sábado, 10 de setembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Gestão, Gerenciamento e Administração em Enfermagem [4].


1. O planejamento é um instrumento fundamental no processo de trabalho gerencial. Quanto aos métodos de planejamento, é possível fazer uma distinção entre o método normativo ou tradicional e o planejamento estratégico situacional. O planejamento estratégico situacional, no campo das políticas públicas, surge a partir da rejeição da ideia da racionalidade econômica para a solução das questões políticas e sociais, reconhecendo a pluralidade dos atores sociais envolvidos em uma realidade complexa e dinâmica, bem como os conflitos decorrentes das disputas de poder inerentes a projetos que coexistem nos espaços institucionais. Esse método de planejamento é composto por quatro momentos que se inter-relacionam: explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional. Com relação a esses momentos, complete as frases abaixo com a opção correta.

O momento......................... inclui a identificação dos atores que fazem parte do problema, dos recursos de que esses atores dispõem para controlar os processos e da importância de cada ator no contexto, além da projeção de cenários.
O momento......................... consiste da implementação das ações propostas. Nessa etapa, é necessário fazer a adequação do plano à realidade.
No momento........................., busca-se compreender a realidade por meio de uma análise situacional, a partir da seleção de problemas relevantes e identificação das suas causas.
O momento......................... busca responder às indagações: As operações do plano são viáveis nesse
momento? Quais as possíveis reações de cada ator envolvido no problema? Como construir a viabilidade para as ações iniviáveis?

A sequência CORRETA dos termos que complementam as frases acima é:

a) estratégico, tático-operacional, normativo, explicativo.
b) explicativo, normativo, estratégico, tático-operacional.
c) normativo, explicativo, tático-operacional, estratégico.
d) tático operacional, estratégico, explicativo, normativo.
e) normativo, tático-operacional, explicativo, estratégico.

2. Os conflitos são inerentes às organizações e à vida em sociedade, e seu manejo faz parte do gerenciamento em Enfermagem. Na vigência de conflitos, pode-se afirmar, EXCETO:

a) O fluxo de comunicação e informações é distorcido, e as interações tendem a ser direcionadas aos que pensam e se posicionam de forma semelhante diante do conflito.
b) O enfoque gerencial contemporâneo postula que o conflito deve ser suprimido tão logo seja detectado, de modo a restabelecer a harmonia na organização.
c) As tomadas de decisão tornam-se de baixa qualidade, com tendência ao não compartilhamento, focalizando a parte e não o todo do problema ou da situação envolvida.
d) Em função da dinâmica destrutiva dos conflitos, as energias são desviadas para fora dos propósitos da organização.
e) A relação entre as partes envolvidas passa a gerar sentimentos ambíguos, e cria-se uma relação hostil entre as partes conflitantes, estendendo o conflito além do problema original.

3. A implementação de ações e programas, no intuito de garantir a qualidade, tem se mostrado uma necessidade na busca da eficiência e um dever do ponto de vista ético e moral para com os usuários e trabalhadores. Atualmente, as metodologias de avaliação da qualidade apoiam-se na tríade estrutura-processo-resultados. Considerando essas dimensões, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1) Estrutura
(2) Processo
(3) Resultado

( ) É a obtenção das características desejáveis dos produtos ou serviços, retratando os efeitos da assistência na saúde da população.
( ) Implica as características relativamente estáveis das instituições, como modelo organizacional, área física e recursos humanos, materiais e financeiros.
( ) Refere-se ao conjunto de atividades desenvolvidas na produção em geral e no setor saúde, nas relações estabelecidas entre os profissionais e os clientes, desde a busca pela assistência até o diagnóstico e o tratamento.

A relação CORRETA quanto às afirmações descritas acima é:

a) 2, 1, 3.
b) 2, 3, 1.
c) 1, 3, 2.
d) 3, 1, 2.
e) 3, 2, 1.

4. O erro humano nas diversas profissões da área da saúde pode acontecer em decorrência de fatores isolados ou de múltiplos fatores associados, quer sejam inerentes ao próprio paciente, quer sejam de ordem institucional, financeira, de recursos estruturais de planta física, de materiais/equipamentos e de fatores humanos. Assinale a alternativa INCORRETA.

a) A aplicação de sistemas para controle e prevenção do erro humano não é tarefa fácil, pois a maioria é multifatorial e de grande complexidade.
b) O medo de medidas administrativas por parte da instituição, gerando punições em níveis variados e até demissões dos profissionais envolvidos, não está relacionado com a subnotificação de erros.
c) Existem várias possibilidades para que os erros aconteçam, e se observam também diversos tipos de erros, destacando-se os relacionados aos procedimentos técnicos, manuseio de equipamento e materiais, além dos relacionados à infraestrutura da instituição.
d) Falta de habilidade técnica na execução de procedimentos, julgamento errado, falhas nas ações ou na obtenção de informação são fatores que contribuem com as ocorrências indesejadas.
e) Incluem-se, entre os fatores fisiológicos que contribuem para a ocorrência de erros, a fadiga, sono, uso de drogas, álcool, sobrecarga de trabalho, doenças, entre outros.

5. À medida que a assistência à saúde passou a entender o quanto uma cultura de segurança, comunicação e trabalho em equipes frágeis contribuem para os erros, surgiram vários esforços para a criação de programas para a área da saúde, com o objetivo de resolver esses problemas. Assinale a alternativa INCORRETA:

a) Muitas instituições estão adaptando os programas de gerenciamento de recursos de equipe da aviação para a assistência à saúde, e os resultados preliminares de programas bem implementados são variáveis, mas, geralmente, promissores.
b) Um dos aspectos de uma cultura de segurança é o combate à cultura das baixas expectativas, na qual os trabalhadores assumem a comunicação inadequada e a consequente falha na realização de duplas-checagens, apesar de claros sinais de alerta.
c) Criar uma cultura de segurança não é um trabalho difícil e acontece de forma automática.
d) Os sistemas de resposta rápida têm a finalidade de assegurar que pacientes com piora clínica, prontamente, recebam o cuidado de que necessitam.
e) O conceito de cultura da justiça tem avançado para enfatizar a importância de mesclar um foco sistêmico com a responsabilidade individual e institucional apropriadas.

6. Assim como ocorre com o conceito de “qualidade”, o conceito de “hospitalidade” não funciona sozinho e não pode ser aplicado esporádica e individualmente por um setor ou funcionário do hospital. O esforço coletivo maximiza a experiência do cliente durante os dias em que se hospeda no hospital. É correto afirmar, EXCETO:

a) A hospitalidade é uma atitude individual, potencializada quando realizada em grupo, por intermédio de inter-relações que garantam o perfeito atendimento ao cliente.
b) Apesar da necessária divisão de tarefas, todos são responsáveis pela conquista de clientes e pela geração de negócios; logo todos devem ser provedores de hospitalidade.
c) Quando a Enfermagem é envolvida de forma adequada, torna-se grande colaboradora, ajudando a melhorar os processos, otimizando o gerenciamento de leitos, controlando o enxoval no estoque de roupas e encantando os clientes nas mais diversas solicitações.
d) A marca corporativa da instituição deve ser tão forte e preciosa que ajude o cliente a associar características como, por exemplo, qualidade, segurança ou conforto. Mas, ao criar um novo ambulatório ou laboratório externo às instalações do hospital, se for utilizada a mesma logomarca do hospital, será gerada uma expectativa diferente dos serviços prestados no hospital.
e) O objetivo do bom atendimento ao cliente deve estar em sintonia com as metas de redução de gastos e ser contemplado em seus indicadores, tais como redução do tempo de permanência no hospital.

7. “Na enfermagem, pode-se definir este tipo de liderança como a capacidade de influenciar as outras pessoas a tomar decisões de modo que possibilitem a continuidade da instituição a longo prazo e a estabilidade financeira da organização a curto prazo”. O enunciado refere-se à

a) Liderança estratégica.
b) Liderança gerencial.
c) Liderança situacional.
d) Liderança motivacional.
e) Liderança direcional.

8. A administração em Enfermagem possui dois objetivos principais, alcançar a eficiência, como cumprir tarefas e obrigações, bem como alcançar a eficácia, como

a) obter resultados.
b) fazer corretamente as coisas.
c) resolver problemas.
d) treinar subordinados.
e) salvaguardar recursos.

9. O regimento do serviço de enfermagem dispõe sobre, EXCETO

a) a filosofia e objetivos do serviço.
b) a posição do serviço na estrutura da organização.
c) as atividades a serem desenvolvidas.
d) o quadro de pessoal.
e) as prescrições de enfermagem

10. Em relação a formas de organização do processo produtivo, complete as frases abaixo com a opção CORRETA.
.................................................... têm como principais formuladores Taylor e Fayol e defendem a tese de que o trabalhador é impulsionado pelo espírito econômico competitivo, bastando, portanto, recompensá-lo com melhores salários, de acordo com sua produção.
.................................................... têm como principal formulador Mayo e defendem a tese da necessidade psicológica do homem de sentir-se como membro de um grupo social.
.................................................... concebem o trabalhador como um indivíduo que, além das necessidades básicas, tem também necessidades psicossociais. Propõem, ao lado de técnicas de enriquecimento do cargo, técnicas de envolvimento, de consulta e participação do trabalhador na organização da produção.

a) Escolas de Relações Humanas, Escolas Científica ou Clássica e Teorias Modernas de Administração.
b) Escolas Científica ou Clássica, Escolas de Relações Humanas e Teorias Modernas de Administração
c) Escolas Científica ou Clássica, Teorias Modernas de Administração e Escolas de Relações Humanas.
d) Teorias Modernas de Administração, Escolas de Relações Humanas e Escolas Científica ou Clássica.
e) Escolas de Relações Humanas, Teorias Modernas de Administração e Escolas Científica ou Clássica. 


GABARITO
1. E
2. B
3. D
4. B
5. C
6. D
7. A
8. A
9. E
10. B

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