quinta-feira, 22 de setembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde do Adulto [8].



1. No início da noite de 22 de outubro de 2006, no bairro de Canudos, ocorreu o incêndio de 35 casas,
vitimando vários familiares. Você chega, logo após o incêndio, para atender as vítimas. Um homem de 44 anos, com peso de cerca de 90 kg (198 lb), tem queimaduras que abrangem a parte anterior da perna e da coxa direitas, toda a perna e coxa esquerdas e o abdome (a metade inferior anterior do tronco). Qual a porcentagem de área queimada?

a) 27%
b) 36%
c) 45%
d) 54%

2. Há indicação de cateterizar a bexiga do paciente que sofreu queimaduras quando as lesões cobrirem ou ultrapassarem:

a) 10% do corpo.
b) 15% do corpo.
c) 18% do corpo.
d) 25% do corpo. 

3. No tratamento das feridas existem, atualmente, muitos tipos de curativos com formas e propriedades diferentes. Antes da realização do curativo, é importante a avaliação da ferida e aplicação do tipo de curativo que melhor convier ao estágio em que se encontra, a fim de facilitar a cura.

Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o assunto, considere as afirmativas abaixo:

I- As coberturas com hidrocoloide são indicadas para feridas com moderada exsudação e duram até 07 (sete) dias.
II- Os ácidos graxos essenciais, aceleram o processo de cicatrização dos tecidos e são indicados para todos os tipos de feridas.
III- A cobertura de carvão ativado impregnado com prata é indicada para feridas infectadas exsudativas com ou sem odor.
IV- A papaína é uma enzima à base de óleo vegetal proveniente das folhas do mamão e com indicação para feridas abertas com tecido necrosado.

Estão corretas:

a) I e IV, somente.
b) I, II e III, somente.
c) I, II, III e IV.
d) I, III e IV, somente. 

4. Assinale a alternativa correta sobre úlceras de pressão.

a) Úlceras de pressão estágio IV acometem somente a epiderme mais superficial.
b) Inevitavelmente, todo paciente acamado evoluirá com úlcera de pressão.
c) Úlceras de pressão em estágio II são aquelas que surgem como vesículas, abrasão ou úlcera rasa com extremidades distintas, podendo ter fibrose precoce e alteração na pigmentação
d) O tratamento desta patologia envolve somente cuidados locais independente do estágio da úlcera.
e) As infecções secundárias geralmente são decorrentes de cepas únicas de bactérias, passiveis de serem isoladas em coleta com swab.

5. Caracterizam queimaduras de 3º grau, EXCETO:

a) Ocorre destruição da pele.
b) Cor variável.
c) Dor intensa.
d) Superfície seca.
e) Exposição de tecido gorduroso.

6. A dor associada à síndrome do intestino irritável apresenta as seguintes características, EXCETO:

a) É intensificada pela defecação.
b) Raramente desperta o paciente de seu sono.
c) Varia quanto à qualidade, intensidade e duração.
d) Associa-se à mudança na frequência da defecação e consistência das fezes.

7. São critérios diagnósticos para a Síndrome do Intestino Irritável, segundo critérios de Roma III:

a) dor abdominal frequente, ao menos 6 dias no mês, nos últimos 6 meses, associada com diarreia frequente e melhora com a suspensão do leite de vaca.
b) dor abdominal associada com alteração do hábito intestinal, ao menos 3 dias/mês, nos últimos 3 meses, podendo melhorar após evacuação, sem associação com o formato das fezes.
c) dor abdominal recorrente, ao menos 3 dias/ mês, nos últimos 3 meses, podendo estar associada com a melhora após evacuação, início associado com uma mudança da frequência e/ou consistência das fezes.
d) dor abdominal recorrente, ao menos 3 dias/mês, nos últimos 12 meses, associados com uma mudança da frequência e/ou consistência das fezes, com esforço evacuatório, melhora com a eliminação de gases ou eructação.
e) dor abdominal recorrente, associada com constipação, ou diarreia, ou com alternância de constipação e diarreia, ao menos 6 dias/mês, nos últimos 3 meses.

8. Com relação à etiopatogenia da endometriose, é correto afirmar: 

a) A teoria da menstruação retrógrada é bem aceita devido ao fato de todas as mulheres com menstruação retrógrada apresentarem endometriose. 
b) Estudos têm demonstrado que fatores imunológicos podem ter um papel importante para determinar se uma paciente desenvolverá a doença, bem como sua extensão. 
c) Os implantes endometrióticos não apresentam a enzima aromatase, ao contrário do endométrio normal e essa diferença pode ter relação com o desenvolvimento da doença.
d) Fatores genéticos parecem ser muito pouco importantes, já que a incidência da doença em mulheres com antecedente familiar de primeiro grau é quase idêntica a daquelas sem antecedente familiar. 
e) A teoria da metaplasia celômica foi abandonada, pois não existem células totipotenciais no peritônio ou no ovário, o que seria essencial para dar suporte a esta teoria. 

9. Em relação à abordagem clínica de paciente com Endometriose, julgue cada uma das assertivas seguintes:

I. A intensidade dos sintomas guarda relação direta com a extensão da doença, conforme os estágios da American Society of Reproductive Medicine.
II. A dismenorreia associada à Endometriose costuma preceder as menstruações em 24 a 48 horas e ser menos responsiva aos anti-inflamatórios não esteroidais.
III. Os níveis elevados do marcador CA125 sérico demonstram correlação positiva com a gravidade da Endometriose, apresentando elevada especificidade para os estágios III e IV.
IV. A ultrassonografia transvaginal é o exame de imagem mais utilizado por apresentar elevada sensibilidade para diagnóstico de todos os estágios da Endometriose.
V. A fertilização in vitro está indicada para pacientes com infertilidade submetidas à excisão laparoscópica de endometrioma e ablação de focos endometrióticos. 

a) I, II, III, IV e V estão corretas.
b) I, III e V estão corretas.
c) II, III, IV e V estão corretas.
d) II, III e V estão corretas.
e) III e V estão corretas.

10. Lesões provocadas por queimaduras podem ocorrer nos locais de trabalho e requerem condutas precisas de pronto atendimento, desde o diagnóstico sobre sua etiologia e profundidade da lesão até os cuidados a serem implementados.

No que se refere a este tema, analise as afirmativas a seguir:

I. Uma área que apresenta vesículas cheias de líquidos, vermelhas e brilhantes, com edema leve a moderado, caracteriza uma queimadura com destruição da pele de perda parcial, classificada como queimadura de 2º Grau.
II. Pessoas com queimaduras por eletricidade devem ser consideradas sob risco potencial de lesão da coluna cervical; logo, atenção especial deve ser dada, com cuidados voltados a este tipo de suspeição.
III. O tratamento de emergência para queimaduras com produtos químicos inclui: lavar o produto químico da ferida e providenciar acesso venoso com dois cateteres de grande calibre, se a queimadura for maior que 15% da área da superfície corporal total.

Assinale a alternativa correta:

a) apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d) apenas a afirmativa I está correta.
e) as afirmativas I, II e III estão corretas

GABARITO
1. B
2. D
3. B
4. C
5. C
6. A
7. C
8. B
9. D
10. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário