sábado, 10 de setembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Gestão, Gerenciamento e Administração em Enfermagem [5].


1. Os conflitos são inerentes às organizações e à vida em sociedade e seu manejo faz parte do gerenciamento em Enfermagem. Dependendo dos paradigmas dos quais partimos é que iremos nos direcionar para uma ou outra proposta de trabalho e agir diante das situações de conflito. As teorias clássica e científica, a teoria das relações humanas e o enfoque gerencial contemporâneo entendem o conflito de maneiras distintas. De acordo com o paradigma dessas teorias, complete as frases abaixo com a opção CORRETA.

O ............................................................. parte do pressuposto que o conflito é uma doença que deve ser curada; parte da hipótese de que os conflitos surgem em função de características individuais; enfatiza a importância do desenvolvimento de projetos voltados para ampliar a motivação no trabalho.
O ............................................................ parte do pressuposto que o conflito pode ser suprimido; busca aperfeiçoar regras da organização e mudar posturas pessoais; objetiva o restabelecimento da harmonia; visualiza a organização de modo idealizado e planejado racionalmente.
O ............................................................. percebe as organizações como uma rede de negociações, incluindo o ambiente interno e o externo; admite que o conflito não é patológico e que as organizações saudáveis são aquelas que explicitam e discutem os conflitos de modo transparente, na medida em que esses surgem, e não aquelas que não possuem conflitos.

A sequência CORRETA dos termos que complementam as frases acima é:

a) paradigma das teorias clássica e científica, paradigma da teoria das relações humanas, paradigma do enfoque gerencial contemporâneo.
b) paradigma do enfoque gerencial contemporâneo, paradigma das teorias clássica e científica, paradigma da teoria das relações humanas.
c) paradigma da teoria das relações humanas, paradigma das teorias clássica e científica, paradigma do enfoque gerencial contemporâneo.
d) paradigma do enfoque gerencial contemporâneo, paradigma da teoria das relações humanas, paradigma das teorias clássica e científica.
e) paradigma da teoria das relações humanas, paradigma do enfoque gerencial contemporâneo, paradigma das teorias clássica e científica.

2. O planejamento é um instrumento fundamental no processo de trabalho gerencial. Quanto aos métodos de planejamento, é possível fazer uma distinção entre o método normativo ou tradicional e o planejamento estratégico situacional.

Leia as seguintes afirmativas.
I) O conhecimento da realidade se dá através do diagnóstico científico, em que a verdade é concebida como única e objetiva.
II) Reconhece o conflito e as relações de poder com os quais trabalha.
III) Não leva em consideração a historicidade e dinamicidade dos fenômenos.
IV) Admite-se que não há neutralidade e que o planejamento tem uma importante dimensão política e social, além da dimensão técnica.
V) Trabalha com a visão dialética situacional-estratégica.

Entre as características apresentadas acima, assinale as que se referem ao planejamento estratégico situacional.

a) I, II e V
b) II, IV e V
c) I, III e IV
d) I, II e IV
e) III, IV e V

3. Os Sistemas de Informações em Saúde (SIS) são instrumentos importantes de suporte à Gestão em Saúde. Em relação aos SIS, assinale a afirmativa correta.

a) Todos os dados de saúde mesmo incompletos se convertem em informação.
b) Contribuem para orientar a implantação dos modelos de atenção e de promoção da saúde.
c) Contribuem apenas para o cumprimento das finalidades técnico-operacionais.
d) Sua eficácia independe do estabelecimento dos elementos da infraestrutura de informação e avaliação da qualidade dos dados.

4. Em relação aos métodos de planejamento, é possível fazer uma distinção entre o planejamento normativo e o planejamento estratégico situacional. Considera-se planejamento

a) normativo: é também conhecido como planejamento transversal porque configura em sua estrutura o Triângulo de Governo, representado pelo projeto de governo, a governabilidade e a capacidade de governo.
b) estratégico situacional: caracteriza-se por eliminar do planejamento a esfera política e social porque é o planejador quem realiza o diagnóstico de situação e a partir dele elabora um único plano de ação.
c) normativo: apesar de atender as diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), é um modelo assistencial e gerencial não prevalente nos serviços de saúde.
d) estratégico situacional: é um método que trabalha no processamento de problemas atuais, problemas potenciais (ameaças e oportunidades) e dos macroproblemas.
e) estratégico situacional: é também conhecido como planejamento tradicional porque não leva em consideração a historicidade e a dinamicidade dos fenômenos.

5. Duas unidades de saúde apresentam características de planejamento diferentes. Algumas dessas características são:

Unidade A: O sujeito que planeja e o objeto do planejamento são independentes. Prega-se a neutralidade científica do planejador e o planejamento não leva em consideração a historicidade e dinamicidade dos fenômenos.
Unidade B: O sujeito que planeja faz parte da realidade juntamente com outros atores. Reconhece e trabalha com o conflito e com as relações de poder.
De acordo com esses dados, está sendo aplicado na Unidade

a) B o planejamento tradicional.
b) A o planejamento estratégico situacional.
c) A o planejamento normativo ou tradicional.
d) B o planejamento de métodos e normas.
e) B o planejamento de Berwick.

6. Na gestão em enfermagem, a descrição das etapas dos procedimentos a serem executados e a provisão dos materiais descartáveis, respectivamente, estão relacionados com

a) o abastecimento de insumos inexistentes até o momento na unidade e a implantação da SAE.
b) a compreensão da filosofia da instituição de saúde e o planejamento de gastos/custos.
c) a elaboração de manuais e o controle de materiais utilizados por determinado período de tempo.
d) o desenvolvimento do regimento institucional e o número de curativos realizados por determinado período de tempo.
e) a definição das normas da instituição e o planejamento de gastos/custos até o momento na unidade.

7. Alguns autores descrevem a hierarquia de planejamento em uma representação piramidal. Missão, filosofia, metas, objetivos, políticas, procedimentos e normas ocupam, respectivamente, as áreas numeradas na pirâmide:

a) 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1.
b) 2, 3, 4, 5, 1, 7, 6.
c) 3, 1, 5, 2, 4, 7, 6.
d) 4, 2, 5, 3, 1, 6, 7.
e) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.

8. O planejamento é utilizado nas atividades de gestão em enfermagem. Dentre os diversos tipos de planejamento, destaca-se o

a) reativo: leva-se em consideração o passado, presente e futuro da organização.
b) inativismo: forma na qual os membros aguardam o surgimento do problema para iniciar o planejamento.
c) ativismo: utiliza-se da tecnologia como instrumento para acelerar a mudança e orientação para o futuro.
d) pós-ativo: ocorre a partir da existência de problemas e mantém posição de conforto após resolução.
e) pós-reativo: caracterizado pela manutenção do status quo do ambiente, aguardando mudanças futuras que ocorrerão de forma lenta e gradual.

9. É importante que o enfermeiro conheça os princípios do planejamento normativo/tradicional, e todos os pressupostos norteadores, uma vez que esse método ainda está presente nos modelos assistencial e gerencial prevalentes nos serviços de saúde. O método em questão caracteriza-se por

a) valorizar o reconhecimento da pluralidade de atores sociais envolvidos em uma realidade complexa e dinâmica.
b) considerar que o conhecimento da realidade se dá através do diagnóstico científico, em que a verdade é concebida como única e objetiva.
c) propiciar sensação de segurança aos gestores de saúde, porque os diferentes atores envolvidos no processo decisório acumulam poder político, econômico, administrativo e técnico.
d) aceitar a existência da questão do conflito e do poder, levando em consideração a historicidade e dinamicidade dos fenômenos.
e) trabalhar de acordo com a visão dialética situacional-estratégica e o planejamento ser realizado pelo sujeito que faz parte da realidade, juntamente com os outros atores.

10. No processo de trabalho gerencial, existem quatro momentos que se inter-relacionam: o explicativo, o normativo, o estratégico e o tático-operacional. Esta composição caracteriza

a) o planejamento tradicional.
b) o modelo sociotécnico.
c) o planejamento estratégico situacional.
d) a avaliação do sistema de eficiência potencial.
e) a avaliação da eficiência real.


GABARITO
1. C
2. B
3. B
4. C
5. C
6. C
7. E
8. C
9. B
10. C

Um comentário: