sábado, 10 de setembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Gestão, Gerenciamento e Administração em Enfermagem [1].


1. Com relação aos fatores motivacionais (intrínsecos ao cargo), a partir da teoria dos dois fatores proposta por Frederick Herzberg, pode-se afirmar como sendo seus componentes:

I. condições gerais do ambiente laboral como iluminação, limpeza, ruído, remuneração e relações com superiores e colegas.
II. nível de responsabilidade, conteúdo e atribuições do cargo.
III. nível de responsabilidade do cargo, nível de reconhecimento do trabalho executado.

Assinale:

a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. 


2. Sistema de informação em saúde constitui-se em fator essencial para o conhecimento da realidade socioeconômica, demográfica e epidemiológica, viabilizando a gestão dos vários níveis que constituem o Sistema Único de Saúde. Sobre os princípios do sistema de informação em saúde, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Possui flexibilidade para ser capaz de identificar problemas e recursos relevantes ao nível local.
b) Apresenta especificidade e capacidade de discriminação de informações, com mapas e bancos de dados informatizados.
d) Possibilita a participação efetiva dos profissionais, evitando sobrecarrega na tarefa de coleta de dados.
d) Possui mecanismos de restrição da participação da comunidade, evitando agregação de informações de pouca utilidade.

3. Uma enfermeira foi convidada para coordenar a equipe de enfermagem de uma unidade de internação de um hospital público. Ao assumir a unidade, ela percebeu que os enfermeiros não faziam evolução de enfermagem, os relatórios eram incompletos, as letras ilegíveis, haviam rasuras e checagem com cor de caneta incorreta. Observou, ainda, que os equipos, punções, sondagem e curativos não eram datados. Considerando a trilogia de Donabedian, assinale a alternativa que apresenta a etapa que está sendo negligenciada pela equipe de enfermagem.

a) Eficiência.
b) Estrutura.
c) Processos.
d) Resultados.
e) Avaliação.

4. Uma enfermeira recentemente assumiu a gerência de uma Unidade Básica de Saúde. Para mapear os problemas da Unidade, utilizou o Planejamento Estratégico Situacional (PES). Dentre os problemas identificados, foi discutida com a equipe a importância da realização correta das
técnicas de curativo e, assim, decidiu-se realizar uma capacitação com os profissionais. Em relação ao Planejamento Estratégico Situacional, assinale a fase do PES a que se refere a expressão em destaque

a) Explicativo.
b) Funcional.
c) Estratégico.
d) Tático-Operacional.
e) Normativo

5. São consideradas características que propiciam estratégias de inovação e melhoria da qualidade do processo de trabalho em serviços de saúde:

a) liberdade para o agente e incentivo ao desenvolvimento de novas práticas.
b) burocratização dos processos institucionais e incentivo ao desenvolvimento de práticas sustentáveis.
c) hierarquização e gestão centralizada.
d) burocratização dos processos institucionais e gestão centralizada.
e) liberdade para o agente e burocratização dos processos institucionais.

6. Inovação pode ser definida como a geração, desenvolvimento e implementação de novas ideias, objetos ou práticas por pessoas que, ao longo do tempo, se engajam em relações com outras dentro de um contexto institucional. É entendida como qualquer tipo de mudança ou novos desenvolvimentos nos seguintes aspectos:

a) organograma, serviços, processos, gestão, posição e paradigma.
b) recursos humanos, serviços, fluxogramas, e marketing.
c) produtos, serviços, processos, marketing, posição e paradigma.
d) estrutura física, serviços, recursos humanos, marketing, recursos materiais.
e) produtos, recursos materiais,  recursos humanos, marketing, estrutura física.

7. O enfermeiro, por assumir o gerenciamento das unidades de atendimento, tem papel preponderante no que diz respeito à determinação do material necessário à consecução da assistência. Nesse sentido é correto afirmar que:

a) faz parte das atribuições do enfermeiro aprovar prioritariamente a aquisição de materiais de menor valor para reduzir os custos para a instituição.
b) as medidas de contenção de gastos de materiais independem do estilo de liderança do enfermeiro, do processo comunicacional que se estabelece com os funcionários, da satisfação no trabalho e da adequação do espaço físico.
c) o conceito de provisão é empregado para o armazenamento dos produtos acabados e sua movimentação, ou seja, a distribuição física até o cliente.
d) faz parte das atribuições do enfermeiro atuar na definição das especificações técnicas do material, estabelecimento do quantitativo necessário, análise da qualidade, processo de compra e estabelecimento de controle e avaliação.
e) o gerenciamento de recursos materiais, administração de recursos materiais ou suprimentos constituem a totalidade dos fluxos de materiais de uma organização de saúde, compondo um processo com as seguintes atividades exclusivamente: compra, armazenamento e controle.

8. Em relação ao gerenciamento de recursos físicos e ambientais na área de Enfermagem é correto afirmar que

a) o estabelecimento de assistência à saúde é entendido como qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, em nível maior de complexidade de atenção à saúde, apenas em regime de internação.
b) uma unidade, especificamente, compreende o espaço físico determinado e especializado para o desenvolvimento de atividades assistenciais, caracterizado por dimensões e instalações diferenciadas.
c) a estrutura física refere-se ao tamanho da unidade em função do equipamento, da população a ser atendida e das atividades a serem realizadas.
d) a participação do enfermeiro na proposição e planejamento da área física de um estabelecimento de assistência à saúde é dispensável, pois a visão da equipe profissional especializada em construções, engenheiros, ergonomistas e arquitetos é suficiente para reconhecer as necessidades assistências e atividades que devem ser desenvolvidas pela equipe de saúde.
e) o conceito de recursos ambientais compreende as áreas internas e externas que compõem um serviço de saúde.

9. O processo administrativo é a estrutura organizadora do gerenciamento e liderança em enfermagem e é composto pelas seguintes etapas:

a) tomada de decisão, delimitação da estrutura física, dimensionamento de recursos humanos, planejamento, e controle.
b) organização, tomada de decisão, contratação de funcionários, delimitação da missão da instituição e direção.
c) planejamento, organização, contratação de funcionários, direção e controle.
d) organograma, delimitação da missão e valores, aquisição de materiais, fluxograma e tomada de decisão.
e) delimitação da estrutura física, dimensionamento de recursos humanos, delimitação da missão, tomada de decisão e fluxograma.

10. Uma das fontes de informação buscadas pelo profissional, como auxílio à tomada de decisão sobre o cuidado de saúde, é o prontuário do paciente. Assinale a alternativa que NÃO faz parte do gerenciamento do prontuário do paciente.

a) É responsabilidade legal dos enfermeiros registrarem, com exatidão, as informações apropriadas no prontuário do paciente.
b) A alteração de prontuários pode resultar em advertência verbal emitida pela instituição.
c) Os enfermeiros precisam conhecer o procedimento de obtenção de prontuários para pacientes em todas as instituições em que atuam.
d) Uma documentação completa e feita com atenção constitui evidência contra comunicação ineficaz e compreensão falha, podendo ainda proteger contra um longo processo litigioso.
e) Embora as informações no prontuário pertençam ao paciente, este pertence à instituição que o produziu e o armazena.



GABARITO
1. D
2. D
3. C
4. D 
5. A
6. D
7. D
8. B
9. C
10. B

Um comentário: