sábado, 10 de setembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Gestão, Gerenciamento e Administração em Enfermagem [2].


1. O planejamento é essencialmente importante e antecede todas as demais funções administrativas. Sem planejamento adequado, o processo administrativo fracassa, não podendo ser satisfeitas as necessidades e alcançados os objetivos. Sobre o planejamento, é correto afirmar que

a) planejamento pode ser definido como um processo de decidir antecipadamente o que fazer, quem o fará, além de como, quando e onde será feito.
b) planejamento é um processo passivo e demorado, é responsável por aumentar os riscos e incertezas em relação às metas estipuladas.
c) desestimula a unidade de metas e a continuidade do gasto de energia (de recursos humanos e financeiros) e direciona a atenção para os objetivos da equipe de enfermagem.
d) um planejamento adequado propicia ao administrador alguns meios de controle, mas desencoraja o uso adequado de recursos.
e) no planejamento eficaz, o administrador deve identificar somente a metas de curto prazo, mas as mudanças necessárias para assegurar que a unidade continue a alcançá-las devem ser de longo prazo.

2. O planejamento pró-ativo tem um propósito específico, sendo um dos métodos de desenvolvimento de estratégias. Dentre os modelos de planejamentos a seguir, assinale a alternativa correta.

a) O planejamento pré-ativismo ocorre após a instalação de um problema. Pelo fato de ser uma resposta a uma crise, esse tipo de planejamento pode resultar em decisões rápidas e erros.
b) No planejamento do tipo inativismo, o enfermeiro deseja manter o status quo, gastando energias para estimular mudanças.
c) No modelo reativo, o enfermeiro utiliza a tecnologia para acelerar a mudança, sendo voltado para o futuro. Insatisfeito com o passado, ou o presente, o enfermeiro não valoriza a experiência, acreditando que o futuro é sempre preferível ao presente.
d) O planejamento reativo é dinâmico e a adaptação é entendida como exigência essencial, uma vez que o ambiente muda com muita frequência.
e) No planejamento interativo ou pró-ativo, o enfermeiro considera o passado, presente e futuro, buscando planejar o futuro de sua organização, mais do que reagir a ele.

3. Em relação ao planejamento estratégico, é correto afirmar que

a) costuma examinar finalidade, missão, filosofia e metas organizacionais no contexto do ambiente externo da organização.
b) o modelo dinâmico de estratégia sugere que o planejamento estratégico é dinâmico, mas não interativo, pois não envolve um padrão complexo de ações e reações.
c) o planejamento estratégico pode ser feito quatro ou cinco vezes ao ano, em uma organização que muda com rapidez.
d) a definição com clareza do propósito da organização não é uma etapa do planejamento estratégico.
e) nessa modalidade de planejamento não é necessário compor uma base a partir da qual o pregresso possa ser medido.

4. O planejamento estratégico situacional, no campo das políticas públicas, surge a partir da rejeição da ideia da racionalidade econômica para a solução das questões políticas e sociais. De acordo com Matus, um dos seus idealizadores/criadores, em determinado cenário situacional, o poder pode adquirir as seguintes dimensões, sendo correto afirmar que

a) o poder administrativo é representado por atores sociais que detêm o poder em função do exercício de um mandado eleitoral, bem como em função da representação formal de parcelas organizadas da sociedade civil, por meio do exercício de cargos em instituições com legitimidade social.
b) o poder administrativo é representado por atores sociais que detêm o manejo de recursos econômico-financeiros.
c) o poder econômico é representado por atores sociais que ocupam cargos administrativos na esfera municipal, estadual ou federal.
d) o poder técnico é representado por atores sociais que detêm o conhecimento sobre determinadas áreas, sendo possível citar os profissionais de saúde.
e) o poder econômico é representado por atores sociais que detêm o conhecimento sobre determinadas áreas.

5. O planejamento estratégico situacional é composto por quatro momentos que se interrelacionam, buscando responder a quatro indagações fundamentais no processo decisório. São eles, EXCETO

a) tático-operacional.
b) avaliativo.
c) explicativo.
d) estratégico.
e) normativo.

6. Considerando que as questões éticas fazem parte do cotidiano do gerenciamento em enfermagem, assinale a alternativa correta.

a) O princípio da beneficência determina a obrigação de não infligir dano intencionalmente.
b) Existem diversos fatores que influenciam a tomada de decisão organizacional: individuais, profissionais, organizacionais, ambientais, sociais, políticos, econômicos, éticos e legais.
c) A responsabilidade ético-social do enfermeiro não deve considerar a sua vivência cotidiana no desenvolvimento de suas atividades.
d) A não maleficência refere-se ao direito que o indivíduo assistido possui sobre si, ou seja, o respeito à sua liberdade de escolha.
e) Regulamentado pela Resolução COFEN 366/2001, o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem rege os princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais da categoria.

7. No gerenciamento de conflitos, o mediador, ao utilizar uma estratégia de resolução de conflito, deve adotar alguns princípios. São eles, EXCETO

a) ter credibilidade e ser imparcial.
b) apresentar conhecimento da situação e ter clareza na linguagem.
c) ser leal e flexível nas atitudes.
d) apresentar confidencialidade.
e) considerar o interesse próprio para a resolução do conflito.

8. De acordo com os pressupostos teóricos que definem a qualidade da assistência, é possível afirmar que ela não se constitui em um atributo abstrato, e sim que é constituída pela avaliação da assistência por meio de três dimensões. Quais são essas dimensões?

a) Infraestrutura, dinâmica e avaliação.
b) Estrutura, dinâmica e avaliação.
c) Organização, processo e avaliação.
d) Estrutura, processo e avaliação.
e) Estrutura, processo e resultado.

9. De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, no que diz respeito às relações com as organizações empregadoras, é responsabilidade e dever do enfermeiro:

a) Estimular, promover e criar condições para o aperfeiçoamento técnico, científico e cultural dos profissionais de Enfermagem sob sua orientação e supervisão.
b) Receber salários ou honorários compatíveis com o nível de formação, a jornada de trabalho, a complexidade das ações e a responsabilidade pelo exercício profissional.
c) Desenvolver suas atividades profissionais em condições de trabalho que promovam a própria segurança e a da pessoa, família e coletividade sob seus cuidados, e dispor de material e equipamentos de proteção individual e coletiva, segundo as normas vigentes.
d) Recusar-se a desenvolver atividades profissionais na falta de material ou equipamentos de proteção individual e coletiva definidos na legislação específica.
e) Exercer cargos de direção, gestão e coordenação na área de seu exercício profissional e do setor
saúde.

10. No cotidiano de trabalho dos(as) enfermeiros(as) nos serviços de saúde, a função supervisão é exercida por esses profissionais, desde os que prestam cuidados diretos aos pacientes até os que assumem os cargos de chefia, supervisão e direção dos Serviços de Enfermagem. Em relação à função supervisão exercida pelo(a) enfermeiro(a), este(a) deverá considerar que:

a) A complexidade da função supervisão do(a) enfermeiro(a) é menor quanto maior for o cargo que ocupa na estrutura organizacional.
b) A autoridade e o prestígio decorrentes da função supervisão exercida pelo(a) enfermeiro(a) em relação à equipe de enfermagem são determinantes para obter o máximo de rendimento dos colaboradores.
c) A supervisão é um processo educativo e contínuo, que consiste fundamentalmente em motivar e orientar os supervisionados na execução de atividades com base em normas a fim de manter elevada a qualidade dos serviços prestados.
d) O enfermeiro, na função supervisão, deve priorizar as ações referentes ao preenchimento de relatórios e formulários, a excelência técnica da equipe de enfermagem e a resolução de problemas e conflitos do dia a dia trazidos pelos colaboradores.
e) A supervisão é uma função administrativa do enfermeiro, que envolve um processo contínuo de acompanhamento do pessoal da equipe de enfermagem, com a finalidade de avaliar o desempenho para detectar falhas e aplicar medidas disciplinares pertinentes.

GABARITO
1. A
2. E
3. A
4. D
5. B
6. B
7. E
8. E
9. A
10. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário