sábado, 10 de setembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Gestão, Gerenciamento e Administração em Enfermagem [3].


1. Você é enfermeiro(a) recém-formado(a) e trabalha no Setor de Internação Clínica Médica e Cirúrgica de um hospital geral há 8 meses, no plantão da tarde, como enfermeiro(a) chefe. No último plantão, você foi chamado(a) pela enfermeira supervisora para cobrir a enfermeira chefe da Unidade de Internação para pacientes em cuidados paliativos que, por motivo de saúde, tirou 15 dias de Licença Médica. Você questiona a ordem recebida alegando não ter domínio para o cuidado a estes pacientes. No entanto, a supervisora insiste no seu remanejamento e você se sente dividido(a) entre os seus compromissos profissionais, pessoais e organizacionais. Essa situação evidencia a necessidade de o(a) enfermeiro(a) saber gerenciar possíveis conflitos no seu dia a dia. Diante da situação apresentada, qual é a estratégia mais adequada para a resolução do conflito vivenciado?

a) Levar imediatamente a situação de impasse à Coordenadora do Serviço de Enfermagem para que ela resolva o conflito.
b) Enfrentar a supervisora insistindo em seus motivos, buscando convencê-la de que você não se submeterá ao remanejamento.
c) Estabelecer uma troca com a supervisora, na qual cada parte cede um pouco a fim de resolver o conflito, isentando-se de maiores responsabilidades.
d) Aceitar o remanejamento, encobrindo o problema, buscando manter uma aparente sociabilidade nas relações, evitando aborrecimentos pelo enfrentamento.
e) Procurar, juntamente com a supervisora, pela solução integrativa do problema, buscando atender às necessidades e aos interesses de ambas as partes, por meio de soluções alternativas.

2. No relato de passagem de plantão desta cliente foram omitidos os exames solicitados e a dieta, sendo oferecido o desjejum e ainda não foi checada, justificada e comunicada a insulina prescrita. O médico assistente, pela gravidade do caso, chegou durante a passagem de plantão, interrompeu-a e solicitou a equipe de enfermagem o resultado do exame de glicemia de jejum e questionou o porquê de não ter sido checada a insulina glulisina prescrita. Esta situação gerou tensão entre os membros da equipe de enfermagem e o médico, agravando-se com a revelação pela enfermagem de que a paciente não “gosta” do médico. Foi exigida pelo médico a presença da supervisora de enfermagem no setor. Qual procedimento deve ser seguido na passagem de plantão entre equipes de enfermagem?

a) A interrupção da passagem de plantão pelo médico é considerada prioridade aos relatos de cada paciente. Os relatos devem conter o nome completo do paciente, quarto, leito, médico assistente, diagnóstico médico, dieta, exames solicitados, procedimentos realizados, presença de cateteres e controles de drenagem, sinais vitais, a assistência prestada e as queixas pessoais apresentadas pela paciente e família.
b) O nome completo do paciente, quarto, leito, médico assistente, diagnóstico médico, dieta, exames solicitados, procedimentos realizados, presença de cateteres e controles de drenagem, sinais vitais, intercorrências e a assistência prestada devem constar no relato da passagem de plantão.
c) O momento da passagem de plantão deve ser aproveitado para expor os problemas e as falhas apresentadas pelas equipes de trabalho como uma forma de legitimar a isenção de responsabilidades, atribuindo-as a quem as cometeu.
d) Todos os prontuários, para a passagem de plantão, devem ser revisados quanto à checagem das medicações, controles e as anotações da assistência prestada o que dispensa as informações verbais.
e) A passagem de plantão pode iniciar-se com um membro de cada equipe para não incorrer em atrasos que poderão prejudicar o andamento das atividades do plantão seguinte.

3. Nos dias de hoje é inquestionável a necessidade de capacitar os profissionais por meio de uma educação reflexiva e participativa. É essencial que a modernização das formas de trabalho esteja sintonizada com uma política de desenvolvimento integrado dos recursos humanos, buscando mecanismos apropriados para diagnóstico, desenvolvimento e avaliação de desempenho individual e grupal. Em relação a Educação Continuada, uma instituição, comprometida com os princípios e objetivos do gerenciamento adequado da assistência e dos recursos humanos do Serviço de Enfermagem, não adotará qual dinâmica administrativa?

a) Os processos de recrutamento e seleção de pessoal, nos dias atuais, nas organizações hospitalares supervalorizam o suprimento das necessidades da instituição, os quais consistem em processos mecânicos que visam captar a melhor mão de obra disponível, sem se preocupar com o ser humano.
b) O treinamento busca, como resultado, o aumento do conhecimento teórico e prático que capacita o indivíduo para a realização eficiente de seu trabalho. O desenvolvimento vai além da eficiência no trabalho e pressupõe a ampliação das competências profissionais e pessoais que instrumentalizam o indivíduo para a transformação da realidade.
c) A utilização de novas tecnologias da comunicação e da informação vem se tornando um eficaz instrumento de treinamento técnico, por possibilitar uma aprendizagem cooperativa, que se manifesta nas interações do aprendiz com o seu tutor, com os colegas aprendizes e com os conteúdos didáticos, redefinindo a tradicional educação a distância.
d) A supervisão também é uma atividade indissociável da Avaliação de Desempenho, pois pressupõe o acompanhamento constante do desempenho. Educar também é princípio da supervisão; por isso, alguns problemas isolados, que não caracterizam o desempenho profissional como um todo, poderiam ser resolvidos por meio de um acompanhamento e orientação constantes, em vez de serem apontados somente no momento da avaliação.
e) A avaliação de desempenho é um processo dinâmico de mensuração individual da qualidade do desempenho profissional, no exercício de seu cargo, conforme critérios predefinidos. Constitui-se num instrumento de diagnóstico gerencial que compreende a análise de aspectos atitudinais e técnicos, como o comportamento no trabalho, o conhecimento, as competências, as habilidades, a produtividade, a eficiência e a eficácia, bem como a sua satisfação e a da instituição.

4. Uma enfermeira na atenção domiciliar é responsável por uma equipe de 12 técnicos de enfermagem. Muitos técnicos referem que a enfermeira delega integralmente as decisões ao grupo, deixando dessa forma seus membros à vontade. Embora a atividade da equipe seja intensa, a produção pode ser aprimorada. Qual é o estilo de liderança adotado por essa enfermeira?

a) Liderança Autocrática.
b) Liderança Democrática.
c) Liderança Laissez-Faire.
d) Liderança Partilhada.
e) Liderança Aberta.

5. O estudo minucioso dos pontos fortes e fracos da instituição, bem como das ameaças e oportunidades em determinado contexto permite que seja elaborado(a) o(a)

a) planejamento estratégico do hospital.
b) estrutura organizacional do hospital.
c) planejamento tático do hospital.
d) planejamento operacional do hospital. 

6. Os fatores primordiais no planejamento e na gestão dos recursos de um hospital são

a) os resultados financeiros a serem produzidos.
b) a epidemiologia e os sistemas de informações clínicas.
c) as preferências individuais dos profissionais que atuam no hospital.
d) as funções e a hierarquia administrativa como fator disciplinador. 

7. Um bom sistema de informações gerenciais

a) contempla a administração das atividades, a comunicação dos dados processados, a apresentação das informações e a tomada de decisões.
b) destina-se exclusivamente à alta gerência.
c) controla o desempenho operacional.
d) deve levar em conta somente os dados internos do hospital. 

8. A eficiência da gestão nos serviços de saúde

a) implica a distribuição irracional dos recursos.
b) decorre apenas da supervisão a posteriori dos serviços prestados.
c) centraliza-se no atendimento de excelência ao paciente.
d) independe da estrutura, do processo dos serviços de saúde, e dos resultados obtidos. 

9. Para uma boa comunicação em equipe, o enfermeiro deve tratar os colegas com respeito, ouvir as ideias de outros membros da equipe sem interrompê-los, explorar a forma como os funcionários pensam, ser honesto e direto ao se comunicar.

Tais atitudes esperadas de um enfermeiro caracterizam uma comunicação

a) hierárquica
b) aberta
c) funcional
d) sistemática
e) assistencial

10. Um dos passos a ser considerado na implementação da avaliação do desempenho humano é

a) aplicar, para todos os cargos e trabalhadores, o mesmo instrumento de avaliação porque diferentes instrumentos podem gerar sentimentos de injustiça e profunda frustração naqueles que julgam que foram avaliados com indicadores de desempenho mais complexos.
b) realizar a avaliação em períodos de livre escolha do avaliador, sem estabelecimento da periodicidade do processo, para que o avaliado não demonstre, no período que antecede a avaliação, uma competência diferente daquela que usualmente apresenta.
c) definir de forma clara as finalidades e as expectativas da organização em relação a essa ferramenta e análise sobre quanto elas dialogam com a cultura organizacional e a política de pessoal vigente.
d) definir os indicadores de desempenho com base nas competências esperadas, elaborando instrumento com indicadores objetivos (técnico-científico e organizacionais) e evitando-se os indicadores subjetivos (atitudinais/ humanísticos).
e) considerar como requisito, para uma avaliação objetiva, que o avaliador desconheça o trabalho dos avaliados, o que também favorece a aplicação do efeito halo.


GABARITO
1. E
2. B
3. A
4. C
5. A
6. B
7. A
8. C
9. B
10. C

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