quinta-feira, 22 de setembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde do Adulto [9].


1. Na emergência de um hospital, um adulto deu entrada vítima de queimadura por água quente. No exame físico, apresenta eritema, edema, flictemas e dor na região da perna. De acordo com o exame físico qual a classificação da queimadura desse paciente: 
a) 1º grau. 
b) 2º grau. 
c) 3º grau. 
d) 4º grau. 
e)  Indefinida por causa do flictema. 

2. Durante o exame físico da admissão da Sra. Francisca, a enfermeira observou uma úlcera por pressão na região sacral com perda parcial da espessura da derme, superficial (rasa), leito vermelho/rosa sem esfacelo, brilhante, sem crosta ou equimose. De acordo com a descrição da enfermeira qual a classificação da úlcera por pressão:

a) Estágio/Categoria I.
b) Estágio/Categoria II.
c) Estágio/Categoria III.
d) Estágio/Categoria IV.
e) Inclassificáveis.

3. As lesões por queimadura resultam da transferência de energia de uma fonte de calor para o corpo. Sua gravidade é determinada por extensão, profundidade e agente causador.

Sobre as queimaduras, é CORRETO afirmar:

a) A escaldadura resulta normalmente em uma queimadura de espessura muito profunda e ocasiona as queimaduras de terceiro grau.
b) Uma queimadura térmica que apresenta como sinais e sintomas eritema, dor local e formação de bolhas atingiu a epiderme e a derme, e deve ser classificada como queimadura de segundo grau.
c) As queimaduras químicas e elétricas são de pouca gravidade e geralmente não são profundas. Atingem a epiderme e devem ser classificadas como queimaduras de primeiro grau.
d) A queimadura de terceiro grau é de espessura total, é dolorosa e tem indicação de cirurgia plástica com enxertia.

4. Paciente de 28 anos queixa-se de dor intensa sempre que menstrua, com piora na intensidade ao longo dos anos. Também refere “diarreia leve" e “dor para evacuar" apenas no período menstrual. Queixa-se ainda de dor intensa e profunda nas relações sexuais, mais importante nos dias próximos à menstruação e com piora em intensidade ao longo dos anos. Teve melhora nas épocas em que usava anticoncepcionais orais. Traz exames que indicam CA-125 aumentado e Ultrassonografia mostrando cisto complexo nos dois ovários e espessamento do septo retovaginal.
Qual é o diagnóstico mais provável?

a) Teratoma Ovariano Bilateral.
b) Doença Inflamatória Pélvica.
c) Cisto ovariano hemorrágico.
d) Dismenorreia Primária.
e) Endometriose.

5. As queimaduras são lesões decorrentes de agentes (tais como a energia térmica, química ou elétrica) capazes de produzir calor excessivo que danifica os tecidos corporais e acarreta a morte celular. Tais agravos podem ser classificados como queimaduras de primeiro grau, de segundo grau ou de terceiro grau. Esta classificação é feita tendo-se em vista a profundidade do local atingido. As queimaduras de segundo grau possuem quais características:

a) A queimadura de segundo grau afeta a epiderme, a derme e estruturas profundas, existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida e possui textura coreácea. É indolor e não reepiteliza necessitando de enxertia de pele.
b) A queimadura de segundo grau afeta somente epiderme, forma bolhas ou flictenas. A base da bolha é rósea, úmida e dolorosa se considerada uma queimadura superficial ou apresenta a base da bolha branca, seca, indolor e menos dolorosa se a queimadura for mais profunda. A restauração das lesões ocorre entre 4 e 10 dias.
c) A queimadura de segundo grau afeta a epiderme, a derme e estruturas profundas, existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida e possui textura coreácea. É extremamente dolorosa e não reepiteliza necessitando de enxertia de pele
d) A queimadura de segundo grau afeta a epiderme e parte da derme, forma bolhas ou flictenas. Podendo ser superficial ou profunda. A base da bolha é rósea, úmida e dolorosa se considerada uma queimadura superficial ou apresenta a base da bolha branca, seca, indolor e menos dolorosa se a queimadura for profunda. A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.

6. As queimaduras são lesões dos tecidos orgânicos, em decorrência de trauma de origem térmica resultante da exposição a calor, frio, eletricidade, substâncias químicas, radiação, atrito ou fricção. No atendimento de emergência ao queimado, o técnico de enfermagem deverá:

a) Manter a roupa da região queimada, em caso de queimadura por produtos químicos.
b) Romper as bolhas para evitar infecção.
c) Utilizar manteiga, óleos e pomadas.
d) Resfriar a lesão com água gelada ou gelo.
e) Orientar a vítima a rolar no chão, em caso de chamas, pois se esta for mantida em pé, isto poderá orçá-la a respirar fumaça, e o fato de correr poderá ativar a chama.

7. O tipo de cobertura utilizado nos curativos, que proporciona um ambiente úmido oclusivo, favorável ao processo de cicatrização, evitando o ressecamento do leito da ferida e aliviando a dor, sendo indicado, também, para uso em feridas limpas e não-infectadas, possuindo poder de desbridamento nas áreas de necrose, é chamado:

a) carvão ativado
b) hidrogel
c) hidrocoloide
d) alginato

8. Acredita-se que grande parte dos casos de Úlcera por Pressão (UPP) podem ser evitados por meio da identificação dos pacientes em risco e da implantação de estratégias de prevenção. Assinale a alternativa que contém as seis estratégias recomendadas pelo Ministério da Saúde (2013) para prevenção das UPP.

a) Avaliação de úlcera por pressão na admissão de todos os pacientes, reavaliação diária de risco de desenvolvimento de UPP de todos os pacientes internados, inspeção diária da pele, manejo da umidade, otimização da nutrição e hidratação e minimizar a pressão.
b) Avaliação de úlcera por pressão na admissão de todos os pacientes, reavaliação semanal do risco de desenvolvimento de UPP, inspeção diária da pele, manejo da umidade, otimização da nutrição e hidratação e minimizar a pressão.
c) Avaliação de úlcera por pressão na admissão de todos os pacientes, reavaliação semanal do risco de desenvolvimento de UPP de todos os pacientes internados, inspeção diária da pele, aumento da umidade, otimização da nutrição e hidratação e minimizar a pressão.
d) Avaliação de úlcera por pressão na admissão de todos os pacientes, reavaliação diária de risco de desenvolvimento de UPP apenas dos pacientes classificados com risco para UPP, inspeção da pele a cada 48 horas, manejo da umidade, otimização da nutrição e hidratação e aumento da pressão.

9. Na limpeza das feridas, o único agente completamente seguro que pode ser utilizado em qualquer tipo de curativo é:

a) álcool 70%.
b) solução salina a 0,9%.
c) colagenase.
d) hipoclorito de sódio 0,25%.
e) nenhuma das alternativas anteriores.

10. No tratamento de feridas, a opção pelo curativo para retenção de umidade em vez do curativo úmido apresenta as seguintes vantagens, EXCETO:

a) desbridamento autolítico suave.
b) melhor fibrinólise.
c) redução da dor.
d) formação de menos tecido cicatricial.
e) desbridamento hemolítico acelerado.

11. A realização de curativos para tratamento de feridas é uma atividade importante no cotidiano assistencial da enfermagem. Há inúmeros produtos disponíveis para aplicação e a indicação dos produtos e do tipo de curativo resulta de uma minuciosa avaliação da enfermeira e de conhecimentos sobre os processos cicatriciais, o tipo de ferida e o resultado esperado.

Sobre esse tema, analise as alternativas as seguir:

I – Os hidrogéis são polímeros apropriados para feridas superficiais com débito seroso elevado.
II – Os hidrocoloides promovem o desbridamento e a formação de tecido de granulação.
III – Os alginatos de cálcio são coberturas aderentes a pele e dispensam curativos secundários.

Assinale a alternativa correta:

a) somente a afirmativa I está correta.
b) somente as afirmativas II está correta.
c) somente as afirmativas I e II estão corretas.
d) somente a afirmativas II e III estão corretas.
e) as afirmativas I, II e III estão corretas.

12. Considerando-se os tipos de cobertura, ação e indicação de curativos, observe as afirmativas a seguir.

I - O carvão ativado e prata absorvem o exsudato e preenchem cavidades. Seu uso é indicado para feridas cavitárias, e áreas de exposição óssea.
II - O filme transparente deve ser usado na fixação de cateteres vasculares e feridas secas.
III - A sulfadiazina de prata a 1% tem ação bactericida e bacteriostática, e é indicada nas queimaduras.
IV - O hidropolímero com prata é indicado em feridas limpas, pouco exsudativas e na prevenção de úlcera por pressão.

Das afirmativas acima, apenas: 

a) II está correta.
b) I e II estão corretas. 
c) II e III estão corretas.
d) I e IV estão corretas.
e) III e IV estão corretas. 

13. Quanto à escala de Braden, é correto afirmar que

a) é um método rápido e simples de avaliar a probabilidade de um doente cair.
b) avalia a capacidade do indivíduo para realizar as atividades instrumentais de vida diária, avaliando as funções cognitivas e sociais.
c) avalia o equilíbrio do idoso e risco para queda.
d) é usada para avaliar o nível de consciência depois de trauma encefálico.
e) avalia o risco de úlceras por pressão.

14. Com relação à prevenção de úlcera por pressão em pacientes acamados, a redistribuição da pressão, especialmente sobre as proeminências ósseas, é a principal preocupação. Os cuidados de enfermagem utilizados para redistribuir a pressão sobre a pele são:

a) utilizar superfícies aliviadoras de pressão, promover mudança de decúbito a cada duas horas e elevar a cabeceira da cama em no máximo 30º para prevenir de fricção e cisalhamento.
b) utilizar superfícies aliviadoras de pressão, manter a pele do paciente hidratada e elevar a cabeceira da cama a 45º para prevenir de fricção e cisalhamento.
c) utilizar colchões ou sobreposição de colchões de células pequenas de alternância de pressão com diâmetro inferior a 10 centímetros, promover mudança de decúbito a cada duas horas e manter a pele do paciente hidratada.
d) utilizar superfícies aliviadoras de pressão, promover mudança de decúbito a cada duas horas e proteger a pele da umidade excessiva utilizando fralda dupla e absorventes.
e) utilizar superfícies aliviadoras de pressão, promover mudança de decúbito a cada quatro horas e elevar a cabeceira da cama a 45º para prevenir de fricção e cisalhamento.

15. Referente às coberturas utilizadas em curativos, assinale a alternativa que apresenta uma enzima proteolítica, sendo indicada para feridas com tecido desvitalizado.

a) Ácidos graxos essenciais.
b) Papaína.
c) Hidrocoloide.
e) Povedine tópico.
e) Álcool 70%.

16. Assinale a opção que apresenta uma situação em que se recomenda o curativo com hidrogel. 
 
a) Feridas infectadas. 
b) Queimaduras de 3º grau.
c) Lesões cavitárias.
d) Feridas com exsudação abundante.
e) Feridas limpas com pouco exsudato.

17. Associe o tipo de curativo à indicação correspondente:

1. Papaína
2. Hidrocoloide
3. Hidrogel
4. Alginato de cálcio

( ) Úlcera venosa com drenagem
( ) Lesões cavitárias
( ) Debridamento de tecidos desvitalizados
( ) Tratamento de úlcera de pressão não infectada

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

a) 3 – 2 – 1 – 4
b) 4 – 3 – 2 – 1
c) 1 – 2 – 3 – 4
d) 3 – 4 – 1 – 2
e) 2 – 1 – 4 – 3

18. Perda total da espessura tecidual, na qual o tecido adiposo subcutâneo pode ser visível, mas não estão expostos os ossos, tendões ou músculos. Pode estar presente algum tecido desvitalizado (fibrina úmida), mas este não oculta a profundidade da perda tecidual. Pode incluir lesão cavitária e encapsulamento. 

Sobre o estadiamento de úlceras por pressão, é correto afirmar que o trecho descreve o estágio

a) I
b) II
c) III
d) IV.
e) V.

19. Dentre as coberturas de tratamento de feridas a seguir, assinale aquela considerada antibiótico tópico.

a) Placa de alginato de cálcio
b) Placa de hidrocoloide
c) Placa de hidrofibra
d) Sulfadizina de prata

20. Ao  receber  um  paciente  adulto  na  internação  o  enfermeiro  avaliou,  entre  outras  coisas,  o risco  desse  paciente  desenvolver  úlcera de pressão, considerando a Escala de Braden.  
O  score  obtido  foi  de  11  pontos.  Isso  significa  que  o  risco  apresentado pelo paciente para o desenvolvimento de úlcera de  pressão foi classificado como 

a) fraco. 
b) grave. 
c) alto. 
d) moderado.
e) inexistente. 

GABARITO
1. B
2. B
3. B
4. E
5. D
6. E
7. B
8. A
9. B
10. E
11. C
12. C
13. E
14. C
15. B
16. E
17. D
18. C
19. D
20. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário