questão.

a) Lei nº 10.216 de 6 de abril de 2001.
b) Lei nº 1.679 de 19 de setembro de 2002.
c) Lei nº 10.289 de 20 de setembro de 2001.
d) Lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003.
e) Lei nº 10.708 de 31 de julho de 2003.

8. Instituída pela portaria GM/MS nº 3.088 de 23 de dezembro de 2011, a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS – encontra-se organizada em alguns dos seguintes componentes, EXCETO

a) estratégias de reabilitação psicossocial.
b) atenção de urgência e emergência.
c) atenção psicossocial estratégica.
d) estratégias de desinstitucionalização.
e) estratégias de recolhimento compulsório.

9. O CAPSi tem a função de prestar assistência a

a) toda a população da comunidade, independente da idade.
b) crianças especificamente com transtornos mentais.
c) crianças e adolescentes comprometidos psiquicamente.
d) crianças e adolescentes comprometidos psiquicamente, desde que não sejam menores infratores.
e) crianças e adolescentes que não sejam comprometidos psiquicamente.

10. Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. A modalidade CAPS AD II tem por objetivo um CAPS especializado em ____________________ que além de ofertar a atenção ___________________, conta com ___________________ para desintoxicação e repouso, além de atendimentos em oficinas terapêuticas executados por profissional de nível superior ou médio.

a) álcool e drogas / diária / leitos
b) transtornos mentais / integral / grupos
c) álcool e drogas / integral / leitos
d) saúde mental / diária / quartos
e) saúde mental / diária / profissionais

11. Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. É comum um paciente que esteja em tratamento com um neuroléptico típico queixar-se de que “o pescoço entortou”, ou que “os olhos viraram para cima”. O manejo dessas situações é simples, sendo de fundamental importância tranquilizar familiares e o usuário de que o/a _______________ não envolve risco de morte.

a) Acatisia
b) Distonia
c) Discinesia
d) Anedonia
e) Parkinsonismo

12. Os ansiolíticos se caracterizam por

a) diminuir o sono, tranquilizar, acalmar e relaxar.
b) aumentar o estado de alerta, acalmar e aliviar a ansiedade.
c) aliviar a ansiedade, induzir ao sono, relaxamento muscular e redução do estado de alerta.
d) aumentar o estado de alerta, diminuir o sono e baixar a ansiedade.
e) relaxar, diminuir o sono e induzir à ansiedade.

13. São considerados antipsicóticos:

a) Clorpromazina, Haloperidol, Risperidona.
b) Haloperidol, Paroxetina, Fluoxetina.
c) Risperidona, Clonazepam, Diazepam.
d) Clorpromazina, Risperidona, Bromazepam.
e) Bromazepam, Diazepam, Clonazepam.

14. O aplainamento das emoções indica

a) embotamento afetivo.
b) anedonia.
c) despersonalização.
d) regressão.
e) delírios.

15. Paciente de 47 anos, moradora de um pequeno município do Paraná, tem 2 filhas, não trabalha e recebe pensão por morte. Ela já foi diagnosticada pelo médico com um distúrbio mental grave. Porém, a Agente Comunitária de Saúde relata que ela não frequenta mais o CAPS atualmente e se nega a realizar o tratamento medicamentoso. A paciente apresenta delírios e alucinações, é uma pessoa negativa e de poucas palavras. Com base nesses sintomas, qual distúrbio mental ela apresenta?

a) Ansiedade.
b) Fobia.
c) Dependência química.
d) Esquizofrenia.
e) Transtorno Obsessivo Compulsivo.



GABARITO
1. B
2. D
3. A
4. C
5. E
6. E
7. A
8. E
9. C
10. A
11. B
12. C
13. A
14. A
15. D